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View Full Version : (DF) Brasília | Cidade Aeroportuária


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pesquisadorbrazil
Sep 20, 2012, 10:52 PM
Aqui será tratado, tudo que se refere ao projeto, que pelo jeito, agora sai do papel.

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/cidadeaeroportuaria_zpsaa44f211.jpg

A concessão reunirá interessados em constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), na qual empresas privadas em parceria com a Infraero investirão na obra e serão responsáveis por sua operação e renda durante o período de 25 anos. A carteira de investimentos fará do aeroporto JK um dos mais modernos do país.

Concomitante à concessão do aeroporto, está prevista a construção, no médio prazo, da Cidade Aeroportuária na região de Planaltina, no nordeste do Distrito Federal, cujos objetivos são o de prover Brasília com um aeroporto logístico de cargas que atenderá a todo o Centro-Oeste e às regiões Norte e Nordeste, principalmente. Este novo aeroporto será um complexo logístico onde empresas de alto valor agregado em conhecimento e tecnologia e de baixo impacto ambiental poderão instalar-se para produzir e abastecer outras regiões brasileiras e também exportar para mercados internacionais. A Cidade Aeroportuária, além dos vôos de carga, centralizará os vôos internacionais de Brasília.


Imagens do Aeroporto Internacional de Cargas de Brasília

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb1.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb2.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb3.jpg

MAMUTE
Sep 20, 2012, 11:07 PM
:previous:Eu espero que seja construído logo esse aeroporto em Planaltina, e também que tragam boas industrias para compor o parque industrial...

Jota
Sep 21, 2012, 12:19 AM
Será se agora sai? Se sair, tbm terá que ser feita 2ª ponte do Lago Norte, senão vai virar uma droga.

HLbsb
Sep 21, 2012, 2:56 AM
De todos os projetos que não saem no DF esse é o que foi para o fim da fila depois da concessão do BSB... Se sair essa década, será apenas uma fração do projeto original!

MAMUTE
Sep 21, 2012, 1:23 PM
:previous:Com todos esses projetos a tendência que o aeroporto de cargas seja concretizado... Agora, veja o exemplo do aeroporto executivo em Sobradinho, que não afetará em nada o AIJK que por sua vez está visando voos comerciais, locais e internacionais, e ao meu ponto de vista é até uma boa, pois fica exclusivo para voos comerciais e melhora fluxo de aeronaves no aeroporto...


E essa tendência vai se intensificar com esses projetos aqui para os próximos anos.

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/projetosestruturantesbsb_zps91396c32.jpg

:banana::banana::banana::banana:

HLbsb
Sep 21, 2012, 8:16 PM
:previous:

Pois é, aeroportos para aliviar as pistas do BSB são plenamente viáveis. Necessários pra falar a verdade. O que que dificulta em Planaltina é saber que não servirá como aeroporto para voos regulares de passageiros por muito tempo.

Se o empreendedor conseguir criar um modelo comercial que viabilize aeroporto de cargas independente de voos regulares de pax será muito bem vindo no DF! Talvez fosse o caso de fazer uma parceria com o Correios, que pretende ter frota própria. Se um grande distribuidor instalar um centro de distribuições no aeroporto serve de âncora e gradualmente o modal vai se fortalecendo...

Apesar do meu pessimismo, torço muito para que saia do papel, mas antes de qualquer coisa, deve-se planejar a viabilidade!

pesquisadorbrazil
Sep 22, 2012, 8:14 PM
:previous:

Pois é, aeroportos para aliviar as pistas do BSB são plenamente viáveis. Necessários pra falar a verdade. O que que dificulta em Planaltina é saber que não servirá como aeroporto para voos regulares de passageiros por muito tempo.

Se o empreendedor conseguir criar um modelo comercial que viabilize aeroporto de cargas independente de voos regulares de pax será muito bem vindo no DF! Talvez fosse o caso de fazer uma parceria com o Correios, que pretende ter frota própria. Se um grande distribuidor instalar um centro de distribuições no aeroporto serve de âncora e gradualmente o modal vai se fortalecendo...

Apesar do meu pessimismo, torço muito para que saia do papel, mas antes de qualquer coisa, deve-se planejar a viabilidade!

Mas as pessoas tem que pensar que o novo aeroporto é para se viabilizar a LONGO prazo, então tempo não irá faltar para arranjar uma empresa para fazer do aeroporto um HUB. Vai que o mesmo já esteve preparado para receber os gigantescos aviões A380 por exemplo.:tup:

MAMUTE
Oct 4, 2012, 12:43 PM
Agnelo fecha, em Cingapura, contrato de planejamento para próximos 50 anos


Em Cingapura, Agnelo Queiroz assinou contrato de US$ 4,25 milhões com a empresa Jurong Consulants. A empresa fará o planejamento estratégico do Distrito Federal para os próximos 50 anos. Os técnicos da empresa desembarcam em Brasília na próxima semana. Durante 24 meses, eles levantarão as características topográficas, sociais e econômicas do DF.

http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2012/10/04/325951/20121004013311783601a.jpg
Os bairros planejados de One North Park, em Cingapura, são modelo que vai inspirar projeto estratégico

A previsão é de que o planejamento estratégico esteja pronto em abril de 2014. A empresa já realizou 1,7 mil projetos semelhantes pelo mundo. No Brasil, a Jurong Consulants elaborou o corredor entre Belo Horizonte e o aeroporto de Confins.

Agnelo também firmou uma parceria com o governo de Cingapura. Gestores públicos brasilienses serão treinados gratuitamente no país parceiro. Inicialmente, uma equipe de 20 servidores do GDF será recrutada para viajar à Asia e receber cursos de gestão e planejamento. Em julho deste ano, o governador viajou com uma delegação pelos Emirados Árabes Unidos, China, Alemanha, Itália e Cingapura. O objetivo era divulgar o Distrito Federal e firmar acordos e parcerias.

"Hoje é um dia histórico. Estamos pensando o futuro da nossa cidade, preparando o caminho para que ela se torne uma das cinco melhores do mundo para se viver", disse o governador, disse o governador.

A assinatura do contrato entre o GDF e a Jurong Consultants ocorreu na abertura do Latsia 2012, fórum anual de negócios envolvendo América Latina e Ásia. Outras três delegações brasileiras estavam presentes no evento - os governos de Minas Gerais e Rio de Janeiro e uma comitiva do Ministério da Defesa.

No início de setembro, uma equipe precursora da Jurong esteve em Brasília, sobrevoou a cidade e recebeu as primeiras informações a respeito das ações do governo. "Vários dos nossos problemas, da segurança aos transportes, derivam do fato de a riqueza estar concentrada territorialmente no Plano Piloto e na região dos lagos. Precisamos distribuí-la por todas as áreas do Distrito Federal", explicou Agnelo.

Para tanto, o planejamento estratégico criará uma espinha dorsal que integrará quatro grandes eixos: a cidade-aeroportuária, inicialmente programada para ser instalada nas proximidades de Planaltina; o polo logístico, entre Samambaia e o Recanto das Emas; o centro financeiro internacional, próximo a São Sebastião; e a ampliação do Polo JK, em Santa Maria, saída para Luziânia.

A Cidade Digital, na região do Torto, não entrou na lista porque já está em processo mais avançado de realização - mas será considerada como corredor de desenvolvimento no projeto final.

Em cada um desses locais será planejado um conceito de bairro-parque, em que as pessoas moram, trabalham, estudam e, sobretudo, se divertem. Tudo construído segundo ideias arquitetônicas próprias. A delegação do DF teve a chance de conhecer in loco aquilo do que se está falando, ao visitar, na última segunda-feira, o complexo One North Park, conjunto de quatro grandes bairros planejados pela Jurong em Cingapura.










http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/10/04/interna_cidadesdf,325951/agnelo-fecha-em-cingapura-contrato-de-planejamento-para-proximos-50-anos.shtml

MikeVonJ
Oct 5, 2012, 9:39 PM
Vamos torcer para dar certo.

pesquisadorbrazil
Nov 25, 2012, 1:50 AM
Atualização do thread com imagens do aeroporto

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb1.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb2.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb3.jpg

leo!aus
Dec 11, 2012, 1:20 AM
"o centro financeiro internacional, próximo a São Sebastião"

Queria mais informações deste centro.

MAMUTE
Dec 15, 2012, 10:01 PM
:previous:tem um post do pesquisador que explica mais do Novo centro financeiro internacional.

Matéria interessante a respeito do Centro Financeiro Internacional em Brasília

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/centrofinanceiro.jpg

A região do Tororó vai receber grandes investimentos, quer seja home center, pet shop, hipermercado, shopping center, hotéis, centros empresariais e centros clinicos. Tanto na DF 001 quanto na DF 140.

Observerbsb
Dec 16, 2012, 7:26 PM
Pessoal,

Estava lendo o Jornal da Comunidade do ultimo final de semana e tinha uma materia do governo de Goias onde diziam que estavam em fase de terraplenagem o aeroporto industrial de Anapolis.

Assim que acho que já era este aeroporto de carga em Planaltina....Os dois não acabem tão proximos....

pesquisadorbrazil
Dec 16, 2012, 8:25 PM
Pessoal,

Estava lendo o Jornal da Comunidade do ultimo final de semana e tinha uma materia do governo de Goias onde diziam que estavam em fase de terraplenagem o aeroporto industrial de Anapolis.

Assim que acho que já era este aeroporto de carga em Planaltina....Os dois não acabem tão proximos....

Não tem muito haver, pois, você esqueceu o principal... São duas unidades federativas diferentes. E outra, aonde uma industria que vier se instalar num municipio, quer ficar, fora do mercado consumidor ou dentro? Sem contar que o aeroporto daqui vai ser interligado a 3 ferrovias.

Enquanto o aeroporto de Anápolis será conectado apenas a ferrovia norte e sul. Então, o de Brasília vai ter melhor infraestrutura. Sem contar é claro, que o aeroporto de Anápolis está pensando que os industrais de Brasília irão utilizar o aeroporto goiano? Brincadeira né.:tup: Sem falar que a UPS, FeDex, DHL estão sediadas em Brasília e não em Anápolis.

E o mais importante, o foco de cada aeroporto. Com certeza o tipo de mercadorias transportadas no aeroporto de Anápolis não vai ser o mesmo do aeroporto de Planaltina.

MAMUTE
Apr 10, 2013, 1:22 AM
Uma Matéria do final de 2012, mas vale postar para enriquecer o Thread:notacrook:

Área de Planaltina, ocupada pela agropecuária, chamou a atenção no debate


Cidade aeroportuária ou polo de agronegócio? A destinação futura de Planaltina foi o principal ponto de debate na última edição do projeto Pensar Brasília. Para o secretário de Desenvolvimento, os estudos ambientais comprovam que a cidade mais antiga do Distrito Federal, fundada há 153 anos, é a localização ideal para abrigar o mais importante polo logístico do Centro Oeste. “Uma das vantagens é que 70% da área necessária para implantar o projeto já estão desapropriadas”, acentuou.

Patrick Maurice Maury discorda. Em 2010, ele integrou um projeto da Terracap que estudou as possíveis vocações das cidades satélites de Brasília, cuja abordagem teve como ponto de partida a região administrativa de Planaltina. No documento, acentuou que a região norte seria extremamente adequada para o agronegócio. “Implantar um aeroporto naquela área traria sérios impactos ambientais para a região”, afirmou.

