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View Full Version : Transporte Terrestre - São Paulo (SP) - SPTrans


AlexandreMachado
Sep 23, 2013, 5:48 PM
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Institucional


A cidade de São Paulo tem uma população de mais de 10 milhões de habitantes. Se somarmos seus 38 municípios vizinhos, chegaremos a quase 17 milhões de pessoas. Na região metropolitana, cerca de 55% das viagens motorizadas são feitas em transporte coletivo, num total de 6 milhões de passageiros transportados por dia útil.
Para atender a essa demanda, todas as linhas de ônibus são operadas por empresas privadas, sob a gestão da São Paulo Transporte S.A. - SPTrans. O sistema é operado por 16 consórcios, formados por empresas e cooperativas, responsáveis pela operação de 15 mil veículos em mais de 1.300 linhas.

Além dos coletivos sob a gestão da SPTrans, a cidade de São Paulo é servida pela Companhia do Metropolitano e pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, controladas pelo Governo Estadual, que transportam juntas cerca de 3,5 milhões de passageiros/dia.

Para ligar São Paulo às demais regiões da cidade, o sistema metropolitano de ônibus, sob responsabilidade da EMTU, também subordinado ao Governo Estadual, oferece uma extensa rede de linhas operadas por empresas privadas, um corredor intermunicipal em faixa segregada com linhas-tronco de ônibus a diesel e trólebus, além de um serviço rodoviário especial, que atende ao Aeroporto Internacional.

Conheça, agora, a história da SPTrans desde sua fundação, em 1995.

1995

Em 8 de março de 1995, a empresa que tem por finalidade a gestão do sistema de transporte da cidade recebe o nome de SPTrans - São Paulo Transporte S.A.
A partir do segundo semestre do ano, é adotada a coleta automática de dados operacionais do sistema de transporte urbano por ônibus, a Fiscalização Eletrônica.

1996

O Plano de Recuperação do Desempenho Operacional dos Corredores de Transporte Coletivo é implementado, resultando em obras nos corredores Vila Nova Cachoeirinha / Inajar de Souza / Rio Branco; Santo Amaro / 9 de Julho; Celso Garcia, Radial Leste e Anhaia Mello, bem como nos Terminais Vila Nova Cachoeirinha, na área norte; João Dias, na área sul; Bandeira e Parque Dom Pedro II, na área central da cidade; e nos Terminais Penha e Cidade Tiradentes, na zona Leste. Criado o Atende, serviço porta-a-porta oferecido pela Prefeitura às pessoas portadoras de deficiência física com alto grau de dependência, que não podem utilizar os meios de transportes comuns adaptados.

1997

Inauguração dos Terminais de Integração Princesa Isabel e Capelinha, o maior da América Latina em área coberta, com 2.710 m².

1998

Criação do Serviço Circular Central que facilita os deslocamentos da população para todas as regiões da cidade com o pagamento de uma única tarifa.
Início da construção da primeira linha do VLP - Veículo Leve sobre Pneus, uma modalidade de transporte de média capacidade.
Início da implantação da Cobrança Automática de Tarifa com a instalação de validadores eletrônicos nos ônibus urbanos.

1999

Em outubro, é aprovada a Lei nº 12.893, que prevê a regulamentação de 4.042 lotações para complementar o sistema de transporte coletivo por ônibus.

2000

Inauguração do Corredor Itapecerica com faixa segregada à esquerda, junto ao canteiro central e 11 paradas elevadas.

2001

Entram no sistema 1.617 carros zero quilômetro, entre ônibus, micro ônibus e mini ônibus.
Implantação da Operação Via Livre, com ações operacionais que priorizam o transporte coletivo na cidade.
Início dos testes do Bilhete Único Especial do Idoso.
Elaboração do novo regulamento do serviço Atende.
Início do processo de renovação da frota municipal.
Revisão do Projeto do VLP - Veículo Leve sobre Pneus e encaminhamento de novo estudo ao BNDES.
Aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei para implantação do Novo Sistema de Transporte Coletivo em São Paulo.

