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View Full Version : Transporte por Trilhos | São Paulo (SP) - CPTM


AlexandreMachado
May 30, 2013, 9:43 AM
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Créditos: Kurier Kolejowy (http://www.kurierkolejowy.eu/images/news/800px-CAF_8000.JPG)


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Criada pela lei nº 7.8611 de 28 de maio de 1992, a partir de ferrovias já existentes na Região Metropolitana de São Paulo.

A CPTM possui atualmente 89 estações em seis linhas, que totalizam 260,8 km na sua malha ferroviária. Este sistema faz parte da Rede Metropolitana de São Paulo.


História


O Início

A história da ferrovia no estado de São Paulo remonta ao ano de 1867 com a construção da primeira ligação entre as cidades de Santos, São Paulo e Jundiaí pela São Paulo Railway, inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, que atravessava o planalto paulista descendo a serra do mar.

Em 1946 a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), controlada pelo governo federal, assumiu a operação da estrada de ferro que hoje forma as linhas 7 - Rubi e 10 - Turquesa. Em 1957 as ferrovias federais são unificadas numa única empresa estatal, a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

A Estrada de Ferro do Norte construiu, na década de 1870, uma linha férrea que conectava São Paulo às cidades do Vale do Paraíba que atualmente constitui em parte a atual linha 11 - Coral.

Em 1890 esta ferrovia foi incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). No ano de 1926 foi construída por essa mesma empresa uma variante a este tronco principal chamado de variante Poá, que forma hoje em sua totalidade a linha 12 - Safira da CPTM. A EFCB é extinta em 1957, com a criação da RFFSA.

Por outro lado, a Estrada de Ferro Sorocabana construiu, em 1875, uma ligação entre as cidades de São Paulo e Sorocaba, que corresponde parcialmente à atual linha 8 - Diamante.

Em meados de 1937 a Estrada de Ferro Sorocabana construiu um ramal ligando as cidades de Mairinque a de Santos com o objetivo de derrubar o monopólio que a SPR possuía na ligação entre o planalto paulista e o litoral. Mais tarde com o objetivo de encurtar a distancia entre a capital paulista e a cidade de Santos foi construindo, em 1957, o ramal Jurubatuba que partia da estação Imperatriz Leopoldina e ia até a estação Evangelista de Souza já no ramal Mairinque-Santos formando hoje, em parte, a Linha 9 - Esmeralda da CPTM.


A FEPASA

Todas as ferrovias controladas pelo governo estadual foram unificadas em 1971, para formar a Ferrovia Paulista SA (FEPASA). A FEPASA criou a FEPASA DRM, que era uma divisão que só administrava o transporte de passageiros dentro das regiões metropolitanas do estado. Essa foi incorporada à CPTM em 1996 para que se iniciasse a privatização da malha da FEPASA e permanecesse os serviços de transporte metropolitano de passageiros sob controle do estado.

Privatização da RFFSA

Em 1998 a FEPASA foi absorvida pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para que esta fosse também leiloada junto com toda a malha ferroviária pertencente a RFFSA, sendo assim denominada Malha Paulista da RFFSA.

As seções urbanas da RFFSA de todo o pais originaram, nos anos 1970, a Empresa Brasileira de Transporte Urbano (EBTU) sendo substituída, em 1984, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).


Em 1992 a seção paulistana da CBTU foi transferida para o controle da CPTM, criada no dia 28 de maio do mesmo ano . E o efetivo controle do sistema ocorreu no ano de 1994. No início da gestão da CPTM,a ocorrência frequente de panes, assédio contra mulheres, comércio ambulante, greves, entre outros, levaria parte dos passageiros dos trens a causarem uma série de depredações de trens e estações entre 30 de setembro de 16 de outubro de 1996.

Hoje

Atualmente são transportados pelas suas linhas, que cortam 22 municípios, cerca de 2,7 milhão de usuários por dia. Por ter uma malha ferroviária tão extensa e degradada, o Governo do Estado de São Paulo começou a modernizar a CPTM investindo 1,5 bilhão de dólares na empresa desde 1995 até 2004.4 Para promover "a uniformização da comunicação visual dos dois sistemas e para facilitar a locomoção e a localização dos usuários e de turistas" o Governo do Estado alterou, em março de 2008, a nomenclatura das linhas pertencentes à CPTM, integrando-as à nomenclatura utilizada pelo Metrô de São Paulo. Foi atribuído a cada linha um número (a começar do número 7, somando-se às linhas outras seis linhas do Metrô já em operação, em construção ou em projeto) e o nome de uma pedra preciosa.



