PDA

View Full Version : Transporte por Trilhos Brasília | Movimentação no Setor


Pages : [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

MAMUTE
Oct 16, 2011, 9:26 PM
Thread criado para discutirmos sobre: Metrô, VLT, Trêm urbano, linha férrea entre outros, relacionados com transporte por trilhos em Brasília...

MAMUTE
Oct 16, 2011, 9:34 PM
Esses dias li em varios meios de comunicação, que o governo federal vem liberando verbas para construção e ampliações de Metrô e Trens urbanos em varias cidades do Brasil, em Curitiba, Belo horizonte e Porto Alegre, alguem sabe se vai sobrar uma grana dessas para nóis aqui de Brasília, para concluir logo o Metrô até o final da asa norte, e os outros trechos restantes.

pesquisadorbrazil
Oct 17, 2011, 11:30 AM
Em Brasília não tem problemas com liberação de dinheiro, mas sim de vontade politica, ou esqueceram os quase meio bilhão que LULA liberou para o VLT? O Sec. de Transportes é frouxo, e vem com papinho que em 36 meses não entregaria o VLT do Aeroporto até a 502 norte com medo de deixar a Avenida W3 esburacada. JÁ ESTÁ ESBURACADA a tempos.

MAMUTE
Oct 17, 2011, 12:42 PM
Dilma anuncia investimento de R$ 30 bilhões em obras de transporte urbano

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (17) investimento de R$ 30 bilhões, pelo governo federal, em obras de mobilidade urbana. Segundo ela, o pacote vai incluir a construção de metrôs, corredores exclusivos para ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLT).



“A população passa boa parte de seu tempo se deslocando entre a casa, o trabalho, a escola e outras atividades. Por isso, garantir um transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida de todas as pessoas”, disse.



No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que nas cidades brasileiras onde já há serviços de metrô, o transporte é reconhecido como rápido, moderno, com qualidade e conforto por diversas classes sociais. Apenas em Curitiba (PR), segundo ela, o metrô será responsável pelo transporte de cerca de 300 mil pessoas todos os dias.



Já em Belo Horizonte (MG), de acordo com a presidenta, a ideia é construir 11 terminais de integração de ônibus. A obra deve incluir sete municípios da região metropolitana. Em Porto Alegre (RS), serão oito corredores. Outra opção de transporte público são os trens urbanos, com previsão de construção em São Leopoldo e Novo Hamburgo, ambos no Rio Grande do Sul, e em outras 21 cidades.



“Cada vez mais brasileiros estão tendo oportunidade de comprar o seu próprio carro. É sinal que a renda da população está melhorando e o país continua crescendo. Comprar seu próprio carro significa também ter um transporte para os dias de lazer, para que você possa passear com a sua família. Mas a solução do transporte nas grandes cidades está no investimento no transporte público de qualidade. Sem isso, as cidades se transformam em um caos”, concluiu Dilma.






http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=369993

emblazius
Oct 17, 2011, 1:13 PM
Agnelo ta sem culhão para romper com os carteleiros do DF. Ele e sua bancada governista vendida!!!

pesquisadorbrazil
Oct 19, 2011, 11:40 AM
Edital do VLT está quase pronto

O edital para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está em fase de conclusão, necessitando apenas a sua adequação às normas do Regime Diferenciado para a Copa (RDC). Sua publicação está prevista para os próximos dias.



As obras estão paradas desde abril, após a Justiça anular a primeira licitação. Como não será possível concluir todo o projeto antes da Copa do Mundo de 2014, o VLT será construído em etapas. Esta primeira, que será do Aeroporto de Brasília até o Terminal de Integração Sul (próximo ao Setor Policial), está orçada em R$ 400 milhões, a parte estrutural, mais 110 milhões para o material rodante (vagões).



Segundo o governador em exercício Tadeu Filippelli, o VLT vem para mudar e dar aos moradores de Brasília e da região metropolitana um transporte urbano de qualidade e confortável. “O serviço, infelizmente, ainda é muito angustiante no Distrito Federal”, disse ele.



Leia mais na edição desta quarta-feira (19) do Jornal de Brasília.



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?id=370423&

MAMUTE
Oct 19, 2011, 11:47 AM
:previous:Eu estou curioso para saber, se o pacotão do governo federal de 30 Bi vai ter algum repasse para o GDF investir no VLT e no Metrô, e de quanto será???

pesquisadorbrazil
Oct 19, 2011, 11:48 AM
Muita sacanagem, prometeram tudo, e agora vai licitar a parte do aeroporto até o terminal sul do metrô, eu quero ver os turistas descendo até a rodoviária com suas malinhas. Nem falem do metrô no SCN, se o VLT sequer vai chegar na 502 norte em 2014, pior, o metrô.

pesquisadorbrazil
Oct 19, 2011, 11:49 AM
:previous:Eu estou curioso para saber, se o pacotão do governo federal de 30 Bi vai ter algum repasse para o GDF investir no VLT e no Metrô, e de quanto será???

No PAC estava a expansão do Metrô e a construção do VLT.:whip:

MAMUTE
Oct 19, 2011, 12:02 PM
VLT será lançado ainda nesta semana


Durante a abertura do Jornada Brasília +50, seminário internacional sobre mobilidade sustentável, o governador em exercício Tadeu Filippelli anunciou que um dos projetos que integram o sistema de transporte urbano do DF, o Veículo Leve sobre Trilhos deverá ser publicado ainda esta semana. “Já fizemos o edital, entretanto somente no dia 11 de outubro saiu a regulamentação do regime diferenciado de licitação pras obras da Copa do Mundo. Já que neste primeiro momento o VLT é destinado para o mundial. Agora, o estamos adequando para publicá-lo”, afirmou Filippelli. O VLT será feito em mais de uma etapa, para esta primeira está estimado um investimento de R$ 440 milhões.


http://www.maiscomunidade.com/imagem/d33430ca12d3548346bbf9df583da03ec2746def/380/375/PNUImagem.jpg
Filippeli falou sobre o VLT durante a abertura do Jornada Brasília +50

Tadeu Filippelli avaliou a importância de todas as iniciativas que buscam debater problemas de Brasília. Este, relacionado ao transporte urbano, em particular, segundo o governador em exercício, terá grande contribuição. “Hoje, temos o sistema de transporte público do DF com uma das situações mais agoniantes”, explicou. Ele pontuou ainda outras medidas que estão sendo tomadas no segmento, como exemplo, a implantação, pela primeira vez no DF, de um Plano Diretor de Transporte Urbano. Filippelli lembrou ainda a participação da capital federal no Programa Mobilidade nas Grande Cidades, proposto pelo Governo Federal. Estas, entre outras, segundo ele, fazem parte de um conjunto de iniciativas, que a longo prazo serão percebidas pela população.







http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasil/114354/VLT-SERÁ-LANÇADO-AINDA-NESTA-SEMANA.pnhtml

pesquisadorbrazil
Oct 19, 2011, 12:07 PM
VLT será lançado ainda nesta semana


Durante a abertura do Jornada Brasília +50, seminário internacional sobre mobilidade sustentável, o governador em exercício Tadeu Filippelli anunciou que um dos projetos que integram o sistema de transporte urbano do DF, o Veículo Leve sobre Trilhos deverá ser publicado ainda esta semana. “Já fizemos o edital, entretanto somente no dia 11 de outubro saiu a regulamentação do regime diferenciado de licitação pras obras da Copa do Mundo. Já que neste primeiro momento o VLT é destinado para o mundial. Agora, o estamos adequando para publicá-lo”, afirmou Filippelli. O VLT será feito em mais de uma etapa, para esta primeira está estimado um investimento de R$ 440 milhões.


http://www.maiscomunidade.com/imagem/d33430ca12d3548346bbf9df583da03ec2746def/380/375/PNUImagem.jpg
Filippeli falou sobre o VLT durante a abertura do Jornada Brasília +50

Tadeu Filippelli avaliou a importância de todas as iniciativas que buscam debater problemas de Brasília. Este, relacionado ao transporte urbano, em particular, segundo o governador em exercício, terá grande contribuição. “Hoje, temos o sistema de transporte público do DF com uma das situações mais agoniantes”, explicou. Ele pontuou ainda outras medidas que estão sendo tomadas no segmento, como exemplo, a implantação, pela primeira vez no DF, de um Plano Diretor de Transporte Urbano. Filippelli lembrou ainda a participação da capital federal no Programa Mobilidade nas Grande Cidades, proposto pelo Governo Federal. Estas, entre outras, segundo ele, fazem parte de um conjunto de iniciativas, que a longo prazo serão percebidas pela população.







http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasil/114354/VLT-SERÁ-LANÇADO-AINDA-NESTA-SEMANA.pnhtml

Sinceramente esse governo perdeu a credibilidade. E pior, eu quero ver, quando licitar e não ter participantes, o que irão fazer, comprar 1200 ônibus para substituir o vlt:hell:

Espartano_bsb
Oct 20, 2011, 12:26 PM
Muita sacanagem, prometeram tudo, e agora vai licitar a parte do aeroporto até o terminal sul do metrô, eu quero ver os turistas descendo até a rodoviária com suas malinhas. Nem falem do metrô no SCN, se o VLT sequer vai chegar na 502 norte em 2014, pior, o metrô.

Não estou nem aí para os turistas de Copa do Mundo... Quero apenas que o transporte público da cidade melhore um pouco para quem paga seus impostos e aqui reside.. Mas infelizmente esse negócio de ligar o aeroporto ao metrô não vai resolver NADA! Sem a linha da W3, é um projeto que já nasce com sérios riscos de virar mico!

Similar
Oct 20, 2011, 1:01 PM
Já eu acho que a prioridade deveria ser toda para a expansão do metrô e a implantação dos corredores de ônibus articulados.

Mas como as coisas são lentas aqui, meu Deus! E não é falta de dinheiro!

pesquisadorbrazil
Oct 24, 2011, 11:59 AM
Não estou nem aí para os turistas de Copa do Mundo... Quero apenas que o transporte público da cidade melhore um pouco para quem paga seus impostos e aqui reside.. Mas infelizmente esse negócio de ligar o aeroporto ao metrô não vai resolver NADA! Sem a linha da W3, é um projeto que já nasce com sérios riscos de virar mico!

Concordo contigo, mas eu vejo uma coisa em Brasília, tem gente que tem seu CARRO, que não se importa com o COLETIVO. Igual um colunista da Octogonal. Pra ele, 1 mil ônibus poluentes vão ficar uma beleza na avenida W3 em vez do VLT, pois ele está com remorso de derrubar as arvores semi-mortas da avenida. Se colocar 1 mil ônibus na avenida, vai ser o tiro de misericórdia que a região precisa para virar um mico mesmo.:slob:

TherealdealDF
Oct 25, 2011, 4:05 PM
Concordo contigo, mas eu vejo uma coisa em Brasília, tem gente que tem seu CARRO, que não se importa com o COLETIVO. Igual um colunista da Octogonal. Pra ele, 1 mil ônibus poluentes vão ficar uma beleza na avenida W3 em vez do VLT, pois ele está com remorso de derrubar as arvores semi-mortas da avenida. Se colocar 1 mil ônibus na avenida, vai ser o tiro de misericórdia que a região precisa para virar um mico mesmo.:slob:

Assino embaixo. Inclusive o asfalto da W3 está uma vergonha. Na faixa em que circulam os ônibus, o asfalto está completamente deformado. Imagina com mais 1 mil ônibus! E o edital do VLT, alguém tem alguma notícia?

MAMUTE
Oct 29, 2011, 11:47 PM
Governo implantará VLT em toda Avenida W3


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, decidiu que tentará levar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a toda extensão da Avenida W3 Sul antes da Copa do Mundo de 2014, segundo informações do colunista do Jornal de Brasília Cláudio Humberto.



Seu governo já teria os recursos (mais de US$ 300 milhões) para a primeira fase, que liga o aeroporto da Capital ao final da W3 Sul, mas tão logo se inicie, vai viabilizar o restante do trecho. O VLT é considerado essencial à mobilidade urbana de Brasília.





http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=372344&secao=N

pesquisadorbrazil
Oct 30, 2011, 2:33 PM
Me desculpe, estive lendo os comentários em certos jornais, chega a ser patética a oposição ao VLT. Hora dizem que ferem o tombamento, hora dizem que vão derrubar as arvores, hora dizem que ninguem vai utilizar o VLT, hora dizem que vai tirar dinheiro da saúde, educação e segurança. Patéticos opositores. Simplesmente se eu fosse governador, alem de implantar o VLT, eu implantaria estacionamento rotativo, pedágio urbano, rodizio, e por ai vai.

Foi igual o quebra pau que os estudantes fizeram para aprovar as passagens de graça. Cadê eles? fiquei sabendo que nem usam o transporte urbano e pior, utilizam os carros para transitar.

É igual a falácia de ciclistas, eu quero ver o GDF implantar os 600 km de ciclovias e elas ficarem as moscas. Eu vou querer ver as desculpas... Eu já tenho algumas na ponta da lingua.

Não tem segurança, pois os ciclistas vão querer um PM a cada 500 metros, não tem iluminação, não tem arvores, não tem banheiros, não tem bebedouros, não tem orelhão, não tem internet de graça ao longo das ciclovias e por ai vai.

É igual exigir passarelas e depois elas ficarem de enfeite.

Espartano_bsb
Oct 30, 2011, 5:11 PM
Mais um da série 'eu só acredito vendo...'

salengasss
Oct 30, 2011, 5:25 PM
Esse VLT tá ridículo... demorado demais. Só conversa jogada fora!

Jota
Oct 31, 2011, 12:18 AM
Esse VLT tá ridículo... demorado demais. Só conversa jogada fora!

Culpe o Arruda e suas licitações alopradas.... Arrudão caiu antes de ver todas as suas obras embargadas.

