PDA

View Full Version : Transporte Aéreo - Movimentação no Setor


Pages : [1] 2 3 4 5 6 7 8

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 9:05 PM
Movimentação na área de transportes aéreo na cidade de Brasília e região metropolitana

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 9:06 PM
Viajar de Avião custa menos no Brasil

Viajar de avião no Brasil custa hoje menos 14,26% em relação a 2010. Por isso, os aviões andam lotados, principalmente na baixa temporada. O trecho Brasília-Rio sai por R$ 85, menos do que uma passagem de ônibus. Para os Estados Unidos, há bilhetes de ida e volta a 700 dólares, com hotel e carro incluídos. Uma moleza. Mesmo com a tímida valorização do dólar, os aeroportos continuam cheios. Não apenas as classes C e D se valem do momento.

As elites seguem na mesma direção porque oportunismo é com elas. Com mais de dez vôos diários para os EUA, Europa e América do Sul, o Aeroporto JK, de Brasília, poderá receber vôos também da Alitália a partir de janeiro.

Fonte: http://www.fatorama.com.br/ks.html

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 9:14 PM
Será que é verdade? Alitália e Air France para janeiro de 2012. Nossa vai ter gente do outro forum tenho diarréia e hemorródias estourando...

Grooverider
Sep 20, 2011, 9:19 PM
Ai France eu até acredito, mas Alitalia eu fico na dúvida. Aliás, li uma reportagem onde o presidente da Air France dizia que Brasília seria o próximo destino da cia no Brasil. Faz todo sentido, ainda mais com o novo terminal.

pesquisadorbrazil
Sep 20, 2011, 10:01 PM
Ai France eu até acredito, mas Alitalia eu fico na dúvida. Aliás, li uma reportagem onde o presidente da Air France dizia que Brasília seria o próximo destino da cia no Brasil. Faz todo sentido, ainda mais com o novo terminal.

Eu concordo contigo, até mesmo porque eu vi essa reportagem. Mas no caso da Alitália, já é a 3a matéria que li com o mesmo assunto, as outras duas eu li no jornal de Brasília e não faz muito tempo.:)

salengasss
Sep 23, 2011, 2:41 PM
Poutz... eu acho que Brasília poderia ter um voo pra Italia sim. Rola gente pra isso! :cheers:

pesquisadorbrazil
Sep 23, 2011, 2:59 PM
Poutz... eu acho que Brasília poderia ter um voo pra Italia sim. Rola gente pra isso! :cheers:

Isso mesmo mizifi, se realmente se concretizar, em breve teremos Lufthansa, Alitália e Air France. Mas como DEUS é Brasileiro, vai que a British Airlines venha também....:notacrook:

pesquisadorbrazil
Sep 28, 2011, 11:39 PM
Operadora alemã de aeroportos vê opções no Brasil
Por Álvaro Campos

Frankfurt - O executivo-chefe da operadora alemã de aeroportos Fraport, Stefan Schulte, afirmou que a empresa procura aquisições para expandir suas operações internacionais. Segundo ele, a América Latina atualmente oferece algumas privatizações atrativas de aeroportos, principalmente no Brasil e em Porto Rico.

De acordo com o executivo, a Fraport tem interesse na privatização de dois aeroportos em São Paulo e um em Brasília, que podem ser concedidos para a iniciativa privada ainda este ano.

Para Schulte, os aeroportos brasileiros são interessantes porque oferecem um potencial considerável para melhoria de eficiência, uma área na qual sua companhia tem experiência. "Nós queremos expandir nossa presença internacional, mas com um senso de proporção", comentou. As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/operadora-alema-de-aeroportos-ve-opcoes-no-brasil

MAMUTE
Sep 29, 2011, 7:17 PM
Amorim diz que compra de caças é fundamental e urgente


A compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) é considerada fundamental e urgente pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, mas ainda não foi discutida %u201Cem profundidade%u201D com a presidenta Dilma Rousseff.

Amorim, que participa nesta quinta-feira (29/9) de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, destacou a relevância do assunto devido ao estado dos caças Mirage que país detém e do tempo que as empresas que produzem os aviões levam para entregá-los.

%u201CAté o final de 2013, nenhum dos 12 Mirages que estão em Anápolis estará em condição de atuar plenamente. É algo realmente muito urgente, muito importante. A necessidade de defesa da Amazônia, das fronteiras, impõe que nós tenhamos uma aviação de caças adequada%u201D, afirmou Amorim.

Apesar disso, o ministro disse que falou apenas superficialmente sobre o assunto com a presidenta. Amorim ressaltou ainda que os aviões não serão escolhidos apenas pelo preço, por considerar que %u201Cem defesa, o barato sai caro%u201D. A transferência de tecnologia, já colocada como requisito na escolha dos caças, será fator determinante.

%u201CHá atenção prioritária à transferência de tecnologia. Não apenas a promessas de transferências de tecnologia, mas a questões contratuais e à presença de empresas brasileiras no processo de transferência%u201D, explicou o ministro.











http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,14/2011/09/29/interna_politica,271948/amorim-diz-que-compra-de-cacas-e-fundamental-e-urgente.shtml

pesquisadorbrazil
Sep 29, 2011, 8:49 PM
Emirates nega vinda de Airbus 380 ao Brasil

BRASÍLIA - O diretor geral da Emirates no Brasil, Ralf Aasmann, anunciou que a rota Dubai - Rio de Janeiro - Buenos Aires, com início previsto para 3 de janeiro, será operada por um B777-300 ER. A operação, de acordo com a companhia, deverá dobrar o atual volume de 10,6 mil passageiros transportados mensalmente no único voo diário da aérea no País.

Aasmamm, no entanto, negou os rumores de que a empresa traria para o Brasil o esperado Airbus 380, maior avião comercial de passageiros da história. Segundo o diretor, já existe autorização da Infraero para que a Emirates opere com o avião em Guarulhos (SP), mas a avaliação da companhia é que os aeroportos brasileiros não têm estrutura para receber uma aeronave desse porte. “É um avião que requer fingers sobrepostos para atender dois andares. Não pode voar em qualquer aeroporto”, afirmou.

Apesar da autorização para pousar em Guarulhos, a Emirates ainda precisa avaliar outros aeroportos como alternativas de emergência, como Viracopos (SP) e Cofins (MG). Os planos de expansão da aérea para o País estão limitados ao lançamento da nova rota. “Queríamos um segundo destino no Brasil e operar na Argentina. Esse investimento se dá em virtude do desenvolvimento da indústria do petróleo no Rio e dos diversos investimentos públicos previstos para Copa do Mundo e Olimpíada”, explicou.

A taxa de ocupação do voo da Emirates no Brasil atualmente é de 80%. Os investimentos para operacionalizar a nova rota envolvem a colocação de mais dois aviões, 60 empregos indiretos e 25 empregos diretos. As aeronaves possuem 304 assentos na classe econômica, 42 na executiva e oito cabines privadas na primeira classe.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/emirates-nega-vinda-de-airbus-380-ao-brasil_71727.html?pesquisa=1

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 2:25 AM
EcoRodovias e Fraport formam consórcio para disputar aeroportos
Por Téo Takar | Valor

SÃO PAULO – A EcoRodovias e a alemã Fraport (Frankfurt Airport Services Worldwide) anunciaram hoje que formarão um consórcio para participar da licitação de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF).

A Fraport é uma das líderes mundiais na operação e administração de aeroportos. Além do Aeroporto de Frankfurt, um dos 10 maiores do mundo em tráfego de passageiros e cargas, a Fraport opera outros 13 terminais na Europa, Ásia e Américas.

A EcoRodovias opera cinco concessões de rodovias, entre elas a Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada Santista, e também terminais logísticos.

(Téo Takar | Valor)
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/1027446/ecorodovias-e-fraport-formam-consorcio-para-disputar-aeroportos

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 2:27 AM
Já imaginou a jogada. A EcoVias ganha a licitação do aeroporto de Brasília, e mais as 3 concessões rodoviárias de Brasília para o Rio, Brasília para São Paulo via Goiânia e Brasília para São Paulo via Uberlândia? Nossa o povo em Brasília iria pirar, pois não querem pagar estacionamento rotativo e ter rodizio de carros na cidade. Imagina com pedágio.... Caracas... Preparem as carteiras....

HLbsb
Sep 30, 2011, 12:32 PM
^^

Pois é, Fraport seria um sonho, mas tem que ter EcoRodovias junto?! Acho absurdo cobrar uns R$20 de pedágio no trecho SP-Santos. Eles racham de ganhar dinheiro e ainda tem aqueles discursos endeusando o modelo... Já imagino o valor da taxa de embarque subindo exponencialmente!

MAMUTE
Sep 30, 2011, 8:34 PM
Horizonte do planejamento de aeroportos é 2041, afirma Dilma


Presidente discursou para empresários durante fórum em São Paulo.
Segundo ela, aeroportos não são só para Copa, mas 'para nós mesmos'.


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta (30), em São Paulo, em discurso para empresários no Exame Fórum 2011, da revista "Exame", que o planejamento do governo para as concessões de aeroportos brasileiros tem como horizonte os anos de 2041 e 2031.

Segundo ela, o objetivo não é só assegurar aeroportos em condições de atender ao movimento que será gerado pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016. "Não é sobretudo para isso que o governo federal e o setor privado têm que fazer aeroportos. Nós temos que fazer aeroportos para nós mesmos", afirmou.

"Hoje, nós estamos fazendo em três aeroportos um planejamento para 2041. É no horizonte de 2041 que nós iremos fazer algumas das concessões dos aeroportos; outras até 2031", declarou, sem entrar em detalhes quais seriam esses aeroportos. Nesta sexta-feira (30), está prevista a divulgação da minuta dos editais de concessão dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos pela Secretaria de Aviação Civil.

Em um discurso de improviso, a presidente defendeu o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a redução de custos para o investidor privado. Afirmou também que o governo faz um esforço para obter os menores preços nas obras de infraestrutura e que a parceria entre os setores público e privado são um caminho para isso. "Nós precisamos buscar essa parceria público-privada porque é a forma de eficientizar e tornar mais baratoo custo dos investimentos", disse.

Juros
Dilma disse ter a expectativa de que a taxa básica de juros da economia, a Selic, entre em um ciclo declinante em razão da "forma cautelosa" que o Banco Central, segundo ela, está operando.

"Nós esperamos iniciar um ciclo de redução da taxa básica. Obviamente isso só será possível dado as condições internas e externas [...]. Vai baixar, se for possível. Quanto mais a deflação ameaçar a economia mundial, produzindo queda dos preços, quanto mais a situação financeira ficar grave, desta vez nós vamos aproveitar uma parte, porque nós iremos levar as condições monetárias do nosso país a um nível que a conjuntura internacional permitir", afirmou.

Crise internacional
Ela disse ter "a consciência" de que a crise internacional tem "forte poder de contágio", mas, segundo afirmou, desta vez o Brasil está em "posição diferente" devido ao nível das reservas internacionais do país, "muito maiores que em 2008".

"Sabemos que não somos uma ilha", disse a presidente. Mas ressalvou que o governo tem os elementos para "construir as muralhas" que permitam que a economia brasileira seja menos atingida pela crise.

"A questão da crise e da oportunidade se coloca diante de nós. Vai haver redução grande da demanda por produtos. Nós sabemos que a instabilidade tem grande poder de contágio. Nós temos setor financeiro sólido e regulamentação adequada. Além isso, temos reservas muito maiores que em 2008. O Brasil está em situação muito diferente dos países desenvolvidos, que cada vez mais tem menos recursos fiscais. Mas não achamos que somos uma ilha isolada do mundo [...]. Nós estamos alertas."

"Crise e oportunidade, na história internacional, sempre vieram casados - não oportunidade para aproveitar o sofrimento de ninguém, mas para construir e ocupar o lugar que nós merecemos", completou.

Dilma ainda citou a perspectiva de um "vale-tudo" na economia mundial em relação ao que ela disse considerar um "descontrole" nos mercados financeiros de "vários países". "Nós não vamos temer o vale-tudo do processo de competição internacional nascido do fato de que os mercados financeiros estão completamente fora de controle em vários países e por isso espalha prejuízos e angústia para a maioria das nações".

Reiterou que o país não defenderá a "proteção pela proteção", citando a elevação de tributos sobre produtos importados, sobretudo a alta do IPI sobre automóveis, mas que quer "lutar pela competitividade" com investimentos internos e produção tecnológica. "Nós não vamos, para defender nossa competitividade, nem achatar salários, nem precarizar o mercado de trabalho ou manipular a taxa de câmbio", disse.

Indústria naval
Ela defendeu a manutenção dos investimentos na indústria naval, que, segundo afirmou, "tinha desaparecido.

"Nós que temos essa bênção de possuir esse país rico, e termos encotnrado no pré-sal o nosso petróleo, nós temos que ter um compromisso com a garantia de que a nossa indústria se transformará em uma indústria naval com componente nacional significativo. [...] Nós puxamos a indústria naval pelos cabelos, porque ela tinha desaparecido", afirmou.









http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/horizonte-do-planejamento-de-aeroportos-e-2041-afirma-dilma.html

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 9:02 PM
Fala sério, planejamento para 2041? Detalhe, se Brasília continuar crescendo 20% ao ano, quando chegar em 2041 o aeroporto de Brasília vai ter um movimento de aproximadamente 112 milhões de paxs. Eu quero ver é os projetos do novo plano diretor do aeroporto de Brasília. Para poder atender a esse fluxo de paxs.

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 9:21 PM
Diretor de Vendas da DELTA apresenta novidades da companhia

A companhia aérea Delta Air Lines terá voos diários para Detroit e Brasília, a partir do dia 14 de dezembro, este último, para atender a crescente procura pela região da América Latina. E também para aproveitar que a capital brasileira está sendo usada como um meio facilitador de conexão ao acesso a outros estados do País, e para que ainda assim possa diminuir o acúmulo de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. É o que informa o diretor Regional de Vendas da Delta Air Lines, Luiz Henrique Teixeira, em entrevista concedida ao Brasilturis Jornal.

A Delta tem como meta atingir o número de 120 codeshare no Brasil até 2012, conectando São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “Visamos facilitar a vida do cliente, e com esses novos codeshare, o passageiro tem uma possibilidade maior de escolher a conexão que seja mais fácil e útil”, disse Teixeira, ressaltando que os trabalhos para alcançar essa meta já estão sendo feitos. E além do compartilhamento de voos que já é realizado com a GOL, também passará a ter com a Aerolineas Argentinas, com a qual a companhia acaba de assinar contrato de codeshare, para expandir esse acordo que está em fase de implantação.

De acordo com o diretor, a empresa está com liquidez financeira acima da expectativa do mercado, apresentando um crescimento até o 3º trimestre, de 24% só na América Latina, em relação ao mesmo período do ano passado. E de janeiro a maio, a lucratividade teve um aumento de 13% na América Latina, mesmo com o aumento do preço do combustível.

Já no segundo trimestre, a Delta registrou os seguintes resultados: alcançou US$ 366 milhões em venda bruta; teve US$ 198 milhões de lucratividade; e apresentou US$ 5,5 bilhões no fluxo de caixa. E o crescimento da Delta no Brasil, até o segundo trimestre foi de 44%.

Fonte: http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=27165

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 9:21 PM
Caracas, isso que eu gosto, enquanto as companhias aéreas brasileiras ficam boicotando a cidade de Brasília. A Delta Airlines e American Airlines vão fazer a festa.

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 9:25 PM
Linktel oferece Wi-Fi em dez aeroportos nacionais

Serviço da empresa estará em vinte terminais aeroportuários,

A Linktel Corporate segue expandindo sua atuação no segmento aeroportuário. A corporação está oferecendo acesso Wi-Fi nos dez maiores terminais brasileiros do segmento. Até o final do ano, serão vinte aeroportos com os serviços da operadora, com a habilidade de roaming internacional pelo mundo todo.

“Nossa prioridade no momento é oferecer tecnologia com qualidade. Isto está sendo realizado em diversos terminais e num futuro breve estaremos em mais locais oferecendo Internet com qualidade de Primeiro Mundo”, explica Eduardo Gaspar, assessor da empresa para assuntos de mobilidade. São poucas as operadoras que oferecem Internet nos aeroportos brasileiros. Os preços de acesso variam entre R$ 6,90 (três horas), R$ 11,90 (seis horas) R$ 13,90 (oito horas). O pagamento é feito por meio de cartão de crédito que o usuário cadastra assim que solicita o acesso.

Atualmente, a empresa oferece este serviço para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS); Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR); Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ); Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF); Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP); Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP); Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP); Aeroporto Internacional Tancredo Neves-Confins, em Belo Horizonte (MG)

Perfil-A Linktel Corporate é uma operadora que oferece soluções globais em telecomunicações de forma prática e eficaz viabilizando comunicações rápidas e seguras. Fundada há 11 anos, em parceria com a Linktel Lightwave Inc., especializada na construção de redes ópticas na Costa Oeste dos Estados Unidos. [www.linktelcorp.com].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=175358

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 10:00 PM
Estrangeiros poderão participar da concessão de aeroportos
Leilão para concessões de terminais de Brasília, Viracopos e Guarulhos foi marcado para 22 de dezembro

O governo divulgou hoje a minuta dos editais para o leilão de concessão de funcionamento dos aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, Viracopos e Guarulhos, ambos no Estado de São Paulo. Pelas regras, a Infraero ainda manterá 49% de participação na administração dos aeroportos. O leilão foi marcado para o dia 22 de dezembro deste ano.