A região escolhida para o novo polo aeroviário, segundo o secretário, atende a requisitos de segurança determinados pelas normas internacionais da Aviação Civil. “Está numa distância de 50 quilômetros do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e não interfere nas rotas já estabelecidas”, afirmou Araújo. Ele reiterou a intenção do governo de estabelecer um novo eixo de desenvolvimento em direção aos municípios goianos de Formosa e Planaltina de Goiás. “Por isso localizamos o Parque Tecnológico Digital próximo ao balão do Torto, para corrigir uma distorção: todas as ações de desenvolvimento existentes seguiam a BR040.”

Segundo o especialista francês, a Cidade Aeroportuária deveria ser localizada ao sul. Argumentou que a única ligação ferroviária entre o Distrito Federal e os portos do Rio de Janeiro e Santos está naquela região e já atende ao Porto Seco e ao Polo JK. “A proximidade da BR040, que liga Brasília a Belo Horizonte, ainda é um atrativo adicional”, acentuou. “podemos criar um polo multimodal, incluindo o avião.”

O secretário de Desenvolvimento afirmou que está prevista a extensão de um ramal ferroviário para Planaltina. Ele também lembrou que a área da BR040 já se encontra congestionada. “Temos que lembrar que o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek já atende o mercado de carga da região sul do DF e do Entorno”, recordou. “Ao criar outro polo aeroviário, abrimos perspectivas interessantes para escoar a produção do Tocantins e da Bahia.”

Descongestionar
Outro ponto favorável seria reduzir o tráfego de carga oriundo desses estados, que atravessa o Distrito Federal. Com isso, diminuiria a pressão sobre vias urbanas já congestionadas. “Vamos criar um anel rodoviário, a exemplo do que existe em São Paulo e em Belo Horizonte”, revelou.

Maury e Araújo concordam que o agronegócio é uma alternativa interessante para dinamizar a economia brasiliense e da Ride-DF. “O agroempresário, hoje, é um homem interessado em preservar o meio ambiente e que trabalha dentro de normas rígidas de sustentabilidade”, afirmou o especialista francês. “O mercado, hoje, é extremamente diversificado e capaz de gerar riqueza e emprego.”

Ele lembrou o sucesso de Fortaleza, que se transformou em um grande polo exportador de flores para a Europa e os Estados Unidos. “Podemos seguir o mesmo exemplo”, citou. “Outro bom ponto de referência é o aeroporto holandês de Shiphol, em Amsterdã, onde se concentra boa parte da exportação de plantas ornamentais oriundas das Américas, da África, da Ásia e da Europa.”












http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/pensar-brasilia/2012/12/02/interna_pensarbrasilia,336951/area-de-planaltina-ocupada-pela-agropecuaria-chamou-a-atencao-no-debate.shtml

pesquisadorbrazil
Apr 10, 2013, 2:15 AM
Eu tinha lido o mesmo, nem me preocupei em postar, pois, todo o planejamento da cidade aeroportuária é para região norte. Pois se concentrasse tudo na zona sul, iria em vez de desenvolver TODO o DF, iria fazer o contrário, teriamos um sul no DF rico e um norte pobre. Até mesmo porque, a região norte tem uma população considerável, sem contar seu entorno.

Por isso que diviriam: Centro Financeiro Internacional ao Leste, Centro Logístico a Oeste, Pólo JK ao Sul e Cidade Aeroportuária ao Norte. E as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste as margens do anel viário, que em breve começará a ser duplicado. Como a DF 130, perto do aeroporto industrial, a BR 251 e DF 140 perto do Centro Financeiro Internacional, a DF 001 perto do Pólo JK e a DF 180 perto do Centro Logístico. Sem contar que se um parque temático ou aquático de grande porte vir para Brasília, ficará as margens da DF 290 na saída para BR 060.

yuri radd
Apr 13, 2013, 9:41 PM
Eu tinha lido o mesmo, nem me preocupei em postar, pois, todo o planejamento da cidade aeroportuária é para região norte. Pois se concentrasse tudo na zona sul, iria em vez de desenvolver TODO o DF, iria fazer o contrário, teriamos um sul no DF rico e um norte pobre. Até mesmo porque, a região norte tem uma população considerável, sem contar seu entorno.

Por isso que diviriam: Centro Financeiro Internacional ao Leste, Centro Logístico a Oeste, Pólo JK ao Sul e Cidade Aeroportuária ao Norte. E as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste as margens do anel viário, que em breve começará a ser duplicado. Como a DF 130, perto do aeroporto industrial, a BR 251 e DF 140 perto do Centro Financeiro Internacional, a DF 001 perto do Pólo JK e a DF 180 perto do Centro Logístico. Sem contar que se um parque temático ou aquático de grande porte vir para Brasília, ficará as margens da DF 290 na saída para BR 060.

Se todos esses projetos saírem do papel será maravilhoso. O DF tem muito a crescer ainda, e em outras direções, além da sudoeste e sul. Só fico chateado pela ocupação urbana na bacia do São Bartolomeu. O lago que era previsto para esse região, três vezes maior que o Paranoá, faria um efeito maravilhoso na capital.

pesquisadorbrazil
Apr 16, 2013, 4:12 PM
Se todos esses projetos saírem do papel será maravilhoso. O DF tem muito a crescer ainda, e em outras direções, além da sudoeste e sul. Só fico chateado pela ocupação urbana na bacia do São Bartolomeu. O lago que era previsto para esse região, três vezes maior que o Paranoá, faria um efeito maravilhoso na capital.

Na época que o lago iria sair, veio a mantenedora do Vale do Amanhecer, conseguiu cancelar a idéia, pois lá seria alagado. Por causa de uma religião, as próximas gerações poderão ficar sem água potável.

E nessa época não tinha condominios irregulares na área.:shrug:

HLbsb
Apr 17, 2013, 12:07 AM
Mas já estive observando a altimetria do São Bartolomeu e é possível fazer um lago de tamanho similar ao Paranoá sem entrar em conflito com áreas construídas (inclusive condomínios).

Fazendo uma barragem na altura da BR-251 e espelho d'água a 890m de altitude teriamos um lago com as seguintes proporções:

http://i943.photobucket.com/albums/ad274/HLbsb/Capturadetela2013-04-16agraves210328.png (http://s943.photobucket.com/user/HLbsb/media/Capturadetela2013-04-16agraves210328.png.html)

Jota
Apr 17, 2013, 1:31 AM
Cara, desista, ninguém fará um lago de novo dentro do DF. Os políticos jamais permitiriam que se usa-se a sua maior moeda de troca para outro fim.

Terra em Brasília vale mais que qualquer lago ou infraestrutura. E foi por isso que o São Bartolomeu não saiu.

yuri radd
Apr 17, 2013, 7:42 PM
Cara, desista, ninguém fará um lago de novo dentro do DF. Os políticos jamais permitiriam que se usa-se a sua maior moeda de troca para outro fim.

Terra em Brasília vale mais que qualquer lago ou infraestrutura. E foi por isso que o São Bartolomeu não saiu.

Pensamento meio limitado esse. A construção de um lago naquela região faria o preço das terras em volta multiplicarem seu valor. Seria um novo pólo de desenvolvimento no DF. Residências, comércio, bares, restaurantes, clubes, essa região iria fervilhar. Fora que Brasília é a segunda cidade com mais lanchas. Com esse novo lago poderíamos ir para o primeiro lugar.

yuri radd
Apr 17, 2013, 7:45 PM
Mas já estive observando a altimetria do São Bartolomeu e é possível fazer um lago de tamanho similar ao Paranoá sem entrar em conflito com áreas construídas (inclusive condomínios).

Fazendo uma barragem na altura da BR-251 e espelho d'água a 890m de altitude teriamos um lago com as seguintes proporções:

http://i943.photobucket.com/albums/ad274/HLbsb/Capturadetela2013-04-16agraves210328.png (http://s943.photobucket.com/user/HLbsb/media/Capturadetela2013-04-16agraves210328.png.html)

A ideia inicial seria fazer o lago com uma altitude de 1100 ou 1000 metros, não me lembro bem, mas devido a ocupação da área, o GDF foi reduzindo a altura até desistir. Mas acho válido. Um lago pequeno é melhor que nenhum.

yuri radd
Apr 17, 2013, 7:51 PM
Bom, como não estou conseguindo colocar aqui a foto, vai ai o link do mapa no meu flirck.
http://www.flickr.com/photos/77024394@N02/8657948427/in/photostream

yuri radd
Apr 17, 2013, 7:57 PM
Na época que o lago iria sair, veio a mantenedora do Vale do Amanhecer, conseguiu cancelar a idéia, pois lá seria alagado. Por causa de uma religião, as próximas gerações poderão ficar sem água potável.

E nessa época não tinha condominios irregulares na área.:shrug:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=taoiFDFXPXU

Para ilustrar o que você disse. Triste. Nego inventa uma religião e faz uma porcaria dessas.

MAMUTE
Apr 17, 2013, 8:09 PM
Taí a imagem:tup:

Imagem: yuriradd
http://farm9.staticflickr.com/8121/8657948427_7c69a72267_b.jpg
http://www.flickr.com/photos/77024394@N02/8657948427/in/photostream


é só clicar na imagem com o botão auxiliar e copiar o Url da imagem, dai cole entre e pronto:tup:

Qualquer coisa só mandar um MP

yuri radd
Apr 17, 2013, 8:24 PM
Vlw Mamute. Fazia tempos que não postava uma foto. Tinha até esquecido. ahahahaha

Jota
Apr 17, 2013, 9:12 PM
Pensamento meio limitado esse. A construção de um lago naquela região faria o preço das terras em volta multiplicarem seu valor. Seria um novo pólo de desenvolvimento no DF. Residências, comércio, bares, restaurantes, clubes, essa região iria fervilhar. Fora que Brasília é a segunda cidade com mais lanchas. Com esse novo lago poderíamos ir para o primeiro lugar.

Mas o pensamento não é meu. Só estou dizendo que esse foi o real motivo do Lago não ter saido, nem foi o povo do Vale do Amanhecer, foram os grileiros/politicos de Brasília que não gostaram da ideia na época de ver um das suas maiores fontes de moeda de troca ser inundada...

yuri radd
Apr 17, 2013, 10:04 PM
Mas o pensamento não é meu. Só estou dizendo que esse foi o real motivo do Lago não ter saido, nem foi o povo do Vale do Amanhecer, foram os grileiros/politicos de Brasília que não gostaram da ideia na época de ver um das suas maiores fontes de moeda de troca ser inundada...

Mas essa região só ganhou valor e começou a ser realmente ocupada depois da promessa do lago. Todos o queriam. A ideia não foi pra frente porque tanta gente se mudou para o local que os custos e a dificuldade se tornaram altos demais para se desapropriar toda a área a ser inundada.

Jota
Apr 18, 2013, 3:51 PM
Mas essa região só ganhou valor e começou a ser realmente ocupada depois da promessa do lago. Todos o queriam. A ideia não foi pra frente porque tanta gente se mudou para o local que os custos e a dificuldade se tornaram altos demais para se desapropriar toda a área a ser inundada.