MAMUTE
Nov 22, 2011, 7:50 PM
Alguem já viu esse plano de expansão da malha ferroviária para 2012...


http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/09/ferrovias-expansao-da-malha.jpg


PPA 2012-2015: União quer expandir em 4.546 km a malha ferroviária

Os detalhes contidos no Plano Plurianual 2012-2015, recém-enviado ao Congresso, revelam metas setoriais do governo que ainda são total ou parcialmente desconhecidas do mercado.

O plano expõe a intenção da presidente Dilma Rousseff de fazer, nos próximos quatro anos, duas rodadas de licitações em áreas do pré-sal com o novo regime de partilha e sete leilões em bacias maduras e em campos marginais.

Na infraestrutura, o compromisso é conceder 2.234 quilômetros de rodovias federais à iniciativa privada e expandir em 4.546 quilômetros a malha ferroviária nacional, além de duplicar a capacidade dos aeroportos, tanto para passageiros quanto para movimentação de cargas.

No PPA, o governo não trata apenas de traçar as perspectivas de investimentos na economia e de ações individuais dos ministérios dos próximos quatro anos, mas também estipula metas ousadas para o saneamento das contas públicas.

Uma delas inclui o equilíbrio atuarial dos regimes próprios de Previdência Social dos Estados e municípios - fonte, hoje, de larga diferença entre os recursos que entram, via contribuições dos servidores na ativa, e o dinheiro que sai, em forma de aposentadorias e pensões.

O governo também se propõe a regulamentar o Projeto de Lei 1.992/07, que cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), atualmente em tramitação na Câmara, que serviria para reduzir o déficit dos servidores federais, que neste ano deve atingir pouco mais de R$ 57 bilhões.



Na área de indústria e comércio, o governo assume a meta de internacionalizar 30 empresas do setor manufatureiro e de aumentar, de US$ 32,5 bilhões para US$ 68,4 bilhões, o valor exportado anualmente por companhias apoiadas pela Apex.

Também promete, na tentativa de resolver a crônica escassez de financiamento das micros e pequenas empresas, ampliar de R$ 5 bilhões para R$ 21,2 bilhões a oferta de crédito do BNDES ao conjunto de firmas que mais cria postos de trabalho na economia.

O plano 2012-2015 está dividido em 45 programas temáticos, com 491 objetivos e 2.503 iniciativas. Ele foi enviado ao Congresso no fim de agosto e poderá receber emendas durante sua tramitação.

Ao definir o “plano geral de voo” dos próximos três anos do governo Dilma e do primeiro ano do governo seguinte, prevê investimentos totais de R$ 5,4 trilhões no período, montante 38% maior que o PPA anterior.

A principal diferença em relação aos planos anteriores é que o foco sai de “tecnicalidades orçamentárias” para se concentrar nos resultados das chamadas “agendas transversais”, diz a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Maria Lúcia Falcón, que coordena o PPA no Ministério do Planejamento. “Com as metas, fica mais fácil para qualquer cidadão identificar ações que, muitas vezes, atravessam vários ministérios.”

Para ilustrar, Lúcia abre um dos três volumes de acompanhamento do plano 2007-2011, com 1.381 páginas. O livro contém centenas de tabelas com a execução orçamentária de autarquias e de empresas estatais, mas é praticamente impossível saber a real situação dos programas definidos pelo governo como prioritários. “Hoje, as avaliações do PPA não permitem observar os resultados finais”, lamenta a secretária. “É o que resolvemos mudar.”

Lúcia assegura que mudará ainda a forma de monitoramento. “Nos planos anteriores houve muita participação da sociedade civil na elaboração, mas não no acompanhamento”, ressalta.

Para corrigir isso, estão programadas reuniões periódicas de prestação de contas, como o 2º Fórum de Conselhos Nacionais, em 13 de outubro.

São 34 entidades, integradas por representantes da sociedade, como o Conselho de Meio Ambiente (Conama), o de saúde e o de educação.

Isso garante, na visão da secretária, cobranças para o aperfeiçoamento das ações oficiais e mesmo para a correção de rumos. “Não adianta fazer alguma coisa chapa-branca”, afirma.

Ao detalhar os planos do governo para o próximo quadriênio, com base em consultas a todos os órgãos da administração pública federal, o PPA se tornou também o mais amplo guia para potenciais investidores no país.

Um dos exemplos está na aviação civil, há oito anos seguidos com crescimento de dois dígitos, que se prepara para uma onda de investimentos privados na concessão de aeroportos.

O plano do governo é dar à rede aeroportuária, em 2015, capacidade para receber 305 milhões de passageiros - no ano passado, passaram 155 milhões de passageiros pelos 66 terminais da Infraero.

O número de localidades atendidas por rotas aéreas comerciais deverá aumentar de 130 para 150. Já a quantidade de assentos oferecidos em voos internacionais subirá dos atuais 9,8 milhões para 15,2 milhões. Para atender a essa demanda, será necessário formar 1.900 pilotos em quatro anos.

Para chegar a esses resultados, o governo promete um “plano de incentivos” para a aviação regional, a revisão dos acordos bilaterais que definem o número de voos permitidos para outros países, medidas de “estímulo à concorrência” entre empresas e a “efetivação de mecanismos de financiamento de aeronaves”.

Há um compromisso claro de retomar as concessões de estradas federais, em ritmo lento desde a entrega para a administração privada de rodovias como a Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte) e Régis Bittencourt (São Paulo-Curitiba), em 2007.


http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/09/arte21bra-102-ppa-a41.jpg

Com a alegação de “propiciar mais segurança e qualidade no deslocamento”, três trechos serão concedidos: a BR-040, de Brasília a Juiz de Fora, com 956 quilômetros; o trecho capixaba da BR-101, com os 461 quilômetros entre a divisa com o Rio de Janeiro e a divisa com a Bahia; e os 817 quilômetros da BR-116 em Minas Gerais.

Se tudo o que está no plano plurianual realmente sair do papel, a malha rodoviária ficará mais segura e controlada. Está prevista a instalação de 2.696 radares de velocidade nas estradas, além de 220 equipamentos de medição de peso.

Hoje, grande parte das balanças para caminhões está quebrada e não impede que veículos com excesso de peso trafeguem pelas rodovias, acelerando a deterioração do pavimento e transformando os contratos de manutenção da malha em um eterno “tapa-buraco”.

Para fortalecer a indústria naval, o governo pretende destinar R$ 14 bilhões do Fundo de Marinha Mercante (FMM) para “fomentar a contratação de embarcações”, além de incentivar a construção de nove estaleiros.









http://www.agenciat1.com.br/14421-ate-2015-uniao-quer-licitar-22-mil-km-de-rodovias-e-o-pre-sal/

MAMUTE
Nov 23, 2011, 1:29 AM
Metrô passa por manutenção no DF


VIDEO

http://g1.globo.com/videos/distrito-federal/v/metro-passa-por-manutencao-no-df/1704571/#/Bom%20Dia%20DF/page/1

ccv
Nov 23, 2011, 12:43 PM
VLT
Prejuízo com obra parada
FOTOS: GEYZON LENIN

Paralisada há mais de um ano e sem proteção, estrutura está sendo danificada
_ Kamila Farias
kamila.farias @jornaldebrasilia.com.br

Aobra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tem causado incômodo, há mais de um ano, aos motoristas e pedestres que passam pelo final da W3 Sul, em frente ao Setor Policial. Isso porque a obra orçada em R$ 1,5 bilhão praticamente nem saiu do papel. A escavação no local provocou desvios de caminhos e no local há pouca sinalização e má iluminação. “No início da construção, existiam uns cones de iluminação que identificavam bem o caminho para os motoristas. Agora, não tem sinalização correta e quem não conhece pode sofrer algum acidente”, reclama o estudante Diogo Heleno, 21 anos. De acordo com o estudante, o mesmo descaso acontece com a garagem do VLT, no Setor Policial. “Lá tem uma estrutura que está estragando, uma grande quantidade de aço e de madeira. Está gastando o meu dinheiro e o de todo mundo e não estão fazendo nada”, reclama.

LICITAÇÃO
Ele diz que ao ligar para o número 156, do Governo do Distrito Federal, foi informado que a obra está parada por questão de licitação. “Entendo que a licitação estava com problemas, mas devido a isso eles vão deixar tudo largado? Lá tem material estragando e focos de mosquitos da dengue. O mínimo que eles poderiam fazer é limpar o local e identificar direito, pois assim diminui o risco de acidentes”, opina o estudante. A obra do VLT está sob responsabilidade do Metrô, que afirma que uma nova licitação está sendo preparada. “As obras foram paradas pela Justiça, que encontrou irregularidades nos contratos e anulou as licitações. O Metrô já está trabalhando em uma nova”, explica, por meio da Assessoria de Comunicação. “A obra da W3 Sul não é do Metrô. Não sabemos se as obras recomeçarão do mesmo ponto, vai depender da determinação da Justiça”, esclarece a assessoria do Metrô.

SEM DATA
Ainda sem data para início da nova licitação, o principal projeto para melhorar a mobilidade urbana em Brasília para a Copa de 2014 segue indefinido. O VLT fará a ligação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte. O percurso terá 22,6 quilômetros e 25 estações. Nos trechos de ligarão o Terminal Asa Sul e o Terminal Asa Norte, pela W3 (trechos 2 e 3), o Metrô Leve de Brasília trafegará pelo canteiro central e as três faixas de rolamento existentes nos dois sentidos da via serão mantidas. No trecho em que a linha cruzará o Eixo Monumental, o fornecimento de energia será pelo solo. A estimativa é que, em operação, o VLT atenda 12 mil pessoas por dia. O veículo será silencioso, terá amplas janelas, climatização, comunicação com o piloto, piso no mesmo nível da plataforma, capacidade de tráfego sob superfície gramada, convívio trem-automóvel-pedestre com segurança, controle operacional e adequação ao trânsito. Atualmente, circulam quase oito ônibus por minuto pela W3, num total de 453 por hora, transportando cerca de 110 mil passageiros por dia. A pretensão é fazer com que o VLT promova uma redução no número de carros na W3, estimada em 30%. A redução dos ônibus na região beneficiará o meio ambiente, pois o VLT usa é movido a energia elétrica.

Já consumiu R$ 20 milhões
A primeira etapa da obra do VLT, entre o terminal Asa Sul e a 502 Norte, estava orçada em R$ 780 milhões e teria metade do custo financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento. Para os outros 50%, o GDF investiria R$ 25 milhões e receberia R$ 27 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os R$ 338 milhões restantes seriam negociados com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com bancos nacionais e estrangeiros. A obra já custou R$ 20 milhões aos cofres públicos e começou em dezembro de 2009, mas relatório feito pelo Tribunal de Contas da União mostrou que, até novembro de 2010, apenas 2% foi realizado. No entanto, o valor pode ser ainda maior. De acordo com Dickran Berberian, professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (UnB), o valor deve aumentar com pagamento de trabalho em feriados e finais de semana para compensar a paralisação.

CORROSÃO
“A correria para entregar encarece. Além disso, deve-se ter cuidado com os materiais. Se não forem protegidos, podem danificar e, consequentemente, terem de ser substituídos”. O professor explica que o aço sofre corrosão e, se for usado, pode rachar o concreto, gerando assim, mais problemas e gastos no futuro. “As madeiras também incham e pegam fogo. Se danificadas, gera problema no escoramento que, se enfraquecido, pode desabar”, alerta. Berberian alerta também para cuidados com o material hidráulico. “Não pode cair sujeira para não entupir a rede de esgoto. Se o PVC ficar no sol, com o tempo, entrará em decomposição”, informa. Outras questões apontadas são a iluminação e questão trabalhista. “Fios expostos ao sol ressecam e dão curto-circuito. Quanto aos trabalhadores, se paralisar a obra, têm de ser pagos os direitos. Em todo o processo gasta-se mais. Se começar tem de terminar para não gerar mais prejuízo.”

Fonte:http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20111123-jornal/pdf/09.pdf

MAMUTE
Nov 30, 2011, 1:37 AM
Tarifa de metrô no Brasil é a mais cara do mundo



Brasília lidera ranking, seguida por Rio e São Paulo; tamanho da malha piora a avaliação



Usar metrô no Brasil pesa mais no bolso do que em qualquer outro lugar no mundo, segundo estudo do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).

Foi pesquisado o impacto das tarifas de metrô em 19 grandes cidades em relação ao salário mínimo local, sempre considerando a menor tarifa disponível.

As quatro primeiras cidades do ranking são brasileiras. A capital federal lidera, com a tarifa de adulto por R$ 3. Ao final do mês, o trabalhador que ganha salário mínimo desembolsa 22% da sua renda com o transporte.

Em seguida aparece o Rio de Janeiro, onde a tarifa é de R$ 3,10, mas o salário é um pouco maior, e esse gasto representa 20,4% no fim do mês. Em São Paulo a proporção é de 19% da renda e, em Belo Horizonte, 13%.

A avaliação é ainda pior quando considerado o tamanho da malha. A capital paulista, por exemplo, tem 74,3 km de metrô, muito menos do que Paris, que tem 213 km e onde o gasto é de 4,82%.

O balanço que o Idec faz é que os preços de metrô pagos no Brasil são muito elevados, considerando o poder aquisitivo e a baixa extensão das linhas. "É caro e ineficiente se comparado a outras cidades", disse a "O Estado de S.Paulo" Adriana Charoux, coordenadora do estudo.

Veja o custo do metrô pelo mundo


http://www.destakjornal.com.br/images/news/20111129/3625680.jpg
Passageiros esperam por metrô em Brasília: gasto seria de 22% da renda em relação ao salário











http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?eid=2066&id=14,118006

MAMUTE
Nov 30, 2011, 10:59 AM
:previous:Uma materia mais completa...