2002

Entram no sistema 1.030 carros zero quilômetro, entre ônibus, micro ônibus e mini ônibus.
Aprovado o financiamento para implantação dos corredores Pirituba, São João e Guarapiranga, e da primeira e segunda etapas da Linha I do VLP.
Aprovados programas para bilhetagem eletrônica, modernização da rede de trólebus e desenvolvimento tecnológico.

2003

2.978 carros zero quilômetro, entre ônibus, micro ônibus e mini ônibus, começam a circular nos subsistemas local e estrutural.
Inaugurados o Corredor Pirituba-Lapa-Centro e os terminais Pirituba, Lapa, Parelheiros e Jardim Ângela e Amaral Gurgel. Esses terminais, mais o Santo Amaro, João Dias, Bandeira, Capelinha, Cidade Tiradentes passam a operar com o sistema inteligente.
Para aperfeiçoar o software do Bilhete Único são feitos testes com 500 usuários de Bilhete Único Vale-Transporte, Bilhete Único Escolar e Bilhete Único Comum.
Realizada a licitação e assinados os contratos com os consórcios e cooperativas que passam a operar no novo sistema.
Implantação da primeira etapa do Novo Sistema de Transporte Público do município, o Sistema Interligado.

2004

Implantação do Bilhete Único para estudantes e trabalhadores.
Construção de quatro corredores de ônibus com faixas exclusivas à esquerda: Jardim Ângela - Guarapiranga - Santo Amaro; Capelinha - Ibirapuera - Santa Cruz; Parelheiros - Rio Bonito - Santo Amaro; e Campo Limpo - Rebouças - Centro e de cinco novos terminais (Grajaú, Guarapiranga, Jardim Britânia, Parelheiros e Varginha).
Reforma de três outros corredores: Inajar - Rio Branco - Centro; Santo Amaro - Nove de Julho - Centro; e Itapecerica - João Dias - Centro.

2005

Reabertas de forma permanente as inscrições para o serviço Atende. Até 2005, os períodos de cadastramento eram limitados. Implantados, também, nove postos de atendimento, além do aumento de cem carros na frota.

2006

Implantada a integração do Bilhete Único com o sistema metroferroviário. Com um desconto na tarifa, o usuário passou a poder fazer três viagens no sistema sobre pneus e mais um embarque no sistema sobre trilhos.
Inaugurados dois terminais na zona Leste da cidade: São Miguel e Sapopemba / Teotônio Vilela.
Assinado o Termo de Referência para a renovação da frota da cidade. No documento, consta que até 2008, todos os ônibus devem ter, no máximo, dez anos de uso.

2007

Inaugurado o eixo sudeste do corredor Expresso Tiradentes, que liga o centro da cidade, no Terminal Mercado ao Terminal Sacomã. Junto com o corredor e os terminais, foram entregues as estações Metrô Pedro II, Ana Néri, Clube Atlético Ypiranga e Grito.

2008

Ampliação do horário de utilização cartão Bilhete Único Comum para 3 horas, em até 4 viagens.
Implantação do Olho Vivo - Sistema de Monitoramento do Transporte.
Implantação do Bilhete Único Amigão, válido aos domingos e feriados, que permite fazer até 4 viagens em 8 horas.
Implantação do Binário Pedro de Toledo / Borges Lagoa.
Ampliação do Corredor Vereador José Diniz, entre a Av. Vicente Rao e a Rua Fraternidade (2 km).

2009

Início de operação da estação Alberto Lion, do trecho 1, 2 e 3 do Expresso Tiradentes.
Inaugurado o trecho 3 do corredor Expresso Tiradentes, que liga o centro da cidade, do Terminal Mercado e o bairro do Sacomã do Terminal Sacomã à Vila Prudente.
Inauguração do Terminal Campo Limpo

2010

Testes com combustíveis e tecnologias verdes nos ônibus da capital paulista:
Biodiesel de cana-de-açúcar - combustível de fonte renovável. Em testes em duas linhas municipais para análise comprobatória de sua viabilidade e eficiência.
Teste com Ônibus Híbrido - a tecnologia compõe dois motores, um a diesel e outro elétrico. A medida ajuda na economia do diesel e na redução de poluentes.
Etanol - o projeto é pioneiro no Brasil e começou com 50 veículo do sistema de transporte municipal.