Mapa da Rede Ferroviária

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/CPTM.png

Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cptm)




Frota

A frota da CPTM é composta por 210 trens de 15 séries diferentes, fabricadas entre 1956 e 2012.

Material rodante


TUE's em operação


Série 1100

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/02/Linha_A1100CPTM.jpg

(Foto do interior do trem não disponível)

Fabricante : BUDD/MAFERSA
Ano de Fabricação : 1956 / 1957
Origem : EUA
Ano Operação : 1997
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7
Composição Linha 7 : 6 Carros




Série 1400

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Fabricante : BUDD/MAFERSA
Ano de Fabricação : 1976 / 1977
Origem : Brasil
Ano Operação : 1976
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7 - 11 - 12
Composição Linha 7 : 4 Carros
Composição Linha 11 : 6 Carros
Composição Linha 12 : 6 Carros




Série 1600

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Fabricante : BUDD/MAFERSA
Ano de Fabricação : 1978
Origem : Brasil
Ano Operação : 1978
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7
Composição Linha 7 : 3 e 4 Carros
Composição Linha 11 : 6 Carros
Composição Linha 12 : 6 Carros




Série 1700

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Fabricante : MAFERSA
Ano de Fabricação : 1987
Origem : Brasil
Ano Operação : 1987
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7
Composição Linha 7 : 4 Carros




Série 2000

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Fabricante : CAF/ADTRANZ/ALSTOM
Ano de Fabricação : 1999
Origem : Espanha
Ano Operação : 2000
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 11 (Expresso Leste)
Composição Linha 11 : 8 Carros




Série 2070

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Fabricante : ALSTOM/BOMBARDIER/CAF
Ano de Fabricação : 2008
Origem : Brasil
Ano Operação : 2008
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 12
Composição Linha 11 : 8 Carros




Série 2100

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Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 1974 / 1977
Origem : Espanha
Ano Operação : 1998
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 4
Linhas de operação : 10
Composição Linha 10 : 6 Carros




Série 3000

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Fabricante : SIEMENS
Ano de Fabricação : 2000
Origem : Alemanha
Ano Operação : 2001
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 9
Composição Linha 9 : 8 Carros




Série 4400

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Fabricante : FNV/COBRASMA
Ano de Fabricação : 1965
Origem : EUA
Ano Operação : 1981
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 11 e 12
Composição Linha 11 : 6 Carros
Composição Linha 12 : 6 Carros




Série 5550

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4b/Trem_cptm_linhaf.jpg/640px-Trem_cptm_linhaf.jpg

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Fabricante : ACEC (MOD.BT BRASIL)
Ano de Fabricação : 1979 / 1980
Origem : Portugal
Ano Operação : 2008
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 12
Composição Linha 12 : 8 Carros




Série 7000

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/8979953366_cbc3825343_z_zps225671c0.jpg

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/9085045056_db84bc6637_z_zps28ad9c8d.jpg

Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 2009
Origem : Espanha e Brasil
Ano Operação : 2010
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 7 - 8 - 9 - 11 - 12
Composição Linha 7 : 8 Carros
Composição Linha 8 : 8 Carros
Composição Linha 9 : 8 Carros
Composição Linha 11 : 8 Carros
Composição Linha 12 : 8 Carros




Série 7500

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/9621812345_b4e1d8fbfc_z_zps13b8e025.jpg

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/9506758954_53bb4e511a_z_zps32c90d86.jpg

Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 2010
Origem : Brasil
Ano Operação : 2011
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 9
Composição Linha 9 : 8 Carros




Série 8000

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/8981753949_02279a88ca_z_zps40b3db70.jpg

http://i28.photobucket.com/albums/c217/aleemachadoo/9083420481_55c83ed102_z_zps75472a11.jpg