Metrô de Brasília é o mais caro do mundo, mostra pesquisa do Idec


Tarifa cobrada no DF consome 22% do salário mínimo de uma pessoa que usa o trem para ir e voltar do trabalho todos os dias. É o maior gasto entre 19 cidades pesquisadas pelo Idec


Andar de metrô em Brasília está mais caro do que em Londres, Paris e Nova York. Com uma população de mais de 2,5 milhões de pessoas, a capital federal lidera o ranking de preço alto entre 19 grandes cidades de todo o mundo em relação ao salário mínimo local, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Durante 20 dias úteis, a tarifa de R$ 3 no Distrito Federal consome por mês 22,02% do salário mínimo de R$ 545. Para chegar ao resultado, foram analisadas seis cidades brasileiras e 13 estrangeiras.

O Rio de Janeiro, segundo no ranking, tem uma tarifa de R$ 3,10, o que compromete 20,43% de uma renda mínima mensal de R$ 607. Em seguida vem São Paulo, que cobra R$ 2,90 a passagem e consome 19,02% do piso paulista de R$ 610. Em Belo Horizonte, com a tarifa de R$ 1,80, o gasto mensal com metrô corresponde a 13,21% do piso nacional pago ao trabalhador. Nesse ranking do Idec, Recife e Fortaleza ficaram, respectivamente, em 8ª e 14ª posição. Nova York, Londres e Paris, estão, pela ordem, em 11º, 12º e 17º lugares. Caracas tem a menor tarifa. O trabalhador venezuelano, com renda mensal de R$ 848,34, gasta 1,95% do salário com metrô.

No Distrito Federal, diariamente passam 135 mil pessoas pelas 24 estações do metrô. Somados os dois dias do fim de semana (sábado e domingo), o número de usuários é o mesmo. O diretor Comercial e Financeiro, Nilson Martorelli, que responde pela presidência do Metrô-DF, discorda do resultado da pesquisa realizada pelo Idec. Para ele, qualquer comparação realizada com Brasília colocará a cidade como a mais cara. “Não podemos utilizar como parâmetro o salário mínimo. Na Europa, ele custa, em média, entre R$ 14 e R$ 16 por hora. Em Brasília, é R$ 2,48 a hora, e a capital tem a renda per capta mais alta do país. Se compararmos isso, a tarifa daqui é a mais barata”, avalia.

Martorelli pondera que a idade do metrô também influencia o valor da tarifa. “O mais novo é o de Brasília, com 10 anos. Os de São Paulo e do Rio de Janeiro têm 30 anos. Na Europa, ele é centenário. O metrô do DF está crescendo e nossa meta é melhorar cada vez mais e oferecer um transporte de qualidade.”

http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2011/11/30/280771/20111129234742174421o.jpg


Preços
A tarifa do metrô no Distrito Federal é definida pelo governo local. Martorelli lembra que o último reajuste foi em 2006, quando o valor passou de R$ 2 para R$ 3, um aumento de 50%. Segundo ele, se o cálculo técnico fosse analisado e a passagem não fosse subsidiada, o custo da passagem seria muito maior. “O GDF estipula um valor coerente com a evolução do salário do brasiliense. A tarifa hoje ultrapassaria os R$ 3 devido aos custos operacionais, mas a população não suportaria, então o governo arca com o restante”, explica.Com 42,38km de extensão, o metrô atende apenas parte do DF, que inclui Asa Sul, Epia, Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

O preço do bilhete é criticado pelos usuários. O agente de segurança Francisco de Assis de Sousa Guedes, 44 anos, mora em Sobradinho e leva mais de cinco horas para ir e voltar ao trabalho. Ele também concorda que o preço poderia ser mais baixo. “Eu tenho vale-transporte, mas se o preço fosse diferente, meu salário seria maior. Faz diferença na hora de colocar a comida na mesa, na hora do lazer”, diz Francisco, que é casado e tem três filhos.







http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/11/30/interna_cidadesdf,280771/metro-de-brasilia-e-o-mais-caro-do-mundo-mostra-pesquisa-do-idec.shtml

Jota
Nov 30, 2011, 2:38 PM
:previous: Que titulo de reportagem imbecil, o metrô de Brasília, não é "o mais caro do mundo", como os proprios dados da reportagem mostram. As vezes uma noticia inteira se perde em uma chamada idiota como essa.

PauloSilvaBH
Dec 1, 2011, 12:09 AM
^^
Olá Jota Ferro, sabe quem sou eu ? :)
--------------------------------------------
E sobre o VLT, eu acho que combina muito com Brasília. Deixará a cidade mais sofisticada.

PauloSilvaBH
Dec 1, 2011, 12:14 AM
Jota Ferro, ninguém disse que o metrô de Brasília era o mais caro do mundo, isso foi apenas uma pesquisa feita com algumas cidades selecionadas. Tenho quase certeza que se colocassem cidades indianas ou algumas chinesas, Brasília não estaria nem entre as 5 primeiras cidades.

MAMUTE
Dec 1, 2011, 12:39 AM
:previous:Seja bem vindo:cheers:
Sinta-se em casa:)

pesquisadorbrazil
Dec 1, 2011, 1:05 PM
Que beleza, o forum está começando a bombar, e seja bem vindo, e que venha somar esforços para que esse forum fique mais popular do que o SSC.

PauloSilvaBH
Dec 1, 2011, 2:21 PM
:previous:
Obrigado pessoal ! As coisas no SSC são muito difíceis... os moderadores lá são verdadeiros valentões com poderes nas mãos.
Mas pretendo contribuir muito para esse fórum !

Jota
Dec 1, 2011, 3:13 PM
Jota Ferro, ninguém disse que o metrô de Brasília era o mais caro do mundo, isso foi apenas uma pesquisa feita com algumas cidades selecionadas. Tenho quase certeza que se colocassem cidades indianas ou algumas chinesas, Brasília não estaria nem entre as 5 primeiras cidades.

Seja bem vindo, puxe uma cadeira e senta ai.

Mas vc continua lendo as coisa pela metade. Como assim ninguem "diz que o metrô de brasília é o mais caro???" Vc leu o titulo da reportagem?

Metrô de Brasília é o mais caro do mundo, mostra pesquisa do Idec.

Estou falando apenas do titulo.

E cara vc ta usando a mesma foto e nome, como assim, sabe quem sou eu? :D :haha: :haha:

PauloSilvaBH
Dec 1, 2011, 3:28 PM
:previous:
KKKKKKKKK... queria ver se você me conhecia mesmo.
Ah ta, é que eu fiquei mais preocupado em ver o ranking e a reportagem, do que o título... desculpe-me ! Bom, quanto a isso, eu ainda discordo totalmente. Então quer dizer que o metrô de Belo Horizonte é o 4º mais caro do mundo ?
E outra coisa, os metrôs de Brasília são os mais caros do mundo, dentre estas cidades citadas no ranking ou no geral ?

Jota
Dec 1, 2011, 3:37 PM
:previous:
KKKKKKKKK... queria ver se você me conhecia mesmo.
Ah ta, é que eu fiquei mais preocupado em ver o ranking e a reportagem, do que o título... desculpe-me ! Bom, quanto a isso, eu ainda discordo totalmente. Então quer dizer que o metrô de Belo Horizonte é o 4º mais caro do mundo ?
E outra coisa, os metrôs de Brasília são os mais caros do mundo, dentre estas cidades citadas no ranking ou no geral ?

Pois é, o titulo da reportagem diz uma coisa e a reportagem explica outra, talvez se pudesse dizer que o metrô de Brasília é, relativamente ao salario minimo, o mais caro.

Mas é estranho que o de Buenos Aires seja tão mais barato que o brasileiro....

MAMUTE
Dec 2, 2011, 3:08 AM
Justiça cancela licitação para obra do VLT de Brasília



Os desembargadores da 1ª. Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal cancelaram hoje, por fraude, todo o processo de licitação para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Brasília.

De acordo com a decisão, ocorreram fraudes desde o início do processo, quando empresas teriam simulado uma situação de concorrência. Segundo o tribunal, a licitação tinha vícios insanáveis e empresas teriam feito um conluio, iniciado em 2002, para fraudar o processo.


Os desembargadores rejeitaram um recurso que contestava decisão judicial anterior, da 7a. Vara da Fazenda Pública, que já tinha sido contrária à licitação.


A apresentação do projeto do VLT em 2009 foi muito comemorada em Brasília. Até o presidente da França, Nicolas Sarkozy, participou da cerimônia. Na ocasião, ele foi fotografado ao lado do então governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.






http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=378266

salengasss
Dec 2, 2011, 11:50 AM
Mas Jota Ferro, o título da reportagem faz sentido sim.

Para àqueles que ganham o salário mínimo, em suas respectivas cidades, o metrô de BSB se torna o mais caro, devido a quilometragem percorrida e a comparação com o salário mínimo. É preciso notar que eles estão atentos à extensão do metrô, não apenas ao preço da passagem.

Certo assim, fiote?????? :)

Jota
Dec 2, 2011, 2:50 PM
Mas Jota Ferro, o título da reportagem faz sentido sim.

Para àqueles que ganham o salário mínimo, em suas respectivas cidades, o metrô de BSB se torna o mais caro, devido a quilometragem percorrida e a comparação com o salário mínimo. É preciso notar que eles estão atentos à extensão do metrô, não apenas ao preço da passagem.

Certo assim, fiote?????? :)

Ate concordaria em usar o salario minímo como parametro de comparação, o problema é que o titulo da reportagem da a impressão que o metrô em o mais caro do mundo em valores absolutos e não relativos.

O Titulo poderia ser: O metrô de Brasília é o que custa mais caro para a população. Pronto, estaria relativisado o preço.

Mas discordo desta mania de usar a salario minimo como parametro para dizer se algo é barato ou caro, pois no calculo dos custos de um produto o salario é apenas um componente. O valor muito baixo do salario minímo brasileiro tornaria tudo caro (embora tudo seja caro mesmo no Brasil).

Se olharmos os valores apresentados na propria reportagem, vemos que o metro de Brasília tem um valor médio de passagem, e que a população brasileira tem um salario muito baixo.

HLbsb
Dec 2, 2011, 8:29 PM
:previous:Uma materia mais completa...


Metrô de Brasília é o mais caro do mundo, mostra pesquisa do Idec


Tarifa cobrada no DF consome 22% do salário mínimo de uma pessoa que usa o trem para ir e voltar do trabalho todos os dias. É o maior gasto entre 19 cidades pesquisadas pelo Idec




Fail!

Numa amostragem de 19 cidades não se pode afirmar muita coisa, menos ainda que é o mais caro do mundo.

Aí observamos a metodologia e vemos que a classificação da pesquisa é totalmente non sense. Está certo que alguns estados publicam leis, anualmente, com um salário mínimo minimamente maior do que o salário mínimo federal, o que justifica o metro do Rio, sendo mais caro, consumir menor percentual da renda.

Mas aí a pesquisa peca totalmente em considerar o valor legal do salário mínimo como sendo a renda mínima. É só entrar no IBGE pra ver o percentual de brasileiros que ganham menos de um salário mínimo. Essa pesquisa é simplesmente inútil! Não diz nada e serve apenas para ilustrar folhas de jornais:whip:

Espartano_bsb
Dec 4, 2011, 5:45 PM
Já perdi as esperanças em relação ao Metrô-DF!

MAMUTE
Dec 7, 2011, 10:51 AM
Funcionários do metrô organizam assembleia com indicativo de greve


Os metroviários do Distrito Federal vão se reunir nesta quarta-feira (7) às 20h na Estação Águas Claras para uma assembleia com indicativo de greve da categoria. Os profissionais alegam que a Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF), não está cumprindo a negociação da data-base. Além disso, os funcionários cobram respeito ao fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011.




Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (Sindmetrô/DF ) afirmou que se o governo se manter inflexível os trabalhadores vão entrar em greve no dia 12 de dezembro.












http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=378991&secao=N

salengasss
Dec 7, 2011, 11:30 AM
O Metrô e o Detran vão entrar de greve. Eu aguento isso????

luizwagner
Dec 7, 2011, 3:04 PM
O Metrô e o Detran vão entrar de greve. Eu aguento isso????

Pessoal tá doido por uma folguinha no final do ano..

MAMUTE
Dec 8, 2011, 2:10 AM
Agora é fato!!!

_____________________________________________


Metroviários decidem entrar em greve a partir de segunda-feira


Os metroviários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (12/12). Depois de assembléia da categoria realizada na noite desta quarta-feira (7/12), a classe resolveu cruzar os braços e apenas 30% da frota e dos funcionários vão operar da semana que vem em diante.

De acordo com coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SINDMETRÔ/DF), Israel Almeida, a categoria não obteve nenhum tipo de resposta da diretoria do metrô durante as reivindicações. "Não houve acordo em nenhuma das nossas propostas", disse.

Almeida informou ainda que no domingo, às 20h30, a classe volta a se reunir para uma nova assembléia. Caso haja alguma resposta por parte do governo, a greve será abolida.

Reivindicações

Os metroviários reivindicam que a negociação da data-base da categoria não está sendo respeitada e que o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 não foi concluído. Os funcionários também reclamam da falta de manutenção das estações, trens e túneis e do preço da tarifa.

Segundo eles, foi feito um acordo com o Governo do DF no qual os metroviários iriam receber os mesmos benefícios que as empresas públicas do governo. Mas, segundo eles, os funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) receberam um abono especial e uma parcela a mais no auxílio-alimentação, enquanto os metroviários não receberam nada.
















http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/07/interna_cidadesdf,281924/metroviarios-decidem-entrar-em-greve-a-partir-de-segunda-feira.shtml

pesquisadorbrazil
Dec 8, 2011, 3:55 PM
O Metrô e o Detran vão entrar de greve. Eu aguento isso????