2011

Testes com 20% de biodiesel - B20:
O B20 é a mistura de 20% de biodiesel adicionado ao diesel utilizado atualmente. Mais uma medida para reduzir a emissão de material particulado.



Fonte: SPTrans (http://www.sptrans.com.br/a_sptrans/)


(Thread em construção)

AlexandreMachado
Sep 28, 2013, 4:08 PM
SPTrans faz nova distribuição de linhas na Rótula Central (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4618)



A Prefeitura, por meio da SPTrans e da CET, implanta nesta segunda-feira, 30 de setembro, mais uma faixa exclusiva com o objetivo de melhorar a operação dos ônibus na cidade de São Paulo. Desta vez, a medida será adotada no segundo trecho da Rótula Central, nas avenidas São Luis, Viadutos Nove de Julho e Jacareí, e Rua Maria Paula.

O eixo exclusivo para ônibus, que será implantado na Rótula Central, entre a Avenida Ipiranga e a Av. Brig. Luís Antônio, tem 1,1 km de extensão e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, entre 6h e 14h. Fora desses horários e aos domingos a circulação na faixa será livre.

A nova faixa integra a Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo propósito é dar prioridade à circulação do transporte coletivo, contribuindo para o ganho de qualidade e desempenho dos ônibus no sistema viário.


Mudanças nos Pontos - Prestação de Serviço

Por conta da faixa exclusiva, a SPTrans reorganizou linhas e pontos de ônibus na região da Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho e Rua Maria Paula. O planejamento incluiu também a criação de um novo ponto de passagem, próximo ao número 54 da Rua Maria Paula, na pista da esquerda. O ponto irá atender sete linhas que passarão a fazer percursos alternativos.

As mudanças tem como objetivo garantir maior fluidez à operação e comodidade aos usuários do sistema. Informações sobre as alterações, necessárias à operação da nova faixa exclusiva, estão sendo colocadas em banners nos pontos de parada.

Também dentro dos coletivos haverá edição especial do Jornal do Ônibus, no qual será possível conferir melhor o itinerário e os pontos de parada por linha. Técnicos da SPTrans estarão na região orientando os passageiros e monitorando a operação a partir desta segunda-feira.

Para obter mais informações é possível acessar ainda o site www.sptrans.com.br ou ligar para o telefone 156.


Confira abaixo a relação de alterações no segundo trecho da Rótula Central:

Parada Avenida São Luís- pista da direita: 21 linhas

Frota: 211 ônibus
Passageiros envolvidos (média): 116.613
107T/10 Metrô Tucuruvi/Pinheiros
107T/31 Metrô Tucuruvi/Pinheiros
2290/10 Term. São Mateus/ Term. Pq. Dom. Pedro II
2291/10 Term. São Mateus/ Pça da República( Noturna)
3139/31 Jd. Vila Formosa-/Pça da República
3310/10 Term. Amaral Gurgel/ Cidade Tiradentes( Circular) Noturna
393C/10 Term. Amaral Gurgel/COHAB II( Circular) Noturna
407M/10 Vila Monumento/ Vila Madalena
408A/10 Machado de Assis/ Cardoso de Almeida
4111/10 Vila Monumento/ Pça da República
4112/10 Santa Margarida Maria /Pça da República
4113/10 Gentil de Moura/ Pça da República
4115/10 Shop. Plaza Sul/ Pça da República
5104/10 Term. Sacomã/ Pça da República
5290/51 Div. Diadema/ Term. Amaral Gurgel- Noturna
696P/10 Term. Amaral Gurgel/ Pinheiros( Circular)- Noturna
7181/10 Cid. Universitária/ Term. Princ. Isabel
7550/10 Term. Santo Amaro/ Metrô Santa Cecília
805L/10 Term. Princ. Isabel/ Aclimação( Circular)
908T/10 Term. Pq. Dom. Pedro II/ Butantã
930P/10 Term. Pq. Dom. Pedro II/ Term. Pinheiros

