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View Full Version : Transporte Terrestre - São Paulo (SP) - EMTU


AlexandreMachado
Sep 28, 2013, 4:14 PM
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Institucional


Quem somos

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é uma empresa controlada pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas quatro Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. Essas quatro áreas somam 106 municípios que têm toda a sua rede de transportes intermunicipais controlada pela EMTU/SP.
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/images/mapa-regioes.jpg

Histórico

O surgimento da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) faz parte de um processo de reformulação das cidades, de novos processos trabalhistas e de uma reformatação geral da sociedade.


Na década de 70, a industrialização começou a unir municípios vizinhos, já que muitos trabalhadores moravam em uma cidade e faziam pequenos deslocamentos até seu trabalho, que ficava na cidade vizinha. Nesse movimento, começaram a surgir as Regiões Metropolitanas, áreas com cidades próximas e que acabam interligadas pelo fluxo de pessoas entre elas. Mas, para esse deslocamento, essas pessoas precisavam passar por pequenos trechos de estrada, e a partir disso, ônibus regulamentados pelo DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem) faziam esse serviço.

E como o transporte intermunicipal já era uma realidade, o Governo do Estado de São Paulo teve a iniciativa de incentivar a criação de empresas que regulamentassem esse transporte, e assim nasceu a EMTU/SP, em 13 de dezembro de 1977, pela Lei nº 1.492 em que se instituiu do Sistema Metropolitano de Transportes Urbanos. O Decreto Estadual nº 15.319, de 7 de julho de 1980, determinou a incorporação da EMTU/SP à Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo), vinculada à Secretaria de Estado de Negócios Metropolitanos, depois à Secretaria de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo e atualmente à Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM).

A EMTU não opera ônibus, ela coordena e regulamenta todo o serviço prestado por concessionárias que, efetivamente, colocam os ônibus nas linhas para realizarem o transporte. Até 1996, a EMTU fazia essa regulamentação apenas na Região Metropolitana de São Paulo, porém a Lei nº 815 de 30/07/96 determinou que ali se criava a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), e assim, a EMTU assumia também esta região e seu transporte intermunicipal. Quatro anos depois, em 2000, a mesma situação ocorreu em Campinas, e assim foi instituída a Região Metropolitana de Campinas (RMC), quando começaram as operações da EMTU na região.

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Airport Service

http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/Images/Conteudo/rede-airport-oque-onibus.jpg

Planejado para facilitar o tráfego de usuários da região metropolitana de São Paulo (RMSP) aos aeroportos da região e vice-versa, a EMTU/SP implantou um serviço de linhas executivas e suburbanas de ônibus, operado pelo Consórcio Internorte de Transporte. Os Airport Bus partem do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto de Congonhas, Praça da República, Terminais Rodoviários do Tietê e da Barra Funda, Itaim Bibi, Circuito dos Hotéis Paulista/Augusta e Metrô Tatuapé.

Com uma frota de 22 ônibus seletivos (com ar condicionado e poltronas estofadas e reclináveis) e 8 ônibus suburbanos, o Sistema Aeroporto atende em média 155 mil usuários por mês.


Fonte: EMTU (http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/institucional/quem-somos.fss)




(Thread em construção)

AlexandreMachado
Sep 30, 2013, 11:02 PM
27/09/2013 - Mais quatro estações do Metrô e da CPTM aceitarão o cartão BOM a partir de segunda-feira (30/09) (http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/bilhetes-e-cartoes/mais-quatro-estacoes-do-metro-e-da-cptm-aceitarao-o-cartao-bom-a-partir-de-segundafeira-30-09.fss)


Benefício se estenderá à Estação Luz, por onde circulam diariamente cerca de 600 mil usuários do Metrô e da CPTM.


A partir da próxima segunda – feira, 30/09, o Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) poderá ser utilizado para o pagamento de tarifa nas estações Luz e Franco da Rocha, da Linha 7 Rubi, e Ribeirão Pires, da Linha 10 Turquesa da CPTM, além da Estação Luz da Linha 1 Azul do Metrô.

A Estação Luz tem uma circulação média de cerca de 600 mil passageiros por dia útil, sendo um importante ponto de conexão entre as linhas 7 e 11 da CPTM, e linhas 1 e 4 do Metrô.

Após a implantação, serão 133 estações no total que aceitarão o BOM. Até o final do ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM vão aderir ao cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia.
Veja a relação das estações que aceitam o Cartão BOM no endereço www.cartaobom.net.

AlexandreMachado
Nov 17, 2013, 8:18 PM
16/11/2013 - Governo do Estado apresenta protótipo e Estação Modelo do VLT na Baixada Santista (http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/institucional/governo-do-estado-apresenta-prototipo-e-estacao-modelo-do-vlt-na-baixada-santista.fss)


População terá uma ideia real do novo veículo e, ao mesmo tempo, poderá conhecer detalhes do empreendimento em exposição na Praia de Itararé, em São Vicente.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da EMTU/SP, empresa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, inaugurou nesta sexta-feira, 15/11, a Estação Modelo e o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, que circulará em fase de testes na Baixada Santista a partir do segundo semestre de 2014.