Mizifi vc não anda de metrô, tem carro uai.... :notacrook:

pesquisadorbrazil
Dec 8, 2011, 4:12 PM
Trem pequi

No encontro, Juquinha voltou com uma conversa para a qual os goianos têm de ficar muito atentos, o tal trem pequi entre Goiânia e Brasília. Esse projeto tem sete anos, apresentado numa conversa entre Marconi Perillo e Joaquim Roriz, na época governador do DF. Na ocasião, Juquinha disse que a proposta estava em estudo. No último encontro com Marconi, Juquinha voltou a repetir que estavam sendo feitos estudos para a construção do ramal e que o projeto ficaria pronto em três meses. E deu até o custo estimado: cerca de R$ 1 bilhão.

Juquinha dissera acreditar em inauguração da obra entre a capital federal e Goiânia até 2014. Quando perguntado sobre as fontes de recursos para a obra, ele saiu com “quem faz os recursos é a força do trabalho”. Otimismo demais, porque dinheiro não nasce em árvore.

Voltando à ferrovia, e mais uma vez resgatando o linguajar popular, dessa vez o goiano, seria o caso de dizer: Ô, trem enrolado esse da Ferrovia Norte-Sul.

Cronograma vem sendo cumprido, diz Valec

A assessoria de comunicação da Valec em Brasília repassou ao Jornal Opção algumas informações pertinentes à obra da Norte-Sul em Goiás. A íntegra dessas informações:

Quantos quilômetros de ferrovia são previstos para Goiás?
Somados os 498 km da FNS no trecho do projeto original que chega até Anápolis, vindo do Tocantins, e os 494 km da Extensão Sul entre Ouro Verde e São Simão, já na divisa com Minas Gerais, a Norte-Sul no estado de Goiás Terá uma extensão total de 992 quilômetros.

Quais os trechos no projeto inicial?
O trecho do projeto inicial da FNS é o que vai de Açailândia (MA) até Anápolis (GO), num total de 1.574 quilômetros. Da divisa dos estados de Goiás e Tocantins, em Porangatu, até Anápolis, como já citado acima, são 498 km.

Qual (ou quais) trecho foi acrescido ao projeto original?
O trecho acrescido ao projeto original é o da Extensão Sul e mais o prolongamento Norte (Açailândia-Belém) e o prolongamento Sul Estrela do Oeste (SP) – Panorama – Porto de Rio grande (RS).

Quantos km foram acrescentados ao projeto original?
O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1574 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, que incorporou o trecho Açailândia-Belém ao traçado inicialmente projetado, e com a Lei № 11.772, de 17 de setembro de 2008, que estendeu o traçado até a cidade paulista de Panorama, a Ferrovia Norte-Sul, de Belém (PA) a Panorama (SP), terá, quando concluída, 2.760 quilômetros de extensão. Mais recentemente, a Valec foi autorizada e realizar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o prolongamento do projeto em mais 1.620 km, ligando Panorama até o Porto de Rio Grande (RS). Qual seja, a Norte-Sul irá cortar então, literalmente o Brasil de Norte a Sul, interligando-se, em todas as regiões, à malha ferroviária já existente, assim como aos demais modais de transporte. Isso, sem contar com os ramais de Itumbiara e Brasília-Anápolis – Brasília, e o ramal que interligará a Norte-Sul à Transnordestina entre Porto Franco (MA) a Elizeu Martins (PI).

Quantos km já foram construídos?
Do projeto original, 720 km da Ferrovia Norte-Sul já estão construídos no trecho Açailândia (MA) – Palmas (TO). De Palmas até Anápolis são mais 855 km que estão em fase final de construção.

Quanto de recurso era previsto originalmente?
Cerca de R$ 4,5 bilhões.

Quanto de recurso foi acrescentado com os trechos a mais além do projeto original?
Para o trecho da Extensão Sul serão gastos mais R$ 2,7 bilhões.

Quanto de recurso já foi investido de fato?
Cerca de R$ 4,5 bilhões entre e o projeto original e Extensão Sul.

Quais trechos estão em obras em Goiás?
Pode-se dizer que os quase 1.000 km que a Norte-Sul terá no Estado de Goiás, estão em obras. No trecho norte, que vai da divisa com o Tocantins até Anápolis, as obras já estão em sua fase de finalização, com vários trechos totalmente concluídos. A previsão é que todo esse trecho esteja concluído até meados de 2012.

Quais trechos estão parados?
Tanto no trecho norte como no trecho da Extensão Sul as obras estão seguindo o seu ritmo normal, cada um com as características próprias da fase em que estão os trabalhos.

Por que estão parados?
Como relatado acima, tudo está em andamento.

Inicialmente prevista para ser concluída em 2010, ficou depois para 2011 e nos últimos dias, houve nova previsão de conclusão, para 2012. O ritmo das obras está dentro do cronograma?
Sim. Fora feito mais recentemente uma redefinição do cronograma das obras, o que vem sendo agora rigorosamente cumprido.

Após a conclusão, a operação da Ferrovia será privada?
Isso ainda está em estudo por parte da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e do Ministério dos Transportes.

Obra serviu para projeto político pessoal

José Francisco das Neves, o Juquinha, sempre se valeu de seu importante cargo como presidente da Valec, à frente de uma obra tão importante como a Ferrovia Norte-Sul, para se cacifar politicamente com vistas a se candidatar a algum cargo eleitoral. Foi assim no To­cantins, onde ele quis sair candidato ao Senado em 2009, projeto que não vingou.

“Eu sonhei disputar o Senado pelo Tocantins, mas fui recomendado a continuar na Valec, não porque sou imprescindível, mas porque iam parar as obras da Norte-Sul. Não é fácil comandar uma obra como essa. E sem nenhuma denúncia. É um negócio muito complexo de traduzir em realidade. Fiquei imprescindível e dancei. E tinha chance de ser eleito. Tinha apoio de Siqueira Campos [candidato ao governo] e Gaguim [governador e candidato a reeleição]. Minha mãe nasceu em Taguatinga. Queriam me dar esse cargo como prêmio por essa obra tão importante para o Tocantins. Eu viabilizei investimentos para o Tocantins, se eu não estivesse lá essas coisas teriam paralisado. Para mim não foi uma decisão boa”, disse o então presidente da Valec, em março, dois meses antes de ser defenestrado da empresa sob denúncias de irregularidades.

Depois disso, ele voltou a atenção para Goiás, sua terra de origem, onde tem vários negócios e se criou politicamente — foi deputado federal. Antes, meio reticente, em março, Juquinha abriu o jogo. Em entrevistas disse que será candidato em 2014 em Goiás. O cargo, ele ainda não sabe qual.

A vaidade é uma marca de Juquinha. Ele disse que o pessoal (governo ou a cúpula de seu partido, que comandava a área dos transportes no governo federal até a queda do então ministro Alfredo Nascimento) queria colocá-lo para tomar conta das obras olímpicas e da Copa do Mundo, para fazer as obras saírem do papel. “Porque em Brasília as pessoas têm conhecimento que eu consegui tirar a ferrovia do papel e que isso não é para qualquer freguês, né? É muito difícil cumprir uma tarefa dessas, colocar esse monte de quilômetro de ferrovia para ser construída. Aí ficam me indicando: ‘ah, tem que colocar o Juquinha, senão essas obras não saem do papel’. Mas eu resolvi ficar na Valec para realizar pelo menos um dos sonhos dos goianos: ver aquilo que ligava nada a coisa nenhuma ficar finalmente pronto.”

Estranhamente, quando deu essas declarações, em que a vaidade e a autossuficiência dão o tom, as denúncias de irregularidades na gestão de Juquinha já eram constantes. Tanto que no mês seguinte, a imprensa nacional divulgava que laudo do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, constatou superfaturamento de R$ 71,7 milhões num trecho de 105 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, em território goiano. Os peritos também questionavam a lisura da licitação e suspeitavam de “conluio” das empresas.

A pedido do procurador da República Helio Telho Filho, as notícias davam conta de que a PF ia instaurar inquérito para investigar toda a extensão da ferrovia. Com 1,3 mil quilômetros construídos, a Norte-Sul já consumira mais de R$ 4 bilhões. Se confirmada a projeção dos peritos para todo o trajeto, os desvios chegariam a R$ 1,1 bilhão, complicando de vez a situação do presidente da Valec. Em razão das fraudes, o procurador Helio Telho impetrou ação na Justiça Federal contra Juquinha, referente ao trecho de 105 quilômetros. “A PF constatou superfaturamento e a licitação foi viciada. Agora, vai fazer perícias em outros trechos”, disse o procurador.

Na época, auxiliares de Juquinha disseram que ele temia que as investigações da PF, do MPF e do Tribunal de Contas da União tivessem repercussão em sua campanha política, em 2014. Correm nos bastidores que a pretensão dele é ser senador ou governador de Goiás. Lembre-se que há alguns parágrafos foi anotado que ele disse: “Vou ser candidato em Goiás em 2014. Não sei ainda a quê”.

De campanha política e de metamorfose Juquinha entende. Ele foi eleito deputado federal pelo PMDB goiano em 1995, mas ao longo do mandato filiou-se ao PSDB e ao PL. Hoje, está no PR.

A média de Lula com a ferrovia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o mérito de ter dado continuidade às obras da Norte-Sul, imprimindo um ritmo maior do que o que vinha ocorrendo nas gestões de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Lula se beneficiou de outra conjuntura econômica e teve mais dinheiro para isso. Mas o tom politiqueiro sempre foi evidente em relação à ferrovia.

Não por outra razão, seguidamente Lula visitava o Estado para inaugurar trechos e prometer conclusão definitiva da obra. Uma dessas visitas se deu em novembro do ano passado. Ao lado do então governador Alcides Rodrigues, Lula da Silva disse que a obra seria mesmo inaugurada ainda naquele ano. E até marcava data: 20 de dezembro.

Durante a visita, os dois colocaram um lance de trilho fazendo a ligação na divisa entre os dois Estados, entre os municípios de Talismã (TO) e Poran-gatu (GO). Antes da colocação simbólica do trilho integrando os dois Estados, a comitiva visitou uma fábrica de dormentes — peças de concreto que sustentam os trilhos — e percorreram de locomotiva cerca de 17 quilômetros da ferrovia.

No tom palanqueiro que lhe é peculiar, Lula agradeceu os trabalhadores. “Este é um marco histórico. Para mim, é quase a realização de um sonho a gente ver uma obra da magnitude desta ferrovia prestes a ser concluída, entre Açailândia (MA), até Aná-polis, em Goiás. No dia 20 de dezembro, preparem uma grande festa para a inauguração.” Pois é, 20 de dezembro de 2010...

Opiniões sobre a Ferrovia Norte-Sul

Que a Ferrovia Norte-Sul é uma obra de fundamental importância para Goiás e o Centro-Oeste, e por extensão para o Brasil, não se discute. Só alguns setores sulistas, especialmente de São Paulo, talvez ainda insistam na velha tese de que a ferrovia liga o nada a lugar nenhum, como foi dito por ocasião do anúncio oficial da obra, na década de 1980. Fazer essa obra foi um dos poucos acertos do então presidente José Sarney.Em que pese os sucessivos adiamentos, a obra deve ser concluída em algum momento. E nesse momento, certamente que Goiás terá muito a ganhar. Mas também há dúvidas, como se pode ver na opinião de quem conhece o tema por dever do ofício.

André Luiz Rocha, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado de Goiás (Sifaeg)

“A ferrovia é uma grande conquista brasileira, não só goiana. É muito bom o Brasil passar a ter cada vez mais modais ferroviários, hidroviários e dutos. Temos de partir para utilizar ramais mais eficientes, mais rápidos, que gastem menos carbono. Temos de louvar esses projetos.

Me preocupa um pouco a questão da Norte-Sul e dou um exemplo. Numa estrada em que o Estado dá concessão, o cidadão utiliza seu carro ou caminhão, para na cabine e paga o que tem de pagar de pedágio, pronto. Na ferrovia não é assim ainda. No caso da Norte-Sul, uma parte dela já foi feita a concessão. Esse concessionário é que vai determinar as regras, não se tem ainda clareza se aquilo vai ser intensamente utilizada. Nas ferrovias já concedidas, por exemplo, a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e a ALL (América Latina Logística), o setor (canavieiro) tem tido dificuldade muito grande, principalmente com a FCA, para escoar mercadorias.

E não só no nosso setor. Os carros da Caoa (Hyundai) são desembarcados no porto de Vitória (ES), vêm de caminhão até Anápolis e voltam de caminhão a Vitória. Tem a FCA que liga Anápolis a Vitória de trem e não se vê a utilização dela nesse caso. Isso vale para os carros, para o açúcar e para o etanol. Esse é o problema que colocamos.

Isso ocorre por quê? Seria porque a concessionária utiliza a ferrovia o tempo todo, ou é falta de interesse? E quando comparamos os preços para utilizar a ferrovia, vemos que são muito próximos dos preços rodoviários. Aí quando somamos com o custo que se tem da usina até Anápolis, chegamos à conclusão de que é melhor não usar a ferrovia.

Quando se coloca que a concessionária da Norte-Sul é a Vale do Rio Doce, a mesma da FCA, eu começo a ficar preocupado com o que vai ocorrer. Será que ela vai utilizar só para transportar minérios e fertilizantes, só o que é dela? Ou vai poder transportar tudo?

E o problema também não é só a ferrovia. A ferrovia está bastante adiantada, dizem que estará pronta até meados do ano que vem, a nova data prevista. Mas como estão os pátios, as estações de transbordo (embarque e desembarque)? Não tenho visto essas obras. Será que vão dar conta de construí-las em seis ou sete meses? Ou será que vamos ter a ferrovia pronta sem as estações?”

