View Full Version : Transporte por Camelo Brasília | Movimentações no Setor
Agarwaen
Oct 9, 2014, 7:44 PM
Criei este tópico para reunirmos as discussões sobre as iniciativas para bicicletas/bikes/camelos no DF. Seja ciclovias, programas de empréstimos de bicicletas, paraciclos, apps, ou o que for. :cheers:
---Ciclovias---
http://www.mobilize.org.br/handlers/ImagemHandler.aspx?img=mapa.png&t=8&w=995&h=379&tr=w-based
Este mapa das ciclovias do DF possui as ciclovias feitas até 2013, algumas tantas mais foram feitas neste ano. o projeto previa chegar a 600kms de ciclovias, mas creio que nem todas tenham sido concluídas.
Para comparação:
http://1.bp.blogspot.com/-BzHL-KaAoPQ/UfGQZvWWL2I/AAAAAAAAoWs/6nlAmWMAM5g/s1600/MALHA_CICLOVIARIA.jpg
---Bike Brasília--
http://www.df.gov.br/media/k2/items/cache/1b08b7cd60e768014453b6617122b56c_XS.jpg
O programa de empréstimo de bicicletas previu 40 estações para este ano, como um plano piloto. Será que veremos expansão desse programa no próximo ano? Venha governo Rollemberg ou Frejat?
Mapa das estações atuais: http://www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia/mapaestacao.asp
30 Estações já inauguradas:
· Memorial JK
· Praça do Buriti
· Centro de Convenções/Estádio Nacional Mané Garrincha
· Torre de TV
· Setor Hoteleiro Norte
· Setor Hoteleiro Sul
· Catedral
· Esplanada dos Ministérios (duas estações)
· Rodoviária (três estações)
· Brasil 21
· Setor Bancário Sul
· Setor de Abastecimento Sul (SAS)
· Setor Comercial Sul (duas estações)
· Setor de Rádio e TV Sul
· Setor Comercial Norte (duas estações)
· Shopping ID
· Setor Bancário Norte
· Galeria dos Estados
· 102 sul
· Ministério do Planejamento
· Ministério da Saúde
· CLN 302/SQN 102
· EQS 202/203
· Terminal do Touring
· Hospital de Base
Últimas 10 estações:
· 01-SQS 305
· 02-EQS 204/205
· 03-EQS 303/304
· 04-CLS 302
· 05-CLN 202
· 06-CLN 204
· 07-EQN 104/105
· 08-CLN 404
· 09-W2/EQN 305/306
· 10-SQN 205
yuri radd
Oct 9, 2014, 8:35 PM
Transporte por camelo!?
Tu não errou no nome não? :haha:
MAMUTE
Oct 9, 2014, 8:40 PM
:previous:Pior que não! "camelo" é um apelido que damos as Bikes:cheers::tup:
Agarwaen
Oct 9, 2014, 8:41 PM
Transporte por camelo!?
Tu não errou no nome não? :haha:
Errei nada :D
MAMUTE
Oct 9, 2014, 8:43 PM
Esse cronograma pra 2014 está longe de ser concluído:( essas ciclovias de Taguatinga nem sinal de nada, São Sebastião, Planaltina:no: nada! EPIA vish nem se fala...
Oh Agarwaen nada contra o thread, mas vc podia mudar o nome do mesmo né?
"Camelo" como sinonimo de bicicleta é uma giria só usada em Brasília e já caiu em desuso desde a decada de 80... :haha:
Existem usuarios de outros estados no Forum, que não vão entender do que se trata.
pesquisadorbrazil
Oct 9, 2014, 11:40 PM
Agora esse programa será abandonado pelos 2 candidatos. E nem adianta falar que não.
MikeVonJ
Oct 10, 2014, 4:42 AM
Sério que moro aqui e nunca ouvi ninguém usando 'camelo' até achei que era ironia.
pesquisadorbrazil
Oct 10, 2014, 5:44 AM
Sério que moro aqui e nunca ouvi ninguém usando 'camelo' até achei que era ironia.
Até hoje eu pego o meu Camelo e vou para o drive thru do Mac.:D
Agarwaen
Oct 10, 2014, 11:03 AM
Era só uma piada para descontrair, gente. Vou mudar o título. :D
edit: Tentei mudar o título, mas alterou só na primeira mensagem, não alterou o nome do tópico. Será que um mod ajuda?
MAMUTE
Oct 10, 2014, 11:29 AM
Eu conheço bicicleta também como magrela:shrug: mas se o povo pede:sly:
salengasss
Oct 10, 2014, 1:12 PM
E quando chegará as bikes do itaú nas demais RAs?
pesquisadorbrazil
Oct 10, 2014, 1:14 PM
E quando chegará as bikes do itaú nas demais RAs?
Com o fim do governo Agnelo, o projeto será engavetado pelo Aécio ops Rollemberg e Frejat. Pois eles irão querer saber em quais termos, se fizeram o contrato com o Itaú. Então mizifi, pode esquecer outras RAs.
Agarwaen
Oct 10, 2014, 1:54 PM
O projeto Bike Brasília começou com um piloto de 40 estações na região central de Brasília, mas olha só, parece que teve movimentações para levar o projeto para Ceilândia e Samambaia.
Em Agosto, aconteceu um Chamamento Público, mas não sei qual foi o resultado. Não achei nenhuma informação sobre número de estações ou de expansão do projeto nas Asas Sul e Norte ainda.
"Empresas interessadas em gerenciar o sistema de bicicletas do projeto Bike Brasília, em Ceilândia e Samambaia, podem enviar propostas até o dia 28 de agosto. O edital de Chamamento Público foi publicado na última quinta-feira (7), no Diário Oficial e prevê a implantação do sistema em caráter experimental. A ideia é garantir a mobilidade por bicicletas em regiões que já possuem malha cicloviária, facilitando o deslocamento e a segurança dos moradores."
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2014-08/projeto-bike-brasilia-vai-funcionar-em-ceilandia-e-samambaia
Agarwaen
Oct 10, 2014, 3:12 PM
Achei o edital com o número de estações em Ceilândia e Samambaia: http://www.df.gov.br/images/EDITAL%20DE%20CHAMAMENTO%20P%C3%9ABLICO%20N%C2%BA%20002%20e%20ANEXOS%20-%20Samambaia%20e%20Ceil%C3%A2ndia.pdf
"4.1.1. Quantidade de Estações de Compartilhamento e Bicicletas Compartilhadas
4.1.1.1. Na Região Administrativa de Ceilândia – RA-IX (ITEM 1), deverão ser implantadas, no mínimo, 300 Bicicletas Compartilhadas, acondicionadas em 30 Estações de Bicicletas.
4.1.1.2. Na Região Administrativa de Samambaia – RA-XII (ITEM 2), deverão ser implantadas, no mínimo, 250 Bicicletas Compartilhadas, acondicionadas em 25 Estações de Bicicletas."
Jota
Oct 10, 2014, 3:33 PM
Sério que moro aqui e nunca ouvi ninguém usando 'camelo' até achei que era ironia.
Isso é coisa dos véios de Brasilia cara.....
Do tempo que esse povo andava de Monark 10 no eixão vazio sabado a noite..... :haha:
yuri radd
Oct 10, 2014, 7:57 PM
Isso é coisa dos véios de Brasilia cara.....
Do tempo que esse povo andava de Monark 10 no eixão vazio sabado a noite..... :haha:
Né não? Nunca tinha ouvido essa gíria.
MAMUTE
Oct 10, 2014, 8:13 PM
:previous: mas magrela já ouviu falar né?
MAMUTE
Oct 10, 2014, 8:32 PM
Esse titulo não muda de jeito nenhum:hell: nem comigo funcionou:hell: que merda:hell:
pesquisadorbrazil
Oct 10, 2014, 8:39 PM
Esse titulo não muda de jeito nenhum:hell: nem comigo funcionou:hell: que merda:hell:
Acho que está com algum problema no servidor Mamute. O meu título também não mudou.:shrug:
MAMUTE
Oct 10, 2014, 8:42 PM
Acho que está com algum problema no servidor Mamute. O meu título também não mudou.:shrug:
É pode ser, vou aguardar pra ver se muda, caso contrario tomarei alguma medida ...
MAMUTE
Oct 12, 2014, 6:20 PM
Pedalar no Distrito Federal ainda é uma atividade arriscada
Ciclista narra os perigos de andar de bicicleta na cidade. Falta de respeito dos motoristas é o que mais incomoda
Há seis anos, Mateus Alves Neves passou a enxergar o trânsito de uma forma diferente e escolheu a bicicleta como principal meio de transporte, apesar da reprovação dos pais. “Meu pai quis pagar a gasolina para eu desistir da ideia de ir trabalhar de bicicleta, mas tento explicar que é uma ideologia”, afirmou o rapaz. Diante da família, Mateus adota um discurso otimista, mas, sabe que, no fundo, a preocupação faz sentido. “Bate uma dor no peito toda vez que a gente vê um ciclista morto no trânsito. Às vezes, dá vontade de desistir, mas eu estaria me rendendo ao sistema, que prioriza o carro. Minha luta pode ser quase invisível, mas ela vale a pena”, disse. Matheus já foi atropelado, mas, por sorte, sofreu apenas arranhões.
De segunda a sexta-feira pela manhã, o jovem sai de casa, na QNJ 43, em Taguatinga Norte, e pedala cerca de 4,5km até a estação de metrô Centro Metropolitano. Ele desembarca na estação Galeria (Plano Piloto) e, de lá, segue por mais 6km pela W3 até chegar à 112 Norte, onde trabalha. Durante o percurso acompanhado pela reportagem, ele recebeu buzinadas de motoristas impacientes e passou sufoco ao ter que desviar de um ônibus em alta velocidade.
Além da falta de educação dos condutores, Mateus relata problemas até mesmo onde existem ciclovias. Ele explica que, em muitas pistas exclusivas, os material usado é de baixa qualidade, o que acaba desgastando mais a bicicleta, além de ser um risco para a saúde. “No Plano Piloto tem muita ciclovia, mas o concreto faz com que a bicicleta trepide muito. Quem usa diariamente pode ter problemas na coluna. Para não correr esses riscos, acabo andando pela via”, revela.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/10/12/interna_cidadesdf,452050/pedalar-no-distrito-federal-ainda-e-uma-atividade-arriscada.shtml
Jota
Oct 12, 2014, 7:15 PM
Por outro lado, hoje sai cedo de casa e passei ao lado de varias ciclovias novinhas, não tinha um ciclista nelas, todos que encontrei estavam andando na pista de carros....