A réplica do VLT ficará em exposição na Avenida Ayrton Senna da Silva, altura do número 500, junto ao teleférico, em São Vicente, até 14 de fevereiro de 2014, diariamente das 9 às 21 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O protótipo que está aberto à visitação é de um dos carros das extremidades do VLT, onde ficam os sistemas operacionais e os aparelhos de controle dos 22 veículos que farão parte da frota. Os três primeiros veículos serão produzidos na Espanha e os demais no Brasil. Cada VLT terá sete carros em aço inoxidável, bidirecionais, com tração múltipla de até dois veículos acoplados; ar condicionado; comprimento de 43,7 metros e piso rebaixado na altura da plataforma e capacidade para 400 passageiros.

Na Estação Modelo, os usuários poderão conhecer melhor o sistema de transporte público que está sendo implantado e os benefícios previstos para a população da Baixada Santista. Poderá também acompanhar o andamento das obras e se informar sobre as próximas etapas do empreendimento, até a entrega do primeiro trecho Barreiros/Conselheiro Nébias, previsto para iniciar testes em junho de 2014.


VLT da Baixada Santista


O VLT faz parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), projeto de reestruturação do transporte público da Baixada Santista. O primeiro trecho, já em obras, faz a ligação de 11,1 km entre São Vicente (Barreiros) e Conselheiros Nébias (Santos) até o Porto. A segunda etapa terá mais 5,8 km de extensão entre a Estação Conselheiro Nébias até o Terminal Valongo, no centro velho da cidade de Santos. Estes dois trechos, totalizam 16,9 km de extensão e serão totalmente integrados às linhas de ônibus metropolitanas e municipais, atendendo diretamente cerca de 70 mil passageiros/dia.

Já em operação há alguns anos em cidades médias europeias, o Veículo Leve sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa. As novas estações construídas impulsionam a modernização do entorno, trazendo mais conforto e qualidade de vida. A redistribuição do tráfego transformou o ambiente de todas as cidades onde o sistema foi implantado, melhorando consideravelmente a mobilidade da população.


Concurso “VLT na Sua Onda”


Paralelamente à apresentação do protótipo do VLT, os visitantes da Estação Cenográfica poderão votar no concurso “VLT na Sua Onda” até 17/11/2013. O concurso nacional promovido pela EMTU/SP tem como objetivo escolher a melhor arte para estampar o primeiro veículo do VLT que circulará entre as cidades de Santos e São Vicente, por um período de seis meses. Foram inscritos 1.126 trabalhos sobre o VLT da Baixada Santista e 169 desenhos/pinturas estavam de acordo com as especificações do Concurso.

Todos os 169 trabalhos ficarão disponíveis no site www.vltnasuaonda.com.br até 17/11/2013 para votação dos internautas que serão os responsáveis pela seleção dos 20 melhores. Posteriormente, as artes selecionadas serão avaliadas pela Comissão Julgadora formada por representantes da EMTU/SP, das Prefeituras de Santos e de São Vicente, de artistas plásticos das duas cidades, do consórcio fabricante dos trens e do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, entre outras instituições. Para escolher o vencedor, a comissão levará em conta a criatividade, aderência ao tema, harmonia e originalidade. A divulgação do trabalho escolhido será feita no dia 26/11/2013.



Os trabalhos vieram de todo o Brasil no período de 16/09/2013 a 31/10/2013 e tiveram o mar como tema. O prêmio para o primeiro colocado será uma viagem a Valência, na Espanha, com direito a um acompanhante, e uma visita na fábrica para conhecer, em primeira mão, o VLT com o desenho da arte escolhida. Além da viagem, o vencedor receberá um troféu no formato estilizado do VLT, estampado com a sua arte. Os 20 trabalhos selecionados por julgamento popular receberão um Certificado de Finalista na participação do concurso.

AlexandreMachado
Dec 6, 2013, 10:22 PM
06/12/2013 - EMTU/SP altera ponto final de linhas para faixa de ônibus na Av. Faria Lima (http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/rede-de-transporte/emtu-sp-altera-ponto-final-de-linhas-para-faixa-de-onibus-na-av.-faria-lima.fss)

A EMTU/SP informa que a partir da próxima segunda – feira, 09/12, nove linhas metropolitanas terão seu ponto terminal e itinerário alterados, por conta da implantação de faixa exclusiva para ônibus, pela SPTrans, na Av. Brig. Faria Lima, no trecho entre as Ruas dos Pinheiros e Fernão Dias (sentido Itaim/Lapa).

Linhas envolvidas:

079TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Jd. Salete)

241TRO Taboão da Serra (Pq. Jacarandá) – São Paulo (Pinheiros)

300TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Vila Indiana)

090TRO Embu das Artes (Terminal Casa Branca) – São Paulo (Pinheiros)

090PR1 Embu das Artes (Jd. Valo Verde) – São Paulo (Pinheiros)

035TRO Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Pinheiros)

422TRO Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Pinheiros)

488TRO Carapicuiba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), Cotia (Granja Viana)

329TRO Carapicuíba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), via Rodovia Raposo Tavares


Alteração das Linhas 079TRO, 241TRO e 300TRO

Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr., próximo à esquina com a Rua Vupabuçu.

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Prof. Frederico Herman Jr., Retorno, Av. Prof. Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.


Alteração das linhas 090TRO e 090PR1

Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr.

Ida: Normal até a Rua Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.


Alteração das linhas 035TRO, 422TRO, 488TRO e 329TRO

Ponto Final: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida.
Volta: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida, Rua Teodoro Sampaio, Rua Cunha Gago, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Ponte Bernardo Goldfarb, Av. Dr. Vital Brasil, Rua Catequese, Rua Pirajussara, Rua MMDC, prosseguindo normal.