Fabricante : CAF
Ano de Fabricação : 2011 / 2012
Ano Operação : 2012
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 8
Composição Linha 8 : 8 Carros


TUE's retirados de operação


Série 4800

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Fabricante : Kawasaki/Toshiba
Ano de Fabricação : 1957
Ano Operação : 1958
Caixa : Aço Carbono
Bitola : 1,00 m
Quantidade de Portas/Carro : 6
Linhas de operação : 8
Composição Linha 8 : 3 Carros


Retirados de circulação em 2010, ainda fazem parte do patrimônio da CPTM




Série 5000

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Fabricante : Francorail/Cobrasma/MTE/Brown Boveri/Traction Cem Oerlikon/Jeumont Schneider
Ano de Fabricação : 1978 / 1980
Origem : França/Brasil
Ano Operação : 1978
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 8
Composição Linha 8 : 12 Carros


Retirados de circulação em 2012, ainda fazem parte do patrimônio da CPTM




Série 5500

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Fabricante : Consórcio Eletrocarro: Budd/Sorefame/Acec/Villares/Atelier de Construction Electriques de Charleroi/Mafersa
Ano de Fabricação : 1979 / 1980
Origem : Portugal
Ano Operação : 1996
Caixa : Aço Inox
Bitola : 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro : 8
Linhas de operação : 12
Composição Linha 12 : 8 e 12 Carros


Retirados de circulação em 2012, ainda fazem parte do patrimônio da CPTM




Créditos

Imagens: Flickr (http://www.flickr.com/photos/97156357@N08/)
Características da Frota: CPTM (http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/default.asp)

AlexandreMachado
May 30, 2013, 11:35 AM
Alguns dados sobre as linhas da CPTM

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Foto: Flickr CPTM (http://www.flickr.com/photos/cptm_oficial/)


Linha 7 - Rubi (Luz - Jundiaí)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 60,5 km
Percurso aproximado: 60 minutos


Linha 8 - Diamante (Júlio Prestes - Itapevi)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 35,3 km
Percurso aproximado: 53 minutos


Linha 9 - Esmeralda (Osasco - Grajaú)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 31,8 km
Percurso Aproximado: 42 minutos


Linha 10 - Turquesa (Luz - Rio Grande da Serra)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 34,9 km
Percurso aproximado: 61 minutos


Linha 11 - Coral (Luz - Estudantes)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 50,8 km
Percurso aproximado: 32 minutos


Linha 12 - Safira (Brás - Calmon Viana)


Horário de funcionamento das estações: 04h00 às 24h00
Extensão total da linha: 38,8 km
Percurso aproximado: 51 minutos




Nota: A CPTM garante ao usuário a transferência entre linhas, desde que esteja em sua
última estação de transferência até as 00h00.



Dados Gerais

Número de estações: 89
Extensão total das linhas operacionais: 260,8 km
Frota programada no pico: 127 trens
Viagens programadas(média por dia útil): 2.628
Passageiros transportados(média por dia útil - 2011): 2.319.964


Passageiros transportados por linha (média dia útil - 2011):

7(Luz - Jundiaí): 391.272
8(Júlio Prestes - Itapevi): 430.564
9(Osasco - Grajaú): 364.486
10(Luz - Rio Grande da Serra): 366.155
11(Luz - Estudantes): 558.771
12(Brás - Calmon Viana): 208.717


Estações de maior movimento (média dia útil - 2011):

Brás: 164.818
Luz: 149.021
Barra Funda: 142.128


Situação das obras de modernização da CPTM:

http://www.cptm.sp.gov.br/E_DESTAQUE/Estamos_em_Obras_2012.asp


Fonte: CPTM (http://www.cptm.sp.gov.br/e_redecptm/rede/default.asp)

AlexandreMachado
Sep 23, 2013, 2:27 PM
Bom, finalmente terminei de criar o Thread da CPTM, se tiver novas informações ou alguma coisa faltando eu atualizo aqui!

Aqui serão discutidas todas as informações da CPTM através de notícias, fotos, vídeos, obras, etc.