Empresas internacionais também podem participar do leilão. O governo, porém, espera que elas só entrem associadas a empresas nacionais. Além disso, as concessões terão prazo de 20 anos para Guarulhos, 25 anos para Brasília e 30 anos para Viracopos. Elas podem ser estendidas por até cinco anos.

Segundo a Infraero, os aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos operam 30% dos passageiros, 57% das cargas e 19% dos aviões do Brasil. O governo alega que precisa promover investimentos para atender à demanda, por isso resolveu contar com a iniciativa privada. A proposta já vinha sendo estudada desde o início do ano.

O governo argumentou a abertura da administração dos aeroportos para a iniciativa privada porque o setor aéreo precisa de investimentos imediatos em decorrência da crescente demanda. Segundo dados da Infraero, de 2003 a 2010, o aumento do número de passageiros subiu 118% no Brasil. Já a média mundial foi de 40%.

Além do aumento demanda nos últimos anos, o governo está preocupado em melhorar as condições dos aeroportos por conta da realização da Copa do Mundo, em 2014, quando o País irá receber um grande número de turistas. Nos contratos com as concessionárias, haverá previsão de multas no caso de não haja atendimento da demanda em todo o período do contrato, inclusive no período da Copa.

Como o Poder Online antecipou, os textos das minutas foram fechados nesta semana quando houve uma série de reuniões entre a presidenta Dilma Rousseff, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt.

A Presidência da República tenta rebater às críticas da oposição de que o governo perdeu a tese de que as privatizações são ruins. Na campanha presidencial em 2010, o PT ressaltou que o partido de Dilma combatia as privatizações. O objetivo era lembrar a população que o PSDB, quando esteve no poder, patrocinou a venda de empresas públicas.

O processo de licitação terá início com a publicação das minutas do edital pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac). Em seguida, os textos permanecerão em consulta pública por 30 dias. O leilão dos três aeroportos ocorrerá ao mesmo tempo na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. Sairá vencedor do leilão a empresa que apresentar a maior proposta ao valor mínimo estabelecido pelo edital.

Horizonte de 2041

A concessão de aeroportos à iniciativa privada vai garantir a infraestrutura necessária do sistema de transporte aéreo pelos próximos 30 anos, disse hoje a presidenta Dilma Rousseff. “É no horizonte de 2041 que nós vamos fazer as concessões de alguns aeroportos”, informou ela ao participar de um fórum promovido pela revista Exame, em São Paulo.

As melhorias nos aeroportos não têm, de acordo com Dilma, vinculação específica com a Copa do Mundo de 2014 e com as Olimpíadas de 2016, mas sim, com o atendimento das necessidades da população. “Nós temos que fazer aeroportos para nós mesmos".

Para a presidenta, as empresas privadas têm um papel importante e complementar na execução das grandes obras que o país necessita. “O setor privado deve ser parte responsável pela modernização da infraestrutura do nosso país”, destacou. Dilma defendeu ainda as parcerias público-privadas (PPPs) como forma de aumentar a eficiência e reduzir gastos.

(com Agência Brasil)

Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/estrangeiros-poderao-participar-da-concessao-de-aeroportos/n1597250957056.html

pesquisadorbrazil
Sep 30, 2011, 10:41 PM
Governo publica minuta dos editais de privatização de três aeroportos

O governo federal publicou nesta sexta-feira (30/9) no Diário Oficial da União (DOU) a minuta dos editais do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília), Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas-SP) e o Aeroporto Internacional Governador André Franco Monto (Cumbica), na Grande São Paulo. O texto passará a receber sugestões da sociedade por 30 dias, ao entrar em consulta pública.

Em paralelo, o Tribunal de Contas da União (TCU) começa a analisar os editais. Durante a coletiva, que teve a participação do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e da Anac, com Marcelo Guaranys, foi confirmado o percentual que a Infraero terá nas futuras empresas. O capital será limitado a até 49%.

Questões como prazo das concessões, lance mínimo a ser oferecido e o percentual anual que as empresas terão de dividir com o governo serão definidos em outra minuta a ser publicada na segunda semana de outubro. A receita obtida com o leilão e com as anualidades serão encaminhadas para um fundo nacional da Aviação Civil, cujos recursos servirão para o investimento em aeroportos menores ou regionais.

Os leilões serão realizados na Bovespa, provavelmente no dia 22 de dezembro. Qualquer pessoa poderá participar e não poderá haver o mesmo vencedor em mais de um aeroporto.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2011/09/30/internas_economia,272161/governo-publica-minuta-dos-editais-de-priviatizacao-de-tres-aeroportos.shtml

salengasss
Oct 1, 2011, 3:16 PM
Já imaginou a jogada. A EcoVias ganha a licitação do aeroporto de Brasília, e mais as 3 concessões rodoviárias de Brasília para o Rio, Brasília para São Paulo via Goiânia e Brasília para São Paulo via Uberlândia? Nossa o povo em Brasília iria pirar, pois não querem pagar estacionamento rotativo e ter rodizio de carros na cidade. Imagina com pedágio.... Caracas... Preparem as carteiras....


Diminuir impostos e valor da gasolina o governo não quer diminuir não. É FODA! :hell:

MAMUTE
Oct 1, 2011, 8:57 PM
Governo define prazos para concessão de aeroportos



O consórcio vencedor do leilão do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, ficará responsável pela administração do negócio por 20 anos. No caso de Brasília, a outorga valerá por 25 anos e, no de Campinas, interior de São Paulo, por 30 anos. Estes prazos, antecipados ontem pela Agência Estado, foram divulgados na minuta do edital publicada na edição extra do Diário Oficial da União de ontem e disponível apenas hoje na internet.

De acordo com o documento que está sob responsabilidade da Secretaria de Aviação Civil (SAC), será aceita prorrogação do contrato por mais cinco anos no caso de ficar demonstrada a necessidade de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da operação. Esse aditivo precisa, porém, receber o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Ainda que o ministro da SAC, Wagner Bittencourt, não tenha revelado a data do leilão, a perspectiva é de que ocorra no dia 22 de dezembro deste ano e que a empresa vencedora assuma o negócio a partir de abril ou maio de 2012. Ganhará a disputa quem pagar o maior valor.


No ano que vem, serão confeccionados os editais para concessão dos aeroportos de Confins, em Belo Horizonte, e Galeão, no Rio de Janeiro. Em agosto, foi realizada a primeira concessão de um aeroporto, de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.















http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/68236_GOVERNO+DEFINE+PRAZOS+PARA+CONCESSAO+DE+AEROPORTOS

pesquisadorbrazil
Oct 2, 2011, 1:30 AM
Brasil e Europa preparam liberalização de voos, diz Anac
A liberalização total deve ocorrer até 2014, ano da Copa do Mundo

Rio de Janeiro - A presidente Dilma Rousseff vai assinar na semana que vem com a União Europeia um acordo que prevê a completa liberalização das viagens aéreas até 2014, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo, disse um dirigente da Anac na sexta-feira.

O acordo de "céus abertos" com a UE ocorre num momento de forte expansão na demanda brasileira por viagens internacionais, graças ao real valorizado e à solidez econômica do país.

Já a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 devem estimular o afluxo de visitantes europeus ao país.

Bruno Dalcolmo, diretor de relações internacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disse à Reuters que o acordo permitirá um aumento gradual do número de voos entre o Brasil e a Europa a cada 12 meses, culminando com a liberalização total em 2014. No primeiro ano de vigência do acordo, deve haver um aumento de 20 por cento na frequência dos voos, segundo ele.

O Brasil já tem acordos paralelos de liberalização aérea com 15 dos 27 países da UE.

"Essa é a conclusão de um processo de liberalização que já vem ocorrendo nos últimos três a cinco anos," disse Dalcolmo.

O novo acordo foi concluído em março e será assinado por Dilma na semana que vem em Bruxelas.

Dentro de três anos, os passageiros já devem ter muito mais opções nas viagens Brasil-Europa, o que provavelmente levará a tarifas mais baixas e à abertura de voos diretos entre cidades menores nos dois lados do Atlântico.

Dalcolmo citou os novos voos diretos Porto Alegre-Lisboa (da TAP) e Rio-Amsterdã (Air France KLM) como exemplos das rotas que poderão ser criadas.

O número de passageiros viajando entre Brasil e Europa por via aérea cresceu 11 por cento no ano passado, chegando a 4,9 milhões de passageiros. Os brasileiros responderam pela maior parte desse aumento.

Mas Dalcolmo disse que o Brasil espera uma recuperação econômica da Europa dentro de alguns anos, e que isso resultará numa maior demanda por voos diretos para mais cidades brasileiras além de Rio e São Paulo.

O Brasil tem se apressado para ampliar sua capacidade aeroportuária a fim de atender à demanda doméstica e receber os visitantes adicionais na Copa, mas Dalcolmo disse que os aeroportos já estão preparados para o aumento dos desembarques internacionais.

"Os voos internacionais não colocam muita pressão sobre os aeroportos. A demanda doméstica é o principal motor por trás do que estamos vendo hoje em dia nos aeroportos brasileiros," afirmou.

O acordo também estipula que não haverá novas rotas internacionais no congestionado Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, até que o processo de liberalização aérea seja concluído em 2014.

O Brasil também tem negociado um acordo semelhante com os Estados Unidos, com a expectativa de que seja concluído até 2015. Além disso, acrescentou o funcionário, para os próximos anos, há a intenção de fazer algo similar com a Argentina, segundo principal destino internacional dos brasileiros, atrás dos EUA.

Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/brasil-e-europa-preparam-liberalizacao-de-voos-diz-anac?page=2&slug_name=brasil-e-europa-preparam-liberalizacao-de-voos-diz-anac

MAMUTE
Oct 4, 2011, 1:21 AM
Gol conclui compra da Webjet por R$ 70 milhões


A Gol Linhas Aéreas divulgou fato relevante para informar que concluiu hoje a aquisição de 100% do capital social da Webjet por R$ 70 milhões, "sujeitos a ajustes menores, o que será apurado nos próximos 70 dias".

O comunicado mostra que houve uma redução de R$ 26 milhões no valor que a Gol divulgou estar disposta a pagar pela Webjet no início de julho, de R$ 96 milhões. A Gol foi procurada, mas não retornou até o momento.

No dia 8 de julho, a Gol havia divulgado a negociação com a Webjet pelo preço total de R$ 310,7 milhões, dos quais R$ 214,7 milhões de dívidas e R$ 96 milhões em desembolso ao controlador da Webjet, o empresário Guilherme Paulus, fundador e presidente do conselho de administração da operadora de turismo CVC, cujo controle foi vendido para o fundo de investimentos Carlyle por cerca de R$ 750 milhões.

Depois do anúncio do negócio, a Gol iniciou uma auditoria nas contas da Webjet. A data do contrato de venda e compra de ações foi fixada no dia 1º de agosto de 2011.














http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/10/03/gol-conclui-compra-da-webjet-por-r-70-milhoes.jhtm

MAMUTE
Oct 5, 2011, 2:52 PM
País tem recorde de acidentes aéreos



O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 125 acidentes aéreos no País até o dia 30, volume que ultrapassou os 110 ocorridos em todo o ano de 2010. Trata-se de número recorde desde o início da série histórica, em 2001. O recorde anterior havia sido em 2009, com 113 acidentes. E nos números atuais ainda não estão computados os dois acidentes ocorridos no primeiro fim de semana de outubro, um deles no interior de São Paulo (com quarto mortos) e o outro em Curitiba, no Paraná. Os números não levam em conta os incidentes aeronáuticos, como pousos de emergência.

Helicópteros. Os acidentes com helicópteros, um meio de transporte que tem sido muito usado principalmente nas grandes cidades, crescem ano a ano. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recolhidos até o fim de julho, quando haviam sido registrados 89 dos 127 acidentes ocorridos até hoje, problemas com helicópteros representaram 18% do total, ou seja, dos 89 acidentes computados, 16 haviam sido com helicópteros (que respondem por 10% da frota aérea, com 1.553 aparelhos registrados).


O ex-ministro da Aeronáutica brigadeiro Mauro Gandra, um especialista do setor, atribui ainda o aumento do número de acidentes aéreos ao longo dos anos ao "esquartejamento dos setores de comando da aviação civil". Ele se refere particularmente ao período a partir de 2005, quando foi criada a Anac, em substituição ao Departamento de Aviação Civil (DAC), que ficava na Aeronáutica. Na sua opinião, vários órgãos passaram a funcionar de forma independente, sem diálogo entre si.


O brigadeiro observa que havia um respeito maior às regras ditadas pelo Cenipa, que tinham por objetivo prevenir fatores que levaram a um determinado acidente, voltassem a se repetir em outro. "Além disso, as partes passaram a não se falar", observou ele, lembrando que é preciso que as autoridades façam um "trabalho de formiguinha de conscientização da necessidade de prevenção de acidentes aeronáuticos", sobretudo em aeroclubes e escolas de pilotagem.



Motivos - Estudo realizado pelo Cenipa, levando em consideração todos os acidentes ocorridos entre 2001 e 2010, aponta que, na lista dos fatores que mais contribuíram para a ocorrência dos desastres aéreos lidera o julgamento de pilotagem. Trata-se da inadequada avaliação, por parte do piloto, de determinados aspectos relacionados à operação da aeronave, estando qualificado para operá-la.


O Cenipa sempre alerta que um acidente acontece por uma somatória de fatores. Em segundo lugar, a responsabilidade dos acidentes é atribuída à supervisão inadequada, pela gerência de não tripulantes, e em terceiro vem o planejamento do voo - seguido dos aspectos psicológicos.


Entre os 24 itens listados como fatores contribuintes, o controle do trafego aéreo aparece em último lugar, a manutenção das aeronaves vem em 7.º lugar, a instrução dos operadores da aeronave em 10.º e as condições meteorológicas adversas, em 11.º lugar.





http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=368072

MAMUTE
Oct 5, 2011, 2:57 PM
Transporte aéreo brasileiro continua crescendo num ritmo chinês



De janeiro a agosto, a demanda de passageiros por viagens de avião teve expansão de 20% nas rotas domésticas e de quase 16% nos destinos internacionais


Nem mesmo a crise internacional e a desaceleração da economia doméstica conseguem travar o setor de transporte aéreo no Brasil, que continua avançando num ritmo chinês. O efeito lógico – e que pode ser constatado na prática – é a falta de infraestrutura nos aeroportos, já que os investimentos não acompanham a evolução desse mercado.

http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/images/stories/7772.jpg


Um balanço da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgado nesta terça-feira mostra que a demanda de passageiros nas rotas domésticas cresceu 13,45% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em relação à oferta de assentos, o aumento foi de 14,31%. Como a oferta cresceu mais que a demanda, a taxa de ocupação caiu de 69,22% para 68,70%.

No acumulado do ano, as companhias aéreas brasileiras registram crescimento de 20,14% na procura por voos no mercado nacional em relação ao mesmo período do ano anterior. A oferta de assentos foi 14,39% maior e, portanto, a taxa de ocupação saltou de 67,91% para 71,32% já que o crescimento da demanda superou o da oferta.

Nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, a expansão da demanda em agosto foi de 5,91% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No mesmo período, a oferta de assentos aumentou 6% e, portanto, a taxa de ocupação caiu de 78,32% para 78,26% já queo crescimento da oferta foi maior que o da demanda.

No acumulado do ano, o crescimento da procura por voos foi de 15,83% na comparação com 2010, enquanto a oferta teve expansão de 10,53%. Como o crescimento da demanda superou o da oferta, a taxa de ocupação subiu de 75,41% para 79,02%.

A ANAC esclarece que "a oferta é representada pelo assento-quilômetro oferecido, o qual representa a quantidade de quilômetros percorridos por cada assento oferecido. Já a demanda é representada pelo passageiro-quilômetro transportado, o qual representa a quantidade de quilômetros voados por cada passageiro".

2010 foi excepcional

O crescimento registrado neste ano é expressivo, pois ocorre em cima de uma base elevada. Em 2010, a demanda nas rotas domésticas teve expansão de 23,47%, enquanto nos destinos internacionais, a alta foi de 20,38%.

Do lado da oferta de assentos, houve avanço de 17,99% nas rotas domésticas e de 9% nas internacionais.

O índice de assentos ocupados das companhias aéreas brasileiras nos voos domésticos chegou a 68,81%, índice superior ao registrado em 2009 (65,76%).

Já no segmento internacional, a ocupação atingiu 76,38% no ano passado, um avanço expressivo em relação a 2009, que foi de 69,16%.