Exato, todos queriam e foi ai que entraram os grileiros apoiados pelos politicos, dividiram a área e venderam tudo, inviabilizado o proprio lago.

Muita gente nem sabia do projeto do lago.

pesquisadorbrazil
Apr 18, 2013, 7:04 PM
Exato, todos queriam e foi ai que entraram os grileiros apoiados pelos politicos, dividiram a área e venderam tudo, inviabilizado o proprio lago.

Muita gente nem sabia do projeto do lago.

Apesar que não inviabilizaram totalmente. Tem muita área rural ao redor do futuro lago.

Observerbsb
May 24, 2013, 12:46 AM
Será que esta noticia tem algo a ver com a cidade aeroportuaria de Planaltina:

EXTRATO DO TERMO DE CONVÊNIO DE DELEGAÇÃO Nº 36/2013.
Processo n° 370.000.153/2013 – DAS PARTES: A União representada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) e o Distrito Federal, representado por seu Governador. DO OBJETO: Delegação da exploração do Aeródromo de Planaltina (SWPV), localizado no Distrito Federal. DO FUNDAMENTO LEGAL: Artigo 21, inciso XII, alínea “c” da Constituição Federal, artigo 36, inciso III, da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986,
artigo 37, da Lei nº 12.379, de 6 de janeiro de 2011 e artigo 24-D, inciso VIII, da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003. DO VALOR: Não implica em repasse de recursos. DA VIGÊNCIA: A partir da data de assinatura, com eficácia legal após a publicação no Diário Oficial da União. DO PRAZO: 35 (trinta e cinco) anos, improrrogáveis. DATA DE ASSINATURA: 02/04/2013.
SIGNATÁRIOS: Pela União: ROGÉRIO TEIXEIRA COIMBRA, na qualidade de Secretário
de Política Regulatória de Aviação Civil da SAC-PR, e pelo DISTRITO FEDERAL: AGNELO
SANTOS QUEIROZ FILHO, na qualidade de Governador.

Fonte:http://www.buriti.df.gov.br/ftp/diariooficial/2013/05_Maio/DODF%20N%C2%BA%20106%2023-05-2013/Se%C3%A7%C3%A3o03-%20106.pdf

pesquisadorbrazil
May 24, 2013, 2:41 AM
Com certeza tem haver sim. Claro que você sabe, notícia BOA não interessa a imprensa, não vende jornal. Agora notícia ruim, essa vende que nem água, principalmente de homicidio e corrupção.

pesquisadorbrazil
May 24, 2013, 4:54 AM
E eu vou além, esse aerodromo sempre existiu, agora com a Cidade Aeroportuária, será definitivamente implementada. Inclusive tenho no mapa o local exato bem como informações da mesma. Inclusive a pista é utilizada nos dias atuais. Mais é de barro.

http://i1293.photobucket.com/albums/b596/pesquisadorbsb8/spwvaerodromoplanaltina_zps8969ec15.jpg (http://s1293.photobucket.com/user/pesquisadorbsb8/media/spwvaerodromoplanaltina_zps8969ec15.jpg.html)

ICAO SWPV
AERÓDROMO PLANALTINA
TIPO AERODROMO
VFR DIURNO SIM
VFR NOTURNO -
IFR DIURNO -
IFR NOTURNO -
ENDEREÇO -
UF DF
MUNICÍPIO BRASILIA
HEMIS_LAT S
LATGG -15
LATMM 40
LATSS 44
HEMIS_LONG W
LONGGG -47
LONGMM 32
LONGSS 39
ELEVAÇÃO 1160
COMPRIMENTO 1100
LARGURA 20
CABECEIRA A 11
CABECEIRA B 29
PISO -
PCN 8
TIPO_PAV F
RESIST SUBLEITO C
PRESSÃO MAX Y
AVALIAÇÃO PCN U
PMPA (Kg) -
PMP (MPA) -
COMPRIMENTO -
LARGURA -
CABECEIRA A -
CABECEIRA B -
PISO -
PCN -
TIPO_PAV -
RESIST SUBLEITO -
PRESSÃO MAX -
AVALIAÇÃO -
PCN -
PMPA -
PMP -
COMPRIMENTO -
LARGURA -
CABECEIRA A -
CABECEIRA B -
PISO -
PCN -
TIPO_PAV -
RESIST SUBLEITO -
PRESSÃO MAX -
AVALIAÇÃO -
PCN -
PMPA -
PMP -
COMP_MAX -
FORMA -
POSIÇÃO -
COMPRAT -
LARGURAAT -
PAVIMENTOAT -
RESISTÊNCIA AT -
APP1 -
APP2 -
APP3 -
APP4 -

Fonte:http://www.flightpilotbrazil.com/planaltina-brasilia-df/

MAMUTE
May 27, 2013, 9:16 PM
Para o Norte e avante



A previsão de um desenvolvimento ousado atrai as atenções para Planaltina e a Saída Norte do DF. A expectativa é de que o projeto da Cidade Aeroportuária englobe um aeroporto internacional de cargas e passageiros



http://comunidade.maiscomunidade.com/imagem/67ac40cfc14afe3b5b6b4f0a36f75a31624e8a91

Um projeto arquitetônico de grandes proporções está prestes a sair do papel e revolucionar a economia e o desenvolvimento do Distrito Federal. Considerada uma das iniciativas mais ambiciosas e inovadoras ainda em análise pelo Governo do Distrito Federal, a Cidade Aeroportuária é vista por empresários do setor imobiliário e econômico como um diamante a ser lapidado. A ideia central da empreita é a construção de um complexo industrial de grande porte destinado à importação e exportação de cargas a 50 km do centro de Brasília, além de atender às rotas internacionais de passageiros.

Os principais benefícios apontados para o pós-construção da Cidade Aeroportuária são a evolução e os investimentos para os setores de comércio, transportes e serviços operacionais. Estima-se que a iniciativa consuma 20 bilhões de reais iniciais para a infraestrutura e construção do complexo e proporcione mais de 20 mil empregos diretos para os moradores da região.

De um ideal posto no papel à realidade, a Cidade Aeroportuária irá proporcionar um aumento nas exportações de alimentos, flores, medicamentos, peças e componentes eletrônicos, além de auxiliar no transporte de passageiros de outros países, desafogando o fluxo no atual Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. O projeto prevê também a inauguração de um novo polo de varejo, com vendas on-line ou pelo telefone.

De acordo com o relatório divulgado em junho do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, está prevista a construção a médio prazo da cidade localizada na região nordeste do Distrito Federal. A previsão é de que a Cidade seja alocada na região do Alto Santos Dumont, entre oito e nove quilômetros da Administração de Planaltina.

Segundo o documento, os principais objetivos da iniciativa são “prover Brasília com um aeroporto logístico de cargas que atenderá a todo o Centro-Oeste e às regiões Norte e Nordeste, principalmente. Este novo aeroporto será um complexo logístico onde empresas de alto valor agregado em conhecimento e tecnologia e de baixo impacto ambiental poderão instalar-se para produzir e abastecer outras regiões brasileiras e também exportar para mercados internacionais”. Dentro do planejamento, a Cidade Aeroportuária abrigará os voos de carga e concentrará os voos internacionais de Brasília, antes destinados somente ao Aeroporto JK.

Marcos Garzon, empresário do setor imobiliário, crê que a Cidade Aeroportuária surgirá em um futuro próximo. “Funcionará como um aeroporto internacional para transporte de cargas e pessoas, tirando o peso do Aeroporto JK, que passará a receber somente os voos nacionais. O nosso atual aeroporto não comporta mais a demanda atual, e por isso acho necessária a construção desse novo espaço”, opina Garzon.

Ele frisa que o projeto ainda está na fase embrionária, mas que em 2016 já poderemos visualizar os primeiros passos. “No momento ainda está em andamento inicial. Teremos então um núcleo de indústrias, com hotéis, centros comerciais e shoppings”, completa. Ele ressalta que tudo estará no caminho da Saída Norte nos próximos anos. “As pessoas desconhecem o potencial de Planaltina, Formosa e outras cidades do Goiás. É preciso que os olhos se voltem para esse potencial, para o caminho do futuro”, finaliza.

Dentro da projeção de infraestrutura do complexo, existe a previsão da construção de um projeto perimetral, do qual a extensão inicia no Porto Seco até a cidade de Valparaíso. Além disso, o projeto pode alcançar Luziânia e Formosa, sendo as duas cidades ligadas por um trem expresso. A Cidade Aeroportuária poderá funcionar de forma similar ao ABC paulista, que circunda a Grande São Paulo, caracterizando assim uma nova grande metrópole.

Para se ter uma ideia das distâncias entre a Cidade Aeroportuária e Brasília, é possível calcular que o percurso entre a Esplanada dos Ministérios e a Administração Regional de Planaltina, próxima ao local de destino, tem cerca de 50 km. Em uma referência análoga, a distância entre a Avenida Paulista, localizada na Zona Sul de São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos é de aproximadamente 32 km.

Aliada a essas inovações, a Cidade Digital é outro projeto em andamento que poderá funcionar como um impulso à região, no sentido de atender à nova população do Noroeste e dos moradores da Saída Norte em geral. Sobre a escolha do local para a implantação do projeto, no caso próximo à Planaltina, existem contradições. Especialistas da área indicam que o novo aeroporto poderia estar situado na Saída Sul, enquanto outros defendem a continuação do projeto na Saída Norte, anulando assim o choque entre as rotas aéreas já estabelecidas no Aeroporto JK.

Administrar com visão de futuro

Para o administrador de Planaltina, professor Nilvan Vasconcellos, o projeto é de extrema importância para Brasília e para a cidade que administra. “Estamos movidos pela possibilidade desta ideia de uma metrópole. Acredito que a cidade tem um potencial bem maior para os próximos anos, já que possuímos a maior produtividade do Centro-Oeste”, aponta Nilvan.

Para ele, a tecnologia será difusora e captadora de produtos, em uma trajetória que virá desde Luiz Eduardo Magalhães (BA) até a capital federal. Planaltina será o novo polo de desenvolvimento do Distrito Federal e impactará tanto os habitantes de sua própria cidade quanto de Brasília. Nilvan conta que há 10 anos não haviam faculdades na cidade. “Hoje temos cinco, entre elas um campus da Universidade de Brasília (UnB) e da União Pioneira de Integração Social (UPIS). Sem contar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”, completa.

Por meio de estudos, engenheiros civis e da aviação apontam que o atual aeroporto de Brasília está trabalhando acima de sua capacidade. O professor e administrador corrobora com essa linha de pensamento. “Tenho plena certeza de que o Aeroporto JK não comporta e nem oferece mais as condições técnicas do volume que vem apresentando. O que irá acontecer é uma ligação intercontinental, onde iremos receber os voos internacionais na nossa região, com pessoas bilíngues que possuem habilidades específicas em tecnologia e mais importante, que moram aqui”, reforça o administrador.

Ele ressalta que a ideia é inverter a lógica atual de trabalho e moradia. “A intenção que temos com a Cidade Aeroportuária é alterar a atual lógica comum, onde no futuro as pessoas virão para Planaltina trabalhar, e não sair daqui para buscar emprego no Plano Piloto”. Atualmente, 37% da população economicamente ativa deixam a cidade para trabalhar em Brasília. Nilvan prevê, então, que o percentual de pessoas que moram e trabalham em Planaltina irá aumentar nós próximos anos, impulsionados pelos investimentos em saúde e educação.