Ai fica difícil né?
pesquisadorbrazil
Oct 12, 2014, 11:10 PM
Eu já falei, entupir a cidade com 1.000 km de ciclovias vai ser gasto desnecessário, eu duvido que alguem venha do Varjão até a Esplanada de bike. Ou da Santa Maria até o Park Shopping, isso é ilusão. Ainda mais com nosso clima gostoso de Savana, quero ver o povo andando de bike com 20% de umidade relativa do ar. O cara vai cair duro na primeira curva.
fabiano
Oct 13, 2014, 12:21 AM
Eu já falei, entupir a cidade com 1.000 km de ciclovias vai ser gasto desnecessário, eu duvido que alguem venha do Varjão até a Esplanada de bike. Ou da Santa Maria até o Park Shopping, isso é ilusão. Ainda mais com nosso clima gostoso de Savana, quero ver o povo andando de bike com 20% de umidade relativa do ar. O cara vai cair duro na primeira curva.
O pior é que tem Pesquisa, conheço (de vista) três pessoas que vão todos os dias de bike para o Plano Piloto, passando pela EPIA Sul.
É claro, é um caso a parte, mas, tem.:tup:
pesquisadorbrazil
Oct 13, 2014, 12:47 AM
O pior é que tem Pesquisa, conheço (de vista) três pessoas que vão todos os dias de bike para o Plano Piloto, passando pela EPIA Sul.
É claro, é um caso a parte, mas, tem.:tup:
Acho que até uns 15 kms dá. Agora 25 km, eu duvido.
yuri radd
Oct 13, 2014, 2:38 AM
:previous: mas magrela já ouviu falar né?
Esse já. E embora esteja meio em desuso, ainda escuto com certa frequência.
yuri radd
Oct 13, 2014, 2:41 AM
Por outro lado, hoje sai cedo de casa e passei ao lado de varias ciclovias novinhas, não tinha um ciclista nelas, todos que encontrei estavam andando na pista de carros....
Ai fica difícil né?
Quando eu vejo um fazendo isso, ultrapasso o ciclista e deixo meu carro bem perto do meio-fio para força-lo a ir pra ciclovia.
MAMUTE
Oct 13, 2014, 3:39 AM
:previous: Ai é foda, depois reclmam que o governo não faz ciclovias:hell: eu as vezes buzino pra ver se os bocos vão para ciclovia..
pesquisadorbrazil
Oct 13, 2014, 11:55 AM
:previous: Ai é foda, depois reclmam que o governo não faz ciclovias:hell: eu as vezes buzino pra ver se os bocos vão para ciclovia..
Pior foi a matéria manjada do Correio de hoje, falando que em Brasília falta ciclovias... Cara temos mais de 300 km de ciclovias, e o povo acha pouco? O povo reclamando das passagens subterraneas.
Me desculpe, nem com escada rolante e elevador, o povo vai usar as escadas rolantes. Eu já vi o povinho andando por cima do eixão justamente aonde tem a passagem da galeria do metrô.:hell:
yuri radd
Oct 13, 2014, 2:37 PM
Por isso que eu defendo a aplicação de multas pra ciclistas. Sendo imprudentes dessa forma, eles atrapalham o trânsito e ainda correm sérios riscos de um grava acidente. E a culpa acaba recaindo no motorista.
Jota
Oct 13, 2014, 3:31 PM
O problema de aplicar multas a ciclistas é a mesma de aplicar a pedestres. Como? As multas de transito ficam ligadas ao automovel, atraves de seu cadastro no Detran e "penduradas" no IPVA do veiculo.
A multa de bicicleta vai pendurar onde? :shrug:
yuri radd
Oct 13, 2014, 5:14 PM
Eu acho que o modo mais simples seria um policial parar o ciclista e aplicar a multa pelo seu cpf ou rg.
Jota
Oct 14, 2014, 12:29 AM
Eu acho que o modo mais simples seria um policial parar o ciclista e aplicar a multa pelo seu cpf ou rg.
E se ele estiver sem documento? E se ele não pagar? Vai para divida ativa? Já tentaram isso antes e nunca deu certo.
Se bem que agora estão aplicando multas para quem jogar lixo no chão no Rio, seria interessante ver se esta dando certo.
yuri radd
Oct 14, 2014, 7:24 PM
Ué, todos somos obrigados a portar documentos. Ta sem? Leva pra delegacia.
Como cobrar eu não sei. Aceitaria ideias.
MAMUTE
Oct 14, 2014, 7:32 PM
:previous:Uai! uma simples multa de 10 à 20 Reauz pra pagar na Hora já deixa o sujeito indignado, se não tiver dinheiro leva a Bike pra delegacia (ou pra onde for, deposito:shrug:) para pegar só depois que pagar a multa... se não for contra a lei:D
yuri radd
Oct 14, 2014, 7:51 PM
Uma boa solução também.
Jota
Oct 14, 2014, 9:38 PM
Ué, todos somos obrigados a portar documentos. Ta sem? Leva pra delegacia.
Como cobrar eu não sei. Aceitaria ideias.
Não, ninguem é obrigado a portar documentos.
A pessoa pode ser levada para averiguação, mas duvido que a policia vá perder seu tempo se deslocando ate uma delegacia, carregando uma bicicleta, só para multar um cara.
A unica alternativa que encontraram é o cadastro na divida ativa.
Jota
Oct 14, 2014, 9:41 PM
:previous:Uai! uma simples multa de 10 à 20 Reauz pra pagar na Hora já deixa o sujeito indignado, se não tiver dinheiro leva a Bike pra delegacia (ou pra onde for, deposito:shrug:) para pegar só depois que pagar a multa... se não for contra a lei:D
Ninguem é obrigado a portar dinheiro, além disso acho que é ilegal a cobrança de multa "na hora" pois cabe recurso administrativo e o policial não vai ficar andando com dinheiro de multas no bolso né?
Na Espanha sempre que alguem se muda é obrigado a informar o endereço, isso definirá em que hospital a pessoa poderá ser tratada e em que escola os filhos poderão estudar e claro para onde serão enviadas as multas.....
pesquisadorbrazil
Oct 15, 2014, 5:41 PM
Ninguem é obrigado a portar dinheiro, além disso acho que é ilegal a cobrança de multa "na hora" pois cabe recurso administrativo e o policial não vai ficar andando com dinheiro de multas no bolso né?
Na Espanha sempre que alguem se muda é obrigado a informar o endereço, isso definirá em que hospital a pessoa poderá ser tratada e em que escola os filhos poderão estudar e claro para onde serão enviadas as multas.....
Uai eu não vou prever, mas em breve, teremos de fazer biometria no SSP.
Aí, não vai adiantar nada o cara não tiver documentos, tem as digitais. Portando, não vai ter como escapar.
Jota
Oct 15, 2014, 6:48 PM
Hein?
:koko:
Acho que eu já disse isso.... :haha:
Agarwaen
Oct 22, 2014, 5:01 PM
Parece que estão mesmo fazendo a segunda pista do Parque da Cidade, dividindo os pedestres dos ciclistas.
don_quito
Oct 23, 2014, 7:26 PM
Parece que estão mesmo fazendo a segunda pista do Parque da Cidade, dividindo os pedestres dos ciclistas.
Já estava passando da hora! Domingo e sábado de manhã é quase impossível transitar bicileta, skate, patins e atletas correndo ou caminhando na mesma pista! Principalmente na reigão perto do quiosque do atleta!
Agarwaen
Oct 24, 2014, 11:42 AM
Achei um mapa do parque com as duas pistas:
http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/06/ciclovia.jpg
MAMUTE
Oct 24, 2014, 2:15 PM
Achei um mapa do parque com as duas pistas:
http://mtbbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2013/06/ciclovia.jpg
...
pesquisadorbrazil
Oct 24, 2014, 3:58 PM
Apesar que eu acho que o traçado interno seja para os pedestres e externo para ciclistas. Eu quero ver a zona, quando um idoso querer ir ao banheiro, ter que atravessar na ciclovia, os caras vão parar? Duvido.
Agarwaen
Nov 14, 2014, 2:57 PM
Olha as ideias dos holandeses, inauguraram uma ciclovia que brilha no escuro:
http://ichef.bbci.co.uk/news/ws/660/amz/worldservice/live/assets/images/2014/11/13/141113110203_ciclovia_624x351_divulgacao_nocredit.jpg
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/11/141113_ciclovia_holanda_brilhass
MAMUTE
Nov 14, 2014, 3:34 PM
:previous: Show!!! mas é algo só pra apreciarmos mesmo:( ao menos pelos próximos 20 anos ou mais:hell:
MAMUTE
Nov 14, 2014, 3:36 PM
Seminário discute mobilidade por bicicleta
Encontro vai reunir sociedade civil e governo para avaliar política aplicada nesta gestão
Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo
http://www.df.gov.br/media/k2/items/cache/bf72a07be51ae515142e3dac3ad9dfa8_XL.jpg
BRASÍLIA (13/11/14) - Representantes do Governo do Distrito Federal e da sociedade civil irão se reunir para avaliar a política de mobilidade por bicicleta instituída no DF e elaborar os desafios para os próximos anos. As questões serão discutidas em seminário realizado nos dias 19 e 20 de novembro, no Planetário de Brasília.
No primeiro dia, das 14h às 17h15, haverá palestras e debates; no segundo, serão realizadas oficinas, das 9h às 17h.
Das 60 vagas disponíveis para o seminário, metade será para representantes do governo e o restante, para a sociedade civil. Os interessados em participar devem chegar ao Planetário de Brasília antes das 14h e fazer o cadastro, que é gratuito.
Confira a programação
Dia 19 (quarta-feira)
Mobilidade Urbana: O Uso da Bicicleta nas Cidades
Palestras
14h - 14h15: Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade por Bicicleta
Secretaria de Mobilidade do Ministério das Cidades
14h15 - 14h30: Novos conceitos aplicados ao planejamento urbano – Áreas humanizadas
Secretaria de Estado de Regulação, Habitação e Desenvolvimento Urbano
14h30 - 15h30: Política de Mobilidade por Bicicleta no Distrito Federal
Fórum de Mobilidade por Bicicleta do Distrito Federal
15h30 - 15h45: Os primeiros resultados do Sistema de Bicicletas Compartilhadas do DF
Secretaria de Estado de Governo
15h45 - 16h: A mobilização social para o uso da bicicleta como modo de transporte
Brasília Amiga da Bike
16h - 16h45: intervalo
16h45 - 17h: Debate
17h - 17h15: apresentação da metodologia do próximo dia de evento
Dia 20 (quinta-feira)
Manhã: avaliação dos produtos do Plano de Mobilidade por Bicicleta do Distrito Federal
9h - 10h45: avaliação da Política de Mobilidade por Bicicleta do Distrito Federal nos eixos serviços, infraestrutura e mudança de comportamento;
10h50 - 11h30: apresentação das avaliações de cada projeto nos eixos serviços, infraestrutura e mudança de comportamento;
11h30 - 12h: formulação do texto de avaliação das políticas de mobilidade por bicicleta do Distrito Federal.