Veja a evolução do setor aéreo em agosto de 2011 e no acumulado do ano:

Fonte: ANAC

Transporte Aéreo Agosto 2011 x 2010 Jan a Ago 2011 x 2010

Alta da demanda na rota doméstica 13,45% 20,14%

Alta da demanda na rota internacional 5,91% 15,83%

Alta na oferta na rota doméstica 14,31% 14,39%

Alta na oferta na rota internacional 6,00% 10,53%

Taxa de Ocupação na rota doméstica 68,70% 71,32%

Taxa de Ocupação na rota internacional 78,26% 79,02%








http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewNoticia&id=7772

MAMUTE
Oct 6, 2011, 2:50 AM
Aeronaves brasileiras têm em média 25 anos, diz Abag


A idade média da frota brasileira de aeronaves de aviação geral é de 25 anos, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de aviação Geral (Abag). Do total de aeronaves registradas no País, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos. Outros 29% da frota possuem menos de 15 anos, o que indica, segundo a entidade, um processo de renovação. Somente 7% das aeronaves de aviação geral hoje registram idade acima de 40 anos.





"Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre 1 e 5 anos de idade", avalia Francisco Lyra, presidente da ABAG.





O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira. Nos últimos cinco anos, a cada mês, dois jatos novos e 5,4 helicópteros foram adicionados à frota nacional. Entre os helicópteros, cerca de 500 têm até cinco anos de uso, 177 entre 6 e dez anos e 299 entre 11 e 15 anos.





Os aviões a pistão são os que mais contribuem para o envelhecimento da frota. São mais de 3 mil aeronaves com mais de 30 anos. Já os turboélices passaram por uma forte renovação - 31% têm até dez anos de uso.













http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=368182&secao=N

MAMUTE
Oct 6, 2011, 5:48 PM
Aeroportos privatizados cobram mais


Além da taxa de embarque, o viajante vai pagar outra de conexão


A Secretaria de Aviação Civil divulgou ontem (5) que às companhias aéreas vão ter que pagar R$ 7 por passageiros que fizerem a conexão nos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas). O valor vai gerar recursos para obras de infraestrutura nesses aeroportos que possuem volume de conexões. Apesar da tarifa ter sido anunciada ontem (5), às companhias aéreas não foram comunicadas oficialmente. Segundo especialista, quem vai acabar arcando com a despesa será o passageiro que já paga uma taxa de embarque e agora terá que pagar mais outra.

http://www.jornalalobrasilia.com.br/noticias/img/noticias/foto_06102011085030.jpg
Tarifa vai bancar serviços oferecidos aos passageiros

Em nota divulgada pela Secretaria de Aviação Civil, a nova tarifa será recolhida pelas concessionárias que irão viabilizar junto ao governo às reformas do aeroportos. O objetivo da tarifa é cobrir os serviços que o novo concessionário prestará aos usuários nas pontes de embarque e desembarque como por exemplos: o uso de carrinhos para transporte de bagagens, inspeção de raios-X, ônibus e área de restituição de bagagem.

Segundo o gestor aeroportuário, Marcos Lázaro, a tarifa a ser cobrada é bastante contraditória “ são muitos os casos em que o passageiro não utiliza esses serviços de conexão como os mencionados pela secretaria. Um passageiro de conexão não usufrui de sala de embarque e não passa novamente no Raio -X. Além disso, ele muda de um avião para o outro e muitas vezes nem utiliza o ônibus”, reclama.

Lázaro exemplifica que no aeroporto de Campinas os aviões da companhia Azul ficam estacionados um do lado do outro “os passageiros da Azul se deslocam de um avião para outro caminhando, tem algo para cobrar aí? Isso tem que ser discutido melhor”, alerta. Ainda segundo ele, quem vai acabar pagando será o usuário e não as companhias aéreas. “É claro que o preço da passagem vai aumentar e as companhias não vão ficar no prejuízo”, prevê Lázaro

A reportagem do Alô entrou em contato com a TAM para saber se o preço da passagem vai aumentar, mas a empresa informou por meio de sua assessoria que não foi comunicada oficialmente sobre a nova cobrança e seria impossível fazer uma previsão nesse momento.






http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=140417

salengasss
Oct 6, 2011, 6:02 PM
Começou a roubalheira! :bash:

MAMUTE
Oct 6, 2011, 6:13 PM
:previous:Se os serviços prestados melhorarem 1000% aí eu pago com gosto:D

HLbsb
Oct 6, 2011, 7:34 PM
:previous:
Eu acho que faz bastante sentido essa taxa de conexões, já que os serviços do aeroporto geralmente são utilizados.

Outra coisa, a taxa SEMPRE foi paga pelo consumidor e NUNCA foi imbutida no preço da passagem, como a reportagem deu a entender. É bem discriminado o valor pago pelo trecho e as taxas. No caso apenas a taxa de embarque. Ocorreria apenas a inclusão da taxa de conexões, quando fosse o caso...

Isso nos faz dar conta que tendo o AIJK uma movimentação aproximada de 15 milhões de pax/ano, ele realiza cerca de 7,5 milhões de embarques, mas só recebe a taxa de embarque de uma parcela desses. Não sei precisar atualmente qual é o percentual de conexões em BSB, mas são milhões de passageiros que usam o aeroporto sem que nenhum centavo de suas taxas de embarque fiquem por aqui. O mesmo ocorre com GRU, VCP, CGH, GIG, CNF... A alternativa é retirar do aeroporto emissor parte da taxa que está recebendo integralmente. Só assim o consumidor não é onerado em nada, caso contrário, são duas taxas e a empresa aérea nada tem a ver com isso...

emblazius
Oct 6, 2011, 8:08 PM
Mas a gente já paga taxa demais meu Deus do céu. Agora vai virar moda conexão para cobrar taxa. Povo besta ese brasileiro. Jesus Misericórdia dos nossos governantes que só sabem nos assaltar. Mais taxa, taxa disso, taxa daquilo. Até para ir ao Banheiro vão cobrar, para ir se despedir do parente no aeroporto vao cobrar. Que isso. a coisa ta bagunçada.

salengasss
Oct 7, 2011, 1:19 PM
Esse é o primeiro passo para pagar taxas, quando o avião fizer escalas. AGUARDEM!!!!!!!

MAMUTE
Oct 8, 2011, 3:30 AM
CUT faz protesto contra privatização de aeroportos


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fez uma manifestação na tarde desta sexta-feira (7), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, contra a transferência parcial de parte dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada. A privatização deve começar em dezembro pelos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas) e Brasília. A concessão de outros aeroportos, como o do Galeão, no Rio, e o de Confins, em Minas Gerais, ainda está em estudo.


“Entendemos que isso vai encarecer as tarifas e piorar a qualidade dos serviços. Com certeza, poderíamos atrair o capital privado para expandir os aeroportos sem a necessidade de privatizar a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária]”, disse o presidente da CUT, Artur Henrique.


Mais de 100 pessoas participaram da manifestação. Entre elas, delegados da CUT de quase todo o país, que estavam reunidos em uma plenária em Guarulhos, funcionários da Infraero e de sindicatos de aeroportuários e aeroviários.


De acordo com os sindicalistas, o governo precisa manter o controle acionário da Infraero, mesmo que decida abrir o capital da empresa estatal. O governo quer que a iniciativa privada fique com 51% de participação dos aeroportos privatizados. As entidades sindicais consideram alto esse percentual.


“O ganhador da licitação terceiriza ou quarteiriza e diminui a qualidade do serviço. Estamos vendo o que está acontecendo em várias obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, disse o presidente da CUT.


Os manifestantes percorreram todos os terminais do aeroporto gritando palavras de ordem contra a privatização. Por alguns instantes, as duas faixas de acesso ao desembarque do aeroporto foram fechadas.


“A privatização vai trazer a elitização dos aeroportos e o aumento das tarifas. O que incomoda a elite do país é que os aeroportos começaram a ser frequentados pelo povão. Um governo eleito pelos trabalhadores com discurso contra a privatização não pode privatizar um patrimônio do país como é a Infraero”, disse o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), Celso Klafke










http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=368617

HLbsb
Oct 8, 2011, 9:54 PM
:previous:

É certo que a Infraero tem muita gente competente, mas a estrutura estatal acaba inutilizando qualquer potencial humano. Essa mesma estrutura estatal dá uma série de garantias para uma série de parasitas que só se mobilizam na hora de defender interesses bem particulares.

A Infraero não será privatizada com as concessões, mas claro que a partilha da administração dos principais aeroportos criará outro ambiente profissional. Aqueles que são sérios dentro da estatal devem estar comemorando a possibilidade de usar seu potencial. Já os parasitas que sabem que não poderão continuar ganhando sem trabalhar estão preocupados e chamam a CUT pra questionar preços das operações aeroportuárias (o que a CUT tem a ver com isso?!)

MAMUTE
Oct 12, 2011, 4:25 PM
Governo cria tarifa de R$ 7 para conexões em voos



O ministro da Secretaria Especial de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, anunciou hoje a criação de uma tarifa de conexão, no valor de R$ 7, para voos domésticos e internacionais. O ônus dessa tarifa será da companhia aérea, e não do consumidor final.

"Quem decide se um voo faz conexão ou não é a companhia aérea. O usuário não será onerado com isso", ressaltou o ministro, durante a entrega da modelagem econômico-financeira das concessões dos aeroportos de Brasília, Congonhas e Viracopos, para o Tribunal de Contas da União (TCU).


Bittencourt também anunciou hoje que, além do valor que a empresa ou consórcio vencedor pagará para administrar o aeroporto leiloado, haverá ainda a cobrança de uma contribuição variável sobre a receita bruta obtida com a gestão dos terminais.


Para Guarulhos, haverá uma contribuição variável de 10% sobre a receita bruta; para Viracopos (Campinas-SP), o porcentual será de 5%; e 2% para Brasília.







http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/69448_GOVERNO+CRIA+TARIFA+DE+R+7+PARA+CONEXOES+EM+VOOS

MAMUTE
Oct 13, 2011, 9:15 PM
Lance mínimo por Cumbica em leilão será de R$ 2,3 bilhões


O governo fixou em R$ 2,3 bilhões o valor mínimo a ser pago ao poder público pelo vencedor do leilão de concessão do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), informou nesta quinta-feira o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Para a concessão do aeroporto de Viracopos (SP), o lance mínimo no leilão ficou em R$ 521 milhões. Para o de Brasília, o valor foi definido em R$ 75 milhões.


Vencerão a disputa empresas ou consórcios que oferecerem o maior montante ao governo, a partir desses três lances mínimos. O dinheiro será arrecadado na forma de uma contribuição e será usado pelo governo para obras em outros aeroportos, que permanecerão sob controle público.


Bittencourt entregou nesta quinta-feira ao Tribunal de Contas da União (TCU) os dados econômico-financeiros do edital de concessãso dos três aeroportos. Além dos lances mínimos, o ministro apresentou as projeções de investimentos previstos a serem feitos pelos concessionários nos terminais.


O maior investimento será em Viracopos, com projeção de R$ 9,9 bilhões. Em Guarulhos, o valor ficará na casa dos R$ 5,2 bilhões, enquanto em Brasília o total estimado é de R$ 2,7 bilhões.

Bittencout estima que, ao longo da concessão, a receita não-tarifária do aeroporto de Guarulhos deva chegar a R$ 804 milhões em 2032, frente aos R$ 373 milhões estimados para 2012. As receitas não-tarifárias são aquelas obtidas, por exemplo, com estacionamentos, alugueis de lojas e publicidade. A receita com tarifas em Guarulhos deve alcançar R$ 888 milhões em 2032, em relação aos R$ 718 milhões projetados pelo governo para o ano que vem.


De acordo com a Secretaria de Aviação Civil, o retorno sobre o capital investido - conhecido como ROI - nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília é previsto em 6,46%.

Contribuição variável
Os vencedores dos aeroportos terão, ainda, de pagar ao governo uma contribuição variável. No caso de Guarulhos, ela foi fixada em 10% da receita bruta. No aeroporto de Viracopos (SP), essa contribuição será de 5%, enquanto que em Brasília (DF) ficará em 2% da receita bruta, segundo Bittencourt. O ministro evitou falar sobre a data do leilão - inicialmente previsto para 22 de dezembro. A publicação da versão definitiva do edital depende, agora, do aval do TCU.


O presidente do TCU, ministro Benjamin Zymler, disse que equipes do tribunal trabalhão até nos fins de semana para garantir rapidez na tramitação do edital.











http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201110131449_RTR_1318516178nE5E7KS025

MAMUTE
Oct 14, 2011, 3:02 AM
Concessionárias terão que investir R$ 4,2 bi em aeroportos até a Copa


Até o final dos períodos de concessão, investimentos chegam a R$ 17,8 bi.
Valor vai ser aplicado nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília.




As empresas que vencerem os leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília serão obrigadas a fazer investimentos iniciais, que somam cerca de R$ 4,2 bilhões, para atender aos passageiros que vão acompanhar no país a Copa de 2014. A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (13) pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Esse valor inicial corresponde a 23,6% dos cerca de R$ 17,8 bilhões de investimentos em infraestrutura nova previstos para os três aeroportos durante todo o período de concessão (20 anos em Guarulhos, 25 em Brasília e 30 em Viracopos). O valor total dos investimentos havia sido apresentado mais cedo, quando a SAC entregou ao ribunal de Contas da União (TCU) os estudos técnicos, econômicos e financeiros para a concessão dos três aeroportos.

As obras iniciais terão que ficar prontas até o final de 2013, de acordo com a SAC. Só depois da análise do TCU é que o edital de concessão poderá ser publicado. Os valores não incluem gastos com manutenção e a operação dos aeroportos.

Entre os investimentos iniciais a que as concessionárias estarão obrigadas estão a construção do terceiro terminal de passageiros e um pátio com capacidade para 32 aeronaves no aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

No aeroporto de Viracopos (Campinas), a vencedora do leilão terá que ampliar o terminal, que vai ganhar capacidade para mais 1.550 passageiros internacionais em desembarque e outros 1.500 em embarque nos horários de pico, além de um pátio para 35 aviões.

Já no aeroporto de Brasília, a empresa será responsável pela obra de ampliação do terminal para que absorva mil novos passageiros internacionais em desembarque, além de outros 1.200 embarcando em hora de pico. Também terá que construir novo pátio com espaço para 24 aeronaves.

Multa
De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação (Anac), Marcelo Guaranys, o contrato prevê multa de cerca de R$ 150 milhões caso as concessionárias não cumpram, dentro do prazo, os investimentos iniciais obrigatórios nos três aeroportos.

Para forçar as empresas a cumprir os investimentos em ampliação e melhoria durante o prazo de concessão, os contratos vão prever, além de multas, a possibilidade de o governo reter receita das concessionárias e também, em último caso, a caducidade do negócio.
















http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/concessionarias-vao-ter-que-investir-r-42-bi-em-aeroportos-para-copa.html

luizwagner
Oct 14, 2011, 1:52 PM
Vocês chegaram a ver as imagens no projeto conceitual do governo?

Segue o link pra matéria completa: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/veja-como-devem-ficar-os-aeroportos-que-serao-concedidos.html

E as imagens:

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/guarulhos-2.jpg
Guarulhos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/viracopos-2.jpg
Viracopos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-2.jpg
Brasília

HLbsb
Oct 14, 2011, 2:14 PM
:previous:

Que bom que a Infraero não fará os projetos definitivos! Quanto espaço desperdiçado!!!

luizwagner
Oct 14, 2011, 2:47 PM
:previous:

Que bom que a Infraero não fará os projetos definitivos! Quanto espaço desperdiçado!!!

Pois é.. Também creio que é só um conceito pra dar noção dos locais da expansão e do "formato" desejado.. O projeto real será outro.. Este conceito ficou meio "desconjuntado", não dá uma impressão de ser o mesmo aeroporto, achei meio estranho e realmente o espaço é pouco aproveitado..

HLbsb
Oct 14, 2011, 3:25 PM
Mais detalhes sobre os projetos:
http://www.aviacaocivil.gov.br/arquivos/tcu13outubro

Capacidade máxima para BSB seria de 50 milhões

MAMUTE
Oct 14, 2011, 3:26 PM
Vocês chegaram a ver as imagens no projeto conceitual do governo?

Segue o link pra matéria completa: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/10/veja-como-devem-ficar-os-aeroportos-que-serao-concedidos.html

E as imagens:

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/guarulhos-2.jpg
Guarulhos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/viracopos-2.jpg
Viracopos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-2.jpg
Brasília

Valeu luizwagner por compartilhar essa informação conosco:tup:

MAMUTE
Oct 14, 2011, 3:28 PM
Só pra complementar, uma imagem de como era o antes e como será depois..

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-1.jpg

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-2.jpg

Jota
Oct 14, 2011, 5:51 PM
Só pra complementar, uma imagem de como era o antes e como será depois..

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-2.jpg

Rapaz esse povo da Infraero gosta de um corredor comprido viu? Ia precisar pegar um onibus para ir de uma lado ao outro do aeroporto. :haha: :haha:

MAMUTE
Oct 14, 2011, 6:38 PM
:previous:Andar faz bem pra saúde e mal pra minha preguiça:D

MAMUTE
Oct 14, 2011, 7:04 PM
aqui vão as imagens das expansões e etapas de construção.

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/Semttulo1-1.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/2.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/3.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/4.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/Semttulo5.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/6.png

http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/7.png

MAMUTE
Oct 14, 2011, 9:11 PM
Avianca quer maior presença de aéreas em concessões


O Synergy, da família Efromovich, já construiu e opera terminais aeroportuários em outros países da América Latina, como por exemplo na Colômbia


A Avianca pedirá ao governo para que aumente o limite de participação das empresas aéreas nos consórcios que disputarão os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Brasília. "Gostaríamos de participar, montamos um grupo de estudos para analisar as oportunidades, mas agora está tudo suspenso porque o edital anunciado não permite que a gente participe. Vamos sugerir que o governo amplie a possibilidade de participação das companhias aéreas", disse hoje José Efromovich, presidente da Avianca Brasil e sócio do grupo Synergy.