Pedro Alves, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)

"A Ferrovia Norte Sul, quando estiver funcionando, será o divisor de águas para Goiás, para o Centro-Oeste e para o Brasil. Porque, hoje, o Brasil, é um celeiro de produção para o mundo. E, atualmente, as cargas são exportadas via carretas para o Porto de Santos. Isso encarece muito a mercadoria, o que prejudica a nossa competitividade.

Então, em resumo, a ferrovia barateará o custo do frete; resultará em agilidade na entrega e mais que isso, implementará a produção agrícola no Estado. E por outro lado, a ferrovia também possibilitará a vinda de mercadorias também a custo mais competitivo, já que o Brasil importa muitos produtos, como insumos.

Por isso, acho de extrema importância a Ferrovia Norte-Sul."

Délio Moreira de Araújo, especialista em trânsito, doutor em economia de transporte e professor aposentado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO

“A Ferrovia Norte Sul sempre foi considerada uma obra importante para Goiás, isso desde que Goiás e Tocantins eram um só [Estado]. Tem mais de 50 anos e nunca sai. O Brasil é um dos principais países da América do Sul e não tem ferrovia que o ligue de uma ponta a outra. Em Goiânia, quando a estrada de chão foi abandonada, a imprensa criticou duramente. E está certo. O negócio não é investir em rodovias. Rodovias são caras, além de serem onerosas ao próprio governo. O transporte rodoviário é caro demais e o Brasil ainda não se atentou para isso.

Nos EUA e na Inglaterra, as rodovias são particulares. O problema é que, no Brasil, a nossa cultura, a nossa tradição é de rodovias. Mas é uma cultura errada.

Mas temos um problema tremendo no que diz respeito à Norte-Sul. De Anápolis, ela vai passar pelo Rio Paraná, passa por outros Estados e depois segue para o Porto de Santos em São Paulo. Vai fazer uma volta enorme. Os trens da Norte-Sul não irão de Goiás direto ao Porto de Santos, vão fazer um V, e é criticado por ter duas bitolas largas. No Japão, os trens têm bitolas médias, quando não pequenas.

Pequenos agricultores e produtores goianos poderão ser beneficiados?

Eles poderão fazer uso, no entanto, como no Brasil a preferência é para o transporte rodoviário, eles não usarão muito o trem. Por exemplo, para mandar açúcar, soja ou qualquer outro produto produzido em Goiás para fora vai ficar muito mais caro, por causa da volta que o trem vai dar. Por conta disso, muitos não poderão utilizar este transporte.

Veja, de São Paulo a Minas Gerais não tem estrada de ferro direto; o trem tem que fazer um L, com pernas muito compridas.

No Brasil, não demos a devida importância ao transporte ferroviário. Abandonamos muitas linhas e agora fica difícil. Veja o caso dos países da Europa: completamente diferente. Lá o transporte ferroviário está em primeiro lugar.”

Júlio Paschoal, presidente do Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon-GO)

“Do ponto de vista econômico, a Ferrovia Norte-Sul é fantástica. Porque vai criar condições para que produtos goianos tenham custo de logística menor. Vai baratear o transporte de cargas e produtos. E tudo isso em tempo muito menor. Em termos de quilometragem, o tempo de viagem será bastante inferior. Sem contar na integração que haverá entre as regiões Norte e Nordeste de Goiás. Essas regiões vão se integrar de forma a contribuir com o desenvolvimento.

É uma obra muito importante. Sua conclusão mostra o trabalho do governo de Goiás, em favor das micro e macrorregiões. As pequenas, micro e grandes empresas vão todas se beneficiarem nesse contexto logístico.

A SIC [Secretaria de Indústria e Comércio] já deu informações acerca das condições de desenvolvimento que a Ferrovia Norte-Sul criará."

Fonte: Jornal Opção
Fonte: http://www.goianiabr.com.br/2011/12/trem-enrolado.html

pesquisadorbrazil
Dec 8, 2011, 4:20 PM
Lá vem a novela do Expresso Pequi novamente, será que sai do papel? Aqui em Brasília eu perdi as esperanças, pois justamente aonde seria o terminal do trem, o terreno foi repassado para a Via Engenharia como pagamento para construção do Centro Administrativo em Taguatinga.

Jota
Dec 8, 2011, 4:50 PM
Lá vem a novela do Expresso Pequi novamente, será que sai do papel? Aqui em Brasília eu perdi as esperanças, pois justamente aonde seria o terminal do trem, o terreno foi repassado para a Via Engenharia como pagamento para construção do Centro Administrativo em Taguatinga.

Ate onde eu sei o terreno não foi dado a Via, e sim servirá como garantia de pagamento, se o GDF pagar tudo certinho o terreno poderá ser usado. MAs não boto fé neste Expresso Pequi.

pesquisadorbrazil
Dec 8, 2011, 5:00 PM
Ate onde eu sei o terreno não foi dado a Via, e sim servirá como garantia de pagamento, se o GDF pagar tudo certinho o terreno poderá ser usado. MAs não boto fé neste Expresso Pequi.

Eu sei disso, mas se a VIA quiser construir no lugar, ela pode, que nem o JC Gontijo, que vai começar as obras no terreno que recebeu atrás da nova rodoviária. Inclusive já recebeu a primeira licença ambiental.

E pelo que escutei, serão 14 prédios de 6 pavimentos, sendo 2 de garagens e 4 pavimentos tipo. Ou serão salas comerciais ou aparts da HPLUS como sempre.

Apartamentos residenciais com serviços disfarçados de apartamentos hoteleiros. E pior, pelo que me falaram, serão 2 mil unidades.

luizwagner
Dec 8, 2011, 5:45 PM
Eu sei disso, mas se a VIA quiser construir no lugar, ela pode, que nem o JC Gontijo, que vai começar as obras no terreno que recebeu atrás da nova rodoviária. Inclusive já recebeu a primeira licença ambiental.

E pelo que escutei, serão 14 prédios de 6 pavimentos, sendo 2 de garagens e 4 pavimentos tipo. Ou serão salas comerciais ou aparts da HPLUS como sempre.

Apartamentos residenciais com serviços disfarçados de apartamentos hoteleiros. E pior, pelo que me falaram, serão 2 mil unidades.

Teoricamente não poderia, pois não ocorreu ainda a cessão de terreno.. Este terreno foi utilizado como garantia de cumprimento do contrato, como se fosse uma hipoteca, caso o mesmo não seja cumprido, ocorre a cessão do terreno por quebra de contrato e ai sim a empresa pode construir algo no local..

O caso da JC Gontijo foi uma PPP onde ocorreu a cessão do terreno em troca da construção da rodoviária.. Se, no caso da rodoviária, o governo pagasse pela sua construção/operação e utilizasse o terreno como garantia deste pagamento, a JC não poderia construir nada no local até ocorrer uma quebra no contrato..

Inclusive nos casos de usar terreno como garantia, qualquer mudança que o governo quiser fazer no terreno, como por exemplo, construir a estação do expresso pequi, tem que negociar no contrato a troca da garantia..

Ou seja, o terreno ao lado do Park Shopping vai ficar vazio até que se encerre o contrato do Centro Administrativo ou, caso o governo não cumpra suas obrigações (seja por falta de pagamento ou quebra de contrato), será utilizado como pagamento do contrato..

Jota
Dec 8, 2011, 6:27 PM
:previous: Perfeito, como dito o terreno não pertence a Via, portanto ela não pode construir lá, infelizmente tbm ninguém mais poderá, pois o terreno deverá ficar em garantia ate que vença o contrato do GDF com a Via.

Já no caso do terreno da Gontijo, este já é da empresa e pode ser usado.

salengasss
Dec 8, 2011, 6:55 PM
Mizifi vc não anda de metrô, tem carro uai.... :notacrook:


Mas independente, uai... e, as vezes ando de metrô sim.

emblazius
Dec 8, 2011, 11:13 PM
Que legal. mais Flats.:(

MAMUTE
Dec 15, 2011, 5:23 PM
Governo assina projeto do trem de passageiros entre Brasília e Luziânia


Ministros, governadores e dirigentes federais e estaduais se reuniram, na manhã desta quinta-feira (15/12), no auditório do Ministério da Integração, para assinar um acordo de cooperação para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para implantação de uma linha ferroviária para transporte de passageiros entre Brasília e Luziânia.

Além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, estiveram presentes o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), representantes do MI, Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). "Esperamos que dessa vez esse projeto saia do papel e entre nos trilhos", resumiu o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

Benefícios à população

Atualmente a ferrovia é utilizada apenas para o transporte de cargas, com a mudança ela poderá beneficiar cerca de 500 mil habitantes que moram na região. Segundo a superintendência da Sudeco, os estudos prévios são peças fundamentais para que ocorra a licitação para outorga da linha. Quando ativa, a linha servirá para desafogar o trânsito do DF e Entorno.

Serão signatários do documento e estarão presentes ao evento o Ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, o governador de Goiás Marconi Perillo, o diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Bernardo Figueiredo e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe.












http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/15/interna_cidadesdf,282965/governo-assina-projeto-do-trem-de-passageiros-entre-brasilia-e-luziania.shtml

pesquisadorbrazil
Dec 18, 2011, 5:49 PM
Meu DEUS, me desculpe a sinceridade, eu acho muito 1 bilhão apenas para duplicar a ferrovia apenas nas estações. E no horário de pico? O povo imagine que só tem gente vindo do entorno para Brasília e o fluxo o contrário? Ninguem pensou nisso? Pois já existe muitas pessoas que moram em Brasília que trabalham no entorno, principalmente nas industrias. Nossa que governo mais tosco. Se tem 1 bilhão para arrumar a ferrovia, que se faça a duplicação em toda a extensão, e não apenas em trechos. Mais superfaturamento em vista. E claro, me desculpe a sinceridade, o povo não é trouxa, e não vai deixar de vir de carro para depender de um trem que pode quebrar no meio dos trilhos e o sistema parar literalmente, apenas com uma via. Agora se fossem duas vias, dava para enganar. Governo incompetente.

MAMUTE
Dec 18, 2011, 6:10 PM
:previous:Eu preferia que fizessem logo um Metrô de trincheira, seguindo a BR toda pelo canteiro central, dividida em dois ramais, seguindo o trajeto do VLP gama/Santa Maria e uma linha até Luziânia seguindo a BR, iria cobrir mais população, e se um dia viabilisarem o setor catetinho, seria uma segunda Águas Claras bem planejada e elaborada, mas os gastos disso tudo seriam astronomicos...

Aquela linha do trêm do entorno é um Lixo, está muito acabada e vai necessitar de muitas melhoras, sem falar que tem muitas curvas, passa em áreas com pouca população, ou seja não vai cobrir 40% da população da região...

MAMUTE
Dec 23, 2011, 1:59 PM
Diálogo entre supostos metroviários revelam plano de sabotagem no metrô

Na rede social Facebook, um diálogo, supostamente entre 13 metroviários, revela uma proposta para parar os trens. Sindicato nega qualquer intenção de provocar pane. Direção da companhia vai investigar


http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2011/12/23/283865/20111222224440861542i.jpg
Centro de Controle Operacional do Metrô: local de onde partem determinações para a colocação dos trens em circulação

O impasse em torno da greve dos metroviários pode prejudicar ainda mais os 160 mil usuários do sistema de transporte público. O Correio teve acesso a uma conversa na rede social Facebook entre supostos servidores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Na página da internet, são discutidas sugestões de como seria possível parar os trens da empresa. Durante o diálogo, 13 pessoas debateram sobre a possibilidade de colocar em circulação até 29 trens para sobrecarregar a capacidade energética de operação das linhas e, dessa forma, paralisar os vagões nas vias. Procurada pela reportagem, a direção da companhia se mostrou preocupada e considerou a atitude como uma tentativa de sabotagem. Os dirigentes confirmaram que os nomes nos perfis da rede social são de empregados da empresa.


http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2011/12/23/283865/20111222224452972667o.jpg
Diálogos : um dos participantes sugere a colocação de 28 ou 29 trens na via, o que pararia o Metrô


A conversa teve início às 13h47 da última quarta-feira, quando um piloto do Metrô postou no próprio perfil que possui no Facebook a primeira sugestão para paralisar o sistema de transporte. “Caros amigos P.I.s conversando com uma galera, tivemos a ideia de colocar alguns trens a mais na via. Quem sabe se colocarmos 28 ou 29 trens na via, vocês sabem o que aconteceria né. A via não vai suportar e aí, sim seria uma ‘paralisação’ total e amparada totalmente pela lei. O que vocês acham? (se alguém tiver mais ideias acho que está na hora de conversarmos sobre isso)”, argumentou o suposto piloto.

Ao todo, foram trocadas 99 mensagens entre 10 pilotos, dois agentes de estação e um controlador de operações. Além de sugerirem uma pane no serviço, foi proposta a liberação das catracas para a livre circulação de passageiros. Os supostos servidores também ofenderam os dirigentes da empresa. Um dos possíveis agentes de estação que participou do debate e faria parte do Sindicato dos Metroviários disse que repassaria a idéia para Anderson de Oliveira e Anderson Costa. Os dois são assessores de comunicação da categoria e estariam na assembléia dos servidores que ocorreu na noite da última quarta-feira, na Estação Praça do Relógio.

Desordem
Procurado pela reportagem, o diretor de Operação e Manutenção do Metrô, Fernando Sollero, avaliou que o diálogo entre os supostos servidores “denota uma tentativa de sabotagem” contra a companhia. Segundo Sollero, protocolos de segurança e controle operacional seriam desrespeitados se o plano dos supostos empregados fosse colocado em prática. Ele explicou que seria necessário invadir o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede do Metrô em Águas Claras, para colocar 29 trens nos trilhos.

Atualmente, o sistema de transporte suporta rodar com até 24 trens. Com mais cinco, a capacidade energética de operação do Metrô seria sobrecarregada e os trens parariam de circular na via. Com os vagões lotados, passageiros poderiam entrar em pânico, passar mal e querer descer dos veículos no meio dos trilhos. “O Metrô vai se preocupar ainda mais com a segurança. Vamos reforçar no CCO e no edifício sede de Águas Claras. O Departamento Jurídico da empresa vai analisar a questão e estudar quais medidas podem ser tomadas”, completou Sollero.