Parada Viaduto Nove de Julho – pista da direita: 18 linhas

Frota: 177 ônibus
Passageiros envolvidos (média): 100.952

2290/10 Term. São Mateus/ Pq. D. Pedro II
2291/10 Term. São Mateus/ Pça. da República(Noturna)
3139/31 Jd. Vila Formosa/ Pça da República
3310/10 Term. Amaral Gurgel/ Cid. Tiradentes(Circular)-Noturna
393C/10 Term. Amaral Gurgel/ COHAB II (Circular)-Noturna
407M/10 Vila Monumento/ Pça. da República
408A/10 Machado de Assis/ Cardoso de Almeida
4111/10 Vila Monumento/ Pça. da República
4112/10 Santa Margarida Maria/ Pça. da República
4113/10 Gentil de Moura/ Pça da República
4115/10 Shop. Plaza Sul/ Pça da República
5104/10 Term. Sacomã/ Pça da República
5290/51 Div. Diadema/ Term. Amaral Gurgel- Noturna
696P/10 Term. Amaral Gurgel/ Pinheiros( Circular)- Noturna
7550/10 Term. Santo Amaro/ Metrô Santa Cecília
805L/10 Term. Princ. Isabel/ Aclimação( Circular)
908T/10 Term. Pq. Dom. Pedro II/ Butantã
930P/10 Term. Pq. Dom. Pedro II/ Term. Pinheiros

Parada Viaduto Nove de Julho- pista da esquerda(canteiro central): 8 linhas

Frota: 31 ônibus
Passageiros envolvidos (média): 14.849

119P/10 Vila Paiva/ Term. Bandeira
1721/51 Vila Ede/Term. Bandeira(Noturna)
1767/51 Edu Chaves/Term. Bandeira(Noturna)
2001/10 Term. Amaral Gurgel/ Term. Pq. D. Pedro II
2002/10 Term. Pq. D. Pedro II/ Term. Bandeira
6312C/10 Jd. Luso/ Terminal Amaral Gurgel(Noturna)
802C/10 CEASA/Lgo. da Concórdia(Noturna)
9300/10 Term. Casa Verde/ Term. Pq. D. Pedro II

Parada Rua Maria Paula(Rua Genebra)-Pista da direita: 22 linhas

Frota: 217 ônibus
Passageiros envolvidos (média): 123.749

2001/10 Term. Amaral Gurgel/ Term. Pq. D. Pedro II
2002/10 Term. Pq. D. Pedro II/ Term. Bandeira
2290/10 Term. São Mateus/ Pq. D. Pedro II
2291/10 Term. São Mateus/ Pça. da República(Noturna)
3139/31 Jd. Vila Formosa/ Pça da República
3310/10 Term. Amaral Gurgel/ Cid. Tiradentes(Circular)-Noturna
393C/10 Term. Amaral Gurgel/ COHAB II (Circular)-Noturna
407M/10 Vila Monumento/ Pça. da República
408A/10 Machado de Assis/ Cardoso de Almeida
4111/10 Vila Monumento/ Pça. da República
4112/10 Santa Margarida Maria/ Pça. da República
4113/10 Gentil de Moura/ Pça da República
4115/10 Shop. Plaza Sul/ Pça da República
5104/10 Term. Sacomã/ Pça da República
5290/51 Div. Diadema/ Term. Amaral Gurgel- Noturna
6403/10 Term. João Dias/ Term. Pq. D. Pedro II
696P/10 Term. Amaral Gurgel/ Pinheiros( Circular)- Noturna
7550/10 Term. Santo Amaro/ Metrô Santa Cecília
805L/10 Term. Princesa Isabel/ Aclimação(Circular)
908T/10 Term. Pq. D. Pedro II/ Butantã
9300/10 Term Casa Verde/ Term. Pq. D. Pedro II
930P/10 Term. Pq. D. Pedro II/ Term. Pinheiros