Grupo de trabalho
A portaria nº 65, publicada no Diário Oficial da União de 20 de maio, instituiu a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de acompanhar a execução e implantação do projeto. O grupo visa explorar o aeródromo de Planaltina (SWPV) por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o artigo 3º do documento, “o grupo de trabalho terá 18 meses para dar cumprimento às diligências previstas no Convênio e um relatório quanto ao melhor instrumento a ser utilizado (…).”












http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2013-05-25/imoveis/144098/PARA-O-NORTE-E-AVANTE.pnhtml

pesquisadorbrazil
May 28, 2013, 3:27 AM
Se as construtoras e imobiliárias brasilienses colocarem as suas benditas mãozinhas, o projeto da cidade aeroportuária não sairá do projeto. Detalhe, foram as mesmas construtoras e imobiliárias que destruíram o Sudoeste de depois Águas Claras.

pesquisadorbrazil
Jun 7, 2013, 2:22 AM
Segundo aeroporto vai trazer desenvolvimento da Região Norte do DF

O futuro segundo aeroporto de Brasília, destinado a ser construído na região administrativa de Planaltina, cujos estudos foram autorizados e delegados ao GDF pela Presidência da República, vai trazer desenvolvimento e sustentabilidade à Região Norte do DF, declarou Cláudio Abrantes em pronunciamento na Câmara Legislativa na tarde de quarta-feira (5).

Cláudio Abrantes mencionou o convênio (nº 36/2013 – GDF/Presidência República) cujo teor foi publicado na última semana em diário oficial.

Ele parabenizou a medida, por entender que ela significa um passo sólido em direção à instalação desse terminal. O convênio de delegação foi assinado pelo governador Agnelo Queiroz e o secretário de Política Regulatória da Aviação Civil/PR, Rogério Teixeira Coimbra, em 2 de abril passado, e agora publicado pelo DODF para que as ações previstas sejam iniciadas.O convênio prevê a elaboração e aprovação de projetos e a construção das obras necessárias para a implantação do aeroporto em Planaltina (DF).

A União acompanhará todas as etapas previstas no Convênio de Delegação, as quais definem o GDF como o delegatário para a sua execução e a exploração do aeródromo, conforme as normas de segurança, eficiência e conforto exigido pela legislação.

“Quero parabenizar o GDF e frisar que ontem tive a oportunidade de estar com o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Gutemberg Uchôa, quando tive mais acesso a mais detalhes a respeito da celebração desse convênio com a Presidência República”, elogiou o deputado em pronunciamento na Câmara Legislativa. Nos dizeres do parlamentar, desde o início do mandato, o tema do desenvolvimento econômico da Região Norte do DF e a construção do segundo aeroporto foram prioridade em várias audiências públicas.

“Até porque, vemos diariamente o Aeroporto JK passar por várias dificuldades, como engarrafamentos e quanto aos limites do terminal, que já não atende as demandas de Brasília”, comentou o deputado.O distrital ressaltou que Brasília e o Distrito Federal se tornaram uma região de grandes demandas na área econômica o que aumentou em muito o fluxo de pessoas.

“Hoje, o Aeroporto JK se tornou o terceiro do país, ficando atrás apenas dos dois de São Paulo e quem divulga isso é a própria Secretaria Nacional de Aviação Civil”, disse Cláudio Abrantes.

No pronunciamento, Cláudio Abrantes destacou que os estudos que estão sendo elaborados têm a diretriz de que o futuro aeroporto não traga adensamento, mas desenvolvimento sustentável para a Região Norte e Distrito Federal.

Isso também tem a ver em dar cumprimento à Lei Orgânica do DF que faz essas exigências, afirmou.O deputado acrescenta que essa medida se traduz em reconhecimento da importância estratégica para o desenvolvimento econômico da região norte do Distrito Federal e seu Entorno.

O aeroporto servirá aos interesses da população do Distrito Federal, Goiás e toda a região Centro Oeste pela alta produção agrícola e sua capacidade de ampliação dessa produtividade. “A construção aumentará a riqueza produzida, trazendo mais empregos, fomentando o desenvolvimento tecnológico e a melhoria da qualidade de vida ao nosso povo”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Claudio Abrantes

Fonte: http://docafezinho.com.br/?p=25216

pesquisadorbrazil
Jun 10, 2013, 9:01 AM
Eu tive acesso ao projeto básico da Jurong, dando os seguintes contornos na Cidade Aeroportuária+Aeroporto Internacional em Planaltina, a mesma terá 5000 ha (hectares) ou 50 km2. Será 73% maior do que o AIJK.

CIDADE AEROPORTUÁRIA

Trata-se de um complexo com hotéis, centro de convenções, shopping, indústrias, escritórios, aeroporto internacional de cargas, entreposto aduaneiro, aeroporto internacional de passageiros, lojas, um verdadeiro complexo em fase de projeto, que vai alavancar as cidades em volta: Planaltina-DF, Planaltina-GO e Formosa.

As estratégias municipais dessas cidades precisam ser revistas e preparadas para um grande salto de desenvolvimento. Nossos empreendimentos imobiliários previam esses grandes projetos, já discutidos há vários anos.

MAMUTE
Jun 10, 2013, 1:41 PM
Todo o complexo da cidade aeroportuária vai ser enorme e área pra isso tem, o desenvolvimento da região que vai ser fora do comum, só espero que os investimentos do governo aumentem em Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Itapoã, criando e duplicando vias de acesso a região levando o Metrô, Vlt ou um Trem de passageiros para região, com isso esse bairros vão aumentar suas populações e requer um programa de expansão do governo que seja bem elaborado...Mas isso vai levar um bom tempo, e tem que se pensar de Hoje, isso deve estar nos planos da Jurong um planejamento completo e detalhado, vamos aguardar...

pesquisadorbrazil
Jun 11, 2013, 3:02 AM
Pelo que li na minuta do acordo entre a Jurong e a Terracap. Existe essa exigência de se ligar todos os pólos por meio de transporte de massa. Mais não exemplifica se é com o Plano Piloto, com as satélites ou entre os pólos. Mais que terá transporte de massa terá.

yuri radd
Jun 11, 2013, 4:47 AM
Se as construtoras e imobiliárias brasilienses colocarem as suas benditas mãozinhas, o projeto da cidade aeroportuária não sairá do projeto. Detalhe, foram as mesmas construtoras e imobiliárias que destruíram o Sudoeste de depois Águas Claras.

Porque fariam isso?

pesquisadorbrazil
Jun 11, 2013, 5:10 AM
Porque fariam isso?

Em Brasília, vimos multiplicado por 10, tudo de errado que existe no empresariado brasileiro. Numa cidade grande como Brasília tem espaço para tudo. Vejam o caso dos hotéis, eles fizeram lobby contra o GDF de dotar a cidade de uma excelente rede hoteleira de padrão internacional.

Resultado, somente os empresários de fora de Brasília que bancaram a construção de novos hotéis, bares, boates, restaurantes e porque não dizer, de aeroporto e por ai vai.

Se fossemos depender dos empresários conservadores (cartel) aqui de Brasília, eles apenas iriam maquiar seus estabelecimentos. Iriam maquiar não. Já maquiaram e pior, subiram o valor das diárias dando a entender que é para cobrir os custos das reformas que não aconteceram.

Veja o caso do aeroporto de Brasília, se a Inframérica tiver sucesso no masterplan, vai acabar com meio mundo de hotéis do centro. Já imaginou se ali, se instalem hotéis como Intercontinental, Hilton, Hyatt Regency, Renaissance, Sheraton, Four Seasons, Ritz Carlton e Sofitel, citando apenas os de luxo e fora Super 8 Motel, Days Inn, Ibis, Ibis Budget, Sleep Inn, Hampton Inn by Hilton, Fairfield Inn by Marriott no seguimento econômico, com um grande shopping center, convention center, hospital day, business center e strip mall, adeus o centro de Brasília e até mesmo a beira do lago, pois como esses hotéis não terão influencia do cartel de Brasília, os hoteleiros do cartel iriam ter que cair na real ou vender seus hotéis.

E esse caso se repete nessas áreas novas projetadas, me lembro do Centro Comercial Sudoeste, era para ser uma área de hotéis, shopping, business center e medical center, o que os empresários fizeram, o contrário, entupiram de kitinetes.

Seria horripilante, uma Emplavi da vida inventar colocar suas mãos no Centro Financeiro Internacional. Acabaria com o projeto. Ou cito o caso dos residenciais com serviços na beira do lago, que inviabilizaram a utilização da Concha Acústica. Praticamente o local vive as traças, pois não pode ter som alto para não incomodar os pseudos moradores (invasores) da região.:shrug:

pesquisadorbrazil
Jun 15, 2013, 5:22 AM
Já é segundo aeroporto

Mas Cláudio Abrantes também conta com boas notícias. Assinado convênio de delegação com a Secretaria de Aviação Civil, o GDF já pode tomar as primeiras providências concretas para instalar o segundo aeroporto de Brasília, que aproveitará pista de pouso e espaço da Aeronáutica já existente em Planaltina. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve apresentar estudo até o início de julho.

Melhor ainda, não se fala mais em aeroporto de cargas apenas, mas em um segundo aeroporto para Brasília.

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20130615-jornal/pdf/13.pdf

pesquisadorbrazil
Jun 15, 2013, 5:29 AM
Bem sensato, pois o atual aeroporto terá uma vida útil até 2031. Melhor esse 2o aeroporto iniciar as atividades como aeroporto de cargas mais com vistas a saturação do AIJK. Nossa isso vai dar uma inveja em certos foristas no outro forum.

MikeVonJ
Jun 16, 2013, 5:43 AM
Pelo que li na minuta do acordo entre a Jurong e a Terracap. Existe essa exigência de se ligar todos os pólos por meio de transporte de massa. Mais não exemplifica se é com o Plano Piloto, com as satélites ou entre os pólos. Mais que terá transporte de massa terá.

Quando você fala 'ligar os polos', está se referindo à Cidade Digital e ao futuro Centro Financeiro, entre outras 'cidades dedicadas' que irão surgir?

pesquisadorbrazil
Jun 16, 2013, 5:57 AM
Quando você fala 'ligar os polos', está se referindo à Cidade Digital e ao futuro Centro Financeiro, entre outras 'cidades dedicadas' que irão surgir?

Os pólos que serão ligados seriam Cidade Aeroportuária, Centro Financeiro Internacional e Pólo JK. Eles irão estruturar esses pólos afim de desconcentrar a área central do Plano Piloto. Então, esses pólos irão criar novas áreas habitacionais e INDEPENDENTES do Plano Piloto. Já imaginaram isso, novas áreas sem dependência em relação ao PP inclusive nas áreas de saúde e educação e emprego.

Seriam áreas semelhantes ao Alphaville, pólos comerciais/empresariais/industriais coexistindo ao lado de áreas residenciais segregadas por grandes áreas verdes e integradas a uma linha de transporte de massa, quer seja VLT, Metrô ou até um Trem.