Convido a todos a participar do thread e de alguma maneira contribuir para informações aqui, portanto fiquem a vontade para postar!:tup:

AlexandreMachado
Sep 28, 2013, 3:47 PM
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO DA CPTM RETORNAM NO FIM DE SEMANA (http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/one_news.asp?IDNews=9284)



Neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, não haverá circulação de trens em trechos e horários específicos nas Linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 12-Safira , para execução de obras de modernização. Haverá conexão com ônibus para atender o deslocamento dos usuários. Nas demais linhas da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], a operação será feita com maior intervalo entre as composições. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

[B]Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados entre as estações Vila Clarice e Vila Aurora.

Domingo: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Pirituba e Baltazar Fidélis. Os trens somente irão circular de Luz à Pirituba e de Baltazar Fidélis à Jundiaí. Para o deslocamento no trecho interditado, haverá conexão com ônibus para atender os usuários, com parada de embarque e desembarque nas proximidades da estação Franco da Rocha. As estações Vila Clarice, Vila Aurora, Jaraguá, Perus e Caieiras estarão fechadas. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]

Domingo: das 8h às 18h, os serviços serão executados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Presidente Altino e Osasco. No mesmo dia, das 9h às 16h haverá obras entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingo de Moraes.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, os serviços serão executados no sistema de rede aérea e nos equipamentos de infraestrutura entre as estações Ceasa e Villa-Lobos-Jaguaré.

Domingo: das 8h às 18h serão realizadas obras de manutenção da via e no sistema de alimentação dos trens entre as estações Villa-Lobos-Jaguaré e Presidente Altino. Para completar a viagem, os usuários serão atendidos pelos trens da Linha 8 - Diamante.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 16h, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de via na região da estação Capuava.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Sábado: das 14h às 18h, os serviços serão realizados no sistema de sinalização de via entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Sábado e Domingo: das 18h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras para a separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS, na região da estação Suzano.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras estarão concentradas no sistema de sinalização de via da estação Luz até Guaianazes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via e no sistema de rede aérea, na região da estação Jardim Helena -Vila Mara.

Domingo: das 4h à meia-noite de domingo, não haverá circulação de trens entre as estações Brás e Itaim Paulista. Os trens irão circular somente da estação Itaim Paulista à Calmon Viana. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral entre as estações Brás e Tatuapé. Para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso as estações Tatuapé e Itaim Paulista com parada de embarque e desembarque em São Miguel Paulista. Também haverá ônibus entre as estações Itaim Paulista [Linha 12] e Guaianazes [Linha 11].
As demais estações do trecho: Engenheiro Goulart, USP-Leste, Comendador Ermelino e Jardim Helena -Vila Mara estarão fechadas.



Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

AlexandreMachado
Nov 17, 2013, 8:25 PM
COM FERIADO, CPTM INTENSIFICA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO (http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/one_news.asp?IDNews=9326)


Por conta do feriado do Dia da República, entre os dias 15 e 17 de novembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] aproveita a redução do número de usuários no sistema para intensificar as obras de modernização em suas linhas. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sexta: das 4h até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Pirituba e Baltazar Fidélis. Haverá ônibus de conexão para atender o trecho interditado, com parada para embarque e desembarque nas proximidades da Estação Franco da Rocha. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações. As Estações Vila Clarice, Jaraguá, Vila Aurora, Perus, Caieiras e Franco da Rocha estarão fechadas.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão executadas obras de construção da nova Estação Franco da Rocha.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]

Sexta: das 4h de sexta até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Osasco e Barueri. Ônibus de conexão atenderão os usuários com embarque e desembarque na Estação Carapicuíba. As Estações Comandante Sampaio, Quitaúna, General Miguel Costa, Santa Terezinha e Antônio João estarão fechadas. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das Estações. No mesmo dia, no período das 8h às 20h, as obras acontecerão no sistema de sinalização, entre as Estações Barueri e Itapevi, sem interrupção da circulação de trens.

Sábado: das 14h até o fim da operação comercial, as obras acontecerão na região da Estação Domingos de Moraes.

Domingo: das 4h à 21h, as equipes atuarão na rede aérea entre as Estações Júlio Prestes e Estações Palmeiras-Barra Funda.