Parada Rua Maria Paula n. 54 – pista da esquerda: 7 linhas

Frota: 33 ônibus
Passageiros envolvidos (média): 18.662


119P/10 Vila Paiva/ Term. Bandeira
1721/51 Vila Ede/ Term. Bandeira(Noturna)
1767/51 Edu Chaves/ Term. Bandeira(Noturna)
6312/10 Jd. Luso/ Terminal Amaral Gurgel(Noturna)
6475/10 Jd. Vaz de Lima/ Pça. da Bandeira
802C/10 CEASA/Lgo. da Concordia(Noturna)
9300/10 Term. Casa Verde/ Term. Pq. D. Pedro II


Confira as 7 linhas que farão percurso alternativo:

119P/10 Vila Paiva – Term. Bandeira
1721/51 Vila Ede – Term. Bandeira
1767/51 Edu Chaves – Term. Bandeira
Sentido Único: normal Av. São Luis (pista esquerda), Viaduto Nove de Julho, Rua Santo Antonio, Terminal Bandeira, Rua Santo Antonio, Viaduto Jacareí (pista esquerda), Rua Maria Paula (pista esquerda), prosseguindo normal.

9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal Av. São Luis (pista esquerda), Viaduto Nove de Julho, Rua Santo Antonio, Terminal Bandeira, Rua Santo Antonio, Viaduto Jacareí (pista esquerda), Rua Maria Paula (pista esquerda), prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

6312/10 Jd. Luso – Term. Bandeira (Noturna)
Sentido Único: normal Av. São Luis (pista esquerda), Viaduto Nove de Julho, Rua Santo Antonio, Terminal Bandeira, Rua Santo Antonio, Viaduto Jacareí (pista esquerda), Rua Maria Paula (pista esquerda), prosseguindo normal.

6475/10 Jd. Vaz de Lima – Praça da Bandeira
Ida: sem alteração.
Volta: Praça da Bandeira, Rua Santo Amaro, Rua Maria Paula (pista esquerda), prosseguindo normal.

802C/10 CEASA – Largo da Concórdia (Noturna)
Ida: normal Av. Nove de Julho, Terminal Bandeira, Rua Santo Antonio, Viaduto Jacareí (pista esquerda), Rua Maria Paula (pista esquerda), prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.


Assessoria de Imprensa - SPTrans
27.9.2013

AlexandreMachado
Oct 6, 2013, 10:25 PM
Bilhete Único Mensal terá ilustrações de pontos turísticos de SP (http://noticias.r7.com/sao-paulo/bilhete-unico-mensal-tera-ilustracoes-de-pontos-turisticos-de-sp-02102013)

Escolha da imagem do cartão poderá ser feita a partir da próxima segunda-feira

http://img.r7.com/images/2013/10/02/18_55_27_870_file?dimensions=460x305&resize=460x305&crop=493x327+7+0resize=460x305&crop=493x327+7+0
Theatro Municipal, Mercadão, Vale do Anhangabaú, o Estádio do Pacaembu e o auditório do Ibirapuera são as ilustrações
Divulgação/SPTrans


A partir da próxima segunda-feira (7), os paulistanos que se cadastrarem na internet para utilizar o Bilhete Único Mensal poderão escolher, entre cinco opções, uma ilustração para o cartão.

Para os novos bilhetes foram escolhidos cinco cartões postais dos mais tradicionais da cidade de São Paulo: o Theatro Municipal, o Mercado Municipal, o Vale do Anhangabaú, o Estádio do Pacaembu e o Auditório do Ibirapuera.

As imagens estarão disponíveis no site da SPTrans. Após preencher o cadastro com dados pessoais e documentos, o usuário poderá decidir qual imagem que prefere ver no seu cartão.

Vale lembrar que aqueles que já se cadastraram também poderão acessar novamente a página do Bilhete Único Mensal e escolher sua imagem preferida, a partir de segunda-feira.