E claro, esses pólos iriam interagir com as áreas já existentes é lógico.:tup: Agora a Cidade Digital e o Pólo Logistico estão fora da área, pois estão praticamente no meio do tecido urbano.:tup:

MAMUTE
Dec 2, 2013, 3:22 PM
Matéria de outubro 2013...
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A Brasília que só existe na intenção


Projetos estratégicos de desenvolvimento econômico da capital dependem de investimentos da ordem de R$ 27 bilhões


Foto: Iano Andrade
http://imgsapp.impresso.correioweb.com.br/app/da_impresso_130686904244/2013/10/03/101062/res20131002204500973147u.jpg
Área destinada à Cidade Aeroportuária de Brasília, em Planaltina: por enquanto, a pista de 1,5km está tomada pelo mato e por animais

O investidor estrangeiro que procurar o site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do DF interessado em apostar na capital do país encontrará uma Brasília que não existe. Ao clicar no ícone “Invest in Brasília”, localizado à direita da página principal do órgão, ele chegará a uma cartilha de 22 páginas. Em uma delas, um mapa, apenas em português, enumera os projetos, sendo que, dos 19 destacados, apenas dois estão realmente implantados: a concessão do Aeroporto Juscelino Kubitschek e o Polo Industrial JK, em Santa Maria. A maior parte — oito — está parada ou engavetada. Para a Brasília prometida ficar realmente pronta, seriam necessários, no mínimo, R$ 27,5 bilhões e um prazo superior a uma década.

Algumas das iniciativas apresentadas no site são do GDF. Outras, parceria público-privada ou que dependem de outras unidades da Federação e do governo federal. Entre as promessas locais travadas, estão a Via Interbairros, que ligaria o Setor Policial Sul a Samambaia, e o Polo da 901 Norte, retirado, na semana passada, pela Câmara Legislativa, do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB). Uma das apostas logísticas para o escoamento da produção do DF, a Cidade Aeroportuária de Brasília, em Planaltina, também é um projeto sem futuro certo.

Atualmente, a Jurong, consultoria de Cingapura contratada pelo governo, faz um estudo sobre a construção do aeroporto de cargas. Por enquanto, quem passa pela DF-250 não consegue imaginar um terminal aeroviário. A área da Aeronáutica tem apenas um portãozinho de entrada e, na propriedade, campos vazios, sem cercas. Mais ao fundo, três cabines de observação abandonadas e uma pista de 1,5km tomada por mato evidenciam que o local já teve pouso e decolagem. Porém, agora, no lugar de avião, emas e seriemas passeiam pela pista.

Enquanto o terminal de Planaltina não sai do papel, em Anápolis, a previsão é de que, em maio de 2014, seja inaugurado o primeiro aeroporto de cargas fora da Região Sudeste do Brasil. “O aeroporto de Anápolis não será concorrente do nosso. É uma perspectiva diferente. O de Brasília tem amplitude continental”, defende o administrador regional de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcelos.










http://www.miti.com.br/ce2/?a=noticia&nv=v8iRQb_YSgT4fmCC4lz0dQ

pesquisadorbrazil
Dec 2, 2013, 7:38 PM
O governo está certo, o povo pensa que é assim no estalar dos dedos tudo acontece, inclusive acordos comerciais, instalação de indústrias. Esquecem, que no Brasil tem 5 mil municipios disputando as industrias, portanto, Brasília já perder n plantas comerciais para as concorrentes.

Agarwaen
Jul 2, 2014, 7:30 PM
Na apresentação do "Brasília 2060" da consultoria de Cingapura, voltaram a falar nesse aeroporto de Planaltina.
http://www.df.gov.br/noticias/item/15285-gdf-apresenta-plano-de-crescimento-da-capital-at%C3%A9-2060.html
Mas será que haverá necessidade de outro aeroporto em Brasília? O JK acaba de ser ampliado e tem uma posição mais central, com possibilidades de melhorar sua acessibilidade com a construção do VLT, e em Anápolis agora terá um aeroporto de cargas, no meio do Eixo GYN-BSB e no encontro das ferrovias de carga.

MAMUTE
Jul 2, 2014, 8:50 PM
Na apresentação do "Brasília 2060" da consultoria de Cingapura, voltaram a falar nesse aeroporto de Planaltina.
http://www.df.gov.br/noticias/item/15285-gdf-apresenta-plano-de-crescimento-da-capital-at%C3%A9-2060.html
Mas será que haverá necessidade de outro aeroporto em Brasília? O JK acaba de ser ampliado e tem uma posição mais central, com possibilidades de melhorar sua acessibilidade com a construção do VLT, e em Anápolis agora terá um aeroporto de cargas, no meio do Eixo GYN-BSB e no encontro das ferrovias de carga.



O aeroporto de cargas de Planaltina será destinado principalmente a pequenas cargas ou de alto valor agregado, pequenos componentes eletrônicos (que serão fabricados na cidade digital), remédios, flores Etc... Lembrando que teremos a ferrovia Uruaçu-Brasília-Corinto cujo essa ferrovia passará justamente nas imediações da Cidade Aeroportuária :tup:

Já o aeroporto AIJK tem muito a crescer, mesmo com a expansão, tanto que teremos um Aeroporto para jatos executivos em Sobradinho, você está subestimando o Tamanho da cidade aeroportuária, que será a maior da América latina :tup:

pesquisadorbrazil
Jul 2, 2014, 10:15 PM
Eu não vejo problemas em ter um outro aeroporto, até mesmo dizer que o aeroporto de Brasília tem LIMITAÇÕES para se expandir. Se imaginar que ele chegará daqui a alguns anos a 40 milhões, 4x o movimento anterior é muito. E o outro aeroporto poderá conviver sem problemas com o atual. Sem contar, que duvido que os moradores do Lago Sul e Park Way irão deixar mega cargueiros sobrevoando suas mansões.

Agarwaen
Jul 9, 2014, 11:24 PM
"Construção do Aeroporto de Cargas" apareceu assim, sem maiores detalhes no programa de governo do Arruda e a "a construção de um novo aeroporto (cidade aeroportuária, cargas e passageiros)" aparece no programa do Agnelo, mas como parte do Brasília 2060, então sem pressa de construir no próximo mandato.

pesquisadorbrazil
Jul 10, 2014, 6:53 AM
"Construção do Aeroporto de Cargas" apareceu assim, sem maiores detalhes no programa de governo do Arruda e a "a construção de um novo aeroporto (cidade aeroportuária, cargas e passageiros)" aparece no programa do Agnelo, mas como parte do Brasília 2060, então sem pressa de construir no próximo mandato.

Desde quando o projeto era para esse governo? Até aonde se sabe, o projeto é para LONGO prazo, portanto apenas agora será dada as diretrizes para o lançamento. Portanto, hoje se espera apenas a destinação do local, bem como os demais estudos.

Realidade mesmo, não vejo antes de 2020 e olhe lá. Até lá o nosso aeroporto poderá ter seu 3o terminal ou até o 4o terminal dependendo do que a Inframérica e o mercado ditar.

Agarwaen
Jul 10, 2014, 2:07 PM
Desde quando o projeto era para esse governo? Até aonde se sabe, o projeto é para LONGO prazo, portanto apenas agora será dada as diretrizes para o lançamento. Portanto, hoje se espera apenas a destinação do local, bem como os demais estudos.

Realidade mesmo, não vejo antes de 2020 e olhe lá. Até lá o nosso aeroporto poderá ter seu 3o terminal ou até o 4o terminal dependendo do que a Inframérica e o mercado ditar.

Eu entendo que o projeto é de longo prazo. Até por isso achei curioso ver ele mencionado no programa de governo de dois candidatos.

Mais um trecho que encontrei no programa do Agnelo, confirmando o que o MAMUTE já falou:
"articular junto ao Governo Federal a construção do
ramal Uruaçu (GO) – Corinto (MG) que deverá passar próximo a
Planaltina, área do novo Aeroporto de Cargas do DF."

pesquisadorbrazil
Jul 10, 2014, 7:28 PM
Eu entendo que o projeto é de longo prazo. Até por isso achei curioso ver ele mencionado no programa de governo de dois candidatos.

Mais um trecho que encontrei no programa do Agnelo, confirmando o que o MAMUTE já falou:
"articular junto ao Governo Federal a construção do
ramal Uruaçu (GO) – Corinto (MG) que deverá passar próximo a
Planaltina, área do novo Aeroporto de Cargas do DF."

Essa ferrovia é uma concessão federal, com aeroporto ou sem, a ferrovia irá passar.

MAMUTE
Jul 15, 2014, 8:49 PM
Imagens do Aeroporto de Cargas em Planaltina....

Divulgação Rede Globo
http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/AeroportoCargasPlanaltina_zpsf87b42f7.png (http://s856.photobucket.com/user/mamutemamute/media/AeroportoCargasPlanaltina_zpsf87b42f7.png.html)
Divulgação Rede Globo
http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/Aeroportodecargas_zpse8ab3a8e.png (http://s856.photobucket.com/user/mamutemamute/media/Aeroportodecargas_zpse8ab3a8e.png.html)
Divulgação Rede Globo
http://i856.photobucket.com/albums/ab122/mamutemamute/AeroporoDeCargas_zps26c6069c.png (http://s856.photobucket.com/user/mamutemamute/media/AeroporoDeCargas_zps26c6069c.png.html)

Agarwaen
Jul 15, 2014, 11:29 PM
Não imaginava um saguão chique num aeroporto de cargas :D

pesquisadorbrazil
Jul 16, 2014, 2:09 AM
Nossa vai ficar show de bola, mas uma coisa me intriga rs. Acho que eles usaram a mesma empresa de arquitetura do AIJK, os piers são identicos rs. Nossa vai ficar show de bola. Agora com relação ao aeroporto, ele terá serventia tambem para passageiros.

E pela concepção, o aeroporto terá 100 fingers. Nossa praticamente vai caber 2 AIJK dentro. As pessoas olham muito essa parte destoando o uso de cargas, mas esqueceram que o lugar é uma CIDADE AEROPORTUÁRIA. É só ver o masterplan do aeroporto de Viracopos.

pesquisadorbrazil
Jul 16, 2014, 2:16 AM
Eu prefiro mil vezes esse projeto, do que o projeto anterior, o incrivel, eles conseguiram projetar um baita aeroporto num terreno menor do que o AIJK.

magens do Aeroporto Internacional de Cargas de Brasília (Antigo)

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb1.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb2.jpg

http://i1177.photobucket.com/albums/x354/pesquisadorbsb7/acbsb3.jpg

pesquisadorbrazil
Jul 16, 2014, 3:10 AM
Daqui a pouco as hienas de plantão dos Urbanistas por Brasil, irão querer malhar o projeto de tudo que é forma. Sem falar nos ecoxiitas do Park Way com papo furado de defender o verde brasiliense.

pesquisadorbrazil
Jul 18, 2014, 2:03 AM
Agora com esse novo aeroporto, ninguem vai mais reclamar de não poder ver os aviões e paisagem.

E pelo que observei no futuro aeroporto terá 12 piers com capacidade de 10 fingers, totalizando 120 fingers. Algo que nenhum aeroporto projetado em Brasília que eu vi terá. Outro ponto é a inexistência de estacionamento remotos.