Tarde: formulação dos desafios da Política de Mobilidade por Bicicleta do Distrito Federal para os próximos anos
14h15 - 15h15: formulação dos desafios da Política de Mobilidade por Bicicleta do Distrito Federal nos eixos serviços, infraestrutura e mudança de comportamento;
15h15 - 16h: apresentação dos desafios e ações necessárias de cada projeto nos eixos serviços, infraestrutura e mudança de comportamento;
16h - 16h20: intervalo;
16h20 - 17h: formulação do documento final com a avaliação da política e as ações necessárias para os próximos anos.
http://www.df.gov.br/noticias/item/17231-semin%C3%A1rio-discutir%C3%A1-mobilidade-por-bicicleta.html
pesquisadorbrazil
Nov 14, 2014, 8:32 PM
Piada, o que eu já vi de seminário de mobilidade no DF não está no gibi. Eu vi n do GDF, da UNB, de ONGs, da Associação Comercial entre outros. Mas obras concretas nada.
MAMUTE
Dec 10, 2014, 4:42 PM
Morre idosa atropelada por bicicleta no Parque da Cidade, em Brasília
Mulher de 74 anos sofreu traumatismo craniano ao atravessar ciclofaixa Conclusão de pista exclusiva para pedestres foi adiada para março.
Morreu nesta terça-feira (9) a idosa de 74 anos que foi atropelada por uma bicicleta no Parque da Cidade, em Brasília, no último fim de semana. A vítima sofreu traumatismo craniano e passou três dias hospitalizada.
Os filhos da idosa afirmam que ela ia com frequência ao parque, e que não viu a bicicleta ao atravessar a ciclofaixa. “O próprio vigia do banheiro que estava lá no momento em que minha mãe estava estirada no chão, já desacordada, disse: ‘Vejo isso diuturnamente. Isso é um caso que se repete quase todos os dias”, disse a filha, Jordana Castro.
No Parque da Cidade, pedestres e ciclistas dividem a mesma pista. A divisão, no entanto, não agrada a nenhum dos lados. Outra via, exclusiva para pedestres, começou a ser construída em setembro. A atual passaria a ser usada por ciclistas, skatistas e patinadores.
O prazo de três meses dado pelo GDF para conclusão da obra, no entanto, termina em quatro dias, e a pista está longe de ser concluída. A via não tem sinalização ou iluminação e parte dela sequer recebeu a camada de cimento. A Secretaria de Obras informou que o novo prazo de conclusão da pista será em março.
“As coisas foram se alterando, o movimento foi crescente, mas, infelizmente, não houve um projeto para se coordenar o ciclista com pedestres”, diz o outro filho, Francisco Castro.
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/12/morre-idosa-atropelada-por-bicicleta-no-parque-da-cidade-em-brasilia.html
MAMUTE
Dec 10, 2014, 4:46 PM
Isso ocorre por imprudência dos Ciclistas, que andam nas Bikes em alta velocidade, eles sabem que a pista de caminhada/Ciclovia é compartilhada com os demais usuários do parque, enquanto não for exclusiva para ciclistas tem que andar devagar e respeitar os pedestres...
yuri radd
Dec 10, 2014, 6:16 PM
Tem muita gente que vai lá pra treinar. Andar devagar não adianta nada.
MAMUTE
Dec 31, 2014, 2:29 PM
Em apenas quatro anos, DF chega à marca de 600 km de malha cicloviária,ultrapassando cidades como Copenhague, Paris e Amsterdã
BRASÍLIA (31/12/14) - Brasília carrega mais um título positivo para a sua ainda curta história: a capital federal tem uma das maiores redes cicloviárias do mundo. Segundo a Novacap, nos últimos quatro anos foram construídos 549,2 km de ciclovias, e até dezembro de 2014 completam-se os 600km. Com isso, a cidade ultrapassa Copenhague (Dinamarca), Paris (França) e Amsterdã (Holanda), que têm, respectivamente, 350km, 394km e 400km, e quase alcança Nova York (EUA), com 670km.
"Estamos avançando como nunca nas políticas para a bicicleta no DF.Milito nesse tema há 18 anos e, pela primeira vez, vejo algo sendo feito", destacou Ronaldo Alves, 50 anos, presidente do Instituto Brasília de Mobilidade Sustentável. A expectativa é que todas as regiões administrativas do DF sejam contempladas com ciclovias e ciclofaixas ainda nos próximos anos. As últimas cidades a receberem as obras foram Brasília, Gama, Lago Sul e Park Way.
O vendedor Joás Ribeiro, 34 anos, é um dos moradores de Brasília que escolheram a bicicleta como meio de transporte. De segunda a sexta ele vai de Ceilândia ao Plano Piloto, e aos domingos pega o metrô com o filho para pedalar nas ciclofaixas do Eixo Monumental, que funcionam das 7h às 16h.
"Ganhamos ciclovias de qualidade, bem sinalizadas. Com este governo também ganhamos mais espaço para ciclistas com as ciclofaixas e incentivo para quem está começando a pedalar.
O acesso das bikes ao metrô foi mais uma ótima iniciativa desse governo." MOBILIDADE Vários projetos foram implantados pelo Governo do Distrito Federal para facilitar ainda mais o transporte de quem opta pela bicicleta.
"A construção de ciclovias é apenas um dos projetos do Plano de Mobilidade por Bicicleta do DF, que prevê diversas outras frentes que incentivam o uso de bikes", explicou o representante do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana do DF, Paulo Alexandre Passos.
A legislação também dá aos ciclistas o direito de levarem as bicicletas no metrô, que reserva o último vagão de cada composição para esse fim. O GDF pretende estender esse modelo para o Expresso DF, com a criação de espaços nos ônibus para o transporte das bicicletas.
Também foi lançado o aplicativo Ciclovida DF (para IOS e Android), por onde a população pode conhecer a malha cicloviária, as rotas urbanas e rurais, os eventos e fazer comentários diretamente ao GDF sobre problemas nas vias, além de encaminhar sugestões de melhorias. As notificações são recebidas pela Ouvidoria do DF e prontamente encaminhadas para soluções pelos órgãos competentes.
http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/17863-entre-as-maiores-do-mundo.html
Agarwaen
Jan 2, 2015, 1:23 AM
Faltou um mapa atualizado da rede. :D
pesquisadorbrazil
Jan 2, 2015, 3:50 PM
Aquele negócio, o povo não considera as nossas ciclovias. Eles querem ciclovias estilo européia. Mas sabemos que temos pensamento de 3o mundo. Não sabemos eleger presidente, nem esperar pacientemente o elevador descer ou simplesmente obedecer a sinalização de transito ou mesmo as leis penais.
MAMUTE
Jan 3, 2015, 12:45 AM
Em sete meses, usuários de bicicletas compartilhadas no DF fazem 150 mil viagens
As famosas “laranjinhas” chegaram na capital federal em maio de 2014
Foto: Hmenon Oliveira
http://img.r7.com/images/2014/12/31/1br48nez3m_1qdn275v5j_file?dimensions=460x305&resize=460x305&crop=350x232+0+1resize=460x305&crop=350x232+0+1
O projeto tem 80 mil usuários cadastros no DF
O projeto Bike Brasília divulgou nesta quarta-feira (31) o balanço de uso das bicicletas públicas no Distrito Federal desde que foram lançadas. Ao todo, mais de 150 mil viagens foram feitas pelos 80 mil usuários cadastrados. As famosas “laranjinhas” chegaram na capital federal em maio de 2014, quando foram inauguradas 40 estações no Plano Piloto com 400 bicicletas.
As “laranjinhas” se tornaram um meio complementar ao transporte público e possibilitam a vivência da cidade sob uma nova perspectiva. Segundo o GDF (Governo do Distrito Federal) Cerca de 800 pessoas já estão experimentando a troca do carro pela bicicleta diariamente, graças à iniciativa.
O estudante Mateus Santos, 18 anos, usa a bicicleta do projeto para deslocamento entre o Ministério das Relações Exteriores e a Rodoviária do Plano Piloto.
— É mais rápido, mais saudável e mais econômico. Sem contar que é muito fácil de usar o sistema para retirar a bicicleta.
As estações desse projeto de compartilhamento funcionam com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, que tem fabricação 100% nacional e pesa em torno de 15 quilos, o ciclista pode destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.
Como funciona
Para usar as bicicletas basta preencher um cadastro na internet e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 10. A pessoa poderá usar a bike durante uma hora. Após esse período, para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema, o ciclista deve esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, o usuário deve pagar R$ 5 por hora excedente.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/em-sete-meses-usuarios-de-bicicletas-compartilhadas-no-df-fazem-150-mil-viagens-31122014
Agarwaen
Jan 3, 2015, 2:40 AM
As 10 últimas estações, que seriam todas nas superquadras, que tinham sido anunciadas do Bike Brasília foram suspensas. era para terem sido instaladas meses atrás, ainda antes das eleições. Isso sem contar os chamados para fazer estações em Samambaia e Taguatinga, que iniciariam ano que vem. Vamos ver se o próximo governo retoma o projeto ou se vai ficar anos apenas com 30 estações.
pesquisadorbrazil
Jan 3, 2015, 3:11 AM
As 10 últimas estações, que seriam todas nas superquadras, que tinham sido anunciadas do Bike Brasília foram suspensas. era para terem sido instaladas meses atrás, ainda antes das eleições. Isso sem contar os chamados para fazer estações em Samambaia e Taguatinga, que iniciariam ano que vem. Vamos ver se o próximo governo retoma o projeto ou se vai ficar anos apenas com 30 estações.
Acho muito difícil retomar, pois como foi de iniciativa do PT, eles irão fazer de tudo para destruir a reputação do projeto, e irão começar do zero. Não falaram que não tem dinheiro nem para comprar papel higiênico. Portanto não tem dinheiro para esse projeto.
MAMUTE
Jan 28, 2015, 5:21 PM
Polícia Militar começa a fazer rondas de bicicleta nas ruas do DF
Serão 16 policiais a mais nas ruas e o policiamento terá o reforço da base comunitária da PM e duas viaturas para servir a população
A Polícia Militar do DF aposta agora em um novo tipo de patrulhamento nas ruas do Distrito Federal - o policiamento de bicicleta. No Guará, policiais já começaram a exercer a nova prática.