Defesa
O Correio também procurou o coordenador-geral do Sindicato dos Metroviários, Israel Almeida Pereira. Segundo ele, a informação de tentativa de sabotagem não procede e o comando de greve cumprirá a decisão judicial que determina o fornecimento de 30% no serviço. “Não cabe ao sindicato nem aos trabalhadores colocar trens na via. Essa é uma decisão da empresa”, explicou.







http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/23/interna_cidadesdf,283865/dialogo-entre-supostos-metroviarios-revelam-plano-de-sabotagem-no-metro.shtml

pesquisadorbrazil
Dec 23, 2011, 5:05 PM
Cadê a Policia Civil, isso é TERRORISMO...

MAMUTE
Dec 23, 2011, 11:11 PM
Direção do Metrô suspende funcionários envolvidos na suposta sabotagem


A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) afirmou ao Correio, por meio de nota nesta sexta-feira (23), que os funcionários envolvidos no suposto plano de sabotagem foram afastados temporariamente de suas funções. A direção da companhia também pediu que o Ministério Público investigue o possível crime contra o transporte público e que um inquérito policial seja aberto.

Nesta semana o Correio teve acesso a uma conversa na rede social Facebook entre supostos servidores da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Na página da internet são discutidas sugestões de como seria possível parar os trens da empresa. Durante o diálogo, 13 pessoas debateram sobre a possibilidade de colocar em circulação até 29 trens para sobrecarregar a capacidade energética de operação das linhas e, dessa forma, paralisar os vagões nas vias.

A direção do Metrô afirmou que todos os procedimentos rotineiros estão sendo reforçados. Segundo eles, não há riscos a segurança do sistema metroviário.






http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/12/23/interna_cidadesdf,283952/direcao-do-metro-suspende-funcionarios-envolvidos-na-suposta-sabotagem.shtml

pesquisadorbrazil
Dec 26, 2011, 6:37 PM
Uai suspenderam? Deveriam ser EXONERADOS. Eita Metrô-DF frouxo.

MAMUTE
Jan 7, 2012, 3:26 PM
Metroviários do DF ignoram desconto de dias parados e mantêm greve


Categoria está parada desde dezembro; um terço está trabalhando.
Nova assembleia foi marcada para terça (10), na Praça do Relógio.


Os metroviários do Distrito Federal decidiram em assembleia nesta sexta-feira (6) manter a paralisação iniciada no dia 12 de dezembro. De acordo com o assessor de comunicação do sindicato da categoria, Anderson Oliveira, a Secretaria de Administração Pública afirmou que uma nova reunião de negociações poderia ser marcada para segunda (9), mas os metroviários estão “inseguros”.

“Se a gente acaba greve agora, sem acertar alguns pontos, a gente não vai conseguir negociar, por exemplo, o desconto dos dias parados. Esperamos conversar com o governador ou com o governador em exercício na segunda”, afirmou.

Uma nova assembleia foi marcada para terça-feira (10), às 20h na Praça do Relógio em Taguatinga. Nesta quinta-feira (5), a Secretaria de Administração informou que só volta a dialogar com os metroviários quando a categoria retornar ao trabalho. Segundo a assessoria da pasta, a última proposta de acordo foi retirada e os dias de paralisação serão descontados de forma retroativa.

Na noite do dia 2 de janeiro, o governo do DF apresentou a tentativa de acordo que consistia em começar imediatamente a discussão da data-base, marcada para o fim de março. Em troca, os grevistas voltariam ao trabalho, mas os dias de paralisação seriam descontados.

Reivindicações
Os metroviários alegam que houve fraude no Plano de Emprego e Salários dos funcionários, reivindicam melhorias no sistema de trens, estações e manutenção, cumprimento do acordo coletivo e igualdade em relação aos benefícios conquistados por funcionários da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB) e outras empresas do governo.

O presidente do Sindicado dos Metroviários do DF, Israel Pereira, afirmou que a categoria tentou negociar com a empresa ao longo de 2011. Ele ainda disse que os trabalhadores entraram em greve “devido à ausência de propostas e cumprimento do acordo coletivo”. Segundo Pereira, o Metrô-DF roda nesta segunda com 30% da capacidade de prestação de serviço, o que equivaleria a sete trens em horários de pico e quatro nos horários de menor fluxo.

O Metrô-DF diz que a greve não tem justificativa, uma vez que toda a pauta da categoria está sendo cumprida desde a última negociação. Além disso, afirma que não seria possível equiparação com outros servidores do GDF porque as atividades têm natureza diferente e fontes de pagamento distintas.


http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/01/03/metro-620x465.jpg
Trens do metrô de Brasília parados durante a greve, que começou em dezembro












http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2012/01/metroviarios-do-df-ignoram-corte-de-ponto-e-decidem-manter-greve.html

pesquisadorbrazil
Jan 9, 2012, 1:13 PM
Uai eles ignoram os dias parados, pois vão utilizar como moeda de troca. E claro, graças ao contribuinte, vão ter belas férias remuneradas, é mole. Se fosse nos EUA, a cobra iria fumar...

pesquisadorbrazil
Jan 11, 2012, 12:12 PM
Ferrovia ligará Brasília a Anápolis e Goiânia

O superintendente de Desenvolvimento do Centro-oeste, Marcelo Dourado, anunciou, em entrevista à RÁDIO 730, a perspectiva de construção de duas grandes obras ferroviárias no estado de Goiás nos próximos anos.

Segundo ele, já foram iniciados os estudos para a viabilização de uma ferrovia ligando Brasília a Luziânia e de outra ligando a capital federal a Anápolis e Goiânia. “São duas obras muito importantes para o desenvolvimento da região”, ressaltou.

Ele avaliou o ano de 2011 como “muito bom” para o Centro-oeste. e acredita em um incremento nos recursos para a região. “Batemos todos os recordes de produtividade e liberação de créditos. A agricultura e a pecuária estão em outro patamar e são a base da economia goiana”, lembrou.

Fonte: http://www.portal730.com.br/noticias/cidades/25033-ferrovia-ligara-brasilia-a-anapolis-e-goiania.html

pesquisadorbrazil
Jan 11, 2012, 12:13 PM
Será que podemos acreditar na veracidade das informações?

GMF
Jan 11, 2012, 6:12 PM
:previous:
Parece ser verídica, mas o próprio superintendente disse que ainda é uma perspectiva. Está sujeita a estudos de viabilidade e pode ser só mais um projeto.

MAMUTE
Jan 13, 2012, 8:06 PM
:previous:Tomara que não demore muito, já estou na espera...

Espartano_bsb
Jan 14, 2012, 10:42 AM
Infelizmente a única notícia que anda saindo sobre o Metrô-DF é sobre a greve dos empregados públicos!! :(

pesquisadorbrazil
Jan 17, 2012, 5:43 PM
Justiça determina retorno dos metroviários a partir de amanhã

Em audiência realizada na tarde desta terça-feira (17/1), o Conselho Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região determinou, por unanimidade, o fim da greve dos metroviários, paralisados há mais de um mês.

Os desembargadores argumentaram que embora a greve não seja abusiva, os metroviários devem voltar ao trabalho. Em contrapartida, o Governo do Distrito Federal deve apresentar em 15 dias, no máximo, uma proposta para a categoria.

Caso o governo não cumpra a decisão da Justiça, será obrigado a pagar uma multa diária de R$ 20 mil. A mesma pena vale para os metroviários que não voltarem às suas funções nesta quarta-feira (18/1).

Hoje, às 20h30, o Sindicato dos Metroviários (Sindimetro) fará mais uma assembleia, a fim de decidir o futuro do movimento.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/17/interna_cidadesdf,286654/justica-determina-retorno-dos-metroviarios-a-partir-de-amanha.shtml

MAMUTE
Jan 17, 2012, 8:35 PM
:previous:E agora??? será que vão acatar a decisão???

pesquisadorbrazil
Jan 18, 2012, 3:00 PM
Uai claro, apesar que eles querem equiparação salarial com empresas que tem o que vender e teoricamente geram receita, por esse motivo, os funcionários tem participação nos lucros.

E o METRO DF não gera lucro, só prejuízo, então, se querem reciprocidade com os funcionários da CAESB E CEB, sugiro que o GDF não tem aumento nenhum, pois, o METRO DF é deficitário.

MAMUTE
Jan 25, 2012, 4:06 PM
Destino do projeto de Brasília ainda é um mistério


Em uma cidade desenhada para os automóveis e sem calçadas em algumas de suas avenidas, o único projeto de transporte coletivo em Brasília para a Copa do Mundo está rigorosamente parado, embora o primeiro contrato para a realização das obras tenha sido assinado há quase três anos.

A linha do veículo leve sobre trilhos (VLT), o bonde moderno, deveria ter 22,6 quilômetros e 25 estações, entre o aeroporto e o fim da Asa Norte, atravessando toda a extensão do Plano Piloto. O projeto foi dividido em três fases e apenas a primeira delas, com 6,5 quilômetros e quatro estações, talvez seja concluída até 2014. Sem decisão mesmo sobre essa fase, o governo local ainda avaliará, por volta de abril, se toca as obras ou engaveta temporariamente o projeto.

Além de despertar controvérsia por interferir no projeto urbano da cidade, o VLT de Brasília enfrenta questionamentos judiciais. Em dezembro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal anulou o primeiro contrato para as obras, firmado em abril de 2009, com valor próximo de R$ 1,5 bilhão. "Não há dúvida de que o processo de licitação foi fraudado desde o início", disseram os desembargadores, na sentença. Eles afirmam ter havido conluio entre duas empresas, que simularam concorrência, mas dividiram a elaboração dos projetos básico e executivo. A decisão culpa o ex-presidente do Metrô-DF, estatal responsável pela implantação do projeto, de participação "devidamente comprovada" no esquema de fraude.

Menos de 3% das obras avançaram antes da paralisação. Enquanto o esqueleto de um dos terminais do VLT começa a enferrujar, as autoridades de Brasília decidiram concentrar-se exclusivamente no primeiro trecho da linha. Ele liga o aeroporto ao fim da Asa Sul, o que é "totalmente inútil", na avaliação de Artur Morais, especialista em políticas de transporte e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB).

Pode soar pouco familiar para quem não conhece o mapa da capital, mas há uma explicação. No projeto original, o novo sistema de transporte percorreria toda a avenida W3, a mais movimentada de Brasília. Passaria pelas duas regiões de hotéis e perto do Estádio Nacional, que sediará seis jogos da Copa do Mundo. Só com o primeiro trecho em operação, nada disso pode ser feito e a avenida continuaria atendida por ônibus velhos e precários, sem renovação.

Até o atual presidente do Metrô-DF, David José de Matos, reconhece a perda de eficácia com o encolhimento do VLT. "Preferimos fazer assim para não correr o risco de chegar a 2014 com toda a W3 esburacada", diz. Mas ele defende a continuidade do projeto como "pontapé inicial de um sistema de transporte integrado", como "acesso a uma tecnologia nova", e como "segunda alternativa de acesso ao aeroporto".

O último balanço dos projetos de mobilidade urbana da Copa previa o início das obras do VLT em dezembro. A nova licitação, no entanto, ainda não foi concluída e o governo espera assinar o contrato até abril. Com isso, acredita que os trabalhos podem ser retomados em julho. "Dá para entregar até a Copa. As obras civis, em si, demoram cerca de 18 meses", afirma Matos. A questão, segundo o executivo, é se surgirem questionamentos judiciais ou novos obstáculos que atrasem ainda mais o cronograma. Por isso, ele diz que uma reavaliação sobre a viabilidade da obra deverá ser feita em abril, antes da assinatura definitiva do contrato.

A nova licitação - que inclui os projetos de engenharia e as obras - está sendo feita pelo RDC, o regime diferenciado de contratações, recentemente sancionado pela presidente Dilma Rousseff. A Caixa Econômica Federal já deu aval a um financiamento de R$ 263 milhões, segundo informou Matos.

A dificuldade em tirar o projeto do papel repete a novela do metrô, que atravessou vários governos. O sistema teve sua construção iniciada em 1992, mas só começou a operar em 2001, em meio a atrasos e denúncias de irregularidades. Até hoje tem uma rede limitada, requer subsídios de mais de R$ 50 milhões para funcionar e não consegue andar com seus planos de expansão. No cenário otimista, prevê-se apenas mais uma estação até 2014.

O governo local encara a linha de VLT como um paradigma na tentativa de revitalização da avenida W3, espécie de bulevar comercial até os anos 80, que entrou em decadência com os shopping centers. Para o professor Frederico Flósculo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, isso não faz sentido se for mantida a circulação de carros e ônibus pela avenida. Flósculo, que coordenou a equipe vencedora de um concurso para projetos de recuperação urbana da W3, diz só ver sentido no projeto caso o VLT transite em uma via exclusiva de pedestres.













http://www.valor.com.br/impresso/especial/destino-do-projeto-de-brasilia-ainda-e-um-misterio

MAMUTE
Feb 10, 2012, 1:45 PM
Metrô para completamente por problemas de sinalização nesta manhã

Pelo quarto dia consecutivo os trens do metrô apresentaram problemas. Nesta sexta-feira (10/2) todos eles pararam de funcionar devido a uma falha na sinalização. Segundo a assessoria de imprensa do Metrô-DF, eles perderam o sistema de rastreamento dos trens por toda a extensão da última estação da Asa Sul até as estações de Ceilândia e Samambaia.

O problema começou por volta das 8h10 e imediatamente as atividades foram paralisadas e os trens rebocados para as estações mais próximas, onde os passageiros desembaram. A assessoria de empresa garantiu que está informando os usuários sobre os problemas na circulação dos veículos.