Agora porque a Inframérica em não pegue os 40 estacionamento remotos e fazem 4 piers novos com capacidade suficiente para atracagem de 40 aeronaves....

salengasss
Jul 18, 2014, 12:13 PM
A Inframerica irá sentir como andam as coisas, pra ir investindo. Mas, iniciativa privada não costuma 'dormir no ponto' haha

pesquisadorbrazil
Jul 18, 2014, 1:17 PM
Sei não mizifi, eu já falei a respeito desse novo aeroporto, eles fingiram que não escutaram. E não vejo nenhum movimento para reverter o ritmo de obras no aeroporto JK.

Paulotrr
Jul 18, 2014, 1:56 PM
Aeroporto de Cargas ? Só se forem cargas ... HUMANAS !!!

Esse projeto é gigantesco e, uma vez implantado, mudaria completamente a dinâmica aeroportuária do DF e da região do entorno. O AIJK provavelmente se tornaria secundário, visto que o novo projeto tem uma dinâmica de espaço bem melhor.

A questão que fica é a seguinte: vai sair do papel ? Quem está por trás do investimento ? Esse projeto depende da liberação da operação de aeroportos comerciais para a iniciativa privada ? Trata-se de um investimento enorme em um mercado que já tem um "player" consolidado e em expansão (AIJK). Já tem um Plano Diretor Aeroportuário ? Durante muito tempo isso era exigência para a implantação do novo aero em Planaltina. Há previsão para operação de cargas ? A julgar pelo projeto, isso não parece ser a preocupação principal ...

Como disse, é um belo projeto ... Esse é o problema ... Viabilizar belos projetos requer resposta para várias questões que, no Brasil, subvertem a lógica ... E creio que ainda há muitas interrogações sem resposta sobre essa iniciativa ...

salengasss
Jul 18, 2014, 4:02 PM
Lá vai o mizifi ficar deslumbrado com o 'de cargas' e começar a descer o sarrafo no JK. Para com isso, brother! :(

pesquisadorbrazil
Jul 18, 2014, 9:11 PM
Aeroporto de Cargas ? Só se forem cargas ... HUMANAS !!!

Esse projeto é gigantesco e, uma vez implantado, mudaria completamente a dinâmica aeroportuária do DF e da região do entorno. O AIJK provavelmente se tornaria secundário, visto que o novo projeto tem uma dinâmica de espaço bem melhor.

A questão que fica é a seguinte: vai sair do papel ? Quem está por trás do investimento ? Esse projeto depende da liberação da operação de aeroportos comerciais para a iniciativa privada ? Trata-se de um investimento enorme em um mercado que já tem um "player" consolidado e em expansão (AIJK). Já tem um Plano Diretor Aeroportuário ? Durante muito tempo isso era exigência para a implantação do novo aero em Planaltina. Há previsão para operação de cargas ? A julgar pelo projeto, isso não parece ser a preocupação principal ...

Como disse, é um belo projeto ... Esse é o problema ... Viabilizar belos projetos requer resposta para várias questões que, no Brasil, subvertem a lógica ... E creio que ainda há muitas interrogações sem resposta sobre essa iniciativa ...

O projeto tem participação de 52% governamental, 40% da iniciativa privada e 8% das industrias. Tem tudo para sair do papel, ainda mais que, terá uma ferrovia EXCLUSIVA para operar no sitio aeroportuário, e o AIJK nem isso terá, sem contar na limitação urbanistica.

O AIJK somente terá uma sobrevida, se a base aérea for transferida. Igual está acontecendo agora em Natal, aonde a base aérea deixará de existir. Ops, nem poderia dizer isso, pois falam que base aéreas são TOMBADAS e não se pode mudar de lugar.

pesquisadorbrazil
Jul 18, 2014, 9:13 PM
Lá vai o mizifi ficar deslumbrado com o 'de cargas' e começar a descer o sarrafo no JK. Para com isso, brother! :(

Mizifi eu estou descendo sarrafo nada. Apenas em termos de aproveitamento do terreno. Nada mais do que isso. No aeroporto JK daria para fazer vários piers, mas pelo que vemos isso jamais irá acontecer.

Eu vi um projeto da Infrazero melhor do que da Inframérica, aonde o aeroporto teria 67 fingers. Mas no atual projeto, nem passa dos 50 fingers.

Paulotrr
Jul 18, 2014, 10:51 PM
O projeto tem participação de 52% governamental, 40% da iniciativa privada e 8% das industrias. Tem tudo para sair do papel, ainda mais que, terá uma ferrovia EXCLUSIVA para operar no sitio aeroportuário, e o AIJK nem isso terá, sem contar na limitação urbanistica.

O AIJK somente terá uma sobrevida, se a base aérea for transferida. Igual está acontecendo agora em Natal, aonde a base aérea deixará de existir. Ops, nem poderia dizer isso, pois falam que base aéreas são TOMBADAS e não se pode mudar de lugar.

Fiquei muito satisfeito e interessado com o projeto ... é fantástico !... o problema é que sou absolutamente cético sobre a iniciativa ... na forma como está, não sai do papel nos próximos dez anos !!!! Há muitos interesses em jogo aqui ... muitos contra principalmente, envolvendo governo federal e iniciativa privada. Isso, associado à já conhecida dificuldade em viabilizar projetos no Brasil, provavelmente deixará o empreendimento na gaveta por muito tempo.

Creio que a única possibilidade desse projeto sair rápido do papel é viabilizá-lo como aeroporto de carga e hub logístico ... e só !! Se tentarem fazer um novo aeroporto de passageiros, nos moldes como o apresentado, pode esquecer ... pressões ocultas intensas contra a iniciativa e uma possível falta de viabilidade econômica (sim ... há que se pensar nisso também ... há um concorrente de peso já estabelecido no mercado) vão enterrar qualquer perspectiva.

Mas enfim ... é apenas minha opinião ... e sobre a base aérea, provavelmente ficará onde está ... mas o problema é muito mais financeiro: a FAB não tem um único centavo em caixa para uma mudança como essa, mesmo que alguém construa uma nova base inteira a custo zero para os militares ... há outros custos envolvidos (que envolvem aspectos operacionais e outros detalhes sigilosos que são desconhecidos pelo público em geral) para os quais não há recursos, nem interesse em alocá-los ...

pesquisadorbrazil
Jul 19, 2014, 1:19 AM
Fiquei muito satisfeito e interessado com o projeto ... é fantástico !... o problema é que sou absolutamente cético sobre a iniciativa ... na forma como está, não sai do papel nos próximos dez anos !!!! Há muitos interesses em jogo aqui ... muitos contra principalmente, envolvendo governo federal e iniciativa privada. Isso, associado à já conhecida dificuldade em viabilizar projetos no Brasil, provavelmente deixará o empreendimento na gaveta por muito tempo.

Creio que a única possibilidade desse projeto sair rápido do papel é viabilizá-lo como aeroporto de carga e hub logístico ... e só !! Se tentarem fazer um novo aeroporto de passageiros, nos moldes como o apresentado, pode esquecer ... pressões ocultas intensas contra a iniciativa e uma possível falta de viabilidade econômica (sim ... há que se pensar nisso também ... há um concorrente de peso já estabelecido no mercado) vão enterrar qualquer perspectiva.

Mas enfim ... é apenas minha opinião ... e sobre a base aérea, provavelmente ficará onde está ... mas o problema é muito mais financeiro: a FAB não tem um único centavo em caixa para uma mudança como essa, mesmo que alguém construa uma nova base inteira a custo zero para os militares ... há outros custos envolvidos (que envolvem aspectos operacionais e outros detalhes sigilosos que são desconhecidos pelo público em geral) para os quais não há recursos, nem interesse em alocá-los ...

Mas nesse caso, o aeroporto vai sair do papel. Devemos salientar, oque irá sair primeiro é o Terminal de Cargas para depois implantarem o Terminal de Passageiros.

HLbsb
Aug 3, 2014, 2:45 AM
O AIJK está muito bem localizado, com acesso cada vez melhor e muito espaço pra crescer. O Aeroporto de Planaltina vai sair do papel, mas é algo para meados da próxima década. Até lá o BSB já terá chegado bem próximo ao limite projetado.

Achei bem exagerado o projeto com 12 piers, mas é sempre bom ter um masterplan com horizonte bem longinquo. 2.060 pra lá. O BSB, com o masterplan atual, mal chega a 2.030. Depois disso a expansão depende de outro aeroporto. Esse é o papel e o tempo de congelamento do projeto de Planaltina. Começar a sair do papel em 2.020, para operações na próxima década e só em 2.030 ter foco principal de aviação comercial de passageiros.

pesquisadorbrazil
Aug 3, 2014, 6:06 AM
O AIJK está muito bem localizado, com acesso cada vez melhor e muito espaço pra crescer. O Aeroporto de Planaltina vai sair do papel, mas é algo para meados da próxima década. Até lá o BSB já terá chegado bem próximo ao limite projetado.

Achei bem exagerado o projeto com 12 piers, mas é sempre bom ter um masterplan com horizonte bem longinquo. 2.060 pra lá. O BSB, com o masterplan atual, mal chega a 2.030. Depois disso a expansão depende de outro aeroporto. Esse é o papel e o tempo de congelamento do projeto de Planaltina. Começar a sair do papel em 2.020, para operações na próxima década e só em 2.030 ter foco principal de aviação comercial de passageiros.

Sem duvida, mas devemos salientar uma coisa, se tudo der certo, o aeroporto de cargas sairá no final de 2018 ou 2019, um prazo parecido com o que você mencionou, igualmente o prazo que a ferrovia que irá passar pelas redondezas. Agora com relação aos píers eu gostei, pois mostra como ficará o aeroporto completo depois. Portanto tenho absoluta certeza que vai respeitar um cronograma.

Primeiro os terminais de cargas e 1 pista e no decorrer dos anos e movimento, vão se acrescentando as outras fases.

pesquisadorbrazil
Aug 8, 2014, 4:33 AM
O interessante foi ver muita semelhança do projeto que a Jurong fez no aeroporto de BH com o novo aeroporto de Brasília, até a imagem que mostra o projeto na tela de led na poltrona do avião com a imagem vista da janela do mesmo.

91hd59hQosU

Uma fonte me contou que pelo visto será esse o primeiro projeto a deslanchar, inclusive já com investidores, inclusive com um velho conhecido nosso.

pesquisadorbrazil
Aug 8, 2014, 4:35 AM
INFRAESTRUTURA

Para conquistarmos a cidade que queremos,
temos que começar a planejar agora o futuro de Brasília. Veja abaixo importantes questões que precisam ser pensadas para que seja definido o desenvolvimento da cidade.

Para o planejamento de longo prazo de Brasília o Governo atual contratou a Jurong, uma consultoria internacional que já prestou serviços a outros Estados Brasileiros para a proposta da visão de Brasília 2060.

A proposta é de descentralizar a Brasília metrópole para a organização de uma mega-metrópole, em torno de 4 eixos:

Aeroporto-cidade
Polo industrial
Polo logístico
Centro financeiro internacional


Capital federal ou metrópole indiferenciada?

As propostas da Brasília 2060 retomam o conceito de que a cidade precisa ter um suporte econômico próprio, uma base industrial, além da condição de capital federal.