Esta forma de policiamento já existiu no DF em 2008, mas havia sido extinta. Segundo o major Barbosa, o 4º Batalhão da PM está resgatando a modalidade, que tem como característica principal a aproximação dos policiais com a comunidade, maior mobilidade e um baixo custo para a instituição.
Serão 16 policiais a mais nas ruas e o policiamento terá o reforço da base comunitária da PM e duas viaturas para servir a população.
Ainda segundo o major, o reforço será para toda a área do 4º Batalhão, ou seja, para o Guará 1, Guará 2, Cidade Estrutural, shoppings da região, Setor de Indústria e Abastecimento e em locais onde a incidência de crimes é maior, como a QE 40.
Projetos estão sendo desenvolvidos para que a prática se amplie para outras regiões do Distrito Federal.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/01/28/interna_cidadesdf,468525/policia-militar-comeca-a-fazer-rondas-de-bicicleta-nas-ruas-do-df.shtml
pesquisadorbrazil
Jan 28, 2015, 10:21 PM
Tem muita gente que vai lá pra treinar. Andar devagar não adianta nada.
Se o cara que correr de bike, tem n locais que pode fazer isso, detalhe, em dias de semana estão as traças, como o autodromo e os kartodromos. E mesmo com a implantação da ciclovia EXCLUSIVA, tem redutor de velocidade.
Agarwaen
Jan 29, 2015, 12:20 AM
As bicicletas laranjinhas agora estão com luzes para pedalar à noite na frente e atrás. Será que dura?
pesquisadorbrazil
Jan 29, 2015, 12:53 AM
As bicicletas laranjinhas agora estão com luzes para pedalar à noite na frente e atrás. Será que dura?
Vc quer dizer durar como, as luzinhas ficarem nas bikes? Claro que dura, eles fazem manutenção diárias nas bikes. Só o povo não danificar.
MAMUTE
Jan 29, 2015, 1:13 AM
Do jeito que o povo é?!?! Vão arrancar e socar no???
pesquisadorbrazil
Jan 29, 2015, 1:57 AM
Do jeito que o povo é?!?! Vão arrancar e socar no???
E são as mesmas pessoas que reclamam da corrupção no DF e no Brasil. Essas pessoas deveriam se envergonhar, eu não sei o que faria se pegassse um desses. Eu fico pensando se tivesse uma camera digital, e colocasse para filmar essas pessoas que destroem ou picham a cidade numa rede social denunciando.:hell:
fabiano
Jan 29, 2015, 4:06 PM
Do jeito que o povo é?!?! Vão arrancar e socar no???
Desse modelo. Boa parte da população é destruidora, infelizmente é assim...
Só um exemplo: recentemente (2 ou 3 anos) instalaram lixeiras por toda Santa Maria e a maioria já não existe. Algumas foram roubadas, outras danificadas, pixadas e por aí vai.
Seria tão legal filmar e colocar a cara de quem faz esse tipo de coisa na rede social.:hell:
yuri radd
Jan 29, 2015, 9:37 PM
Quem faz isso acha bonito e ta pouco se lixando com as leis.
pesquisadorbrazil
Jan 29, 2015, 9:53 PM
Quem faz isso acha bonito e ta pouco se lixando com as leis.
E são as mesmas pessoas que reclamam dos políticos que não cumprem a lei.:haha:
fabiano
Jan 30, 2015, 12:45 PM
E são as mesmas pessoas que reclamam dos políticos que não cumprem a lei.:haha:
É o sujo falando do imundo.:hell::koko:
Agarwaen
Feb 4, 2015, 11:35 AM
Parece que o GDF está preparando um novo plano cicloviário. Aquele empréstimo 500 milhões era para obras de asfaltamento, calçadas e ciclovias.
Governo do Distrito Federal Boa tarde, Antonio.
O GDF está elaborando um plano cicloviário para identificar todas as ciclovias, mapear as mudanças necessárias e melhorar a segurança. A idéia é ampliar a malha cicloviária de todo o DF. O nosso plano de governo prevê a implantação de ciclovias (vias segregadas, só para bike), ciclofaixas (faixas dedicadas só para bike, mas no mesmo nível do pavimento dos veículos) e ciclorrotas (rotas de ciclovia ou ciclofaixa para chegar em determinado local).
No DF temos ciclovias e ciclofaixas, mas não ciclorrotas. Até agora, as ciclovias estão planejadas para atender o lazer dos moradores. O que queremos é fazer um mapeamento dessas ciclovias para fazê-las chegarem aos destinos diários, como ao trabalho, dos brasilienses.
A meta é concluir 650 km de ciclovias e integrar a bike aos outros modais de transportes. Todas as cidades do DF, inclusive Planaltina, serão incluídas nesse planejamento.
Equipe DF
pesquisadorbrazil
Feb 4, 2015, 8:54 PM
Olha se eles realmente fizeram um serviço de humano, pois não vou chamar de suíno, pois estaria desprezando os animais, teríam de riscar do mapa tudo e começar do zero. E claro, colocar identificação nas ciclovias e principalmente padronizar todas. E aproveita para colocar redutor eletrônico de velocidade. Pois tem ciclista pensando que a ciclovia é velodromo.
fabiano
Feb 5, 2015, 12:01 PM
Olha se eles realmente fizeram um serviço de humano, pois não vou chamar de suíno, pois estaria desprezando os animais, teríam de riscar do mapa tudo e começar do zero. E claro, colocar identificação nas ciclovias e principalmente padronizar todas. E aproveita para colocar redutor eletrônico de velocidade. Pois tem ciclista pensando que a ciclovia é velodromo.
Verdade.
E se refizerem tudo do zero, o GDF deveria não deixar de forma alguma os lixos das adm. regionais fazerem o que bem entendem com as ciclovias.
Só um exemplo: a ciclovia de Santa Maria já está toda arrebentada de tanto a Administração inventar retorno inútil nas avenidas. O pior de tudo é que fica toda desnivelada e alguns trechos sem asfalto.
MAMUTE
Feb 5, 2015, 12:08 PM
:previous: Fora que a enxurrada passa mais por cima da ciclovia do que cai nos bueiros, assim destruindo o que sobra, belo planejamento:shrug:
MAMUTE
Feb 7, 2015, 11:42 AM
Plano Cicloviário: mais bicicletas nas ruas de Brasília
Foto: Geilson Lima/AsCom Mobilidade
http://www.st.df.gov.br/media/k2/items/cache/00b0509e404d3662ded8b61760745963_XL.jpg
A Secretaria de Mobilidade está elaborando um plano cicloviário para o Distrito Federal. Técnicos vão identificar e mapear todas as ciclovias para promover as mudanças necessárias e melhorar a segurança e mobilidade. No plano está previsto a implantação de mais ciclovias, de ciclofaixas e de ciclorrotas.
Ciclovias: são vias segregadas só para bicicleta.
Ciclofaixas: são faixas exclusivas para bike, mas no mesmo nível do pavimento dos veículos.
Ciclorrotas: são rotas de ciclovia ou ciclofaixa criadas para atender as necessidades de deslocamento para, por exemplo, escolas, trabalho e casa.
No DF temos ciclovias e ciclofaixas planejadas apenas para atender o lazer dos moradores. A meta é integrar a bike com outros transportes como ônibus e metrô.
http://www.st.df.gov.br/imprensa/releases/item/2193-plano-ciclovi%C3%A1rio-mais-bicicletas-nas-ruas-de-bras%C3%ADlia.html
pesquisadorbrazil
Feb 17, 2015, 1:43 AM
Hoje passou uma matéria bem interessante dos pontos de encontro comunitários e ciclovias. Tem local que precisa e tem, e tem local que precisa não tem. Interessante que a ciclovia do Park Way é gigantesca, mas está largada as traças. Enquanto na EPNB, EPCL ou EPTG que precisa ter não tem.
Eu já falei e vou insistir. Um gigantesco bairro de baixa densidade populacional e pior, de burgueses, não vão usar bikes para se locomover para o PP ou qualquer outro local. E pior, tem gênios convencidos que ali caberia um metrô.
Imagino ter umas 5 paradas no Park Way fantasmas, o trem somente iria abrir para não descer ninguem e pior nem subir. Seria uma perda de dinheiro e tempo.
MAMUTE
Apr 5, 2015, 12:26 PM
Ciclovias: buracos, desníveis e falta de sinalização são uns dos problemas
As pistas exclusivas para bicicleta no Plano Piloto não estimulam o uso do meio de transporte. Tampouco fazem a ligação entre as cidades, obrigando ciclistas a dividirem vias com carros
M0rijVNW920
Feitas para facilitar a vida dos cidadãos que optaram por dispensar o carro pelo menos em alguns momentos, as ciclovias do Distrito Federal podem até atender às necessidades de quem é ciclista por lazer ou por curtas distâncias, mas estão longe de ser um ambiente seguro para quem usa a bicicleta como principal meio de transporte. Em diversos trechos, ciclistas enfrentam buracos, desníveis, falta de sinalização, interferências e, além disso, projetos confusos, com trajetos em zigue-zague, que aumentam a distância de casa para o trabalho ou para a escola. Resultado: muitos preferem andar lado a lado com os carros, seja para evitar uma queda, seja para chegar a tempo no destino. Para piorar, a ausência de vias especiais para bikes em rodovias de alta velocidade, como a Estrutural, por exemplo, aumenta o risco de acidentes para quem trafega de uma cidade para outra.
O Correio percorreu alguns trechos do Plano Piloto e do Sudoeste e confirmou as reclamações dos ciclistas. Da 215 Sul até a 408 Norte, mesmo priorizando o trajeto por ciclovias, a equipe foi obrigada, algumas vezes, a pedalar lado a lado com os carros. Os cerca de 460 quilômetros de vias para bicicletas no DF parecem ter sido pensados apenas para lazer e prática de esporte. O estudante e empresário Yuri Prestes, que mora em Ceilândia e pedala para o Plano Piloto diariamente, está entre os que evitam o uso das ciclovias. Ele tem uma empresa de entrega que usa a bike como meio de transporte e acompanhou os repórteres.