O Synergy, da família Efromovich, já construiu e opera terminais aeroportuários em outros países da América Latina, como por exemplo na Colômbia. Na minuta do edital da concessão dos três aeroportos brasileiros, que está em audiência pública, o governo limitou a participação das empresas aéreas nos consórcios em 1%. No edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), por exemplo, licitado recentemente, a participação das companhias aéreas estava limitada a 10%.


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,40254549,00.jpg
OceanAir passa a operar como Avianca no Brasil e recebe quatro aeronaves A319


Sobre a nova taxa de conexão que deve ser criada, que também consta na minuta do edital, o executivo disse que ainda não teve tempo de avaliar o impacto dessa despesa no resultado da empresa. Ontem, o governo anunciou que o valor da taxa será de R$ 7 e que esse custo terá de ser arcado pelas companhias aéreas, não pelos consumidores. "Se ela for mesmo implementada, haverá um pequeno incremento nos custos, mas ainda não sabemos o impacto real." Segundo ele, aproximadamente 27% das passagens vendidas pela Avianca são voos que têm alguma conexão.












http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI272833-16355,00-AVIANCA+QUER+MAIOR+PRESENCA+DE+AEREAS+EM+CONCESSOES.html

MAMUTE
Oct 18, 2011, 1:34 AM
Demanda por voos domésticos sobe 9,06% em setembro


A demanda por voos domésticos em setembro cresceu 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 15,04%. Desde janeiro de 2011, o crescimento acumulado da procura por voos domésticos chega a 18,52%, enquanto a oferta cresceu 13,80%. As informações são do relatório de Dados Comparativos Avançados, publicados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os voos internacionais operados por empresas brasileiras apresentaram um crescimento de demanda de 6,57% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 4,33%. No acumulado de 2011, a demanda aumentou 13,83%, contra 9,46% da oferta.


A GOL/Varig Linhas Aéreas manteve a liderança do mercado doméstico em setembro, com 38,87%, seguida pelo Grupo TAM, com 38,22%. As demais empresas aumentaram sua fatia de mercado, com 22,91%, contra 18,30% no ano passado - o que representa um aumento de 25% na participação de mercado dessas empresas em relação a setembro de 2010.


No mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM responde por 88,55% do mercado, contra 10% da GOL/Varig e 1,45% da Avianca.








http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/69874_DEMANDA+POR+VOOS+DOMESTICOS+SOBE+906+EM+SETEMBRO

MAMUTE
Oct 18, 2011, 2:02 AM
Funcionários da Infraero devem parar em Guarulhos e Brasília


BRASÍLIA – Os funcionários da Infraero deverão paralisar suas atividades nos aeroportos de Guarulhos e Brasília a partir da zero hora de quinta-feira. A mobilização é liderada pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina). Nesta terça-feira, uma reunião ocorrerá em Campinas (SP) para decidir se os trabalhadores de Viracopos também vão aderir à paralisação.

A greve não tem propósito de reivindicar benefícios trabalhistas. Segundo o Sina, trata-se de “um alerta” contra a privatização de atividades hoje desempenhadas por funcionários da Infraero. Cerca de 3 mil trabalhadores da estatal atuam em Guarulhos, Brasília e Viracopos em funções nas áreas de logística de pátio, transmissão de informações e segurança aérea.

Estão programados dois dias de paralisação. Segundo o Sina, a decisão foi tomada após seis encontros realizados entre o sindicato, a Secretaria de Aviação Civil e Secretaria da Presidência da República.

Apesar da decisão de seus funcionários, a Infraero garante que as operações dos aeroportos de Guarulhos e Brasília não serão afetadas. Por meio de sua assessoria, a estatal informou que, se necessário, irá deslocar funcionários para que os serviços não sejam prejudicados. O mesmo ocorrerá se a mobilização também atingir o aeroporto de Viracopos.














http://www.valor.com.br/brasil/1055778/funcionarios-da-infraero-devem-parar-em-guarulhos-e-brasilia

MAMUTE
Oct 18, 2011, 12:39 PM
Voos com escalas e conexões custam mais no Brasil



No Brasil, as companhias aéreas cobram em média 30% a mais do passageiro em voos com escalas e conexões, mais desagradáveis e demorados.

Para as empresas aéreas, há serviços, gastos com tripulação e tarifas que pagam para a Infraero, que administra os principais aeroportos.

Extenso levantamento do Nectar (Núcleo de Economia dos Transportes), do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mostra que esses custos, no Brasil, são repassados para o passageiro.

"A passagem pode ficar até 75% mais cara do que um voo sem parada. Nossa avaliação é que isso acontece porque, no Brasil, há menos concorrência", diz Alessandro Oliveira, pesquisador do Nectar.

Nos EUA, por exemplo, um voo da Delta entre Nova York e Los Angeles com somente uma escala custa US$ 1.668. Um voo com múltiplas paradas entre as mesmas cidades sai por US$ 988.

Como comparação, um voo de Porto Alegre (RS) a Recife (PE) custa R$ 1.684 se tiver uma escala (não há voo direto), ou R$ 1.815, com mais de duas escalas ou conexões.

Os pesquisadores analisaram mais de 2 milhões de tarifas cobradas na internet por voos entre 2008 e 2010, todas com partida dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
antecedência

O estudo mostra também que, nas compras com antecedência, o preço das passagens aéreas no Brasil pode ser até 55% menor, no caso do aeroporto de Guarulhos. Mas o desconto "se esgota" se a antecedência superar 45 dias.

Comprar com cinco dias de antecedência, por exemplo, resulta em tarifas em média 21,4% mais baratas do que aquisições no dia da viagem. Com dez dias de antecedência, as passagens ficam 27,8% mais baratas, em média. Com 30 dias, o desconto é de 36,5%. E, se o passageiro comprar com antecedência a partir de 45 dias, o desconto chega a 38%, em média.


http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/11290906.gif


Os pesquisadores afirmam que, nesse caso, o consumidor está assumindo o risco de que uma eventualidade exija mudanças de passagens. "Se houver remarcação de voo, isso pode custar mais do que comprar uma nova passagem", diz Oliveira.

Segundo o estudo, voar em feriados é 3,8% mais caro. Entre as 13h e as 14h e entre as 17h e as 18h, os bilhetes custam até 18% mais.

DEMANDA CRESCE 9%

Em setembro, a demanda por voos domésticos aumentou 9,06% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. No acumulado do ano, o crescimento na procura chegou a 18,52%.

A Gol manteve a liderança do mercado doméstico em setembro, com 38,87% de participação. A TAM ficou com 38,22%. As demais empresas, com 22,91%. Nos voos internacionais, a TAM teve 88,55% do mercado, ante 10% da Gol e 1,45% da Avianca.






http://www1.folha.uol.com.br/mercado/992273-voos-com-escalas-e-conexoes-custam-mais-no-brasil.shtml

pesquisadorbrazil
Oct 19, 2011, 12:00 PM
Calma povo esse é apenas um estudo, a empresa poderá acata-lo integralmente, parcialmente, ou quem sabe, fazer outro em cima do estudo. Eu acho que a expansão deveria contemplar 90 fingers ao longos dos anos. Pelo menos imediatamente metade está de bom tamanho.

Se lembrem....

O aeroporto de Tampa tem 62 fingers e transportam o mesmo número de paxs que Brasília transportou em 2010. Isso é claro, lá não existe estacionamento remoto, até aonde eu sei.

Então com 40 fingers fora os 70 estacionamentos remotos melhorariam muito o deslocamento dentro do aeroporto, apesar que iriamos continuar dependendo do busão.

MAMUTE
Oct 21, 2011, 5:08 PM
Funcionários de aeroportos antecipam fim da greve



Os funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que estavam em greve contra a privatização de aeroportos encerraram a paralisação às 10 horas de hoje. O movimento de 48 horas estava previsto para terminar só no fim da noite. Segundo a Federação Nacional dos Aeronautas e Aeroviários (Fentac), os funcionários foram orientados a voltar ao trabalho, após o governo apresentar nova proposta ao Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).

Segundo informações do diretor financeiro e administrativo do Sina, Samuel Santos, o governo apresentou nova proposta hoje pela manhã, assinado pelo secretário adjunto da aviação civil, aceitando negociar algumas reivindicações da categoria. De acordo com Santos, o governo vai garantir parte das reivindicações que já vinham sendo negociadas antes da greve, algumas delas relacionadas à estabilidade aos trabalhadores da Infraero, data-base e equivalência salarial. Não há informações, porém, sobre quais seriam as novas propostas.


Representantes do Sina foram convidados a participar de uma reunião, na quarta-feira, 26, marcada para as 10 horas, no Palácio do Planalto, para uma discussão sobre a nova proposta do governo.


Até o começo da manhã, os pousos e decolagens estavam normais nos três aeroportos internacionais do País onde havia paralisação de funcionários. A greve dos aeroportuários, iniciada à zero hora de ontem, teve adesão de 25% a 30% dos funcionários em Viracopos, Guarulhos e Brasília, segundo a Infraero.









http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=370951

MAMUTE
Oct 22, 2011, 2:15 AM
Aeroportos: em vez de greve, eficiência


Funcionários da Infraero rejeitam a privatização, mas deviam se preocupar em prestar serviços melhores aos passageiros.


Ao decretar uma greve de 48 horas nos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Brasília, os funcionários da Infraero atiraram no próprio pé. Os transtornos que tal atitude vão ocasionar aos passageiros não serão tão diferentes daqueles que acontecem em um dia de operação normal: atrasos de voos, salas de embarque lotadas e compromissos cancelados. Tanto que no primeiro dia de paralisação, na quinta-feira 20, o índice de atrasos ficou praticamente igual ao de outros dias. Mas o que querem os funcionários que cruzaram os braços? Eles protestam contra a privatização dos aeroportos, a primeira boa ideia da direção da Infraero em muito tempo. Temem perder o emprego ou ter de trabalhar mais com a nova administração privada. Já receberam garantia de que ficarão por 12 meses, mas querem muito mais: estabilidade por cinco anos.
Claro que sempre existe a possibilidade de com a privatização o serviço permanecer tão ruim quanto hoje. Mas é difícil imaginar que possa piorar.
Nos últimos anos, a Infraero melhorou um pouco a aparência dos aeroportos brasileiros. Mesmo assim, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não resiste à comparação com outros aeroportos internacionais. O principal terminal da sétima maior economia do mundo deixa a desejar em todos os quesitos: de pontualidade e segurança na gestão do tráfego aéreo ao conforto oferecido aos passageiros. Embora os serviços de transporte americano e europeus estejam anos-luz à frente dos brasileiros em oferta de voos e facilidade de conexão, é na Ásia que estão os mais modernos aeroportos atualmente. O de Pequim, que inaugurou um novo terminal em 2008 para a Olimpíada e se tornou um dos maiores do mundo em fluxo de passageiros, apresenta uma eficiência nunca vista em terras brasileiras.


http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/imagens/mi_2679268524707231.jpg

O embarque dos passageiros, em saguões amplos e iluminados, se dá em menos de 15 minutos. Outro lugar que deveria servir de inspiração para os brasileiros é Cingapura, pequena ilha no Sudeste Asiático, considerada um exemplo de eficiência em logística. O aeroporto de Changi, eleito o melhor do mundo em 23 de seus 30 anos de existência, trata seus usuários com a preocupação de prestar um bom serviço. Foi assim que ele se tornou o ponto de conexão mais importante da região, atendido por 102 empresas aéreas, que voam para 209 cidades em 60 países. Não bastasse isso, os 42 milhões de passageiros que passam pelos terminais a cada ano não podem reclamar também da falta de serviços nem de conforto. São 290 lojas, que vendem livros, roupas, cosméticos e bebidas alcoólicas e 130 pontos de alimentação.



Como a grande parte dos passageiros está em conexão, o aeroporto oferece uma série de serviços para amenizar a espera entre um voo e outro. Entre eles, cinco jardins, um deles com mil borboletas, 550 terminais com acesso gratuito à internet (além de conexão wi-fi também grátis), diversas cadeiras reclináveis para descanso, carregadores de celulares com chave, aparelhos de massagem para os pés, um cinema gratuito, um hotel de trânsito dentro da área de segurança e spa com piscina. E tudo isso gerido por uma empresa que, embora pública, tem metas de eficiência e a obrigação de ser lucrativa. Em vez de buscar apenas garantir os seus empregos, seria de bom tom se os funcionários da Infraero seguissem o exemplo de Cingapura e buscassem aumentar a qualidade do serviço que prestam.










http://www.istoedinheiro.com.br/artigos/70426_AEROPORTOS+EM+VEZ+DE+GREVE+EFICIENCIA

MAMUTE
Oct 22, 2011, 2:24 AM
Presidente da Abav vê obras em aeroportos como “remendos”



O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), Carlos Alberto Ferreira, classificou as obras nos aeroportos brasileiros como “um remendo”. Segundo ele, os aeroportos precisam receber atenção não por causa da Copa do Mundo de 2014, mas devido à demanda crescente do turismo nacional.

Para Ferreira, o aquecimento atual do setor de turismo no Brasil demonstra que hoje já há uma estrutura precária nos aeroportos nacionais. “Há um gargalo forte por causa disso. O turismo cresceu e os gargalos apareceram”, disse Ferreira. “Não se começou a fazer o que era para ter sido feito cinco anos atrás e agora, por questões de prazos, gasta-se mais dinheiro para uma coisa que é provisória, não é a solução definitiva”, acrescentou.

Para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio de Abreu, a solução improvisada não é tão ruim. “Acho que os puxadinhos e as construções adicionais não são uma má ideia. Não é o ideal, mas o factível”, afirmou.

Segundo Abreu, na África do Sul, os voos da Copa do Mundo de 2010 que atendiam aos torcedores eram majoritariamente de madrugada. “Aqui nós vamos fazer a mesma coisa, vamos viajar de madrugada. Não tem outra maneira”, disse.

Abreu acha que o processo de privatização dos aeroportos é o caminho certo. Ele acredita que a privatização dos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos “vai solucionar em parte” o aumento da demanda por voos, pois os investimentos privados devem permitir o aumento da capacidade de passageiros dos aeroportos para a Copa de 2014.

Segundo ele, o governo adota a postura correta em esperar “o sucesso dos leilões desses três aeroportos anunciados” antes de decidir pela privatização de outros aeroportos.







http://www.valor.com.br/brasil/1063956/presidente-da-abav-ve-obras-em-aeroportos-como-%E2%80%9Cremendos%E2%80%9D

pesquisadorbrazil
Oct 24, 2011, 12:51 PM
Greve dos funcionários da INFRAZERO é apenas porque eles estão com medo de perder o cabide de empregos. Só em Brasília 2 mil vão para rua ou serão remanejados para outros estados.

MAMUTE
Oct 26, 2011, 5:18 PM
Cade congela compra da Webjet pela Gol



O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) congelou nesta quarta-feira duas operações no setor de aviação e saúde: a compra da Webjet pela Gol e da rede de laboratórios Dasa pela Amil. Foram firmados acordos com as companhias nos quais elas se comprometem a manter as operações separadas até o julgamento definitivo da fusão.

No caso das empresas de aviação, as duas companhias terão que manter as rotas separadas. O conselho permitiu apenas que fossem feitas alterações em rotas que se sobrepunham, mas os horários não puderam ser mudados em mais de uma hora.

As duas companhias, porém, foram autorizadas a remanejar passageiros entre elas. Um passageiro que comprar uma passagem para voar pela Gol, por exemplo, poderá ser colocado em um avião da Webjet, e vice-versa.

LABORATÓRIOS

O Cade congelou também a compra dos laboratórios Dasa pela MD1, empresa controlada pela Amil, como antecipou reportagem da Folha publicada na edição de hoje.

O conselho proibiu ainda a participação dos acionistas da Amil na administração da Dasa. A Dasa tem uma das maiores redes de laboratórios do país e atua principalmente em São Paulo.











http://www1.folha.uol.com.br/mercado/996927-cade-congela-compra-da-webjet-pela-gol.shtml

MAMUTE
Oct 26, 2011, 5:22 PM
Embraer vende mais 11 jatos para a Azul



Valor da aquisição é de US$ 497,2 milhões. Negócio aumenta o total de pedidos da companhia aérea para 52 E-Jets

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,56632396,00.jpg
Aquisição custou US$ 497,2 milhões


A Embraer e a Azul Linhas Aéreas assinaram hoje contrato para a venda de 11 jatos EMBRAER 195. O negócio aumenta o total de pedidos da companhia aérea para 52 E-Jets da Embraer.

O valor total desta última aquisição, a preço de lista, é de US$ 497,2 milhões. As entregas estão previstas para começarem em 2013.

Segundo comunicado da Embraer, adicionalmente aos 23 aviões E195 que já estão em operação, com configuração de 118 assentos, a Azul também opera dez E190 com 106 assentos.