A discussão prévia é sobre o que se quer da Brasília do futuro. Seria a sua preservação como capital federal? Ou uma mega metrópole diversificada, com população e atividades concorrendo com as funções de capital federal?

Aeroporto-cidade

A Jurong repete em Brasília a mesma proposta feita para Belo Horizonte de uma aerotrópolis.

A primeira indagação é se no Brasil há lugar para mais de duas aerotrópolis. Mesmo havendo, onde estariam as prioridades de localização?

O Brasil já conta com uma aerotrópolis, embora não como produto de um planejamento prévio: Viracopos e o parque tecnológico-industrial da região metropolitana de Campinas.

Está em andamento a implantação de uma aerotrópolis em Belo Horizonte, ancorada no aeroporto internacional de Confins.

Junto ao aeroporto internacional de Natal, no município vizinho de São Gonçalo do Amarante, está prevista uma cidade dentro desse conceito.

Condição concorrencial

Pode-se considerar que tanto Viracopos, como São Gonçalo do Amarante estão distantes, não concorrendo com a aerotrópolis de Brasilia.

Belo Horizonte, porém, está na mesma região e concorreria com Brasília para a instalação das mesmas empresas e cargas. A capital mineira já está mais avançada com o projeto, contando ainda com a vantagem de ter um aeroporto pronto.

Se o projeto de BH se efetivar, haverá espaço para um aeroporto-cidade em Brasília, cujo aeroporto precisa ainda ser construído e que só terá condições de operar plenamente após o encerramento da concessão do aeroporto atual, daqui a 25 anos?

Polo industrial

Qual será a característica da industrialização de Brasília?

Dificilmente será um indústria pesada de âmbito internacional ou nacional. Poderá ter uma indústria de bens de consumo tradicionais para atender ao mercado regional.

Mesmo estas (principalmente vestuário) estão altamente globalizadas, cabendo indagar se ainda há espaços para uma indústria de bens de consumo em Brasília.

A alternativa moderna está na indústria de base tecnológica.Tem ou terá Brasília um ambiente favorável às inovações tecnológicas para dar suporte a sua indústria?

A industrialização não é mais uma questão de investimentos, mas da condição concorrencial mundial que envolve diversos fatores, sendo uma delas é o “custo Brasil”: haverá condições de uma indústria competitiva em Brasília com o custo Brasil? Se este for reduzido, como ficará a sua competitividade em relação a outras localidades brasileiras?


Polo Logístico

Brasília tem uma posição central em relação ao território nacional, porém para preservar a sua condição de capital federal, não foram criadas facilidades ou condições para a implantação de um polo logístico, com veículos pesados circulando por ela.

Dadas facilidades poderiam ser implantados centros de distribuição, para a transferência de cargas.

A questão é se isso prejudicará ou não as funções de capital federal.


Centro Financeiro Internacional

Terá condições de concorrer com o centro financeiro internacional que já se instalou em São Paulo e está em pleno desenvolvimento? Brasília teria ainda que disputar com o Rio de Janeiro.

O fato de estar na capital federal, onde está o Banco Central, favoreceria Brasília ou isso seria pouco relevante no mundo atual, lembrando que Nova York não está na capital federal?


Evolução do plano piloto

Alternativas de edificação

Com o esgotamento das áreas para a edificação de novos prédios, o que fará o setor imobiliário para manter as suas atividades:

Migrarão para outras cidades brasileiras ou mesmo do exterior?

Migrarão para as cidades satélites ou para o entorno, pressionando para eventuais liberações de uso e ocupação?

Pressionarão para abertura de novas áreas permitidas para a verticalização?


Mobilidade urbana

O modelo original da cidade compacta de Brasília fracassou, levando a uma grande movimentação de forma motorizada:

Brasília enfrenta congestionamentos nas suas vias no horário de pico, porém o extravasamento é rápido, dada a capacidade e formato do seu sistema viário.

O volume de semáforos é ainda relativamente pequeno.

Os sistemas de transporte coletivo não propiciam a substituição do uso do carro.

O problema maior, dentro do Plano Piloto, não está na movimentação, porém no estacionamento.


Estacionamentos

O sucessivo aumento da frota de automóveis requer áreas adicionais para o estacionamento dos veículos, tanto na origem – em geral residencial – como no destino – local de trabalho, compras e obtenção de serviços.

Solução sempre aventada, porém de efeitos restritos dado o custo e disponibilidade de área, são as garagens subterrâneas.

Quais são as demais alternativas para estacionar a frota adicional?

pesquisadorbrazil
Aug 8, 2014, 5:11 AM
E como eu tinha uma desconfiança que o mesmo escritório que projetou o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, seria o mesmo que iria projetar o novo aeroporto de Brasília, a Changi Airport Group, não é que está lá o projeto assinado em 2013.


Brazil – CAPE has been engaged to carry out the airport master planning and airport conceptual layout for the 500,000-hectare Brasilia Airport City project;

Fonte: http://www.changiairportgroup.com/export/sites/caas/assets/changi_connection/Changi_Airport_Group_Annual_Report_20122013_Business_Operations_Review.pdf

pesquisadorbrazil
Aug 8, 2014, 5:14 AM
E como eu tinha uma desconfiança que o mesmo escritório que projetou o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, seria o mesmo que iria projetar o novo aeroporto de Brasília, a Changi Airport Group, não é que está lá o projeto assinado em 2013.


Brazil – CAPE has been engaged to carry out the airport master planning and airport conceptual layout for the 500,000-hectare Brasilia Airport City project;

Fonte: http://www.changiairportgroup.com/export/sites/caas/assets/changi_connection/Changi_Airport_Group_Annual_Report_20122013_Business_Operations_Review.pdf

pesquisadorbrazil
Aug 28, 2014, 7:17 AM
Representantes da Boeing visitam Brasília em busca de parcerias

http://www.df.gov.br/media/k2/items/cache/06855cf6ab486c2803a46da25863106b_XS.jpg

Brasília - Executivos da maior fabricante mundial de aeronaves do mundo, a companhia Boeing, estiveram na quinta-feira (3) nas instalações em expansão do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, onde se reuniram com representantes do GDF e da Inframérica.

A intenção, segundo representantes da empresa, é buscar parcerias que envolvam energias renováveis - como o biocombustível -, tecnologia para defesa espacial, mercado aeroviário, controle de tráfego, logística e outras oportunidades de negócios. A visita é um desdobramento da viagem feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico aos Estados Unidos, no mês passado.

"Estamos mostrando os potenciais de negócios de Brasília a curto, médio e longo prazos. (A capital) tem um aeroporto em crescimento e está se projetando nacionalmente e internacionalmente. Novos negócios podem gerar emprego e renda para alavancar a economia da capital federal", enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho.

Segundo ele, o terminal de Brasília receberá R$ 900 milhões em investimento até a Copa do Mundo, para ampliar a capacidade de 16 milhões de passageiros por ano para 21 milhões. As obras estão avançadas, com 89% já concluídas.

Carvalho ressaltou o interesse da empresa em contribuir com o projeto de construção de uma cidade aeroportuária, em Planaltina. O local poderá servir para as áreas industriais, por exemplo, complementando os serviços do Aeroporto JK, utilizado para voos comerciais e particulares.

Fizeram parte da comitiva da Boeing o diretor de Operações Aeroportuárias, Blair Nadeau; a diretora de Estratégia de Negócios, Xenia Peet; o analista de Negócios, Aurelio Gandra; e a gerente Dawen Peng.

Fonte (http://correioeconomico.com.br/index?pag=ARTIGO&art=2787)

pesquisadorbrazil
Aug 28, 2014, 7:19 AM
Isso porque Agnelo é incompetente e o povo reclamava de tantas viagens internacionais. Portanto se esses mega projetos se viabilizar, o povo terá de dar o braço a torcer, pois tudo fora graças a Agnelo.

pesquisadorbrazil
Sep 25, 2014, 4:15 AM
E por falar no aeroporto... Olha que belezinha que empresa que projetou, está fazendo para expansão do aeroporto de Cingapura. Detalhe, o atual aeroporto é monstro, e agora reparem a mini expansão com duas opções... E andei reparando tanto no aeroporto de BH e no do Rio. Eles foram modestos...

http://app.mot.gov.sg/DATA/0/images/photos%20for%20News/Changi%201.jpg
http://app.mot.gov.sg/DATA/0/images/photos%20for%20News/Changi%202.jpg
http://app.mot.gov.sg/DATA/0/images/photos%20for%20News/Changi%203.jpg
http://app.mot.gov.sg/DATA/0/images/photos%20for%20News/Changi%204.jpg

MAMUTE
Sep 25, 2014, 10:22 AM
Só espero que o projeto do aeroporto não seja cancelado, caso outro candidato ganhe a Eleição, pois será um desastre o cancelamento do mesmo:hell:

pesquisadorbrazil
Sep 25, 2014, 10:54 AM
Só espero que o projeto do aeroporto não seja cancelado, caso outro candidato ganhe a Eleição, pois será um desastre o cancelamento do mesmo:hell:

Pior que será cancelado, eu nem vou mencionar um documento que o candidato R assinou no CAU, IAB e com Urbanistas por Brasília para SEPULTAR o projeto BRASILIA 2060.

E não adianta vir alguém falando que ele não vai fazer isso, pois dessa vez, fui TESTEMUNHA OCULAR. Eu nem vou mencionar também, que esse viés dele, poderá INVIABILIZAR o masterplan do Aeroporto JK. :hell::runaway:

Raphael_SBBR
Nov 9, 2014, 12:54 AM
Vamos ser francos, alguém algum dia realmente esperou esse projeto sair do papel?

Eu não espero. Especialmente com o aeroporto de Brasília melhorando.

pesquisadorbrazil
Nov 9, 2014, 2:12 AM
Vamos ser francos, alguém algum dia realmente esperou esse projeto sair do papel?

Eu não espero. Especialmente com o aeroporto de Brasília melhorando.

Eu creio que Rollemberg vai ser esperto e não vai vetar o aeroporto. Enquanto falar que o Aeroporto de Brasília está melhorando????? Aonde???

O aeroporto mesmo com as expansões já está saturado novamente. E não vai ser enchendo de Píers que vai resolver o problema. O problema no aeroporto é gerencial.

Em todos os grandes aeroportos, como de Orlando. Lá o aeroporto beira quase 100 fingers (pontes de embarque), procure em qualquer render ou foto se lá tem estacionamento REMOTO.

Já imaginaram um norte-americano ter que sair de uma aeronave num estacionamento remoto em plena nevasca ou chuva forte? De forma alguma vai ver.

Espero que Rollemberg não engavete o projeto, até mesmo porque, depois das expansões futuras, o aeroporto ACABA e vai precisar de outro. Portanto, uma gigantesca área longe da zonas residenciais, e o local de Planaltina é perfeito.:shrug:

sxsp
Nov 26, 2014, 1:29 PM
Taí a imagem:tup:

Imagem: yuriradd
http://farm9.staticflickr.com/8121/8657948427_7c69a72267_b.jpg
http://www.flickr.com/photos/77024394@N02/8657948427/in/photostream


é só clicar na imagem com o botão auxiliar e copiar o Url da imagem, dai cole entre e pronto:tup:

Qualquer coisa só mandar um MP

Desculpe estar voltando a esse assunto, não sei se é contra as regras.