No trajeto, a equipe encontrou rachaduras provocadas por carros e caminhões que passam por cima das ciclovias. Na 204 Norte, ao lado de uma construção, na tentativa de impedir o tráfego de veículos pesados sobre a via já danificada, moradores colocaram uma placa e uma privada. Em um ponto mais adiante, usaram brita para cobrir os buracos. Na 408, próximo à Universidade de Brasília, há um desnível tão grande que parte da placa de concreto se soltou do chão. As irregularidades e placas soltas também se repetem no Sudoeste, próximo ao posto de combustível no fim da Avenida Principal e na via ao lado do Instituto Nacional de Meteorologia.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/05/interna_cidadesdf,478257/ciclovias-buracos-desniveis-e-falta-de-sinalizacao-sao-uns-dos-probl.shtml
pesquisadorbrazil
Apr 5, 2015, 8:17 PM
Na realidade não deveria ser EXCLUSIVA para começar, pois dá a entender que o lugar é 24 horas e 365 dias por ano para os ciclistas e os pedestres são proibidos de circularem ali. Fizeram sem planejamento. Deveria ser uma grande calçada com segregação de usos, detonaram calçadas de pedestres para agradar os ciclistas. Resultado não tem lugar nem para pedestre e nem para ciclista. Agora ligação entre cidades é um absurdo, igual a ciclovia gigantesca do Park Way que serve apenas de ENFEITE.
MAMUTE
Apr 22, 2015, 10:23 PM
Técnicos da SEMOB avaliam malha cicloviária do Distrito Federal
A meta da Secretaria de Mobilidade é estender as ciclovias por todo DF e atingir, em quatro anos, 649 km em ciclovias e de ciclofaixas.
https://jbr-arquivos-online.s3.amazonaws.com/site/imagens/capas/20150422212952.jpg
A extensão malha cicloviária em todo Distrito Federal está estimada em 411 km, entre os trechos já concluídos e os que ainda estão em construção. A meta da Secretaria de Mobilidade é estender as ciclovias por todo Distrito Federal e atingir, em quatro anos, 649 km em ciclovias e de ciclofaixas disponibilizadas à sociedade de forma a integrar a bicicleta com os outros meios transportes.
A malha cicloviária do DF está sendo mapeada em uma ação conjunta da Secretaria de Mobilidade com o DER, a Novacap, e Administrações Regionais, para atualização dos dados. Técnicos da Subsecretaria de Políticas e Projetos de Mobilidade tem trabalhado em ajustes do plano cicloviário para identificar onde há necessidade de melhorias, ampliação e até mesmo revitalização.
Os circuitos já existentes estão sendo avaliados e os problemas detectados servirão de base para o desenvolvimento dos projetos de ampliação e melhoria do que já existe. Todas essas etapas serão apresentadas e divulgadas à população. De toda forma, a implantação da malha cicloviária continuará em expansão, tanto dentro das Regiões Administrativas, como na ligação entre elas nos próximos anos. No plano de governo são previstas a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas.
Ciclovias: vias segregadas, só para bike.
Ciclofaixas: faixas dedicadas só para bike, mas no mesmo nível do pavimento dos veículos.
Ciclorotas: são rotas de ciclovia ou ciclofaixa para chegar em determinado local, como de casa até a escola e/ou trabalho.
Malha cicloviária no DF
Executado e em execução - 411 km
Projetado - 238 km
Total - 649 km
Fonte: Secretaria de Estado de Mobilidade do DF
http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/615746/tecnicos-da-semob-avaliam-malha-cicloviaria-do-distrito-federal/
MAMUTE
Apr 29, 2015, 10:49 PM
Bondes de bicicletas circulam por Brasília no mês de maio para divulgar campanha
A iniciativa promove a bicicleta como um meio de transporte sustentável, saudável e eficiente para se chegar ao trabalho
Foto: Andressa Anholete
https://jbr-arquivos-online.s3.amazonaws.com/site/imagens/capas/20150429220242.jpg
A campanha “De Bike ao Trabalho”, que está em sua terceira edição no Brasil, acontece na sexta-feira do dia 8 de maio. A iniciativa, organizada pela rede nacional Bike Anjo, promove a bicicleta como um meio de transporte sustentável, saudável e eficiente para se chegar ao trabalho.
A bike pode ser uma aliada para se escapar dos congestionamentos nos horários de mais movimento na cidade. Segundo estudo de 2013 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trabalhador do Distrito Federal gastou 35 minutos de casa ao trabalho em 2009. Tempo que equivaleria a quase um dia inteiro após um mês, considerando o deslocamento de ida e volta nos dias úteis.
A data é propícia para os iniciantes que desejem adotar o hábito de pedalar para o trabalho, mas não sabem por onde começar. Eles podem se inscrever no site debikeaotrabalho.org e buscar outros ciclistas que façam seu trajeto. Esses grupos são chamados de bondes e o cadastro é aberto para todos os interessados, como ciclistas, grupos organizados, empresas e gestores. Na Capital, a rede local Bike Anjo DF é responsável por organizar e divulgar os locais e horários de saída dos bondes.
A nova Coordenadora Geral da Rodas da Paz, Renata Florentino, registrou um bonde no site da campanha. O grupo sai às 8h da entrada da SQN 208 e ruma em direção ao Setor Comercial e Bancário Norte. Desde 2012, Renata assumiu a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho. “O deslocamento é curto e sem congestionamento”, argumenta.
O “De Bike ao Trabalho” também é uma oportunidade de demandar mudanças para estimular o uso da bicicleta. Empresas e órgãos públicos podem contribuir com medidas simples: a instalação de bicicletários, a compra de armários e a oferta de chuveiros e vestiários para empregados e servidores.
Serviço:
Bonde da Rodas da Paz
www.rodasdapaz.org.br e contato@rodasdapaz.org.br
Horário: 8h do dia 08 de maio de 2015
Local: Entrada da SQN 208
Responsável: Coordenadora Geral Renata Florentino (61) 9333 7880
Lista dos bondes do DF:
https://www.facebook.com/events/680710825373820/
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/617200/bondes-de-bicicletas-circulam-por-brasilia-no-mes-de-maio-para-divulgar-campanha/
MAMUTE
May 4, 2015, 10:59 AM
Ciclistas profissionais já contam com ciclofaixa para treino no Parque da Cidade
Viaturas do Detran-DF e da Polícia Militar analisarão o impacto no trânsito nos próximos dias
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
http://www.df.gov.br/media/k2/items/cache/e28b2ffe7bc8b597af9878010b345a09_M.jpg
A convivência harmônica entre os veículos de transporte, sejam carros, motos e bicicletas, é tema de uma campanha que será lançada no dia 17 de maio no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O objetivo é conscientizar a população sobre a correta utilização da ciclofaixa, que circunda toda a extensão do local para treino de atletas profissionais e tem cerca de 10 km de extensão. A ação, promovida pela administração local em parceria com o Departamento de Trânsito do DF (Detran) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), faz parte do Maio Amarelo, que visa a redução de acidentes de trânsito.
Entender um pouco mais sobre a ciclofaixa na entrevista com o administrador do parque, Alexandro Ribeiro.
Quando a ciclofaixa começou a funcionar?
Desde a segunda-feira (27), os ciclistas profissionais já podem utilizar o espaço, que fica liberado de segunda a sexta-feira, das 6 às 8 horas. Nesse primeiro momento, a ciclofaixa estará funcionando em fase de teste, período em que viaturas do Detran-DF e da Polícia Militar analisarão durante a semana se o horário está adequado, se os veículos estão respeitando a demarcação, entre outras verificações. Não temos ainda um prazo limite para essa fase terminar. Nos finais de semana e feriados, os automóveis podem trafegar nessas áreas.
Após esta fase de teste é possível que esse horário seja alterado?
Existe essa possibilidade. Mas é mais provável que se reduza esse tempo e não aumente. Vale frisar que nessa fase de teste as viaturas do Detran e da PM não estarão com a responsabilidade de fazer a escolta desses ciclistas, mas sim de apenas observar o trânsito com o funcionamento desse novo espaço. O horário de liberação da faixa foi escolhido depois que nos reunimos com grupos de ciclistas profissionais. Não foi de maneira aleatória.
Qual a diferença entre a ciclofaixa que circunda o parque e a interna?
Todos devem ter consciência de que a área interna do parque destinada aos ciclistas é apenas para passeio, para atividades contemplativas. Já a faixa que divide espaço com os outros veículos de transporte deve ser utilizada apenas para treinamento. Demarcamos essa área que circunda o parque justamente porque os profissionais pedalam em velocidades muito altas, que chega a 40 km/h ou 50 km/h, e precisavam de um local para treinar.
Existe alguma sinalização no local?
Já demarcamos a área da ciclofaixa e começamos a instalar, desde a última quinta-feira (30), placas educativas e indicativas. No total, serão 100. Essa será uma forma para que o motorista respeite o espaço do ciclista.
Qual o principal objetivo da campanha?
Todos devem ter a consciência de que a bicicleta é um veículo de transporte como qualquer outro e deve respeitar as leis de trânsito. A ideia é que todos consigam conviver em harmonia, o carro, a moto e o ciclista.
Existe uma data marcada para o lançamento da nova ciclovia interna?
Estamos aguardando a liberação do dinheiro para recomeçarmos as obras, que começaram em setembro do ano passado e foram paralisadas em novembro do mesmo ano por falta de pagamento da empresa executora. Vamos duplicar a ciclovia que já existe e ela continuará sendo para atividades contemplativas, de passeio, e não para treinamento de profissionais.
http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/19224-ciclistas-profissionais-j%C3%A1-contam-com-ciclofaixa-para-treino-no-parque-da-cidade.html
fortescue
May 8, 2015, 5:13 PM
Durante 45 minutos, o governador percorreu 6km por alguns trechos de ciclovias do Plano Piloto. Ele foi convidado por ONG do segmento para participar da campanha De Bike ao Trabalho
Com a proposta de dar exemplo para os brasilienses ao priorizar a bicicleta como meio de transporte, principalmente no trajeto para o trabalho, o governador Rodrigo Rollemberg trocou o carro oficial pela magrela. Ele saiu às 8h30 desta sexta-feira (8/5) da 206 Sul com destino ao Palácio do Buriti, mas esqueceu de trocar a tradicional calça jeans por roupas mais leves recomendadas para a prática do pedal.
http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2015/05/08/482431/20150508105006675454o.JPG
Governador do DF pedala da Asa Sul até o Buriti
Durante 45 minutos, o governador percorreu 6km por alguns trechos de ciclovias do Plano Piloto. Acompanhado por um grupo de aproximadamente 30 pessoas, Rollemberg viu de perto os problemas enfrentados por quem opta por pedalar em Brasília. Os desníveis na pavimentação foram as principais queixas do chefe do Executivo. “Percebi a má qualidade das calçadas e também muitas interceptações com vias. Em alguns pontos, o compartilhamento das pistas não estão sinalizados para os ciclistas”, apontou.