Ambos os modelos são a base da frota da Azul, que iniciou operações em 2008 e em poucos anos alcançou a respeitável marca de 12 milhões de passageiros transportados. Com este novo pedido, a Azul se tornará o operador com a maior frota de E-Jets na América do Sul. Todos os aviões são equipados com sistema de entretenimento a bordo individual.










http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275434-16355,00-EMBRAER+VENDE+MAIS+JATOS+PARA+A+AZUL.html

MAMUTE
Oct 27, 2011, 2:33 AM
Jet Blue cancela encomenda de 11 jatos da Embraer



A companhia americana Jet Blue oficializou hoje o cancelamento de uma encomenda de 11 jatos E-190 da Embraer. Em julho deste ano, a companhia já havia anunciado, na feira de Le Bourget, em Paris, a sua intenção de inicialmente operar apenas 75 dos 100 jatos que comprou da Embraer em 2006.

A decisão da Jet Blue, segundo o vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva, foi motivada por um programa de reestruturação que reavaliou a necessidade de aviões na sua frota, tendo em vista a crise econômica que vem afetando a economia norte-americana.

“Dos 25 jatos que a Jet Blue decidiu reavaliar, 11 tiveram o contrato cancelado, mas o pedido foi transferido para a Azul Linhas Aéreas. Os outros 14, que deveriam ser entregues entre 2013 e 2014, tiveram apenas um adiamento nas entregas, pois a companhia acredita que haverá uma demanda futura para esses aviões”, explicou. A Azul foi fundada por David Neeleman, que também presidiu a Jet Blue.

Segundo Silva, a Embraer já entregou até o momento um total de 52 jatos para a Jet Blue do modelo E-190. A Azul, por sua vez, comprou 11 unidades do modelo 195, cujo preço de lista é da ordem de US$ 45.2 milhões. O E-190 custa em torno de US$ 42.8 milhões.

“Esse cancelamento da Jet Blue foi muito pontual. Estamos tranquilos, pois são 11 jatos a mais no mercado brasileiro, que deve registrar um crescimento de 18% este ano em relação a 2010, ano em que tivemos um incremento da ordem de 25% sobre 2009”, destacou o executivo. Este ano, segundo Silva, a Embraer vendeu, até o momento, cerca de 20 E-Jets no mercado brasileiro. Para 2012, a companhia estima manter o volume de negócios alcançados durante este ano.

A Embraer possui um total de 35 E-Jets operando no mercado brasileiro, dos quais 28 da Azul e sete da Trip. “Há cinco anos não tínhamos nenhum E-Jet voando na América Latina e até o final de 2011 teremos um total de 135 jatos operando na região”, afirmou.







http://www.valor.com.br/empresas/1071118/jet-blue-cancela-encomenda-de-11-jatos-da-embraer

MAMUTE
Oct 27, 2011, 2:39 AM
:previous:Vende-se jatos pra uma empresa e recebe um comunicado de cancelamento de outra, estranho:koko:

MAMUTE
Oct 27, 2011, 12:14 PM
Cai o último entrave para a fusão TAM e LAN



Companhia aérea chilena Pal desiste de entrar com recurso na Suprema Corte do Chile contra o negócio e ações das aéreas sobem com notícia


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,56760298,00.jpg
Fusão deve ser concluída no início de 2012

O anúncio de que a companhia aérea PAL teria desistido de entrar com recurso contra a fusão TAM e LAN na Suprema Corte do Chile foi vista como a queda do último entrave para realização do negócio. No pregão da Bovespa de hoje, as ações da TAM subiram 3,86%. Na Bolsa de Santiago, os papéis da LAN tiveram alta de 2,5%.

O anúncio oficial foi feito pela PAL depois de a empresa fechar um acordo extrajudicial, no qual a LAN arcará com os custos do processo, em um valor de US$ 5 milhões.

No comunicado, a Pal informou que “após realizar uma análise profunda” do processo judicial, a diretoria da empresa chegou à conclusão de que a fusão, aprovada pelo Tribunal de Livre Concorrência (TDLC), “não representa um prejuízo à livre concorrência”.

A fusão, que criará a Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina, deve passar por aprovação agora do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o órgão de regulação dos interesses do consumidor, e dos acionistas minoritários. A estimativa é de que o processo seja finalizado no primeiro trimestre de 2012.

Resultado
O TDLC aprovou a fusão em 21 de setembro, mas impôs 11 condições. O negócio foi anunciado em agosto de 2010, com valor estimado em US$ 14,5 bilhões, e deve responder por 6% do transporte aéreo mundial.

Hoje, mais cedo, a Lan reportou uma receita líquida de US$ 94,5 milhões para o terceiro trimestre de 2011, uma perda de 11% em relação ao mesmo período no ano anterior.














http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275531-16355,00-CAI+O+ULTIMO+ENTRAVE+PARA+A+FUSAO+TAM+E+LAN.html

M.K.
Oct 27, 2011, 1:50 PM
A fusão, que criará a Latam Airlines, maior companhia aérea da América Latina,

Como é mesmo o nome? latão airlines .... (pronúncia = latã, latan) ... nossa horrível. :D Entendo o Lat+am, de Latin America Airlines, mas fica parecido com Aerovias de Lata... Nao que eu ache bom TAM e LAN que sao péssimos também. E isso de inglesar o nome é caipirismo. Afinal o que tem ambos países Brasil e Chile de línguas Portuguesa e Espanhola a ver com origem em inglês... Sei lá, deixa-se TAMLAN mesmo ou seja Transportes Aéreos Meridional de Linhas das Américas Nacionais. Algo besta assim. Afinal que tem a ver Marília e Lan Chile hoje com os nomes e o poderia que viraram aonde servem ... Poderia ser AAL = Aerovias da América Latina... bonito nome. Ou Linhas Aéreas da América Latina = LAAL. Para você ver como nome é algo importante. E sao raros os bons!

M.K.
Oct 27, 2011, 2:11 PM
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/guarulhos-2.jpg
Guarulhos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/viracopos-2.jpg
Viracopos

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/10/13/brasilia-2.jpg
Brasília

1° Nao que eu gostei dos projetos. Com certeza só sao os minimalismos necessários de expansao sem supérfluo de design algum. Achei muito aviao para poucas pistas. Necessita-se descentralizacao dos pólos com linhas mais triangularizadas por todo o território. Absurdo ter que ir primeiro a SP para voltar para o Nordeste quem vem da Europa.-
2° Se isso acontecer algum dia, será milagre no Brasil. GRU por exemplo desde o comeco se previa 4 Terminais na década de 1980 e só ficou em 20 anos em 2. Ou seja Conclusao Precisará 60 anos para ter o triplo, como sabemos como sao as decisoes lentinhas lentinhas brasileiras, isso nunca ocorrerá por politicagem e cultura local mesmo.
3° Arquitetônicamente fraco. Funcionalismo somente. Cadê os arquitetos e haja concreto...

Jota
Oct 27, 2011, 3:07 PM
1° Nao que eu gostei dos projetos. Com certeza só sao os minimalismos necessários de expansao sem supérfluo de design algum. Achei muito aviao para poucas pistas. Necessita-se descentralizacao dos pólos com linhas mais triangularizadas por todo o território. Absurdo ter que ir primeiro a SP para voltar para o Nordeste quem vem da Europa.-
2° Se isso acontecer algum dia, será milagre no Brasil. GRU por exemplo desde o comeco se previa 4 Terminais na década de 1980 e só ficou em 20 anos em 2. Ou seja Conclusao Precisará 60 anos para ter o triplo, como sabemos como sao as decisoes lentinhas lentinhas brasileiras, isso nunca ocorrerá por politicagem e cultura local mesmo.
3° Arquitetônicamente fraco. Funcionalismo somente. Cadê os arquitetos e haja concreto...

Isso ai não são projetos, são apenas estudos da Infraero para balizar as necessidades que comporão os projetos.

M.K.
Oct 27, 2011, 3:28 PM
Isso ai não são projetos, são apenas estudos da Infraero para balizar as necessidades que comporão os projetos.
Entao piorou. ai que nunca vai saír expansoes para valer ! Projeto de Aeroporto no Brasil ainda é piada. :haha: Que decepcao. Triste. Enquanto outros países fazem imensos aeroportos belíssimos em questao de 2 anos.

pesquisadorbrazil
Oct 27, 2011, 4:50 PM
Agora veremos o que as futuras empresas concessionárias desses aeroportos vão aproveitar dos projetos. Espero que não aproveitem nada e comecem do zero. Quem já se viu fazer 1 terminal com 13 fingers? Aquele terminal proposto para Guarulhos com 26 fingers num único terminal era o ideal. Ainda somos muito amadores em relação a projetar empreendimentos.

É igual estádios, se projetam eles grandes, o povo falam que se transformarão no futuro em elefantes brancos, agora se projetam pequenos reclamam. Vai entender.

Jota
Oct 27, 2011, 6:50 PM
Entao piorou. ai que nunca vai saír expansoes para valer ! Projeto de Aeroporto no Brasil ainda é piada. :haha: Que decepcao. Triste. Enquanto outros países fazem imensos aeroportos belíssimos em questao de 2 anos.

Você não entendeu, esses desenhos são antigos, os projetos já estão finalizados ou quase. Tem em algum thread ai.

M.K.
Oct 28, 2011, 8:53 AM
1. Agora veremos o que as futuras empresas concessionárias desses aeroportos vão aproveitar dos projetos. 2. Espero que não aproveitem nada e comecem do zero. 3. Ainda somos muito amadores em relação a projetar empreendimentos.

4. Você não entendeu, esses desenhos são antigos, os projetos já estão finalizados ou quase.

1. Exatamnte, porque esses projetos embora funcionais, sao fracos. Desperdício de material e espaco para pouca movimentacao de aeronaves. Além do que nao vejo espaco para avioes grandes como B747 e A380.
2. Do ponto de vista arquitetônico e design, concordo plenamente com você. Ter muitos terminais com poucos fingers, é até agradável, porém em outra configuracao, com bem menos corredores.
3. Extranhamente que com uma populacao tao grande, tantas escolas de arquitetura, urbanismo e tanta gente formada e com muito estudo, os projetos de empreendimentos urbanisticos que nao sejam predios e mais predios residencias, é ainda fraco no Brasil, mesmo tomando exemplos fantásticos do que já se foi projetado e construído em outros países. Sua frase em dizer sobre amadorismo condiz com a realidade brasileira.
4. Entendi sim. Se os projetos estao finalizados, porque é que nao foram construídos ou divulgados ainda?

Jota
Oct 28, 2011, 7:02 PM
........
4. Entendi sim. Se os projetos estao finalizados, porque é que nao foram construídos ou divulgados ainda?

Ai são misterios da Infraero :haha:

MAMUTE
Oct 29, 2011, 12:46 AM
Aena e OHL disputam licitação de aeroportos no Brasil


Espanholas vão concorrer aos contratos de ampliação, manutenção e exploração em concessão dos aeroportos internacionais de Brasília, Campinas e Guarulhos


Os grupos espanhóis Aena Aeroportos e OHL Concessões formaram um consórcio para concorrer aos contratos de ampliação, manutenção e exploração em concessão dos aeroportos internacionais brasileiros de Brasília, Campinas e Guarulhos.

Aena Aeroportos participará do processo de licitação pública convocado pelo Governo brasileiro através de sua filial Aena Aeroportos Internacional, enquanto OHL Concessões participará com sua sociedade filial OHL Brasil.

Aena Aeroportos, que é o maior operador aeroportuário em número de passageiros em escala mundial, atualmente administra 47 aeroportos e dois heliportos na Espanha, e participa direta e indiretamente, através de sua filial Aena Aeroportos Internacional, da administração de 27 aeroportos no mundo todo.

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,55670373,00.jpg
Espanholas querem aeroportos internacionais brasileiros

A OHL Concessões é uma das maiores promotoras e operadoras privadas de concessões no mercado internacional de infraestruturas de transportes, com atividade em todas as modalidades: estradas, aeroportos, ferrovias e portos comerciais.

Com 20 estradas de pedágio e um aeroporto, a OHL é o primeiro investidor em concessões na América Latina, e ocupa uma posição de liderança no Brasil com 3.226 quilômetros administrados no setor de estradas de pedágio através de sua filial OHL Brasil. EFE







http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI275997-16418,00-AENA+E+OHL+DISPUTAM+LICITACAO+DE+AEROPORTOS+NO+BRASIL.html

MAMUTE
Oct 29, 2011, 2:06 PM
Aéreas ampliam atendimento nos guichês a partir de hoje



A partir de hoje (29), as companhias aéreas deverão oferecer aos passageiros guichês para atendimento presencial nos 23 aeroportos do país que têm movimentação acima de 500 mil passageiros por ano, como o Juscelino Kubitschek, em Brasília. A determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vale para todas as companhias aéreas regulares nacionais e estrangeiras que operam no Brasil e obriga as empresas a disponibilizar o atendimento presencial, além do serviço via internet e telefone.



Por meio do atendimento presencial, o passageiro poderá registrar reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea, que deverá adotar, quando possível, os procedimentos necessários para a solução imediata do problema. O prazo final para a resposta ao passageiro não poderá ultrapassar cinco dias úteis a partir do registro de atendimento. O passageiro vai receber um número de protocolo, que apresentará caso haja necessidade de recorrer à Anac.



A estrutura de atendimento deve ser implantada separadamente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens, com a identificação da empresa. O atendimento presencial deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso das aeronaves.



As companhias que devem atender à determinação da Anac são a TAM, a Gol, a Webjet, a Azul, a Avianca e a American Airlines. Durante o primeiro mês de vigência da resolução, a Anac deverá monitorar o funcionamento do atendimento presencial e, em dezembro, vai começar a fiscalização e eventuais autuações.











http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=372381

MAMUTE
Oct 30, 2011, 1:21 PM
Sob pressão, companhias aéreas reajustam tarifas


Alta dos custos provocada pela variação do dólar será repassada para os consumidores


http://exame.abril.com.br/assets/pictures/37968/size_590_tam.jpg?1314907028
TAM e Gol confirmam que os reajustes atendem à necessidade de repassar aumentos de custos, como o de combustíveis.


As companhias aéreas, que iniciaram em setembro um processo de recuperação de margem de lucro detectado pelo acompanhamento de preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pretendem manter pelo menos até o fim do ano um gradual aumento de tarifas. Com isso, invertem o cenário de guerra tarifária que marcou 2010 e o primeiro semestre deste ano.

TAM e Gol confirmam que os reajustes atendem à necessidade de repassar aumentos de custos, como o de combustíveis.

O querosene de aviação (QAV), que responde por um terço do total de custos das companhias, acumula alta de 26,23% de 1.º de janeiro a 1.º de outubro, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

A alta do dólar, que afeta não só o preço dos combustíveis, mas ainda os custos com manutenção de aeronaves, também prejudica os resultados.

Nesse cenário, a saída das empresas foi repassar para as passagens as perdas acumuladas, em uma tentativa de melhorar o desempenho no balanço do quarto trimestre. "O dólar afeta cerca de 60% a 70% dos custos das companhias.

O impacto é imediato, porque estão sempre pagando leasing de aviões, combustíveis, reposição de peças", disse André Castellini, consultor da Bain & Company e especialista no setor aéreo.

"A empresa pode acumular prejuízos só até certo ponto. As tarifas médias estavam abaixo dos custos. As companhias estavam perdendo dinheiro no mercado doméstico. Não era sustentável." "As companhias vão aumentar (os preços) para que a margem seja mais folgada, porque hoje está muito justa", afirmou Nelson Riet, consultor de aviação.

"As empresas, agora que estão começando a se acomodar nos seus respectivos nichos, pararam de competir umas com as outras. Então, elas vão aumentar o preço. Essa é a tendência."

A TAM declarou, em nota, que registrou nos últimos dois meses um aumento do yield (o valor médio pago por passageiro para voar um quilômetro) no mercado doméstico.

Segundo a empresa, o resultado "está alinhado com o movimento de recomposição das margens e confirma a expectativa da companhia de aumento de pelo menos 5% do preço unitário doméstico no terceiro trimestre, na comparação com o período anterior".

O presidente da Gol, Constantino Júnior, confirma a necessidade de reajuste de tarifas. "Aumento de custo gera necessidade de mais receita", disse, citando a inflação, o dissídio pago aos trabalhadores da categoria e o aumento no preço do querosene de aviação.

No entanto, ele diz que a empresa está focada em aumentar receitas complementares, como carga e a venda de bebidas e comida a bordo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.








http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/sob-pressao-companhias-aereas-reajustam-tarifas?page=2&slug_name=sob-pressao-companhias-aereas-reajustam-tarifas

pesquisadorbrazil
Oct 31, 2011, 3:33 PM
Plano de outorgas definirá novas concessões

Autor(es): Por Daniel Rittner e Cristiano Romero | De Brasília

Valor Econômico - 31/10/2011

O governo só vai fazer novas concessões de aeroportos à iniciativa privada, incluindo o Galeão (no Rio de Janeiro) e Confins (Belo Horizonte), depois de elaborar um plano de outorgas para o setor. O plano já começou a ser desenhado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e deverá ser um de seus principais trabalhos em 2012. "Queremos fazer um planejamento estrutural. Não podemos continuar tomando decisões com base em dificuldades de curtíssimo prazo", disse o ministro-chefe da SAC, Wagner Bittencourt.