Linha 9 - Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado à meia-noite de domingo, haverá obras no sistema da rede aérea entre as Estações Ceasa e Cidade Universitária.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [ Luz - Guaianazes]

Sexta: das 4h até o fim da operação comercial, as intervenções estarão concentradas entre as Estações Corinthians-Itaquera e Guaianazes para obras no sistema de sinalização e nos equipamentos de via.

Sábado: das 20h à meia-noite, os trabalhos nos equipamentos de via, serão executados na região da Estação Luz.


Linha 11 - Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Sexta: das 4h até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Guaianazes e Jundiapeba. Haverá ônibus de conexão com dois trajetos: entre Guaianazes - Antônio Gianetti e entre Guaianazes - Jundiapeba, com paradas nas Estações Calmon Viana e Suzano. As Estações Ferraz de Vasconcelos e Poá estarão fechadas. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das Estações

Domingo: das 15h à meia-noite, serão realizadas obras da construção da nova Estação Ferraz de Vasconcelos.

Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]

Sexta: das 4h às 15h, os serviços acontecerão no sistema de rede aérea e na sinalização dos trens entre as Estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. No mesmo dia, das 15h30 à meia-noite, toda a linha passará por serviços no sistema de sinalização, ocorrendo maior intervalo entre os trens.

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, não haverá circulação de trens entre as Estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Haverá ônibus de conexão entre as Estações Itaquaquecetuba e Poá, com paradas de embarque e desembarque na Estação Aracaré.

Domingo: das 15h à meia-noite, as obras ocorrerão no sistema da rede aérea entre as Estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista.



Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

AlexandreMachado
Dec 22, 2013, 4:36 PM
ALCKMIN DÁ INÍCIO ÀS OBRAS DA LINHA 13 DA CPTM (http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/one_news.asp?IDNews=9392)

http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/imagem.asp?id=9395

O governador Geraldo Alckmin deu início nesta manhã, 20 de dezembro, às obras de implantação da Linha 13-Jade da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A Linha-13 representa um investimento total do Estado da ordem de R$ 1,8 bilhão e prevê que 120 mil pessoas por dia sejam beneficiadas por essa nova opção de transporte mais eficiente, rápida e barata. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema metroferroviário, que atualmente é de R$ 3.

Os contratos para as obras civis foram assinados pelo valor de R$ 1,1 bilhão, com um desconto de 27% em relação ao orçamento previsto. O número de trabalhadores envolvidos nas obras chegará a 1.300.

A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície [4,3 km] e outra em elevado [7,9 km]. Os trens partirão da Estação Engenheiro Goulart, na Linha-12 Safira, que será totalmente reconstruída, e terão como destino duas novas estações em Guarulhos: Cecap e Aeroporto.

Todas as estações terão acessibilidade [elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas] e escadas rolantes para conforto dos passageiros. A previsão de conclusão para as obras é 2014/2015.


Mobilidade

A integração com outros meios de transporte também faz parte do projeto de implantação da Linha 13. A Estação Cecap terá um dos acessos transpondo o viário que permitirá integração, por exemplo, com a Rodoviária de Guarulhos, e a Estação Aeroporto terá um acesso que também permitirá a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão da Serra.

Assim, a Linha-13 representa um salto de qualidade na infraestrutura de mobilidade para os moradores dessas regiões, pois eles poderão se deslocar até 22 cidades do Estado por meio das linhas da CPTM, terão acesso à rede de metrô e ainda serão beneficiados com a redução do tráfego de veículos, hoje o principal meio de acesso ao Aeroporto de Cumbica.

AlexandreMachado
Dec 29, 2013, 11:03 PM
CPTM VAI OPERAR NA MADRUGADA DO RÉVEILLON (http://www.cptm.sp.gov.br/E_NOTICIAS/WebNoticias/one_news.asp?IDNews=9400)


Na madrugada da virada do ano, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] irá prolongar e alterar a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi [Luz-Francisco Morato], 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi], 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], 10-Turquesa [Luz-Rio Grande da Serra], 11-Coral [Luz-Estudantes] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana] estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Brás, Tatuapé, Corinthians Itaquera, Luz, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque. Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque de usuários. A CPTM manterá trens em prontidão, caso ocorra um aumento da demanda.