Rollemberg foi convidado pelo grupo Bike Anjo em uma ação que faz parte da campanha De Bike ao Trabalho, realizada anualmente, em maio, em vários países. O objetivo da iniciativa é incentivar pessoas, organizações, empresas e governos a usarem a bicicleta como opção de transporte para ir ao trabalho. A campanha começou nos Estados Unidos com o nome Bike to Work Day, em 1956, organizada pela League of American Bicyclists (Liga dos Ciclistas Americanos). No Brasil, os eventos começaram em 2013 e ocorrem na segunda sexta-feira do mês de maio.
O governador, que foi pela primeira vez trabalhar de bicicleta, gostou da experiência. “Foi um passeio positivo e agradável, mas percebemos que a cidade tem muitos problemas e precisa se adaptar para criar uma cultura de respeito ao pedestre e ciclista”, comentou. Rollemberg também percorreu alguns trechos sem ciclovia. “Temos que garantir segurança para que as pessoas possam ser estimuladas a andar de bicicleta. A solução também seria campanhas educativas permanentes”, afirmou. Ele estava acompanhado do secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, e de ciclistas da Ong Rodas da Paz e do Bike Anjo.
Fonte: Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/05/08/interna_cidadesdf,482431/de-calca-jeans-rollemberg-pedala-ate-o-buriti-para-incentivar-a-prati.shtml)
MAMUTE
May 27, 2015, 7:10 PM
Ciclovia de Ceilândia esburacada não serve para o que foi feita
http://www.notibras.com/site/wp-content/uploads/2015/05/ciclo.jpg
Adriano Carvalho, morador de Ceilândia reclama das ciclovias mal feitas na cidade. “Enquanto as ciclovias no Plano Piloto são feitas detalhadamente, as das cidades satélites são feitas de qualquer jeito” diz. O morador pede que o governo resolva os problemas das ciclovias no DF e fiscalize as obras que são executadas muitas das vezes com materiais de má qualidade.
http://www.notibras.com/site/ciclovia-de-ceilandia-esburacada-nao-serve-para-o-que-foi-feita/
MAMUTE
May 27, 2015, 7:15 PM
Realmente a diferença é gritante, todas as Ciclovias das "satélites" ou bairros como queiram são mal feitas e com materiais de péssima qualidade, agora no lá Plano são construídas com materiais de melhor qualidade, e mesmo assim também são mal feitas:runaway:
Jota
May 27, 2015, 9:56 PM
Durante 45 minutos, o governador percorreu 6km por alguns trechos de ciclovias do Plano Piloto. Ele foi convidado por ONG do segmento para participar da campanha De Bike ao Trabalho
Com a proposta de dar exemplo para os brasilienses ao priorizar a bicicleta como meio de transporte, principalmente no trajeto para o trabalho, o governador Rodrigo Rollemberg trocou o carro oficial pela magrela. Ele saiu às 8h30 desta sexta-feira (8/5) da 206 Sul com destino ao Palácio do Buriti, mas esqueceu de trocar a tradicional calça jeans por roupas mais leves recomendadas para a prática do pedal.
http://imgsapp2.correiobraziliense.com.br/app/noticia_127983242361/2015/05/08/482431/20150508105006675454o.JPG
Governador do DF pedala da Asa Sul até o Buriti
....
Fonte: Correio Braziliense (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/05/08/interna_cidadesdf,482431/de-calca-jeans-rollemberg-pedala-ate-o-buriti-para-incentivar-a-prati.shtml)
Vamos fazer a coisa pra valer né?
Sugiro ao Sr. Rollemberg sair lá de São sebastião as 4 da madrugada e vir de bicicleta trabalhar no Plano Piloto, se chegar vivo aposto que vai olhar com mais carinho uma opção de transporte publico de massa.
MAMUTE
Jun 8, 2015, 9:30 AM
Bicicletas são aposta de pequenos negócios em Brasília
Bicicleta é a aposta de muitos brasilienses para oferecer os mais variados tipos de serviço. Venda de flores, de espumante, além do transporte de documentos são algumas das opções
A bicicleta é um meio de transporte, um equipamento para exercício físico e um objeto de lazer. Um novo movimento, que mistura a sustentabilidade e a economia alternativa, coloca a bike como um importante instrumento de trabalho.
A paixão de algumas pessoas pela magrela acabou virando uma oportunidade de misturar lazer e trabalho, prazer e empreendimento. É o caso da professora de artes plásticas Alice Maria Duarte, 34 anos, idealizadora da Dê_Lírios Bike Shop, uma floricultura sobre rodas. Ela conta que a ideia surgiu por acaso. Em agosto, na época da seca, comprou flores frescas, montou arranjos e os colocou na cestinha de sua bicicleta. Alice seguiu para o Picnik, evento ao ar livre que ocorria no fim da Asa Norte, no calçadão próximo ao Lago Paranoá. “Queria fazer alguma coisa diferente, que me proporcionasse prazer”, diz.
No primeiro dia, a artista plástica fez poucas vendas. “Estava muito quente e o pessoal acabou não comprando, as flores murcharam.” Mas longe de desanimar, Alice ficou mais motivada. “Fiz muitas fotos e elas ficaram lindas, coloquei nas redes sociais e teve uma repercussão legal. Isso me animou a participar de outro evento”, explica. Depois do segundo evento, em que vendeu arranjos de girassol, Alice preferiu focar os serviços em encomendas e assinaturas.
Atualmente, ela completa a renda de professora com as vendas semanais. Ela prefere ficar na Asa Norte, onde mora, por uma questão de segurança, mas nos finais de semana usa o Eixão para fazer entregas mais distantes.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/06/08/interna_cidadesdf,485817/bicicletas-sao-aposta-de-pequenos-negocios-em-brasilia.shtml
MAMUTE
Jun 12, 2015, 12:19 AM
Bike Brasília será ampliado
Mais cem bicicletas estarão disponíveis, em novos pontos de retirada, até o fim de junho
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
http://www.df.gov.br/media/k2/items/cache/96f2a43ba5b5b3be68dd2cca4369be15_M.jpg
Até o fim deste mês, dez novas estações do sistema de bicicletas compartilhadas, o Bike Brasília, serão implantadas no Plano Piloto. São 100 bicicletas a mais, desta vez nas quadras comerciais da 202, 204 e 406 Norte, nas Entrequadras 104/105 e 305/306 Norte, na SQN 205, nas Entrequadras 204/205 e 303/304 Sul, na SQS 305, e na comercial da 302/303 Sul, em frente ao Fashion Mall.
Em 28 de maio, o sistema completou um ano na capital com 30 terminais, um total de 300 bicicletas, espalhados pelas Asas Sul e Norte, Eixo Monumental e Esplanada dos Ministérios. Nesse período, 93.725 pessoas se cadastraram no sistema e fizeram 260.485 viagens. Isso significa menos carros nas ruas e, consequentemente, menos liberação de dióxido de carbono na atmosfera.
Para manter as bicicletas laranjas funcionando são gastos R$ 100 mil por mês, incluindo os custos de manutenção e os de perda por depredação e roubo. De acordo com a gerência operacional do Bike Brasília, nesse primeiro ano de operação foram furtadas cinco bicicletas.
O gerente de Acessibilidade e Transporte Cicloviário, da Secretaria de Mobilidade, Ronaldo Alves, explicou que o governo espera maior suporte das empresas patrocinadoras para levar o projeto a outras regiões administrativas. “Ceilândia, Samambaia e Taguatinga necessitam de estações, ainda mais porque o sistema pode ser integrado ao Metrô”.
Funcionamento
O serviço funciona todos os dias da semana, das 6 horas às 23h59. Para usá-lo, é preciso preencher um cadastro no site do Bike Brasília ou no aplicativo do celular, e pagar uma taxa anual de R$ 10 — descontada no cartão de crédito. A bicicleta pode ser usada por uma hora e, para destravá-la, o ciclista deve acessar o aplicativo ou ligar para o telefone 4003-9846.
As estações do Bike Brasília operam por meio de energia solar e são interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com a central de controle 24 horas.
http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/19679-bike-bras%C3%ADlia-ser%C3%A1-ampliado.html
Agarwaen
Jun 12, 2015, 1:39 PM
Finalmente vão sair essas 10 estações! :cheers:
Já estava com receio do governo Rollemberg abandonar esse projeto.
MAMUTE
Jun 24, 2015, 11:00 AM
Taguatinga vai ganhar ciclofaixas e obras de recuperação das ruas
Até agosto, começarão a ser construídas as primeiras ciclofaixas da cidade e realizadas obras de recapeamento das ruas
Foto: Denio Simões/Agência Brasília
http://image.fatoonline.com.br/image/v2/flex/820/461/2015/06-junho/tagua-relogio4-k/taguatinga-vai-ganhar-ciclofaixas-e-obras-de-recuperacao-das-ruas.jpg
Ciclistas de Taguatinga vão ganhar espaço para pedalar
O administrador de Taguatinga, Ricardo Jacobina, anunciou ao Fato Online que, até agosto, começarão a ser construídas as primeiras ciclofaixas da cidade.
Com a novidade, adiantou ele, já está acertada a instalação de três estações das bibicletas laranjas do projeto do Itaú: na Praça do Relógio, no Taguacenter e em frente a UCB (Universidade Católica de Brasília).
As primeiras avenidas a receberem as ciclofaixas, ainda segundo o administrador, serão a Samdu e a Comercial.
Mudanças no trânsito
Em julho, o governo vai alterar os sentidos do tráfego nessas duas principais avenidas. Com a mudança, a Avenida Comercial terá um único sentido: de Taguatinga Sul ao Taguacenter. Já os motoristas que trafegarem pela Samdu seguirão para o lado contrário. Hoje, as duas vias paralelas são de mão dupla.
O administrador de Taguatinga informou, também, que a cidade será a primeira a receber, até agosto, obras de recapeamento, a começar pela Samdu.
A colocação de novo asfalto nas vias da cidade fará parte de um programa mais amplo que abrangerá outras regiões administrativas não contempladas com o recapeamento no fim do governo anterior.
As obras serão realizadas durante à noite para minimizar os transtornos à população, acrescentou Jacobina.
http://fatoonline.com.br/conteudo/4846/taguatinga-vai-ganhar-ciclofaixas-e-obras-de-recuperacao-das-ruas?or=he-bra&p=d3&i=2&v=0
Agarwaen
Jun 24, 2015, 12:19 PM
Não estou entendendo nada. 3 estações isoladas no centro de Taguatinga? Faz parte de um plano maior para Taguatinga?
Está faltando divulgarem qual é o plano geral. Não iam fazer um novo mapeamento de ciclovias/ciclofaixas? Agora anunciam obras isoladas na Samdu e Comercial.
Sei lá, é bom que estejam fazendo coisas, mas há planejamento? Se há, falta transparência.