Os carros voltaram a rodar por volta das 9h20, mas com lentidão em todas as estações do metrô. A viagem que costuma demorar entre 10 e 15 minutos está durando cerca de uma hora e vinte minutos. Diversos trens pararam nos trilhos e os passageiros ficaram presos nos vagões por 40 minutos, até o problema começar a ser solucionado.



Este já é o quarto dia seguido que os usuários desse transporte sofrem com problemas técnicos. Na última terça-feira um trem ficou parado entre as estações Arniqueiras e Águas Claras por cerca de meia hora. Já na quarta, uma queda de energia deixou a viagem lenta entre as estações Asa Sul e Arniqueiras.

Na quinta-feira a situação foi ainda pior. Os trens voltaram a parar devido a problemas de tração. Segundo o usuário Alexandre Magalhães, os passageiros ficaram presos nos vagões e se queixavam da falta de informação. Muitos tentaram sair pelas saídas de emergência. Alguns chegaram a passar mal com o calor dentro dos vagões.












http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/10/interna_cidadesdf,289452/metro-para-completamente-por-problemas-de-sinalizacao-nesta-manha.shtml

MAMUTE
Feb 10, 2012, 1:47 PM
:previous:Quase todo dia tem problemas no Metrô, algo tem que ser feito pra ontem...

pesquisadorbrazil
Feb 11, 2012, 12:01 AM
Com certeza o povo do PSTU e PSOL andam sabotando o metrô. Espero que a PF entre no caso, da mesma forma do Noroeste. Eu quero ver, quem vai pagar os 2 milhões de reais em bens destruídos pelos alunos da UNB ligados a esse grupo de terroristas politicos.

MAMUTE
Feb 11, 2012, 1:50 PM
Falhas frequentes no metrô levantam suspeita de boicote dos metroviários


Às vésperas de mais uma greve dos metroviários, o sistema de transporte do Distrito Federal apresentou problemas pelo quarto dia consecutivo. Os veículos pararam no meio do caminho, das 8h10 às 9h20. Os responsáveis pela Metrô-DF investigam as causas do defeito e levantam a suspeita de que as falhas ocorrem como forma de pressão. A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários (Sindmetrô), no entanto, descarta a hipótese e acusa a autarquia de negligenciar a manutenção da rede.


http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2012/02/11/289546/20120210215946442335u.jpg
Pela manhã, os trens ficaram parados das 8h10 às 9h20: estações lotadas e revolta da população

A categoria anunciou outra greve a partir de segunda-feira — no fim do ano, houve a maior paralisação do gênero já registrada no país, com 37 dias de braços cruzados. Ainda assim, estava prevista uma assembleia às 21h de amanhã, na Estação Praça do Relógio. Mas até o fechamento da edição representantes do Sindmetrô, da Metrô-DF e do Ministério do Trabalho estavam em reunião para tentar chegar a um acordo. Reivindicam-se o fim das terceirizações, melhorias no sistema de trens e de estações, cumprimento de acordo coletivo e igualdade com as demais empresas do GDF.

Ontem, uma pane no sistema de informações da Metrô-DF impediu que o computador central da rede, no Centro de Controle Operacional (CCO), localizasse os trens em circulação. O aparelho coordena a distância e a velocidade dos veículos. Não permite, por exemplo, que um veículo fique a menos de 500 metros um do outro. Sem os dados das linhas, o CCO ordenou que os vagões parassem na estação mais próxima. Com isso, um trem que saiu de Ceilândia ficou com os passageiros presos na linha por cerca de 40 minutos, pois a Estação Praça do Relógio estava ocupada. Segundo o diretor operacional da empresa, Fernando Sollero, o procedimento garante a segurança dos usuários.














http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/11/interna_cidadesdf,289546/falhas-frequentes-no-metro-levantam-suspeita-de-boicote-dos-metroviarios.shtml

Espartano_bsb
Feb 11, 2012, 6:36 PM
O principal problema é a falta de investimento no sistema! Simples. Tão óbvio quanto andar para frente.

besantos
Feb 11, 2012, 10:52 PM
Brasília está caindo aos pedaços... metrô que não anda, onibus velhos, asfalto destruído, caos na saúde pública, polícia civil dominada por uma máfia... triste.

MAMUTE
Feb 13, 2012, 12:35 PM
GDF descobre sabotagem na central de controle do Metrô/DF


Foi confirmado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) que as falhas mecânicas responsáveis pela pane no sistema de informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) foram causadas por sabotagem. Os problemas ocorreram ao longo da semana passada, as vésperas de mais uma greve dos metroviários. Mas foi às 4h da madrugada deste domingo (12) que a equipe técnica do Metrô, junto ao grupo de inteligência da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), encontrou no Centro de Controle Operacional (CCO), no Plano Piloto, cabos do sistema de informações mexidos, exatamente onde estava o problema.




Desde sexta-feira a possibilidade de sabotagem havia sido reforçada pelas constantes problemas, o que levou as duas equipes a rastrearem as causas das panes. Um dos cabos havia sido inserido de forma artificial no sistema, fazendo o transporte andar em velocidade reduzida. O aparelho é responsável por coordenar a distância e a velocidade dos veículos.




O porta-voz do governador Agnelo Queiroz, Ugo Braga, afirmou que as avarias no sistema já foram consertadas pela equipe técnica do Metrô-DF, e um boletim de ocorrência foi registrado na 23ª Delegacia de Polícia de Ceilândia, para apurar os responsáveis pelo crime. Até o momento, presume-se que os autores da sabotagem sejam grupos radicais dentro do movimento de greve do SindMetrô-DF. “O governador já está ciente da situação e considerou a atitude gravíssima. Um grupo de radicais não pode, a pretexto da luta por salários, colocar em risco a vida de mais de 150 mil usuários do metrô”, afirmou Braga.




Segundo o delegado-chefe da 23ª DP (P Sul), Yuri Fernandes, a investigação está em curso para encontrar os responsáveis pelo crime o mais rápido possível. “Temos 99,9% de certeza que o sistema foi sobrecarregado de propósito, por três vezes, para que o metrô parasse e se assemelhasse a uma simples falha técnica”, explicou Fernandes.













http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=389498

MAMUTE
Feb 13, 2012, 12:36 PM
:previous:Já virou caso de polícia:no:

pesquisadorbrazil
Feb 13, 2012, 5:27 PM
:previous:Já virou caso de polícia:no:

Advinha quem é responsavel por isso, os pseudos partidos nanicos ultra radicais, PSOL e PSTU, e pior, o Toninho do PSOL que sonhava ser politico, viu destruído sua reputação, e pior.

Politico Corrupto é de lascar, agora Politico Honesto e Terroristas é pior ainda. O primeiro atenta contra o dinheiro do contribuinte o segundo atenta contra a vida do contribuinte é mole.:hell::whip::koko:

MAMUTE
Feb 14, 2012, 11:50 AM
Após confirmação de sabotagem, 80 funcionários do metrô podem ser presos


Polícia Civil diz não ter dúvidas de que houve ação humana na violação do sistema do metrô na última sexta-feira. Ao menos 80 funcionários da companhia são investigados e podem pegar até dois anos de cadeia pelo crime


http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2012/02/14/289809/20120213222821398464a.jpg
Nesta segunda-feira, os trens funcionaram normalmente. Segundo a direção do órgão, a fiscalização, a partir de agora, será mais rígida

A Polícia Civil abriu inquérito ontem para apurar um caso de sabotagem no Metrô do DF. Pelo menos 80 pessoas estão na lista das que podem ter entrado na sala restrita onde a violação do sistema ocorreu. As primeiras investigações praticamente descartam uma pane no sistema. Indícios encontrados pelos agentes, como o tipo de cabo utilizado para interromper o funcionamento do tráfego e a programação feita para provocar as pausas dos trens, reforçam a hipótese de ação humana criminosa. As suspeitas começaram após denúncia de funcionários da Companhia do Metropolitano do DF, que encontraram o armário onde estaria a fiação danificada. Na última sexta-feira, as viagens dos trens tiveram atrasos de até uma hora e muitos passageiros ficaram trancados nos vagões.

O chefe da 23ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), Yuri Fernandes, responsável pelo caso, afirmou que o cabo encontrado conectado de forma irregular era da própria rede de manutenção do metrô, o que reforça a hipótese de o dano ter sido causado por um empregado do órgão. “É muito difícil que alguém de fora tenha conseguido entrar lá. Mais improvável ainda é alguém entender do sistema e saber como provocar as paradas do trens em horários programados, como ocorreu”, disse o delegado. Segundo ele, o universo de suspeitos é grande, vai desde faxineiros até motoristas. “Verificamos que houve intervenção humana. Qualquer sistema pode dar problemas, mas não acreditamos que esse foi o caso. Essa ação poderia ter provocado uma tragédia”, complementou.

A interrupção do sistema por alguém credenciado levantou suspeitas dentro da empresa e do governo. O governador Agnelo Queiroz se disse indignado com a situação e exigiu que os responsáveis pela sabotagem sejam punidos com demissão do serviço público e prisão. “É uma situação gravíssima. Temos que separar o que é movimento justo, grevista, a que toda categoria tem direito, de sabotagem, que põe em risco a vida de milhares de pessoas e tem outro nome: terror”, enfatizou.











http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/14/interna_cidadesdf,289809/apos-confirmacao-de-sabotagem-80-funcionarios-do-metro-podem-ser-presos.shtml

pesquisadorbrazil
Feb 14, 2012, 5:28 PM
Lei que permite o transporte de bicicleta no metrô e no VLT é regulamentadaGoverno do Distrito Federal regulamenta lei que permite o transporte de bicicletas no metrô e nos veículos leves sobre trilhos


Agência Brasília

Publicação: 13/02/2012 21:59Atualização:



Foi publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (13) o Decreto n° 33.529, de 10 de fevereiro de 2012, que regulamenta a Lei n° 4.216/2008, que permite que os passageiros que usam o sistema metroviário possam transportar suas bicicletas ou similares nos vagões do metrô do DF.

A lei busca incentivar o uso de bicicletas para o transporte, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da mobilidade. "Por que ciclistas não poderiam usar o metrô quando houver espaço suficiente se isso além de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida contribuiria também para a qualidade de vida de todos? Seriam menos carros nas ruas e menos poluição nos ares da cidade", argumenta o secretário de Governo, Paulo Tadeu, autor da lei.

A regulamentação reforça o apoio da atual gestão do Governo do Distrito Federal no incentivo ao transporte urbano por bicicletas de forma integrada com os demais sistemas de condução. Esta lei fará parte de mais um ato vinculado ao trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Políticas de Mobilidade Urbana por Bicicletas no DF, com coordenação da Secretaria de Governo.

Veja como se beneficiar com as novas regras:

Usuário:

O transporte será permitido com uma bicicleta por usuário, que deverá mantê-la ao seu lado, cabendo ao proprietário a responsabilidade do bem. Não será permitido pedalar nem sentar na bicicleta nas estações ou nos trens. Crianças só poderão levar bicicletas acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Nas estações:

Para sair ou entrar nas estações, o usuário deverá usar a cancela para passagem da bicicleta, devendo o usuário atravessar pelo bloqueio. Não será permitido transportar a bicicleta nos elevadores ou escadas rolantes, cabendo ao usuário a utilização das escadas. As faixas amarelas de segurança também deverão ser respeitadas.

Nos trens:

O ultimo vagão, no sentido do tráfego, deverá ser utilizado pelo ciclista. Usuários que não estiverem conduzindo bicicletas ou similares têm prioridade no embarque, principalmente em horário de movimento intenso. Cada viagem poderá transportar até 5 (cinco) bicicletas ou similares.

Dos empregados:

Os empregados do Metrô-DF não poderão guardar bicicletas ou similares.

Além de placas de indicação aos ciclistas, os empregados do metrô darão orientação para a condução das bicicletas ou similares.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/13/interna_cidadesdf,289801/lei-que-permite-o-transporte-de-bicicleta-no-metro-e-no-vlt-e-regulamentada.shtml

Jota
Feb 14, 2012, 5:37 PM
Não sou contra a ideia de bicicletas no metrô, mas acho que vai ser uma zona isso e vai dar briga com nego tentando colocar a bicicleta em vagão lotado. :sly:

pesquisadorbrazil
Feb 14, 2012, 6:07 PM
Não sou contra a ideia de bicicletas no metrô, mas acho que vai ser uma zona isso e vai dar briga com nego tentando colocar a bicicleta em vagão lotado. :sly:

Uma lei distrital inventou que o ultimo vagao terá espaço para bicicletas, daqui a pouco, como tudo vai estar lotado, em vez do metrô melhorar a mobilidade do povo, o povo vai preferir comprar um carro e ir para o trabalho, a escola ou para o lazer sem utilizar o metrô.

Então a curto prazo, o metrô vai se tornar obsoleto.

HLbsb
Feb 14, 2012, 7:21 PM
Não sou contra a ideia de bicicletas no metrô, mas acho que vai ser uma zona isso e vai dar briga com nego tentando colocar a bicicleta em vagão lotado. :sly:

Uma lei distrital inventou que o ultimo vagao terá espaço para bicicletas, daqui a pouco, como tudo vai estar lotado, em vez do metrô melhorar a mobilidade do povo, o povo vai preferir comprar um carro e ir para o trabalho, a escola ou para o lazer sem utilizar o metrô.

Então a curto prazo, o metrô vai se tornar obsoleto.

Há anos as bicicletas são transportadas no metrô. Até porque há anos já existe a lei. Nada vai mudar! Tudo que fizeram foi regulamentar e limitar a 5 bicicletas (nunca vi mais do que isso no vagão) alem de proibir o transporte pelas escadas rolantes (acho que ninguém transporta em elevadores atualmente)...