Segundo ele, esse plano definirá a rede de aeroportos a ser mantida pela Infraero, os terminais que também poderão entrar na lista das concessões e aqueles que ficarão sob responsabilidade dos Estados. Quanto ao projeto do novo aeroporto de São Paulo, um empreendimento planejado pela Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez no município de Caieiras, Bittencourt é taxativo: ele é "incompatível" com o tráfego aéreo em outros cinco terminais na mesma área de influência - Guarulhos, Viracopos, Congonhas, Campo de Marte e Jundiaí. "Ao entrar no meio deles, o novo aeroporto tiraria capacidade dos demais aeroportos. Torna-se um investimento que não gera retorno para o sistema como um todo."

Preocupado com a chegada de jatos executivos para a Copa do Mundo de futebol de 2014, o ministro antecipou que haverá um plano de obras, incluindo investimentos em pátios de aeronaves, para permitir a aeroportos "próximos das grandes cidades" receber essa demanda. Bittencourt, no entanto, descarta estender o horário de funcionamento de Congonhas ou ampliar o limite de movimentos (pousos e decolagens) por hora, reduzido desde o acidente com o A320 da TAM, em 2007.

Construção de um aeroporto em Caieiras não é compatível com os outros cinco que já existem na região "

Ele entra também em uma discussão espinhosa: a desativação do Campo de Marte como aeroporto para a aviação geral, que se converteria na estação de São Paulo para o Trem de Alta Velocidade (TAV), segundo o projeto leiloado recentemente, sem sucesso. A nova tentativa de licitar o trem-bala será em 2012, mantendo esse projeto. É um assunto que assusta o pessoal da aviação, e Bittencourt não hesita em tomar partido: "Não existe isso. Não tem nada de desativação do Campo de Marte para o trem-bala."

Valor: Algumas empresas interessadas nas concessões dos aeroportos têm dúvidas a respeito da possibilidade de a demanda de passageiros atingir, nas próximas décadas, números tão altos como os 50 milhões de passageiros por ano estimados pelo governo para Guarulhos. O que o sr. tem a dizer?

Wagner Bittencourt: O número de 50 milhões de passageiros por ano é a capacidade que o aeroporto de Guarulhos terá. Essa capacidade foi definida com a participação do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Uma das premissas é que, com os investimentos que vamos fazer, os aeroportos poderão receber voos com distanciamento de três milhas náuticas no futuro, em vez de cinco milhas náuticas, que é o distanciamento hoje entre as aeronaves. Isso ocorrerá por causa de investimentos em pistas, saídas rápidas e aumento das posições de estacionamento nos pátios de aeronaves. Outra questão é a demanda.

Valor: Os números da demanda não estão exagerados?

Bittencourt: Cada um tem a sua estimativa. Nós fizemos a nossa e acreditamos que as premissas usadas são perfeitamente possíveis e adequadas. Com capacidade e produtividade maiores, esses aeroportos poderão receber muito mais passageiros. Isso abre espaço, inclusive, para uma política pública que incentive a entrada de novos concorrentes no mercado de companhias aéreas. O cenário futuro é de melhor infraestrutura, melhor atendimento ao passageiro e maior concorrência.

Valor: Como funcionará a redução da distância para três milhas náuticas nos pousos?

Bittencourt: Se aproximarmos mais os aviões haverá maior capacidade de pouso nos aeroportos. Mas, para isso, é preciso uma pista boa e saídas rápidas. Hoje, o avião vai até o fim da pista e dá toda a volta. Se ele tiver capacidade de sair antes, não vai atrapalhar o pouso de quem vem atrás. Mas precisa também ter onde estacionar.

Valor: Isso valerá para outros aeroportos do país ou somente para os três que o governo está concedendo à iniciativa privada?

Bittencourt: Estamos trabalhando com essa perspectiva para os três aeroportos. As obras necessárias para permitir a redução do distanciamento estará no plano de investimentos dos futuros concessionários.

Valor: O distanciamento menor implicará restrições ao pouso de aeronaves menores, como jatos executivos, nos grandes aeroportos?

Bittencourt: Esse é um problema. Se um avião pequeno fica em uma distância menor de um avião grande, pode pegar turbulência. Vamos ter que otimizar isso, com planejamento para o uso de duas pistas, quem pousa onde. Isso tudo foi calculado pelo Decea, pela Infraero, pela Anac e por especialistas de consultorias. É um projeto que tem, por trás, um grande trabalho de avaliação técnica e que permitirá o aumento da capacidade para mais de 50 milhões de passageiros tanto em São Paulo quanto em Brasília. Viracopos, como tem espaço e ficará com quatro pistas, chegará a quase 90 milhões de passageiros por ano.

Valor: Isso é comparável a qual aeroporto no exterior?

O governo priorizou Guarulhos, Viracopos e Brasília porque são os três aeroportos mais críticos"

Bittencourt: É equivalente ao aeroporto de Houston [nos Estados Unidos], que é o maior do mundo, hoje.

Valor: A Camargo Corrêa e a Andrade Gutierrez insistem no projeto de um terceiro aeroporto em São Paulo. Essa ampliação da capacidade dos aeroportos já existentes sepulta as discussões sobre esse empreendimento em Caieiras?

Bittencourt: Para autorizarmos um aeroporto, precisamos de avaliações técnicas, antes de mais nada. A posição do Decea é que esse aeroporto não é compatível com os outros cinco aeroportos que já existem na região - Guarulhos, Viracopos, Congonhas, Campo de Marte e o de Jundiaí. Ao entrar no meio deles, o novo aeroporto tiraria capacidade dos demais aeroportos. Torna-se um investimento que não gera retorno para o sistema como um todo. Não é um posicionamento da Secretaria de Aviação Civil, que nem sequer tem competência para isso, mas sim um posicionamento técnico do Decea.

Valor: Há quem diga que o governo não falará sobre o novo aeroporto de São Paulo agora, para não atrapalhar as concessões de Guarulhos e de Viracopos, mas entrará no assunto mais à frente.

Bittencourt: Não é isso, é uma questão técnica. Com as concessões, o aeroporto de Guarulhos será ampliado e atingirá sua capacidade máxima por volta de 2020. Até lá, é quem atenderá a demanda de São Paulo. Depois, quem vai segurar a demanda é Viracopos, que terá um aumento progressivo de capacidade até alcançar 90 milhões de passageiros por ano, em 2034. Nesse momento, teremos que arrumar um outro aeroporto. Estamos estudando alternativas. Mas o inteligente é construir um novo aeroporto onde você agregue, em vez de retirar capacidade.

Valor: O governo considera a hipótese de estender o horário de funcionamento de Congonhas ou de liberar mais movimentos por hora?

Bittencourt: Não vamos aumentar a capacidade de Congonhas. O tamanho do aeroporto já está definido e assim vai ficar.

Valor: Mesmo provisoriamente, durante a Copa do Mundo, para a aviação executiva?

Bittencourt: Não vai se fazer nada disso. Vamos atender São Paulo, para a Copa do Mundo, com a ampliação de Guarulhos e Viracopos. Os concessionários terão metas a cumprir para atender a demanda.

Valor: E como lidar com o possível fechamento do Campo de Marte, mais à frente, para dar lugar à estação do trem-bala em São Paulo?

Bittencourt: Não tem nada disso, de o trem-bala desativar o Campo de Marte.

Valor: Mas está no projeto do trem-bala...

Bittencourt: Não existe isso. Não tem nada de desativação do Campo de Marte para o trem-bala.

Valor: Como será atendida a aviação executiva durante a Copa?

Bittencourt: Estamos discutindo, não só por causa da Copa, que terá momentos de pico, locais para onde esses aviões possam ser direcionados para que não impactem demais os aeroportos comerciais. Estamos identificando esses locais, alguns já estão pré-definidos, mas precisamos fazer estudos adicionais. Evidentemente eles terão que estar perto das cidades-sede. Alguns terão que receber obras de pátios de aeronaves, o que é rápido de fazer. Se a aviação comercial tem cerca de 500 aeronaves no Brasil hoje, a aviação geral possui 12 mil. É a segunda maior frota do mundo, só perde para a dos Estados Unidos, com 200 mil.

Valor: Para a Copa, a ideia é dar um aproveitamento melhor para aeroportos como o Campo de Marte e Jacarepaguá ou usar horários ociosos dos grandes aeroportos comerciais?

Bittencourt: Não queremos poluir os grandes aeroportos, a não ser que possamos acomodar a demanda em alguns horários. Mas o volume que teremos nos dias de pico deve ser tão grande que o problema não é só pousar, mas ter pátio para estacionar as aeronaves. É por isso que estamos olhando alguns aeroportos, perto das grandes cidades, para prepará-los para a Copa. A prioridade para os grandes aeroportos são as aeronaves comerciais.

Valor: O Galeão é um aeroporto muito degradado. Por que não colocá-lo logo na fila dos aeroportos para concessão em 2012?

Bittencourt: O governo priorizou Guarulhos, Viracopos e Brasília porque são os três aeroportos mais críticos. A demanda estava chegando ao limite da capacidade, ou já tinha passado esse limite no caso de Guarulhos, e precisávamos de uma decisão rápida para os investimentos relacionados às nossas obrigações com a Copa do Mundo. Hoje, o Galeão tem capacidade para atender a demanda. Há problemas, evidentemente, mas a Infraero está investindo para concluir o terminal 2 até maio de 2013. A reforma do terminal 1 ficará pronta em dezembro de 2013. É um aeroporto de 40 anos. Um apartamento dessa idade, que nunca passou por reformas hidráulicas e elétricas, apresenta problemas. Nesse caso, reformamos o piso, o teto e agora vamos mexer na parte hidráulica, como os banheiros, e na parte elétrica, inclusive o ar-condicionado. Escadas rolantes e elevadores já foram comprados, mas levam um tempo para serem montadas.

Valor: Mas o governo já tem uma posição sobre a concessão do Galeão ao setor privado?

Bittencourt: Estamos discutindo no governo um plano de outorgas para saber como vamos atender o crescimento da aviação comercial, que aeroportos poderão ser concedidos, quais deverão atender a aviação geral. Queremos fazer um planejamento estrutural de longo prazo, coisa para 30 anos. Não podemos continuar tomando decisões com base em dificuldades de curtíssimo prazo. O plano de outorgas, que estamos discutindo e que está bem adiantado, faz parte disso.

Valor: Parecia já haver uma definição de que, depois dos três primeiros aeroportos, também o Galeão e Confins passariam para a iniciativa privada. Pelo que o sr. informa, a definição só virá depois do plano de outorgas?

Bittencourt: É isso. Vamos definir com o que o governo e a Infraero querem ficar e o que poderá ser privado ou de Estados e de municípios. Não faltam interessados em investir em aeroportos no Brasil. As expectativas para o crescimento do país, mesmo que ele diminua um pouco nos próximos anos, são muito boas.

Valor: O aprofundamento da crise internacional, nas últimas semanas, pode diminuir o interesse de investidores estrangeiros nos três primeiros leilões?

Bittencourt: O país talvez cresça menos que o seu potencial, mas vai crescer. E a elasticidade da aviação civil em relação ao PIB é de 2,5. Ou seja, o setor crescerá durante muito tempo. Mais gente começará a usar avião porque a concorrência vai aumentar com a ampliação dos aeroportos e com a maior capacidade de distribuir hotrans (horários para pousos e decolagens). O avião não é mais um meio elitista de transporte, é um meio de transporte de massa.

Valor: O governo já tem um plano para a aviação regional?

Bittencourt: A primeira coisa de que a aviação regional precisa é infraestrutura de qualidade. Recebemos um estudo da Abetar (associação de empresas de transporte aéreo regional), pelo qual as companhias dizem, partindo só da premissa do turismo, que querem voar para 174 aeroportos no Brasil. Hoje temos voos regulares para 130 aeroportos. Em 1999, eram 180. Para isso, a Abetar definiu uma série de municípios que requerem investimentos, como pistas, pátios de aeronaves, terminais, sinalização, bombeiros. Esse investimento seria de R$ 2,4 bilhões até 2014. Vamos identificar, com os Estados, outras lógicas que não são apenas a do turismo, mas a do desenvolvimento econômico.

Valor: E o governo vai desembolsar recursos para os aeroportos regionais?

Bittencourt: Com a criação da Secretaria de Aviação Civil, foi criado também o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Ele servirá para investir em aeroportos regionais. Já temos o Profaa, que foi para dentro do FNAC, com cerca de R$ 180 milhões por ano. Existem outras fontes governamentais que podemos transferir para dentro do fundo e talvez possam dar alguma coisa mais ou menos desse tamanho. E a modelagem das concessões prevê contribuições ao sistema, tanto as fixas quanto as variáveis, que serão destinadas a fortalecer o fundo.

Valor: Discussões anteriores sobre a aviação regional acabavam resvalando em subsídios para a implantação de rotas consideradas pouco viáveis sem esses estímulos. Isso está na pauta?

Bittencourt: Podemos discutir isso, mas temos que fazer antes o que dá mais resultado. Se não investirmos em infraestrutura, não aumentaremos a competitividade das empresas aéreas. A maior participação do governo deve ser essa. E o que as companhias querem é isso mesmo: ter uma pista adequada e bem sinalizada, pousar à noite sem risco, colocar seus passageiros em um bom terminal. Obviamente, estamos pensando em outras medidas para elevar a competitividade como um todo, não só a da aviação regional, mas elas ainda estão em estágio embrionário.

Fonte: https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/10/31/plano-de-outorgas-definira-novas-concessoes

pesquisadorbrazil
Oct 31, 2011, 3:41 PM
Nossa os aeroportos de Brasília e Guarulhos terão capacidade no futuro para 50 milhões de paxs e de Campinas para 90 milhões. Eu creio que o aeroporto de Sampa alcance esse número bem antes do que Brasília. Isso é claro, baseado no crescimento projetado.

Mas como sabemos, estimativas sempre são furadas, ou para cima ou para baixo. Mas no geral, devemos prever que ambos aeroportos com uma gestão mais profissional chegue a esse número bem antes do que previsto.

Um fato curioso....

O aeroporto de tampa com 66 finger com previsão de 90 fingers no futuro, hoje, transporta 16 milhões de paxs ano. Em Brasília com apenas 13 fingers vai alcançar o mesmo número de paxs, e olha que interessante....

Tampa = 16 milhões de paxs = 66 fingers = 242.424 paxs por finger ano.
JK = 16 milhões de paxs = 13 finger = 1.230.769 paxs por finger ano.

Agora, qual oferece melhor conforto para seus paxs....

MAMUTE
Nov 1, 2011, 2:12 AM
Tráfego global de passageiros sobe 5,6% em setembro



A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês) divulgou hoje que o tráfego global de passageiros em setembro aumentou 5,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado, acima da expansão anual de 4,6% registrada em agosto. Já o transporte de carga recuou 2,7% em setembro, após uma contração anual de 2,4% em agosto.

"A força da demanda de passageiros em setembro foi uma surpresa agradável. Já a demanda de cargas caiu pelo quinto mês seguido, e essa tendência está em linha com a queda na confiança de empresas e consumidores. Nós ainda esperamos um enfraquecimento generalizado no tráfego de passageiros até o fim do ano", comentou Tony Tyler, diretor-geral e executivo-chefe da Iata, em nota divulgada no site da instituição.


A associação afirma também que a expansão no tráfego de passageiros em setembro pode ser atribuída às condições robustas nos mercados emergentes e viagens agendadas no começo do ano, quando o otimismo econômico era maior. As companhias aéreas da América Latinha registraram o maior aumento na demanda, com expansão de 10,6%. A demanda na Europa cresceu 9,2%. Segundo a Iata, a desvalorização do euro tem atraído turistas para o continente.


A taxa de ocupação no transporte global de passageiros ficou em 79,5% em setembro, pouco abaixo da marca de 80,1% registrada no mesmo mês de 2010. As maiores taxas de ocupação foram registradas na América do Norte (82,6%) e Europa (82,4%). A taxa de ocupação na região Ásia-Pacífico caiu para 76,0%, com muitas companhias recebendo novas aeronaves.


No Brasil, os voos domésticos registraram um aumento de 7,5% no tráfego de passageiros em setembro. A capacidade avançou 14,6%.


Em relação ao transporte de carga, o tráfego global teve queda de 5% no terceiro trimestre, na comparação com o primeiro trimestre. As companhias da região Ásia-Pacífico registraram redução de 6,3% só em setembro. Um dos motivos é o terremoto seguido de tsunami no Japão em março, que afetou a cadeia de abastecimento e prejudicou o transporte de cargas.