Até o dia 30 de setembro, 93,7 mil pessoas já haviam se cadastrado para ter o Bilhete Único Mensal. A nova modalidade permitirá maior comodidade aos usuários do sistema que, em geral, fazem mais de duas viagens por dia e, também, recorrem ao transporte coletivo nos finais de semana.

pesquisadorbrazil
Oct 6, 2013, 11:09 PM
Espero que um dia, Brasília venha ter várias rodovias no padrão de São Paulo. Mais irá demorar muito para chegar perto.

MAMUTE
Oct 7, 2013, 1:08 AM
SP ganha mais 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus a partir de segunda-feira


A cidade de São Paulo vai ganhar mais 20,5 km de faixas exclusivas a partir desta segunda-feira (4), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Com isso, a malha de faixas exclusivas implantadas este ano chegará a 224,6 km.

A radial Leste terá a faixa exclusiva prolongada em 10,5 km. Será implantada nas seguintes vias: avenidas Conde de Frontin, Antônio Estevão de Carvalho, rua Doutor Luiz Ayres, túnel Jornalista Odon Pereira e avenida José Pinheiros Borges, nos bairros da Vila Matilde, Vila Guilhermina, Cidade Patriarca, Vila Santa Tereza, Arthur Alvim e Itaquera, na zona leste da capital. Os ônibus terão prioridade de segunda a sexta-feira, no sentido centro da radial, entre as 5h às 9h, e no sentido bairro, das 16h às 21h

Outros 2,4 km de faixas exclusivas começarão a funcionar na região do parque Ibirapuera, na zona sul. A exclusividade valerá das 6h às 22h, na avenida Pedro Álvares Cabral, entre a rua Manuel da Nóbrega e o acesso à avenida Ibirapuera, nos dois sentidos; na avenida Professor Ascendino Reis, no sentido centro, entre a rua Estado de Israel e a avenida Pedro Álvares Cabral; e na Ibirapuera, no sentido bairro, entre a avenida Pedro Álvares Cabral e o largo Mestre de Aviz.

Mais 1,6 km será implantado na avenida Nova Cantareira, entre a avenida Água Fria e a rua Maria Amália Lopes de Azevedo, na zona norte. O transporte coletivo vai ser prioritário das 6h às 9h, no sentido Tucuruvi, e das 17h às 20h, no sentido Tremembé.

A avenida São Miguel, na zona leste, terá um complemento de 1,4 km de faixa exclusiva à direita. Os ônibus vão ter prioridade nos dois sentidos da via, das 6h às 20h, no sentido centro, entre a praça Aleixo Monteiro Mafra e a avenida Doutor Custódio de Lima; e no sentido bairro, entre as ruas Taiuvinha e João José Rodrigues.

Outros 3,5 km de faixas serão implantados em duas avenidas de Ermelino Matarazzo, na zona leste: 2 km na avenida Boturussu, entre as avenidas São Miguel e Paranaguá, das 6h às 9h no lado ímpar e das 17h às 20h no lado par; e 1,5 km na avenida Paranaguá, entre as avenidas São Miguel e Boturussu, das 6h às 9h e das 17h às 20h em sentido único.

No Alto da Lapa, na zona oeste, haverá mais 900 metros de faixa exclusiva para o transporte público. A exclusividade para os ônibus valerá das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h no sentido bairro. A nova extensão complementa a faixa da rua Brigadeiro Gavião Peixoto. Em direção ao centro, a faixa será implantada no viaduto Domingos de Moraes e nas ruas Monte Pascal e Brigadeiro Gavião Peixoto. Em direção ao bairro, a faixa será implantada nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Monte Pascal, entre as ruas Laurindo de Brito e Belmonte.