Não entendo onde vocês estão vendo problemas, já que na prática tudo está funcionando perfeitamente. Já transportei bicicleta dezenas de vezes no metrô e nunca tive problema de metrô super lotado. Só não dá pra ser sem noção querendo entrar com bicicleta 18h10 sentido bairros.

Bom, a reportagem está desatualizada sobre o funcionamento do metrô, mas imaginei que os foristas que opinam tivessem utilizado o metrô ao menos uma vez nos últimos 3 ou 4 anos pra saber ao menos o básico... :whip:

Jota
Feb 14, 2012, 8:47 PM
Há anos as bicicletas são transportadas no metrô. Até porque há anos já existe a lei. Nada vai mudar! Tudo que fizeram foi regulamentar e limitar a 5 bicicletas (nunca vi mais do que isso no vagão) alem de proibir o transporte pelas escadas rolantes (acho que ninguém transporta em elevadores atualmente)...

Não entendo onde vocês estão vendo problemas, já que na prática tudo está funcionando perfeitamente. Já transportei bicicleta dezenas de vezes no metrô e nunca tive problema de metrô super lotado. Só não dá pra ser sem noção querendo entrar com bicicleta 18h10 sentido bairros.

Bom, a reportagem está desatualizada sobre o funcionamento do metrô, mas imaginei que os foristas que opinam tivessem utilizado o metrô ao menos uma vez nos últimos 3 ou 4 anos pra saber ao menos o básico... :whip:

Oxente, eu uso o metrô pelo menos uma semana por mês e não lembro de ver nenhuma bicicleta, mas se vc diz que funciona não vou duvidar....

pesquisadorbrazil
Feb 16, 2012, 5:52 PM
Há anos as bicicletas são transportadas no metrô. Até porque há anos já existe a lei. Nada vai mudar! Tudo que fizeram foi regulamentar e limitar a 5 bicicletas (nunca vi mais do que isso no vagão) alem de proibir o transporte pelas escadas rolantes (acho que ninguém transporta em elevadores atualmente)...

Não entendo onde vocês estão vendo problemas, já que na prática tudo está funcionando perfeitamente. Já transportei bicicleta dezenas de vezes no metrô e nunca tive problema de metrô super lotado. Só não dá pra ser sem noção querendo entrar com bicicleta 18h10 sentido bairros.

Bom, a reportagem está desatualizada sobre o funcionamento do metrô, mas imaginei que os foristas que opinam tivessem utilizado o metrô ao menos uma vez nos últimos 3 ou 4 anos pra saber ao menos o básico... :whip:

Eu já vi várias bicicletas, o problema que estão destinando espaços segregados para determinadas pessoas, e aí vem a pergunta que não quer calar, quando vão adaptar as estações para as bicicletas, nem adianta dar espaço para ciclistas se não existe um local apropriado para o transporte das mesmas nas escadas?:hell:

MAMUTE
Feb 18, 2012, 1:14 AM
Linha do metrô para a Asa Norte vira prioridade


A extensão da linha do Metrô para a Asa Norte será uma das prioridades do governo para 2012. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 10 na primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal. Na véspera, o governador Agnelo Queiroz havia anunciado, após reunião no BNDES, que o Veículo Leve sobre Trilhos ligaria Planaltina e Sobradinho ao Eixão Norte. É justamente na Ponte do Bragueto que deve ser construído o terminal do metrô.

http://www.notibras.com.br/2011/get_img?ImageWidth=280&ImageId=3498

Na reunião do Conselho, o governador destacou os eixos a serem seguidos este ano: crescimento econômico, distribuição de renda, geração de emprego e sustentabilidade.

O Conselho, revelou o governador, também vai prestar assessoramento direto ao poder público com a elaboração de estudos, a proposição de medidas necessárias ao desenvolvimento socioeconômico eA a promoção do diálogo permanente entre governo e sociedade.

Falando aos conselheiros, o secretário de Governo, Paulo Tadeu disse que 2011 foi marcado por diferentes vitórias para a sociedade do Distrito Federal. “Implementamos o Regime Jurídico Único para o servidores do DF, aprovamos a gestão democrática nas escolas e retomamos o orçamento participativo”, exemplificou. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pelos cerca de 30 conselhos comunitários do DF que estão em fase de legalização e o trabalho dos movimentos socais como pontos positivos de articulação entre o governo e a sociedade civil ao longo dos últimos meses.

Durante a reunião foram debatidas as prioridades do atual governo em diversas áreas. O secretário de Transporte, José Walter Vazques Filho, destacou que, no dia 5 de março, será lançada licitação para renovação de 75% da frota de ônibus do DF.

- Este ano, nossas metas são priorizar o transporte coletivo e o transporte não motorizado (bicicletas). Também é prioridade a ampliação do metrô até a Asa Norte”, afirmou. O secretário ressaltou ainda que a linha amarela, que ligará o Gama à Santa Maria, já está sendo construída e deverá ficar pronta em 18 meses.

Na área da Saúde, as prioridades para 2012 são os programas de atenção básica à saúde. “Em 2011, o Saúde da Família cobriu 23% das residências do DF e, neste ano, a meta é chegar a 50%”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. “Além disso, pretendemos terminar o ano com 13 Clínicas da Família e, até o final do governo, serão 42”, completou. A primeira Clínica da Família do DF foi inaugurada em Samambaia e já realizou cerca de 2 mil atendimentos (entre consultas no local e visitas em domicílio).

Rafael Barbosa destacou também que o GDF reformou, em 2011, 21 centros de saúde e criou 80 novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “E vamos abrir outros 80 leitos neste ano. Além disso, estão previstos R$ 18 milhões para investimentos em centros cirúrgicos e unidades de internação”, informou o secretário.

Na área de educação, um dos destaques em 2012 será a qualificação e a capacitação dos servidores da rede pública de ensino. “Também priorizaremos ações para garantir melhores condições de estudo para os alunos por meio de reformas e pequenas intervenções nas escolas do Distrito Federal”, afirmou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

O secretário Paulo Tadeu informou ao fim da reunião que o Conselho criará um observatório de equidade. Será um espaço voltado para o conhecimento, coordenado pelas universidades de Brasília (UnB) e Católica (UCB), Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). “O observatório dará subsídios técnicos para as ações do Conselho”, destacou o governador Agnelo Queiroz.














http://www.notibras.com.br/2011/pt/noticias/brasilia/3196/Linha-do-metr%C3%B4-para-a-Asa-Norte-vira-prioridade.htm

MAMUTE
Feb 18, 2012, 1:18 AM
:previous:Notícia do dia 10/02/2012
VLT Planaltina/Sobradinho??

Espartano_bsb
Feb 18, 2012, 11:01 AM
Não acredito.

emblazius
Feb 18, 2012, 12:08 PM
O Agnelo deve ter trocado as letras de VLP para VLT. É a única razão de tal afirmação.

Fui deixar minha noiva na anhanguera de tagua para a prova do TSE e depois de um ano e meio peguei a eptg e voltei pela epnb. Conlusao que senti: A Eptg me parece muito insegura, as marcações das faixas e as sinalizaçoes eu achei falha, me senti em um bate-bate sem bater em ninguem. No que tange a epnb, aquilo ali é um inferno até nos domingos. Só jesus para aquela via.

Jota
Feb 18, 2012, 5:57 PM
Provavelmente o erro ai de VLT/VLP foi do estagiário....... :haha:

MAMUTE
Feb 19, 2012, 12:55 AM
Alagamento em túnel paralisa trens do Metrô na Estação da 114 Sul

Quem decidiu utilizar o metrô na noite deste sábado (18/2) levou um susto e acabou prejudicado. De acordo com informações prévias do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), que estavam presentes na Estação 114 Sul, um alagamento, por volta das 19h30, causou a interrupção do serviço em boa parte das linhas.

Segundo a assessoria do Metrô-DF, o túnel da estação 114 Sul conta com bombas de sucção, que não funcionaram adequadamente. Com isso a água começou a subir. Para que os técnicos da empresa pudessem trabalhar na manutenção dos equipamentos foi preciso desligar a energia no local. Portanto, o Metrô está operando da estação Central até a 112 Sul, os ramais de Ceilândia e Samambaia vão até o shopping e do shopping até a 114 Sul. Ainda não há previsão para o término dos trabalhos.

O passeio da operadora de caixa Leny Vieira, 22 anos, que carregava seu filho de 4 meses no colo e da cunhada, a auxiliar administrativa Stefani Cardoso, 18 , tornou-se um transtorno. Após fazerem compras no Shopping Conjunto Nacional, decidiram tomar o Metrô até suas casas, em Ceilândia. "O motorista do metrô pediu para todo mundo desembarcar porque havia um alagamento. Disseram para entrar num fila para ter o dinheiro da passagem de volta", conta Stefani. "Achei um absurdo porque pagamos impostos e não funciona, agora estamos aqui nessa chuva há pelo menos meia hora esperando um ônibus", completa.









http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/18/interna_cidadesdf,290373/alagamento-em-tunel-paralisa-trens-do-metro-na-estacao-da-114-sul.shtml

MAMUTE
Feb 19, 2012, 12:57 AM
:previous:Pronto!!!!! Agora não falta mais nada....
Só falta dizerem que sabotaram as bombas de sucção:haha:

MAMUTE
Feb 24, 2012, 7:58 PM
Mulher é presa após empurrar outra em trilhos do metrô no DF; veja


Câmeras de segurança flagraram na noite de sábado (18) uma mulher sendo empurrada em direção aos trilhos do metrô da estação Feira do Guará, no Distrito Federal.

De acordo com a polícia, Nilza Silva de Oliveira, 34, está presa e deve responder por tentativa de homicídio qualificado.

Conforme mostram as imagens, Maria Aparecida Pereira da Silva, 28, caminhava em frente à faixa amarela de segurança da estação enquanto falava ao celular quando Nilza se aproximou e a empurrou.

Seguranças da estação foram imediatamente em direção a Maria e a ajudaram sair dos trilhos. Ela feriu levemente a perna.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Jeferson Lisboa, a vítima não chegou a tocar no trilho energizado. "Se ela tocasse [nos trilhos energizados], morria na hora. Ela foi socorrida imediatamente, sem que houvesse consequências mais graves", disse.

De acordo com Lisboa, testemunhas afirmam que as duas mulheres haviam discutido na escadaria da estação do metrô meia hora antes e que Maria teria agredido Nilza.

O caso foi registrado no 4º DP (Guará 2).

SdwDk90Eyfg










http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1052998-mulher-e-presa-apos-empurrar-outra-em-trilhos-do-metro-no-df-veja.shtml

MAMUTE
Feb 24, 2012, 8:04 PM
:previous:Por essas e outras que sou à favor da utilização de protecões, evitando o acesso aos trilhos....

EX: Metrô Tokyo
Ev9qxESR5SM

Metrô SP Estação Sacomã fase de teste
OIv5e5eAdcc

pesquisadorbrazil
Feb 24, 2012, 9:29 PM
Está passando da hora do GDF implantar essas barreiras aqui. Os suicídios no Pátio Brasil acabaram, agora descobriram que existe o metrô. E não custa muito colocar essas barreiras que nem do Japão aqui, ou vão esperar um morrer para instalar?

MAMUTE
Feb 29, 2012, 11:01 PM
Metrô DF poderá ter vagões só para mulheres


Na primeira reunião do ano, nesta quarta-feira (29.02), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da Câmara Legislativa, aprovou com quatro votos e uma ausência o PL 098/2011 de autoria do deputado Evandro Garla (PRB-DF). O projeto prevê a destinação de espaços exclusivos para as mulheres e portadores de necessidades especiais no sistema metroviário do Distrito Federal.

http://www.blogdomax.com.br/wp-content/uploads/2012/02/metrô-só-para-mulheres.png

Essa medida torna-se cada vez mais necessária para as mulheres, vítimas de maníacos em todo País, diz o parlamentar. No sábado (25.02), um homem foi preso no Rio de Janeiro por estuprar uma menina de apenas 12 anos dentro de um ônibus em movimento.

O projeto de lei prevê que a empresa administradora do sistema metroviário do Distrito Federal, fica obrigada a destinar vagões exclusivos para mulheres e portadores de necessidades especiais nos horários de pico matutino e vespertino.

Vagões especiais

Os vagões a serem destinados para o transporte exclusivo de mulheres e portadores de necessidades especiais serão destacados entre os que integram a composição dimensionada para fluxo de passageiros nos referidos horários de pico, ou adicionados à composição a crédito da concessionária.

Para o deputado Garla, autor do projeto no Poder legislativo, a aprovação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) mostra o quanto essa ação poderá minimizar as tentativas de constrangimento e importunação sexual contra as mulheres “Essa questão é muito séria, mais do que pensamos, pois poucas mulheres se arriscam a fazer denúncias em virtude da vergonha e constrangimento moral”, disse.

O projeto continuará a tramitar dentro da CLDF, e irá para a CCJ- Comissão de Constituição e Justiça, última comissão a apreciar o PL antes da votação em plenário.














http://www.blogdomax.com.br/metro-df-podera-ter-vagoes-so-para-mulheres

Jota
Mar 1, 2012, 12:55 AM
:previous: Mais uma ideia de gerico e populista da CLDF. É impressionante como dali não sai uma ideia inteligente, um projeto realmente útil a população, nada.

pesquisadorbrazil
Mar 1, 2012, 7:51 PM
:previous: Mais uma ideia de gerico e populista da CLDF. É impressionante como dali não sai uma ideia inteligente, um projeto realmente útil a população, nada.

Sabe aquele ex vereador do Paraná, que anda vendendo leis pela internet, com certeza, esse pseudo deputado deve ter comprado um estoque dessas pseudos leis.:koko::hell:

Espartano_bsb
Mar 3, 2012, 11:14 AM
GAME OVER para o VLT?