Não posso afirmar de fato o que ocorreu, mas essa região a maior parte das terras são desapropriadas em comum ou particulares. Talvez época faltou dinheiro para as indenizações. Não tenho ideia do custo que isso representava, mas nos dias atuais nessa dimensão seria impossível, mas algo menor pode ser feito, mas o problema está no crescimento da cidade que poderá ocasionar. Considerando os vários interesses já colocados por vocês, o novo rezoneamento da APA do São Bartolomeu (Lei 5344/2014) acabou com essa ideia.

Jota
Nov 26, 2014, 2:22 PM
Desculpe estar voltando a esse assunto, não sei se é contra as regras.

Não posso afirmar de fato o que ocorreu, mas essa região a maior parte das terras são desapropriadas em comum ou particulares. Talvez época faltou dinheiro para as indenizações. Não tenho ideia do custo que isso representava, mas nos dias atuais nessa dimensão seria impossível, mas algo menor pode ser feito, mas o problema está no crescimento da cidade que poderá ocasionar. Considerando os vários interesses já colocados por vocês, o novo rezoneamento da APA do São Bartolomeu (Lei 5344/2014) acabou com essa ideia.

O que ocorreu? Simples, terra era (e ainda é) a maior moeda de troca do governo, seja criando novos assentamentos, seja permitindo invasões ou sendo conivente com grileiros/cabos eleitorais....

Então quando o governo percebeu que ia inundar milhares de kms de "moeda de troca" eleitoral ele simplesmente engavetou o projeto.

yuri radd
Nov 26, 2014, 2:46 PM
Esse projeto chegou a ser anunciado. O governo ia fazer mesmo, mas ai muitas pessoas sonhando com a ideia de ter uma casa na beira de um lago correram pra lá. O tamanho do espelho d'água foi diversas vezes repensado, dado que não parava de chegar gente, até que, por fim, o lago se tornou inviável, e desistiram.

Caso o projeto fosse retomado, haveria um modo de tornar as desapropriações mais em conta:
http://static.panoramio.com/photos/large/114256603.jpg

Remover as casas para outro terreno doado como compensação. Se o GDF tiver um quantidade de terrenos perto do novo lago o suficiente pra reassentar todo esse povo, financeiramente a obra se tornaria viável.

Jota
Nov 26, 2014, 8:17 PM
Yuri meu amigo esqueça esse lago, nenhum governo no GDF vai alagar kms de terras dentro do DF. A terra aqui vale muito para esse tipo de coisa.

pesquisadorbrazil
Nov 27, 2014, 10:34 AM
Isso mesmo Jota, o lago pode até aparecer, mas vai ter um espelho de água 10x inferior. Para se ter idéia, a previsão anterior era que o lago seria maior do que a Bahia da Guanabara. Portanto, já imaginou quanta água teria o lugar. Mas uma coisa é certa.

Se esse lago tivesse saído do papel, os moradores dos lagos Norte e Sul iriam exigir canais exclusivos para navegar do Paranoá para o São Bartolomeu. Pelo menos isso não aconteceu. Se num lago menor acontece cada barbaridade, imagine num gigantesco.

yuri radd
Nov 27, 2014, 1:16 PM
Já esqueci Jota. Só viajei um pouco.
É sempre legal imaginar como a cidade ficaria incrível com o novo lago.

pesquisadorbrazil
Nov 27, 2014, 2:40 PM
Já esqueci Jota. Só viajei um pouco.
É sempre legal imaginar como a cidade ficaria incrível com o novo lago.

Agora esse povo agora chora porque não tem o lago, se vier faltar água terá de tirar de Corumbá isso se os moradores goianos DEIXAREM...

sxsp
Nov 27, 2014, 2:54 PM
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
http://i1371.photobucket.com/albums/ag320/sxsp/COTA885-BARRAGEM_zps4f8e4df0.jpeg

pesquisadorbrazil
Nov 27, 2014, 2:57 PM
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
http://i1371.photobucket.com/albums/ag320/sxsp/COTA885-BARRAGEM_zps4f8e4df0.jpeg

O problema que os mapas da Terracap estão furados, até mesmo do governo federal, falam que tem a posse mas não provam que fizeram as desapropriações. Então fazer o mapa é fácil, eu quero ver é provar quem é dono das terras de fato.

MAMUTE
Nov 27, 2014, 3:49 PM
Fiz um mapa como exemplo, adotei a cota 885, se localizaria em boa parte na área rural. Olhei em outro mapa o lado fundiário e maior parte fica em terras da Terracap (este não fiz, só conferi).
http://i1371.photobucket.com/albums/ag320/sxsp/COTA885-BARRAGEM_zps4f8e4df0.jpeg

Hoje seria inviável o lago, pela questão das desapropriações Etc... Mas na época podiam ter feito (teriam menos gastos desapropriando terras), e ficaria muito bom, imagine depois de pronto boa parte dos arredores do novo lago com casas tipo as do Park Way e dos Lagos Sul e Norte, claro que respeitando os limites da reserva legal:yes:

yuri radd
Nov 27, 2014, 5:25 PM
A dinâmica da cidade seria completamente diferente. O Alphaville seria por essas bandas, e a expansão que vemos em direção sudoeste e sul, ocorreria para leste.

pesquisadorbrazil
Nov 27, 2014, 8:18 PM
A dinâmica da cidade seria completamente diferente. O Alphaville seria por essas bandas, e a expansão que vemos em direção sudoeste e sul, ocorreria para leste.

Não existe dinamica da cidade. Justamente do lado Oeste da cidade veio contrapor o lado leste projetado em sua grande parte por urbanistas e a parte leste, aonde tudo foi crescendo desordenadamente. Tanto que agora tantos os moradores e governo tem um pepinaço.

Como cresceu sem planejamento, não deixaram espaço para serviços públicos como terminais de ônibus, escolas, cemitérios, hospitais, creches, delegacias e até mesmo para mobilidade, o povo dessa região irá sofrer até ambos entrarem em acordo.

Vide o que ocorre no Vicente Pires. O governo até tenta fazer algo, mas tem invasor ops morador que não quer nem fazer o básico, cair fora de área de nascentes e app.

yuri radd
Nov 27, 2014, 9:21 PM
Não existe dinamica da cidade.

Você está certíssimo. Cidades são estáticas. :koko:

pesquisadorbrazil
Nov 27, 2014, 9:46 PM
Você está certíssimo. Cidades são estáticas. :koko:

Estamos falando de Brasília, portanto não existe dinamica de cidades. Tanto não existe, que você deveria pegar o PEOT 1977, e vai perceber o que eu estou falando.

Sabia que em 77 já se previa metrô e zona azul em Brasília? Até tentaram implantar estacionamento rotativo na época. E já naquela época o povo já se julgava donos das vagas públicas. Entravam com liminares e mandaram arrancar as cancelas que existiam no setor centrais.

O mesmo aconteceu com o Metrô, aonde a UNB era e continua sendo a principal opositora. Portanto, devemos salientar que existe duas Brasília a planejada, essa que tem demanda e o blablablá de sempre.

E a outra Brasília, aquela que foi criada sem planejamento nenhum. Basta ver Vicente Pires é o exemplo de bairro classe média desorganizado e Sol Nascente, mas de classe baixa, que compartilham do mesmo problema fundiário, social, urbanistico, ambiental, de saneamento, de mobilidade, de educação, de saúde, de emprego e de segurança.

Portanto, no caso de Brasília real, o interesse do governo era criar cidades-satélites melhor, o real termo. Cidade Dormitórios, não tinha nenhum de desenvolver essas cidades, eram apenas depósitos de pessoas e mais nada.

yuri radd
Nov 28, 2014, 8:34 PM
http://i1.kym-cdn.com/photos/images/newsfeed/000/155/834/plz-stop-post.jpg

pesquisadorbrazil
Nov 30, 2014, 1:26 AM
As pessoas pensam que cidades PROJETADAS tem dinâmica iguais a cidade ESPOTÂNEAS. Eu acredito que no segundo tipo de cidades a dinâmica se aplica. Agora numa cidade única como Brasília. A dinâmica foi atropelada pelo planejamento. Tanto que se fosse levar pela dinâmica da cidade de Brasília. Os núcleos habitacionais ficariam nas divisas com estado de Goiás e no meio ficaria as zonas rurais e ambientais e somente depois viria a RA 1 ou seja o Plano Piloto.

Mas até nisso tudo mudou. Cito o caso que dizem que a dinâmica de Brasília seria pelo SUL. Mas..... Se criou o Park Way como zona tampão. Portanto nem que vaca tussa, que ali vai ser edificado prédios comerciais, residenciais ou zonas industriais. Sem chance.

Como se diz, os vetores (dinamica) de crescimento de Brasília era pela EPIA no sentido Norte e Sul.
Mas com impedimentos na parte sul (moradores) e com a parte norte (ambiental). Esse vetor ou dinâmica da cidade foi cancelada, e não terá continuidade.

Outro vetor (dinamica) de crescimento de Brasília, seria uma gigantesca zona de crescimento entre Samambaia e Recanto das Emas, essa área fora projetada para receber 2 milhões de habitantes. Mas mesmo com esse crescimento planejado surgiu a Ponte Alta Sul e Ponte Alta Norte. E jogou no lixo o planejamento do lugar. Construiram até em áreas de encosta e matas de galeria.

yuri radd
Nov 30, 2014, 3:11 AM
Eu não penso e nem disse isso. E dinâmica, planejada ou espontânea, é dinâmica. E Brasília tem as duas.
Mas pra mim já deu desse assunto. Não vou ficar discutindo coisas óbvias.

pesquisadorbrazil
Nov 30, 2014, 7:22 PM
Eu não penso e nem disse isso. E dinâmica, planejada ou espontânea, é dinâmica. E Brasília tem as duas.
Mas pra mim já deu desse assunto. Não vou ficar discutindo coisas óbvias.

Sem problemas, eu digo isso, pois acompanho o crescimento ou como você queira a Dinâmica da cidades desde 1977. Nem sempre a dinamica de uma cidade natural é diferente de uma cidade planejada.

Tanto que em nenhum momento, Lucio Costa deixou passar que a cidade fora planejada para 500 mil pessoas. Na verdade a cidade tinha base uma cidade de 500 mil.

Portanto, se tudo que fosse projetado por LC tivesse seguido a risca, no mínimo, Brasília teria 210 mil pessoas. Portanto, quando a cidade chegasse perto dos 500 mil, já se previa as cidades satélites.

Mas isso foi pro brejo. Primeiro não conseguiram acabar com as cidades já existentes em Brasília, como Brazlândia e Planaltina.:tup::tup:

pesquisadorbrazil
Dec 14, 2014, 8:47 PM
E o novo aeroporto de Dubai, semelhante em número de Píers do aeroporto de Brasília, enquanto o nosso terá capacidade para 120 milhões de passageiros ano, o de Dubai terá capacidade para 160 milhões em 2030.

Projeto 1
http://www.greenprophet.com/wp-content/uploads/dubai-second-airport.jpg

Projeto 2
http://m1.i.pbase.com/o3/93/329493/1/89496791.dWQtcxFX.DubaiAirshow2007619.jpg

Apenas não sei qual está valendo, o projeto 1 ou 2? Alguém sabe?