MAMUTE
Jun 29, 2015, 9:16 PM
Apenas 2,2% usam a bicicleta para chegar ao Metrô no DF, aponta estudo
O estudo elaborado pela Companhia do Metropolitano do DF e pela ONG Rodas da Paz mostra que, entre os 3 mil pesquisados, 71,6% usam a bicicleta e o metrô para chegar ao trabalho
Um estudo realizado pela Companhia do Metropolitano do DF e pela ONG Rodas da Paz aponta que somente 2,2% dos usuários do transporte coletivo da capital fazem o percurso até as estações do Metrô de bicicleta. Eles saem de casa e têm como principal destino a Central, na Rodoviária do Plano Piloto; a Estação Arniqueiras, em Águas Claras; e a Praça do Relógio, em Taguatinga. Do total de pesquisados, 71,6% usam a bicleta e o metrô para chegar ao trabalho; 12,6% usam para ir a algum lugar de estudo e 11,6% para atividades de lazer e compras.
Ceilândia Centro é uma das estações com o maior número de embarques, totalizando 18,9%. Em segundo lugar, estão os ciclistas que saem da Guariroba. Entre os ciclitas, 69,5% são homens e 30,5% são mulheres. A idade de 67,4% desses usuários está entre 21 e 40 anos.
A pesquisa ainda detalha o nível de escolaridade. De acordo com o estudo, 72,6% têm ensino médio completo; 66%,3% são empregados do setor privado, 7,4% são servidores públicos do GDF ou do Governo Federal. Além disso, 14,7% são estudantes e 51,6% têm renda familiar entre R$ 1.020 e R$ 3.060.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/06/29/interna_cidadesdf,488316/apenas-2-2-usam-a-bicicleta-para-chegar-ao-metro-no-df-aponta-estudo.shtml
MAMUTE
Jul 14, 2015, 6:27 PM
Passeio Rodas da Paz reivindica ciclovias nas ruas que integram o DF
O evento acontecerá no dia 26 de julho, às 8h, no Museu Nacional. Pessoas de qualquer idade e de todas as região do Distrito Federal poderão participar do passeio
Foto: Paula Flores
https://jbr-arquivos-online.s3.amazonaws.com/site/imagens/capas/20150714180645.jpg
Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o 13º Passeio Anual Rodas da Paz, que acontecerá no dia 26 de julho, às 8h, no Museu Nacional. Com o tema "A bicicleta integra as cidades", o passeio apresenta a possibilidade de utilizar a bicicleta como meio de transporte na cidade. De acordo com os organizadores do evento, cerca de seis mil participantes estão sendo esperados. Os pontuais irão concorrer a um sorteio.
Pessoas de qualquer idade e de todas as região do Distrito Federal poderão participar do passeio. A rota, para o adultos, acontecerá entre o Museu Nacional e a Ponte JK. Já para as crianças, o circuito será na Esplanada dos Ministérios. Ciclistas fantasiados de palhaços irão acompanhar a garotada e garantir a segurança ao longo de todo o trajeto.
Para chamar a atenção para a causa, todos os participantes poderão se fantasiar e decorar as biciletas. "Para mostrar por onde circulam as bicicletas, haverá no local um mapa gigante para que os participantes marquem seu percurso habitual. A marcação será feita com o panfleto de divulgação do Passeio Rodas da Paz que a instituição está distribuindo pelos bares, em eventos culturais e nos pontos de vendas das instituições que apoiam o projeto", informou os organizadores.
A Bicicleta integra as cidades
A frase escolhida por Rodas da Paz “A bicicleta integra a cidade” aponta para a necessidade de haver integração das regiões administrativas do Distrito Federal por meio de ciclovias.
No mês do Passeio Rodas da Paz, a lei distrital 3.639 – que prevê a construção de ciclovias nas rodovias – completa dez anos. Porém, os ciclistas ainda não viram atendidas, por exemplo, suas demandas pelas ciclovias da EPTG (Estrada Parque Taguatinga Guará) e da Estrutural.
As vias segregadas para os usuários de bicicleta nas rodovias poderiam significar o respeito e proteção à vida. A cada dia, 200 mil pessoas saem do entorno para vir ao DF. Afinal, a área central concentra grande parte dos empregos, fazendo com que milhares de trabalhadores se transportem diariamente por essas distâncias.
A Rodas da Paz acredita que o deslocamento pelas estradas parques poderia ser muito mais agradável, sob o céu de Brasília e por entre áreas verdes – em vez do congestionamento e poluição atuais.
Serviço
O formulário de inscrição está no site da Rodas da Paz, www.rodasdapaz.org.br.
http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/630442/passeio-rodas-da-paz-reivindica-ciclovias-nas-ruas-que-integram-o-df/
MAMUTE
Jul 16, 2015, 12:33 AM
Brasília-DF: Inscrições abertas para passeio Rodas da Paz 2015
Rodas da Paz realizará mais uma edição do seu tradicional passeio ciclístico
http://www.edsonsombra.com.br/admin/post/imagens/1437005368.jpg
No dia 26 de julho de 2015, a ONG Rodas da Paz realizará mais uma edição do seu tradicional passeio ciclístico. Além do percurso tradicional até à Ponte JK, haverá pela segunda vez o circuito menor na Esplanada, especialmente para as famílias que irão pedalar com crianças pequenas, o Passeio Rodinhas da Paz!
Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de um momento importante de garantir visibilidade para a causa da mobilidade sustentável e da paz no trânsito e também para reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade da população.
O passeio se transforma numa verdadeira festa, que conta com a presença de ciclistas de todas as idades e, também, de patinadores, skatistas e corredores. Além disso, é gratuito, aberto para toda população do Distrito Federal e independe da inscrição prévia, mas apenas os inscritos participam da distribuição de camisetas.
O céu do planalto central oferece um horizonte lindo e irresistível. Ir cada vez mais longe, por entre as cidades do DF pode ser igualmente empolgante. Não seria de tirar o fôlego se as Estradas Parques tivessem áreas verdes ao seu redor, no lugar de tanto congestionamento, barulho e poluição? Ir de bicicleta de uma cidade a outra do DF poderia ser muito mais fácil do que é. Na semana do 13º Passeio Anual da Rodas da Paz, a lei distrital sobre a previsão de ciclovias em rodovias completa dez anos, com um longo caminho pela frente para se tornar efetiva.
Se a lei 3.639 ainda não saiu do papel, cada vez mais bicicletas saem das garagens e tomam as ruas do DF. É uma tendência irreversível para o DF, que aponta rumo à mobilidade sustentável. A bicicleta tem emissão zero de poluentes, enquanto que o passageiro de um carro emite em média 126g de CO2 por km percorrido, além de outras substâncias nocivas à saúde. Na EPTG, por exemplo, isso significa que após uma pessoa rodar 12 km de carro, 1,5kg de gás carbono são liberados na atmosfera.
O Plano Piloto concentra 47,7% dos empregos do DF e milhares de trabalhadores se transportam diariamente até essa região. Além dos grandes deslocamentos que acontecem entre as cidades daqui, a cada dia, 200 mil pessoas saem do entorno para vir ao DF. O desenho urbano distrital, construído no auge da indústria automobilística nos anos 60, privilegiou a ligação entre as suas cidades e bairros por meio de vias largas e de alta velocidade. Por isso, temos hoje muitas rodovias em áreas urbanas, o que é um dos fatores responsáveis pela violência no trânsito. De acordo com os dados do DETRAN-DF, mais da metade das mortes de ciclistas no DF acontece em rodovias.
O nosso desejo é por mais vias cicláveis, menores limites de velocidade e ciclovias em todas as rodovias do DF. Para a Rodas da Paz isso significa a convivência pacífica e harmônica, como também a possibilidade de que mais gente tenha chance de viver a cidade com todas as suas oportunidades.
Uma mobilidade eficiente, que dê mais atenção aos pedestres e ciclistas, permite a criação de laços sociais e afetivos mais fortes entre os habitantes de um território. A bicicleta é um importante instrumento de transformação do cenário atual, pois reúne as pessoas e coloca em contato todos aqueles que utilizam nossos espaços públicos. A bicicleta conecta amores, trabalhos e prazeres na cidade.
http://www.edsonsombra.com.br/post/brasiliadf-inscricoes-abertas-para-passeio-rodas-da-paz-201520150715
MAMUTE
Jul 25, 2015, 11:33 AM
Grupo faz protesto no domingo para chamar atenção em relação aos ciclistas
Rodas da Paz homenageará a homem atropelado quando seguia para o trabalho de bicicleta. A vítima está em coma no Hospital de Base
Ciclistas brasilienses se mobilizarão para pedir ciclovias nos trajetos entre regiões administrativas. O protesto ocorre amanhã, no 13º Passeio Ciclístico da organização não governamental Rodas da Paz, 10 anos depois da validação da Lei Distrital nº 3.639, de 2005, que exige as vias exclusivas ligando as cidades do Distrito Federal. Ativistas explicam que as rodovias são os trechos que mais matam ciclistas — exatamente por não terem um espaço reservado para quem usa o pedal como meio de transporte. A concentração para o evento será das 8h às 9h, em frente ao Museu Nacional, no Eixo Monumental. A expectativa é de 6 mil participantes.
Durante a concentração, familiares relembrarão ciclistas mortos e feridos no trânsito do DF. Entre os homenageados está Saturnino Aguiar de Paula Júnior, 47 anos. Ele foi atropelado quando ia de bicicleta para o trabalho, entre as 4h50 e as 5h20, em 5 de junho, na Quadra 3 do Park Way. A mulher dele, Eliane Luiz Costa Aguiar, 47, o cunhado, Eliel Bento Costa, e uma amiga da família venderão rifas de bicicletas para arrecadar fundos e montar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caseira.
Saturnino está internado no Hospital de Base do DF em coma vigil. “Com meu marido nessas condições, não temos como nos manter, e estamos contando com a ajuda de amigos. Ele está se recuperando da terceira pneumonia e precisamos tirá-lo do hospital”, completou Eliane. A Polícia Civil investiga a identidade do condutor que atingiu o ciclista.
Para Eliel, o passeio é importante para alertar as autoridades sobre a necessidade de ciclovias e os motoristas para que respeitem os ciclistas. “Nós precisamos conscientizar a população de que a bicicleta é um meio de transporte e merece respeito. Eu pedalo em grupo com outros ciclistas e é muito raro que façamos um trajeto sem que um condutor jogue o carro para cima de nós ou grite ofensas”, disse.