E a confiança das companhias aéreas para os próximos 12 meses se deteriorou mais em setembro, com previsões de queda significativa na rentabilidade e aumento nos custos. A Iata prevê que a rentabilidade do setor cairá para US$ 6,9 bilhões este ano e US$ 4,9 bilhões em 2012.












http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/71422_TRAFEGO+GLOBAL+DE+PASSAGEIROS+SOBE+56+EM+SETEMBRO

MAMUTE
Nov 2, 2011, 3:20 PM
Companhias aéreas anunciam novos voos diários ligando Brasília aos EUA


A ponte aérea Brasília-Estados Unidos ficará ainda mais estreita. Duas companhias anunciaram voos diários partindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek a partir do mês que vem. Em 14 de dezembro, a Delta Airlines passará a voar todos os dias da semana para Atlanta. A American Airlines começará a oferecer opções para Miami diariamente, a partir de 15 dezembro. Com isso, o número de embarques semanais da capital federal rumo ao exterior chega a 39. Este ano, uma média de 13,1 mil pessoas viajaram por mês em trechos internacionais.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou as novas operações e as vendas já começaram. Os aviões da Delta deixarão o terminal de Brasília às 23h38, chegando a Atlanta às 5h33 do dia seguinte. A companhia iniciou as atividades na capital federal em dezembro de 2009, com três trechos semanais. Em julho deste ano, inaugurou a sexta frequência e agora concretiza o voo diário. A American Airlines começou com quatro trechos por semana, em novembro do ano passado. O voo diário sairá às 11h02, segundo a Anac, com chegada a Miami às 18h40.

Brasília está nos planos de expansão das principais empresas de aviação do mundo. Para fugir de prejuízos nos Estados Unidos e na Europa, as companhias resolveram apostar no surgimento da nova classe média brasileira. A capital federal se destaca pela posição geográfica central. Rotas internacionais atraem brasilienses — donos da maior renda per capita do país —, mas também moradores de toda a região Centro-Oeste e de Minas Gerais, por exemplo.

Os voos têm atendido a demanda de turistas e de viajantes a trabalho, como diplomatas, servidores públicos e empresários. A consolidação das rotas a partir de Brasília costuma levar menos tempo do que em outras cidades. A brasileira TAM ainda não confirma, mas agentes de viagem dizem que a empresa também se prepara para operar voos diários para Miami em 2012 (hoje, são quatro por semana). Na Anac, porém, ainda não há solicitação nesse sentido.

Atualmente, oito companhias oferecem seis opções de destinos internacionais, sem escalas, partindo de Brasília. A primeira surgiu em julho de 2007, com a rota da TAP Brasília-Lisboa. Em dezembro de 2009, a Delta iniciou voos para Atlanta. No ano seguinte, chegaram Lan e Taca (Lima) e American Airlines (Miami) — além da TAM também ter começado a fazer rota para a Flórida. Este ano, se instalaram na capital federal a Pluna, para Montevidéu, e a Copa Airlines, para a Cidade do Panamá.











http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/11/02/interna_cidadesdf,276625/companhia-aereas-anunciam-novos-voos-diarios-ligando-brasilia-aos-eua.shtml

pesquisadorbrazil
Nov 6, 2011, 12:31 PM
Saiu no Jornal de Brasília uma matéria bem interessante, infelizmente saiu na versão impressa. Do dia 03/11/2011

Brasília vai ganhar os seguintes vôos para 2012..

Aeroméxico - Brasília / Cidade do México
Alitália - Brasília / Roma
Air France - Brasília / Paris
British Airlines - Brasília / Londres
Continental Airlines ou United Airlines - Brasília / Nova York
Lufthansa - Brasília / Frankfurt

O mais interessante de todas essas, a única que saiu na matéria que teria até o começo do vôo: Março/2012 é a BRITISH AIRLINES... Fui no aeroporto, ninguem confirma, mas também ninguem desmente.

pesquisadorbrazil
Nov 6, 2011, 12:34 PM
Brasília terá mais vôos para o exterior
Na esteira da Copa das Confederações e Copa do Mundo, a British, a Alitália e a Air France querem criar vôos para a Europa saindo de Brasília. Na prática, as três empresas pretendem inaugurar rotas já a partir do primeiro semestre de 2012.

Hoje, há vôos diários de Brasília para os Estados Unidos (American Airlines, Copa e Delta), Montevidéu, Buenos Aires, Cidade do México, Lima e Cidade do Panamá. Mesmo com a ligeira valorização do dólar diante do real, os vôos para os Estados Unidos continuam partindo lotados.

Quem pretende viajar para Miami, Orlando ou New York em janeiro ou fevereiro será forçado a entrada na lista de espera.

Fonte: http://www.fatorama.com.br/ks.html

salengasss
Nov 6, 2011, 4:03 PM
Buenos Aires e Cidade do México? Voos diários? ONDE?

MAMUTE
Nov 7, 2011, 6:12 PM
Embraer anuncia venda de 30 jatos para CIT Group



O grupo CIT possui ou financia uma frota de aproximadamente 300 aeronaves comerciais


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,56630417,00.jpg


A Embraer e o CIT Group Inc., empresa internacional de financiamento para a área de transportes, assinaram um acordo para a venda de até 30 jatos Embraer 190 e/ou Embraer 195, incluindo dez ordens firmes. As entregas estão programadas para acontecerem até 2015.

"Com mais de mil pedidos firmes de 60 operadores em 40 países, este investimento da CIT é mais uma confirmação de que os E-Jets atingiram um elevado nível de atratividade para a comunidade de investidores", afirmou em comunicado Paulo Cesar de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial.

De acordo com a Embraer, o CIT possui ou financia uma frota de aproximadamente 300 aeronaves comerciais. "Temos a satisfação de anunciar nossa primeira encomenda direta com a Embraer para as aeronaves E190/E195, as quais permitirão à CIT Aerospace oferecer maior variedade de produtos a seus clientes. Esta encomenda possibilita à CIT Aerospace continuar mantendo uma das mais novas e mais modernas frotas da indústria e nos ajudará a atender à crescente demanda dos nossos clientes por este tamanho de aeronave", disse Jeffrey Knittel, presidente de Financiamento para Transportes do CIT.

O E190 e o E195 são os dois maiores modelos da família de quatro novos jatos comerciais denominada E-Jets e entraram em operação em agosto de 2005 e julho de 2006. Podem ser configurados em uma ou duas classes e acomodam de 98 a 122 passageiros em uma cabine com dois assentos de cada lado do corredor, sem assento do meio.

O alcance chega a 4.450 quilômetros (2.400 milhas náuticas), sem escalas. Criada em 1908, a CIT é uma bank holding company com mais de US$ 34 bilhões em ativos financeiros e de leasing. Fornece empréstimos para financiamento e leasing para mais de 1 milhão de clientes de pequeno e médio portes de 30 segmentos industriais.













http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI277625-16355,00-EMBRAER+ANUNCIA+VENDA+DE+JATOS+PARA+CIT+GROUP.html

pesquisadorbrazil
Nov 7, 2011, 8:31 PM
Buenos Aires e Cidade do México? Voos diários? ONDE?

Deve ser vôos diários via code share...:haha:

pesquisadorbrazil
Nov 9, 2011, 8:00 PM
Nossa tem gente no outro forum pdv com essas noticias da British, Air France, Lufthansa, Alitália e Aeroméxico saindo direto de Brasília. Devem estar com crise estomacal... haja lexotan e gardenal para deixar esses foristas do city calmos.

MAMUTE
Nov 10, 2011, 2:00 AM
Sem acordo com empresas aéreas, funcionários ameaçam greve para dezembro


Companhias oferecem reajuste de 3%, mas aeronautas e aeroviários pedem 13%



Os aeroviários (pilotos, copilotos e comissários) e os aeronautas (funcionários das empresas aéreas que ficam em terra) se reuniram, nesta quarta-feira (9), com as companhias para negociar o aumento salarial coletivo. As aéreas voltaram a oferecer reajuste inferior ao pedido dos trabalhadores, que marcaram um protesto para o dia 16 de novembro, no Aeroporto de Guarulhos, e ameaçam entrar em greve.

As empresas oferecem reajuste de 3% sobre os salários e de 5% sobre o piso para aeronautas e aeroviários. Por outro lado, ambas categorias pedem aumento de 13%, o que significa reposição da inflação mais aumento real em torno de 4,5%.

Se não forem atendidos, os trabalhadores prometem parar no início de dezembro, época de férias escolares.


http://i1.r7.com/data/files/2C95/948E/310A/6419/0131/0B10/9531/2359/gol-tam-aviao-hg-20110708.jpg
Aeroviários e aeronautas ameaçam greve para período de férias escolares


Os sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas já haviam classificado a proposta das companhias, reafirmada na reunião de hoje, de "ridícula", já que o porcentual de reajuste não repõe a inflação que os trabalhadores projetam para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que é de 7,3%.

Greve em dezembro

Na última terça-feira (8), a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, e o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, afirmaram que se não houvesse avanço na proposta das empresas no encontro realizado hoje a categoria daria início à discussão para uma paralisação no mês que vem.

Uma manifestação reuniu, ontem, cerca de cem trabalhadores do setor aéreo no saguão do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, com o objetivo de chamar a atenção dos passageiros para a negociação salarial.

De acordo com as categorias, um aumento de 13% para os funcionários das aéreas poderia impactar o preço das passagens em 2,6%, caso o reajuste fosse repassado pelas empresas.



http://noticias.r7.com/economia/noticias/sem-acordo-com-empresas-aereas-funcionarios-ameacam-greve-para-dezembro-20111109.html?question=0

MAMUTE
Nov 11, 2011, 5:51 PM
Compra da Webjet pela Gol fica para o ano que vem


Presidente da Gol afirma que não tem expectativas para conclusão da operação; empresas seguem separadas até aprovação do Cade


http://exame.abril.com.br/assets/pictures/34328/size_590_aeronave-da-gol.jpg?1310650810
Queda no lucro por conta da variação cambial


A finalização da compra da Webjet pela Gol vai ficar para 2012. Em teleconferência de resultados trimestrais, Constantino Jr., presidente da Gol, afirmou que não tem nenhuma expectativa para que a operação se defina ainda neste ano. “Vamos continuar operando separadamente”, disse ele, em tom desanimado.

No final de outubro, as empresas assinaram com um Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação (Apro) com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para evitar a integração das operações das empresas até o julgamento final pelo órgão de defesa da concorrência. A Gol anunciou no dia 8 de julho a compra de 100% do capital social da WebJet por 311 milhões de reais.

Resultados trimestrais – A Gol registrou prejuízo líquido de 516,5 milhões de reais revertendo lucro de 110 milhões somados um ano antes. O que provocou as perdas foram as variações cambiais do período.

De acordo com o balanço da companhia, a desvalorização da moeda brasileira gerou uma despesa líquida com variação cambial em aproximadamente 476,4 milhões de reais por conta da maior representatividade dos passivos financeiros da companhia em dólar.

Outro ponto que fez cair o lucro da empresa foi o alto valor dos combustíveis. “O preço do petróleo estava elevado, enquanto a indústria estava mais lenta para gerar receita”, avalia Constantino.








http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/compra-da-webjet-pela-gol-fica-para-o-ano-que-vem

MAMUTE
Nov 11, 2011, 5:58 PM
Aeroportos terão máquinas de venda de alimentos



Empresas vão instalar 143 máquinas para vender bebidas, salgadinhos, sanduíches e café ainda este ano nos principais aeroportos


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,57855751,00.jpg
Máquinas de venda de bebidas e alimentos


Infraero assinou hoje contrato com três empresas para a instalação de máquinas de venda de alimentos e bebidas em 12 aeroportos relacionados à Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas, além dos Terminais de Congonhas, em São Paulo, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e da Pampulha, em Belo Horizonte. Serão distribuídos, ao todo, 143 pontos-de-venda pelos saguões e salas de embarque e desembarque doméstico e internacional. A estimativa é de que os equipamentos entrem em funcionamento ainda em 2011 para atender a demanda da alta temporada. As máquinas foram distribuídas em oito lotes, arrematados pelas vencedoras em pregão eletrônico realizado em agosto deste ano.

As máquinas oferecerão bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, sucos e água, salgadinhos e sanduíches, além de opções de café e chás. O contrato prevê que todas as máquinas deverão ter duas opções para pagamento.

O objetivo da Infraero é diversificar a oferta de produtos e serviços na área de alimentação nos aeroportos e com isso promover maior concorrência com as lanchonetes, para oferecer preços mais baixos aos passageiros e usuários.

Entre os aeroportos que receberão as máquinas de venda estão: o de Recife (PE), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Manaus (AM), Salvador (BA), Galeão (RJ), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR); além dos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Pampulha (MG).





http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI278668-16418,00-AEROPORTOS+TERAO+MAQUINAS+DE+VENDA+DE+ALIMENTOS.html

MAMUTE
Nov 12, 2011, 2:17 AM
Prejuízo da Gol aumenta e tarifa deve subir


A companhia aérea fechou o terceiro trimestre com prejuízo de R$ 358,7 milhões e planeja aumentar os preços para melhorar a margem operacional


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,53144421,00.jpg
Avião da Gol deixa Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo


A companhia aérea Gol fechou o terceiro trimestre com um prejuízo líquido de R$ 516,5 milhões, contra um prejuízo de R$ 358,7 milhões no segundo trimestre do ano. Fazendo a comparação com o mesmo período de 2010, as perdas parecem ainda maiores, já que no período a empresa teve lucro líquido de R$ 110 milhões. Segundo a companhia, a variação cambial foi a grande vilã do resultado ruim.

Para reverter o cenário a empresa planeja continuar aumentando as tarifas. A previsão é que no próximo trimestre os preços sejam reajustados acima de 1%. O "yield" - índice de rentabilidade medido pelo valor que o passageiro paga por quilômetro transportado e que baliza reajustes de passagens - teve um pequeno aumento de 0,7% no terceiro trimestre em comparação com os meses de abril a junho de 2011. Mas na comparação com o mesmo período de 2011, o índice recuou 7,6%.

Em comunicado, a Gol ressalta que a tendência de alta nas passagens vem sendo observada desde o final de agosto deste ano, quando a empresa iniciou um movimento mais consistente de recuperação de tarifas. Segundo Constantino Júnior, presidente da empresa, o aumento faz parte da estratégia da empresa de "recuperação gradual e consistente de margens operacionais".

O aumento das tarifas não é uma realidade somente da GOL. A TAM também tem feito aumentos sucessivos em suas tarifas. Em entrevista à Época NEGÓCIOS, em outubro, Líbano Barroso, presidente da TAM, chegou a dizer que os preços estavam abaixo da abaixo da média praticada em 2008 e que as companhias aéreas não tinham condições de continuarem subsidiando as passagens.

Ainda que seja uma realidade de todo o mercado e não somente da Gol, o fato é que o aumento nas tarifas tem um impacto na ocupação das aeronaves. A empresa apresentou uma taxa de ocupação no sistema total de 65,2% em outubro, queda de 5,2 pontos porcentuais na comparação com o mesmo período de 2010 e de 4,3 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Mercado internacional
A Gol apresentou queda de 15,8% no mercado internacional em outubro ante igual intervalo do ano passado. Esse recuo deve-se, principalmente, à devolução de três aeronaves do modelo B767 que operavam fretamentos internacionais; ao fim da operação para Bogotá; e à depreciação do real frente à moeda americana em cerca de 4,5% entre os períodos.









http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI278610-16355,00-PREJUIZO+DA+GOL+AUMENTA+E+TARIFA+DEVE+SUBIR.html

MAMUTE
Nov 18, 2011, 7:01 PM
Leilão de aeroportos acontecerá apenas no próximo ano


Ministro diz que leilão deve sair o mais rápido possível


http://www.maisbrasilia.com/mb2011/adm/Crop/imagens/Album/9988-9020-Imagem.jpg


O leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP) e Brasília (DF) "sairá o mais rápido possível", embora o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, tenha evitado confirmar nesta quinta-feira (17) se o certame ocorrerá na data prevista, de 22 de dezembro.

Em evento do setor aéreo no Rio de Janeiro, Bittencourt confirmou que o edital definitivo do leilão deve ser divulgado ainda em novembro. Pela regra, o edital deve sair no mínimo 45 dias antes do evento, o que significa que, se o edital fosse divulgado nesta quinta-feira, o leilão somente poderia ocorrer em 1º de janeiro de 2012.

"A data de 22 de dezembro dependia de uma série de coisas, o mais importante é que saia o mais rapidamente possível, tudo que o governo podia fazer, fez, entregou os editais na época certa, tudo planejado", disse o ministro, que afirmou ainda que existem 27 técnicos do governo mantendo conversas com o Tribunal de Contas da Uniao (TCU) para que a aprovação do edital ocorra em breve.

Bittencourt, entretanto, não respondeu se haverá adiamento de leilão.

Ele afirmou ainda que existem cerca de 10 grupos interessados em participar da concessão dos aeroportos, tanto brasileiros quanto estrangeiros. "Esse setor no mundo tem um potencial crescimento de mercado. E hoje o Brasil é um local que não só tem tido um crescimento grande, como também tem uma perspectiva de crescimento grande", completou Bittencourt.














http://www.maisbrasilia.com/mb2011/noticias/conteudo/9988/Leilão_de_aeroportos_acontecerá_apenas_no_próximo_ano.html

pesquisadorbrazil
Nov 22, 2011, 1:33 PM
Eu olhando o velho forum, me deparo com alguém que pelo jeito ou é muito metido a sabe tudo na área aeronautica ou é um completo alienado. Não tem muito tempo que eu postei no forum a informação que novas rotas internacionais partiriam de Brasília apartir de 2012. E o cara questinou todas, inclusive querendo comparar cidades americanas ou européias com a Brasília.