E mais 200 metros de faixa exclusiva começarão a funcionar na avenida Itaberaba, na zona norte. Os ônibus terão prioridade no sentido centro, no trecho entre as avenidas Inajar de Souza e Parada Pinto, das 6h às 9h.















http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/10/06/sp-ganha-mais-205-km-de-faixas-exclusivas-para-onibus-a-partir-de-segunda-feira.htm

AlexandreMachado
Nov 4, 2013, 10:46 PM
Alckmin diz que estuda integração do Bilhete Único Mensal nos trens (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/alckmin-diz-que-estuda-integracao-do-bilhete-unico-mensal-nos-trens.html)

http://s2.glbimg.com/4fAj59iqx02cRxQ5Q0zTZMXStzY=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/10/02/bilhete_ibirapuera.jpg
Auditório do Ibirapuera é uma dos pontos escolhidos
para adornar cartão (Foto: Divulgação/SPTrans)


Cartão apenas para os ônibus deve ser lançado até o fim do ano.
Implantação apenas para ônibus deve custar R$ 400 milhões ao município.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que avalia integrar o Bilhete Único Mensal com o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Principal promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), o bilhete tornará possível aos passageiros fazer quantas viagens de ônibus quiser durante o mês corrente por um preço fixo.

O valor da cota ainda não foi definido, mas deverá ser de R$ 140. O cartão apenas para os ônibus deve ser lançado até o fim do ano.

“Está sendo avaliada [a integração]. Nós já temos o Bilhete Único. Vamos verificar a hipótese de estarmos juntos de novo integrando os sistemas”, disse Alckmin durante lançamento da SP Cine, no Centro da capital.

O governador acrescentou que pediu para o assessor especial de Assuntos Estratégicos do governo, João Carlos Meirelles, verificar com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, responsável pelos trens, e com a Prefeitura sobre as formas de se fazer essa integração e seus custos.

A implantação do projeto, apenas para os ônibus, deverá custar aos cofres públicos do município R$ 400 milhões, segundo a Prefeitura. O Bilhete Único Mensal será vantajoso para o passageiro que faz mais de 46 viagens por mês.

Cadastro

Para ser beneficiado pela nova modalidade de cobrança, o passageiro precisa se cadastrar, até o fim do ano, no site da SPTrans.

A emissão da primeira via do Bilhete Único Mensal será gratuita. O passageiro que precisar solicitar uma segunda via deverá pagar o valor de sete tarifas comuns (R$ 3) ou de dez tarifas de estudante (R$ 1,5). Não será possível transferir os créditos do Bilhete Único para o Bilhete Único Mensal.

A administração municipal espera que 6 milhões de usuários se cadastrem. O uso do Bilhete Mensal valerá para quem tiver o Bilhete Único comum ou o Vale Transporte (modelo de pagamento usado por empresas para funcionários). Os empregadores poderão adotar o Bilhete Mensal como Vale Transporte após acordo com os funcionários.

Inicialmente, o cadastramento só poderá ser feito pela internet. Em um segundo momento, isso deverá ser feito também nos postos de atendimento da SPTrans. O cartão será entregue pelos Correios ou poderá ser retirados nos postos da SPTrans.

A Prefeitura estuda ainda um bilhete único diário e outro semanal, que poderão ser implantados após o início da operação do Bilhete Único Mensal.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o novo sistema representará economia e “maior flexibilidade, facilidade de usar o transporte público de noite, de madrugada, nos fins de semana, dando maior mobilidade”.

Fraudes

Para evitar fraudes, o Bilhete Único Mensal terá a foto e o nome do usuário, CPF e sua foto digitalizada. O cartão será adornado com imagens de pontos turísticos da cidade: o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal, o Mercado Municipal, o estádio do Pacaembu e o Auditório do Ibirapuera.

A administração municipal irá fazer também um monitoramento dos hábitos dos usuários. A utilização do cartão fora dos horários rotineiros do passageiro será observada. Entretanto, não foram divulgados possíveis sanções ou medidas adotadas para responsabilizar usuários por uso irregular.

A Prefeitura de São Paulo afirma que a implantação do Bilhete Mensal não deve gerar aumento no fluxo de passageiros nos horários de pico. A administração municipal, entretanto, acredita que os usuários poderão tomar mais ônibus em outros horários.

AlexandreMachado
Nov 17, 2013, 8:35 PM
Aniversário da Vila Jaguara mudará linha de ônibus (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4802)


Em razão das festividades do 90º aniversário da Vila Jaguara, na Zona Norte de São Paulo, a linha 8001/10 Vila Piauí - Terminal Lapa terá seu itinerário modificado.

