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View Full Version : São Paulo (SP) | Metrô | Expansão | Linha 4 Amarela


AlexandreMachado
Jan 1, 2014, 1:12 AM
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Linha4_metro_sp.svg

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste-Sudoeste, compreenderá, quando finalizada, o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. O primeiro trecho, entre as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado em 25 de maio de 2010 , e, depois de mais de um ano operando em horário reduzido , hoje a linha é operada de segunda a domingo , incluindo feriados, das 4h40 à meia-noite, no trecho entre as estações Luz e Butantã, parando também nas estações República, Paulista, Faria Lima e Pinheiros. A previsão é que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2014. Após concluída, será administrada por trinta anos pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR. É a primeira linha de São Paulo a ser operada pela iniciativa privada.

Projeto e construção

Idealizada desde os anos 1940, o traçado da Linha 4-Amarela esteve presente em todos os estudos para implantação do Metrô em São Paulo desde então. Seu traçado se consolidou em 1968, quando dos estudos iniciais para implantação da atual rede de metrô, recebendo, naquela ocasião, o nome de "Linha Sudeste-Sudoeste". Em forma de parábola, conectaria os bairros de Pinheiros e Sacomã, passando pelo Centro, cortando a linha Leste-Oeste do Metrô nas estações República e Pedro II. Plataformas de integração chegaram a ser construídas nessas duas estações, mas não foram utilizadas. As plataformas da estação República, construídas na década de 1980, prevendo-se outra configuração da Linha 4, seriam demolidas para a passagem da tuneladora, equipamento que construiu o túnel da Linha 4 entre as estações Faria Lima e Luz; a da estação Pedro II transformou-se em um depósito. A consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro projeto básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste, incorporado a outras diretrizes de expansão do Metrô e melhorias dos trens metropolitanos.

Ainda na década de 1990, o Metrô cogitou levar a Linha 4 até a Estação Tatuapé, com a intenção de desafogar a Linha 3-Vermelha. Esta ideia foi descartada, tendo sido substituída por uma possível expansão da Linha 2-Verde até a referida estação. A construção do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila), projetado na gestão do prefeito Celso Pitta e com o primeiro trecho entregue em 2007, reforçou ainda mais a intenção de se construir a Linha 4 somente no vetor sudoeste da cidade, a partir da Estação Luz.

Apesar de a construção da configuração atual ser divulgada desde 1995, ainda na gestão Mário Covas, em 2001 a linha ainda estava em sua primeira licitação, com estimativa de entrega da primeira fase para 2006 e da segunda para 2009. No ano seguinte foi contratado um empréstimo junto ao Banco Mundial, no valor de 209 milhões de dólares, a primeira injeção de resursos na nova linha, que ainda tinha previsão de entrega parcial em 2006. Por exigência do Banco Mundial, o modelo do empreendimento foi de pacote fechado, em que o consórcio vencedor deve concluir os trabalhos dentro da mesma planilha de custos definida quando da licitação. Com a suspensão da licitação em abril de 2003, solicitada pelo Tribunal de Contas do Estado, pela primeira vez o prazo de entrega parcial foi adiado, para meados de 2007. A licitação foi retomada sete meses depois, com a abertura do processo para contratação do consórcio que tocaria as obras e o anúncio de que o prazo de entrega parcial tinha sido mudado para o final de 2007.


(Thread em construção)

AlexandreMachado
Jan 1, 2014, 1:15 AM
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