Se eu for fazer comparação, eu pegaria apenas as Cidades Chinesas, muitas com movimentação de paxs acima de 100 milhões, e o nosso maior aeroporto Guarulhos iria parecer anão.

Nossa mistura rotas nacionais com internacionais, tamanho da cidade, nossa o cara parece que fumou aquela erva para denegrir a cidade, inventando inclusive que a cidade de Brasília não teria condições de comportar esses vôos.

E aí vem a perguntar que não quer calar. Essas empresas estão vindo para cidade de Brasília com estudos de mercado, e não estão vindo por causa dos nossos turistas e sim para atender os turistas DELES.

Pelo menos essas aéreas são mais profissionais do que as nossas. Enquanto as nossas MENOSPREZAM o turismo internacional, digo, os mercados emissores. As aéreas internacionais fazem o contrário, PREVILEGIAM. Então querer compara Brasília com Denver-USA é piada de mal gosto.

HLbsb
Nov 22, 2011, 7:47 PM
:previous:

Pois é, esse cara tava lá se sentindo o futuro mega empresário da aviação brasileira, mas só apresentava pontos de vista esdrúxulos e facilmente rebatidos. Até tentei dialogar, mas encheu o saco...

Falando nisso, nenhuma novidade sobre esses voos para a Europa? Lá no outro fórum vi também notícias de que a Latan deve usar um hub internacional no norte ou nordeste brasileiro. Imagino que São Gonçalo do Amarante.. Que impacto isso traria na perspectiva de novos voos internacionais para BSB, já levando em conta que o mercado de BSB? está chamando a atenção das estrangeiras e não das nacionais...

MAMUTE
Nov 24, 2011, 10:51 AM
Passageiros de avião não terão problemas no fim do ano


O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, disse nesta quarta-feira na Câmara que o governo já tem um planejamento para manter a pontualidade e a qualidade no atendimento aos passageiros durante as festas de fim de ano. Ele prometeu apresentar em breve o plano detalhado de ações. "Estamos desde julho elaborando, junto com as companhias aéreas, um planejamento para a ação de fim de ano que vai fazer com que tenhamos uma operação sem problemas para os usuários", afirmou Bittencourt, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Ele apresentou ações adotadas para melhorar a gestão dos aeroportos. Uma delas foi a criação das autoridades aeroportuárias, responsáveis por organizar a ação dos órgãos públicos — como Receita Federal, Polícia Federal e agências nacionais de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Aviação Civil (Anac) — nesses locais.

Outras metas tratam da capacitação dos funcionários de aeroportos e da padronização de atividades como check-in, retirada de bagagens e verificação de passaportes. A realização da audiência foi sugerida pelo deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ).



http://www.jornalalobrasilia.com.br/noticias/img/noticias/foto_23112011173750.jpg
Wagner Bittencourt: obras nos aeroportos para a Copa de 2014 ficarão prontas a tempo.



Copa de 2014
Bittencourt afirmou que 22 aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol receberão R$ 7,2 bilhões em investimentos até o fim de 2013. Ele garantiu que as obras ficarão prontas a tempo.

"A gestão da Infraero vem melhorando bastante, assim como a capacidade de resolver uma série de problemas em licitações sobre as quais havia liminares na Justiça”, avaliou o ministro. “Quando se começa a fazer uma obra grande, um terminal novo, há todo um processo que realmente leva tempo. Agora, esses processos estão maturando e não temos dúvida de que as obras vão ficar prontas a tempo", disse.

Bittencourt anunciou para o início de 2012 um planejamento de longo prazo para a outorga de aeroportos que pode incluir Confins (MG) e Galeão, no Rio de Janeiro. Segundo o ministro, a decisão sobre a concessão imediata de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília levou em conta o fato de esses aeroportos já estarem operando perto dos seus limites.

O ministro anunciou ainda R$ 2,4 bilhões em investimentos em aeroportos regionais até 2014. Os recursos serão alocados com base nas prioridades de estados e municípios e no interesse comercial das companhias aéreas.















http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=147755

pesquisadorbrazil
Nov 24, 2011, 12:23 PM
:previous:

Pois é, esse cara tava lá se sentindo o futuro mega empresário da aviação brasileira, mas só apresentava pontos de vista esdrúxulos e facilmente rebatidos. Até tentei dialogar, mas encheu o saco...

Falando nisso, nenhuma novidade sobre esses voos para a Europa? Lá no outro fórum vi também notícias de que a Latan deve usar um hub internacional no norte ou nordeste brasileiro. Imagino que São Gonçalo do Amarante.. Que impacto isso traria na perspectiva de novos voos internacionais para BSB, já levando em conta que o mercado de BSB? está chamando a atenção das estrangeiras e não das nacionais...

Primeiro de tudo, o mercado brasiliense, bem como de todo Centro Oeste é muito grande para fazer o povo ter que se deslocar para Amarante. Sem contar, se for preciso, o GDF pode usar incentivos fiscais, como, preço de combustivel diferenciado, como ocorre com a TAP.

Então o risco de tirar paxs aqui é minimo, até mesmo porque, já existe vôos diretos da região nordeste de Fortaleza, Recife e Salvador, os maiores mercados. É mais facil, Amarante tirar paxs dessas cidades do que de Brasília, até mesmo porque Brasília já é HUB de paxs domésticos, e é inevitável virar HUB internacional, nem preciso falar porque.

Mais falando, devido justamente por já existir o HUB doméstico aqui. E criar um HUB da noite para o dia não é fácil.:whip:

MAMUTE
Nov 25, 2011, 2:46 PM
Anac: tarifa doméstica cai 17,7% no ano até agosto



As tarifas aéreas das passagens domésticas recuaram 17,7% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados divulgados há pouco pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já na comparação anual do mês de agosto, houve queda de 7,7%. Em agosto de 2011, o valor médio da tarifa aérea doméstica ficou em R$ 244,74, ante R$ 265,24 em agosto do ano passado.

Na comparação com agosto de 2002, ano em que se inicia a série de dados de tarifas aéreas domésticas, observa-se que o passageiro pagou menos da metade do que pagava há nove anos para voar em território nacional. Os dados fazem parte do Relatório de Tarifas Aéreas da Anac.


O Yield Tarifa Aérea Doméstico - valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional - teve uma redução de 8,4% em relação ao apurado para o mês de agosto de 2010. Nos últimos 14 meses, o mês de agosto de 2011 apresentou o mais baixo Yield Tarifa Aérea Doméstico na comparação com o mesmo mês de anos anteriores desde 2002.


Os valores apresentados são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na Anac, e são atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial utilizado pelo governo brasileiro para medir a inflação, até o mês mais recente apresentado no Relatório de Tarifas Aéreas.


São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões, e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas) e os vinculados a pacotes turísticos, a tarifas corporativas, a tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e a tarifas diferenciadas de crianças.













http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/74294_ANAC+TARIFA+DOMESTICA+CAI+177+NO+ANO+ATE+AGOSTO

MAMUTE
Nov 26, 2011, 12:10 AM
Dilma assina segunda-feira concessão do primeiro aeroporto leiloado



BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff assinará na segunda-feira o contrato de concessão à iniciativa privada do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, próximo de Natal (RN). A visita de Dilma à cidade foi acertada em almoço da presidente com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), cuja base eleitoral está concentrada na região.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o primeiro a ser leiloado pelo governo e será administrado pelo Consório Inframérica, composto pelos grupos Engevix e pela Argentina Corporación América. Em breve, também serão leiloados os aeroportos internacionais de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e Brasília.








http://www.valor.com.br/brasil/1111580/dilma-assina-segunda-feira-concessao-do-primeiro-aeroporto-leiloado

MAMUTE
Nov 26, 2011, 12:13 AM
Governo terá plano de outorga de novos aeroportos no início de 2011


BRASÍLIA – O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, afirmou há pouco que o governo estuda a concessão e outorga de outros aeroportos e que um plano sobre o tema ficará pronto no início de 2012. “No longo prazo, vamos identificar o que o governo federal tem como estratégia para ficar com ele, com a Infraero. Depois, vamos ver o que vai para iniciativa privada e para Estados e municípios", disse o ministro em audiência pública na Câmara dos Deputados. "A estratégia está sendo discutida e estará pronta, a princípio, no início do ano que vem”.

Perguntado pelos parlamentares sobre os terminais de Confins (MG) e Galeão, no Rio de Janeiro, não estarem entre os que terão os primeiros leilões de concessão, Bittencourt reconheceu que, quando o governo decidiu quais aeroportos seriam administrados pela iniciativa privada, não havia uma estratégia sobre o assunto.

O ministro disse que, por isso, um plano de outorga está em discussão no Executivo e que a concessão dos dois terminais está em análise. “Nós conversamos com Rio e Minas. Estamos fazendo avaliações técnicas”, afirmou.

Bittencourt destacou ainda que o governo definiu as primeiras concessões de aeroportos considerando o volume de atividades, a situação central para o tráfego de passageiros (casos de Brasília e Congonhas, em São Paulo), além da situação estratégica para alavancar o transporte aéreo não só estadual, mas também em âmbito nacional (caso de Viracopos, em Campinas).

Na audiência pública, Wagner Bittencourt também destacou o aumento do empenho de verbas no setor aéreo neste ano. O ministro calculou que a Infraero deve investir R$ 1,1 bilhão em 2011, mais que o dobro do gasto médio dos últimos anos, disse.












http://www.valor.com.br/brasil/1107156/governo-tera-plano-de-outorga-de-novos-aeroportos-no-inicio-de-2011

MAMUTE
Nov 28, 2011, 2:07 PM
Anac regulamenta inspeção de segurança nos aeroportos



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje no Diário Oficial da União resolução sobre procedimentos de inspeção de segurança contra atos de interferência ilícita nos aeroportos. Nesta nova fase de concessão de aeroportos à iniciativa privada, a resolução destaca que a inspeção de segurança da aviação civil será conduzida por agente de proteção contratado pelo operador do aeródromo, sob supervisão da Polícia Federal.

Em caso de dúvida durante o processo de inspeção de segurança o passageiro deverá retirar a vestimenta suspeita, em local reservado. A resolução traz também a lista de itens que não devem ser transportados na cabine das aeronaves











http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=377521

MAMUTE
Nov 29, 2011, 12:06 AM
Anac: demanda por voos domésticos subiu 8,81% em outubro


O crescimento acumulado da procura por voos domésticos de janeiro a outubro foi de 17,46% em relação ao mesmo período de 2010, enquanto a oferta subiu 13,70%

A demanda por voos domésticos no mês de outubro cresceu 8,81% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta aumentou 12,85%. O crescimento acumulado da procura por voos domésticos de janeiro a outubro foi de 17,46% em relação ao mesmo período de 2010, enquanto a oferta subiu 13,70%.

Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras teve aumento de demanda em outubro de 3,42% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a oferta subiu 3,81%. No acumulado de 2011, a demanda cresceu 12,66%, contra 8,86% da oferta.


http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,56759924,00.jpg
A TAM Linhas Aéreas liderou o mercado doméstico em outubro, com 39,62% de participação


A TAM Linhas Aéreas liderou o mercado doméstico em outubro, com 39,62% de participação, seguida pela GOL Linhas Aéreas, com 37,08%. As demais empresas aumentaram sua fatia de mercado para 23,30%, contra 17,84% no ano passado - o que representa um aumento de 30,6% na participação de mercado dessas empresas em relação a outubro de 2010. No mercado de voos internacionais operados por empresas brasileiras, o Grupo TAM respondeu por 87,98% do mercado, contra 10,77% da Gol/Varig, considerando o acumulado de janeiro a outubro de 2011.






http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI281481-16418,00-ANAC+DEMANDA+POR+VOOS+DOMESTICOS+SUBIU+EM+OUTUBRO.html

MAMUTE
Nov 29, 2011, 2:28 PM
American Airlines pede concordata em Nova York

O pedido deve permitir que a companhia aérea continue com suas operações normalmente, enquanto reestrutura sua dívida através da holding AMR


http://assets3.exame.abril.com.br/assets/pictures/44923/size_590_america-airlines.jpg?1322573517
A AMR tem cerca de US$ 4,1 bilhões em dinheiro sem restrições e investimentos de curto prazo


Nova York - A holding AMR e sua subsidiária American Airlines entraram hoje com pedido de concordata em um tribunal de Nova York, após anos tentando lidar com seus altos custos trabalhistas. O processo deve permitir que a companhia aérea continue com suas operações normalmente, enquanto reestrutura sua dívida. Por volta das 10h15 (de Brasília), as ações da companhia despencavam 60% no pré-mercado, a US$ 0,64.

A companhia também nomeou Thomas Horton como chairman e executivo-chefe, no lugar de Gerard Arpey, que vai se aposentar. "Essa foi uma decisão difícil, mas é o caminho certo e necessário que nós temos de adotar - e adotar agora - para nos tornarmos uma companhia aérea mais eficiente, financeiramente forte e competitiva", disse Horton.

A AMR tem cerca de US$ 4,1 bilhões em dinheiro sem restrições e investimentos de curto prazo, o que deve ser suficiente para pagar fornecedores e outros parceiros durante a proteção oferecida pelo Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA. A companhia acredita que não deve precisar de financiamentos "debtor in possession" (DIP).

No mês passado, a AMR revelou que teve prejuízo no terceiro trimestre. Os resultados da companhia foram afetados novamente pelos aumentos nos custos dos combustíveis, que subiram 40% na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são da Dow Jones.






http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/american-airlines-pede-concordata-em-nova-york

MAMUTE
Nov 29, 2011, 11:56 PM
Em concordata nos EUA, American Airlines diz que operação no Brasil não será prejudicada


O pedido de concordada feito nesta terça (29), nos Estados Unidos, pela empresa aérea American Airlines não irá afetar as operações no Brasil, segundo comunicado divulgado pela companhia. Na nota, a American Airlines informa que a concordata não terá impacto jurídico nas operações no Brasil e que a empresa continuará a prestar o serviço de transporte aéreo normalmente.

“A American Airlines está operando seus voos dentro da programação, honrando suas passagens e reservas como de costume e, também, executando reembolsos e trocas normalmente. O programa de fidelidade AAdvantage não será afetado”, diz o texto do comunicado.

A empresa informa ainda que continua fazendo parte da aliança Oneworld e mantém todas as parcerias de compartilhamento de voos, “possibilitando aos seus clientes ganhar e resgatar suas milhas em opções convenientes de voos no mundo todo”.

A American Airlines anunciou hoje que a empresa controladora, a AMR Corporation, e algumas subsidiárias sediadas nos Estados Unidos entraram com pedido de reorganização, conforme o Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana. A empresa diz no comunicado que espera continuar suas operações de negócios normalmente durante o processo.

As companhias aéreas controladas pela AMR - American Airlines, American Eagle e AmericanConnection - têm mais de 900 aviões que atuam em 260 aeroportos de mais de 50 países. São programados, em média, cerca de 3,4 mil voos diários.








http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=148557

MAMUTE
Dec 1, 2011, 3:56 PM
Azul pede à Anac aval para voo diário entre Belo Horizonte e Brasília


A Azul Linhas Aéreas informou que pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar voos diários entre Belo Horizonte e Brasília. De acordo com a companhia, com a aprovação, o plano é iniciar a rota a partir de 1º de fevereiro de 2012. Serão quatro voos por dia, sem conexões.

A Azul opera atualmente voos para 40 cidades, com cerca de 300 frequências por dia. Sua frota conta com 43 aeronaves.




http://www.valor.com.br/empresas/1119412/azul-pede-anac-aval-para-voo-diario-entre-belo-horizonte-e-brasilia

MAMUTE
Dec 1, 2011, 5:09 PM
Avianca apresenta avião de US$ 40 milhões em SP


http://economia.terra.com.br/imgauto/avianca1_reinaldo_marques_619.jpg
Airbus A320 custou cerca de US$ 40 milhões


A companhia aérea Avianca apresentou nesta quinta-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o primeiro dos quatro Airbus A320 comprados pela companhia por cerca de US$ 40 milhões cada um. Além dos A320, a companhia já havia anunciado a compra de cinco Airbus A318. Com as novas aeronaves a companhia espera aumentar a demanda de passageiros. "Pretendemos aumentar a demanda de passageiros para 5,4 milhões em 2012, o que representa crescimento de aproximadamente 70% em comparação com este ano", afirmou o presidente da Avianca, José Efromovich.

O novo A320 adquirido pela companhia deve entrar em operação no dia 9 de dezembro, com voos de Porto Alegre a São Paulo e Brasília a Recife. A grande novidade da aeronave é o sistema de entretenimento de bordo, com telas nos encostos das poltronas que vai permitir aos clientes assistirem a DVDs, programas de notícias, esportes, além de jogos de vídeo game. "Apesar de pensarmos no aumento da demanda de passageiros, nosso foco não é o market share (disputa de mercado), mas com estes benefícios com certeza vamos atrair mais clientes", afirmou Efromovich.

De acordo com o presidente, a companhia pretende fazer um grande investimento nos próximos cinco anos. "Esperamos estar com uma frota de até 31 aeronaves em 2012 e podemos até aumentar este número, dependendo da demanda. Até 2016 planejamos investir cerca de US$ 1,5 bilhões", concluiu Efromovich.








http://not.economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201112011610_TRR_80556037