A festa será realizada amanhã, 15 de novembro, na Rua D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, entre as Ruas Cel. Virgilio dos Santos e Arantes Monteiro, das 8h às 22h.

Para mais informações sobre pontos e percursos ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Linha
8001/10 Vila Piauí - Terminal Lapa
Ida - normal até a Rua Paúva, Rua Paranavaí, Rua D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, prosseguindo normal.
Volta - normal até a Rua D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Rua Paranavaí, Rua Paúva, prosseguindo normal.

AlexandreMachado
Nov 17, 2013, 8:37 PM
Mudança de pontos dos trólebus na região central (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4801)


A SPTrans informa que, para realização de readequação da rede de trólebus após a implantação de faixa exclusiva na rótula central, estes veículos deixarão de atender aos pontos instalados à direita das avenidas Mercúrio e Senador Queiroz, entre a rua do Gasômetro e a praça Alfredo Issa a partir de hoje, 14 de novembro. O atendimento será realizado nas paradas do canteiro central.

Os usuários estão sendo informados sobre as alterações nos pontos ao longo das vias.

Linhas que atenderão os pontos do canteiro central:

2290/10 Term. São Mateus - Term. Pq. D. Pedro II
3139/31 Jd. Vila Formosa - Praça da República

AlexandreMachado
Nov 22, 2013, 12:02 PM
SPTrans testa ônibus movido a bateria (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4815)


A SPTrans testará, a partir deste mês, um ônibus alimentado exclusivamente por bateria elétrica, fabricado na China. O veículo está na MobiBrasil, aguardando o início dos testes.

Quem o trouxe ao Brasil foi a BYD Auto para aplicação de testes junto ao viário de São Paulo e à malha de linhas existentes na cidade. A SPTrans vai aplicar testes de acompanhamento e a MobiBrasil também fará testes.

No primeiro momento, o veículo circulará pela cidade durante a noite, pois ele está com o layout interno utilizado na China e não de acordo com as normas brasileiras.

Para as simulações, o ônibus será carregado com bombonas d’água e será equipado com dispositivos e sensores para verificar o comportamento destes veículos, seu conforto, seu desempenho e se ele cumpre as especificações que constam no seu manual, como autonomia e o tempo de carregamento da bateria.

Está previsto que em março de 2014 dois outros veículos deste tipo virão a São Paulo, para novos testes, desta vez com o layout normatizado para São Paulo, podendo transportar passageiros.

A intenção deste teste é de buscar novas soluções de combustíveis limpos para a frota de ônibus de São Paulo.

AlexandreMachado
Dec 22, 2013, 4:52 PM
Ônibus iluminados e com direito a Papai Noel chegam de surpresa na semana do Natal (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4906)

Luzes e enfeites no transporte incrementam o clima natalino.

Árvores de Natal, fonte multimídia, ruas inteiras enfeitadas e para completar todo esse clima natalino, o Papai Noel passará pelas ruas paulistanas de ônibus.

Os Ônibus Iluminados, decorados com luzes de LED, irão operar no sistema de transporte nas linhas que circulam pelos pontos turísticos e comerciais da Cidade de São Paulo do dia 20 ao dia 24 de dezembro.

Todos poderão embarcar nesse clima. O Bom Velhinho é quem conduz o ônibus e o valor da passagem é a mesma, R$ 3,00 e pode ser paga com todos os Bilhetes Únicos do sistema.

Para entrar o ano novo com pé direito e trazer boas vibrações os ônibus desejarão um FELIZ 2014 para todos os usuários do transporte, trazendo as felicitações no letreiro de todos os veículos.

Linhas do Ônibus Iluminado

Expresso Tiradentes / Mercado - Sacomã.
175T Metrô Santana - Metrô Jabaquara
175P Metrô Santana - Ana Rosa
106A Metrô Santana - Itaim Bibi
209P Cachoeirinha - Terminal Pinheiros
178A Metrô Santana – Lapa
entre outras

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AlexandreMachado
Dec 22, 2013, 4:53 PM
Nossa, as fotos ficaram muito grande, no site elas eram menores...