Vias de mentira
A presidente da Rodas da Paz, Renata Florentino, explica que o GDF costuma apresentar projetos de vias sempre com a ciclovia, mas, na hora da implementação, o espaço exclusivo “desaparece”. Essa edição do passeio contará com um circuito infantil. O tema será A Bicicleta Integra as Cidades. “Está relacionado com nossa campanha por ciclovias nas rodovias. Esses trechos estão inclusos em projetos, mas desaparecem na hora da implementação. Isso ocorreu na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), está acontecendo no expresso DF e tem chances de acontecer no Expresso Norte, que vai para Sobradinho e Planaltina”.
No trajeto, ciclista sairão do Museu Nacional, pegarão a L4, percorrerão a Ponte JK e no fim retornarão na via oposta. “É importante a população participar do evento. É um protesto pela ocupação das vias e pela segurança dos ciclistas. Será também um momento de encontro entre pessoas que compartilham dessa ideia de ocupação da cidade e que acreditam que temos que mudar nossa forma de ver a cidade”, explicou Renata.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Luduvice, disse ao Correio que o órgão apresentará uma proposta de projeto de ciclovia para a EPTG em, no máximo, um mês. Ele ressaltou que reconhece “a importância das ciclovias internas e das vias exclusivas nas ligações entre as cidades”. “Há 40 dias, fizemos uma vistoria em toda a EPTG. Vamos concluir a proposta de projeto e colocá-la em discussão. Nesse momento, temos orçamento e estamos executando 31km de ciclovias e ciclofaixas, várias delas ligando regiões do DF”, garantiu.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/07/25/interna_cidadesdf,491914/grupo-faz-protesto-no-domingo-para-chamar-atencao-em-relacao-aos-ciclistas.shtml
pesquisadorbrazil
Jul 26, 2015, 12:24 AM
Mesmo sendo vias de mentira, são mais seguras do que as rodovias é claro.
MAMUTE
Jul 28, 2015, 9:56 AM
Mesmo com 441km de ciclovias, DF não é amigável ao uso de bicicletas
Especialistas e militantes apontam que é necessária a mudança de mentalidade da população e do governo em relação aos transportes alternativos. Construção de viaduto no Sudoeste, por exemplo, desconsidera as ciclovias
O Distrito Federal tem 411km de ciclovias, mas não é considerado pelo brasiliense uma região amigável ao uso de bicicletas. A falta de investimento em políticas públicas para o meio de transporte alternativo é o principal problema. Mas a lista de reclamações inclui a falta de placas e a sinalização em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro nas ciclovias; os trajetos malconservados e muito mais longos que o dos carros; e a ausência dessas vias nas principais pistas de velocidade que ligam as regiões administrativas. O maior exemplo vem com a construção do viaduto que ligará o Sudoeste ao Parque da Cidade, que não foi pensado com acesso a pedestres e ciclistas. Especialistas de trânsito e militantes apontam que a forma de pensar os projetos de trânsito é anacrônica: leva a mais gastos, não resolve os engarrafamentos e prioriza o carro particular.
A funcionária pública Luciana Barreto, 30 anos, usa a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, na Esplanada dos Ministérios. Ela já pedalou em locais como Inglaterra e Holanda e diz ser impossível não comparar as experiências. Em Amsterdã, por exemplo, ela conta que não há tantas ciclovias como no DF, mas motoristas e ciclistas compartilham o asfalto respeitosamente. “As ciclovias são importantes nos trechos de ligação. Não precisamos desses trechos em vias de 40km por hora, como ocorre nas entrequadras do Plano Piloto. O que falta é educação. São coisas simples, como o motorista respeitar o espaço de 1,5m entre carros e bicicletas”, explica.
O desconforto entre ciclistas e governo ficou ainda mais claro no passeio ciclístico promovido pela organização não governamental Rodas da Paz que, sem apoio de autoridades, reuniu 10 mil pessoas no domingo. Os manifestantes pediam a aplicação da Lei Distrital nº 3.639, de 2005, que exige as vias exclusivas ligando cidades do Distrito Federal, aprovada há 10 anos. Presidente da ONG, Renata Florentino explica que os militantes lutam por melhores infraestrutura, fiscalização e educação. “Quando falamos do desenho da cidade, falamos das novas obras que o GDF anunciou. Brasília tem um espaço viário generoso. E as pessoas acham que quanto mais espaço para os carros, menores serão os congestionamentos. Isso não corresponde à realidade”.
A Rodas da Paz pediu ao governo os dados das velocidades médias das vias monitoradas por radares. A intenção é comparar os dados com as metas de redução que justificariam novas obras e questionar os projetos da forma como são pensados, a fim de colocá-los em acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (veja O que diz a Lei). A organização não obteve resposta.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/07/28/interna_cidadesdf,492245/mesmo-com-441km-de-ciclovias-df-nao-e-amigavel-ao-uso-de-bicicletas.shtml
MAMUTE
Jul 28, 2015, 4:56 PM
Hoje no Bom dia DF falaram que o GDF estaria elaborando um projeto, de uma ciclovia na EPTG, agora quero saber por onde ela passará?
Jota
Jul 28, 2015, 5:40 PM
Hoje no Bom dia DF falaram que o GDF estaria elaborando um projeto, de uma ciclovia na EPTG, agora quero saber por onde ela passará?
O único lugar que vejo é no canteiro central, em geral tem espaço, mas tem alguns gargalos. Por exemplo no viaduto do Guará, o canteiro central deve ter um metro.
MAMUTE
Aug 3, 2015, 10:24 PM
Governo vai fazer diagnóstico de problemas nas ciclovias
Edital aguarda liberação do BID, que vai fazer o empréstimo dos recursos
Foto: Sheyla Leal/ObritoNews/Fato Online
http://image.fatoonline.com.br/image/v2/flex/820/461/2015/08-agosto/ciclista-9439/governo-vai-fazer-diagnostico-de-problemas-nas-ciclovias.jpg
O objetivo é melhorar a malha cicloviária do DF
O governo do Distrito Federal vai fazer um diagnóstico de problemas e melhorias possíveis na malha cicloviária implantada. O estudo será feito por uma consultoria especializada e deve durar quatro meses.
O edital com as informações já está pronto e em análise no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que vai conceder o financiamento para o estudo. Os valores ainda não foram divulgados.
A empresa vencedora vai analisar os problemas de conectividade, cruzamentos, sinalização e outras questões, além de propor soluções. O edital foi coordenado pela Secretaria de Mobilidade.
O Distrito Federal tem atualmente 411 quilômetros de ciclovias. A malha é considerada a maior do país, mas ainda apresenta alguns problemas. O número de acidentes tem motivado protestos dos ciclistas pela capital.
http://fatoonline.com.br/conteudo/6826/governo-vai-fazer-diagnostico-de-problemas-nas-ciclovias?or=he-bra&p=d3&i=1&v=0
pesquisadorbrazil
Aug 4, 2015, 12:38 AM
Fazer um diagnóstico? Primeiramente tem que padronizar tudo, para depois fazer um diagnóstico, pior o povo da bike quer que o GDF ilumine TODAS as ciclovias. Que beleza, em termos de racionamento de energia, mas pontos de luz na cidade.
MAMUTE
Aug 5, 2015, 12:09 PM
Falta de bicicletários e de paraciclos motiva ação de bandidos
Criada há dois anos, lei que determina a instalação desses locais em estabelecimentos do DF ainda aguarda regulamentação. Enquanto isso, ciclistas amargam prejuízos
Quando guardou a bicicleta nos paraciclos do Instituto Central de Ciências Norte (ICC) da Universidade de Brasília (UnB) para assistir a mais uma aula, o estudante Tales Ferreira, 23 anos, não imaginava que voltaria para casa a pé. “Eram 14h quando cheguei. Assim que a aula acabou, por volta das 16h30, voltei para buscá-la e já não estava mais lá”, lembra o jovem sobre o furto do seu meio de transporte. Para ele, a falta de um local mais seguro para guardar bicicletas na instituição foi um dos principais motivos para o crime. “Um bicicletário de verdade precisa de segurança. O local onde guardamos as bicicletas no ICC fica distante do campo de visão de qualquer funcionário. Nem todos os professores deixam que você as leve para a sala de aula. Acaba sendo um risco.”
Não é somente na universidade que manter as magrelas longe da ação de bandidos tem sido missão cada vez mais difícil. Apesar de aprovada em 2012, a Lei nº 4.800, que determina a instalação de bicicletários e paraciclos em diversos estabelecimentos do DF (leia O que diz a lei), ainda não tem uma regulamentação definida. De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade (Semob), sem algumas diretrizes — que envolvem aspectos como quantidade de vagas e com quem fica a responsabilidade pela segurança das bicicletas —, fica impossível garantir a fiscalização necessária. Ainda assim, a pasta assegura que apresentou à Novacap um edital com o estudo de demanda de paraciclos, e aguarda recurso para implementá-los em áreas públicas. A previsão é que 7 mil deles sejam instalados em 26 cidades do DF.
A coordenadora geral da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, afirma que essa medida já é um avanço e um começo para que os bicicletários possam ser instalados de forma correta. “Cada um tem características próprias. O que é colocado em locais de trabalho deve oferecer suportes, como chuveiro para os funcionários. Os de condomínios têm regras de uso comum exclusivas. E os de espaços públicos precisam ser instalados em locais seguros.”
Segundo Renata, a segurança em bicicletários públicos deve ser compartilhada. Em relação ao poder público, esses espaços precisam se localizar em áreas de grande visibilidade, com sinalização indicativa e, de preferência, com cobertura. “Já os ciclistas devem ficar atentos à forma como prendem a bicicleta, sempre fazendo com que a corrente pegue tanto o pneu quanto o quadro. É preciso também investir na trava: ela deve custar entre 10% e 20% do valor da bike.”
Mesmo com todos esses cuidados, o servidor público Marcelo André Júnior, 39, teve um prejuízo de R$ 7 mil quando sua bicicleta foi roubada no bicicletário do antigo prédio onde morava, no Guará I. “Ela ficava guardada no meu apartamento, mas tive que tirá-la durante uma reforma. Mesmo com o bicicletário tendo duas grades e a bicicleta, travas, eles conseguiram levar a minha e a da minha filha.” Um ano e meio depois do crime, Marcelo ainda não conseguiu comprar outra bike da mesma qualidade. Para ele, que pedalava tanto em trilhas quanto para ir ao trabalho, a insegurança está presente até mesmo quando a bike está guardada. “Pretendo comprar uma nova, mas é um risco.”
Segurança
A discussão não fica apenas na vulnerabilidade desses espaços. A pesquisa Debaixo do Bloco: os Pilotis, da arquiteta Cristina de Oliveira, professora da UnB, constatou que 56% dos quase 400 blocos analisados nas asas Sul e Norte ainda não têm bicicletários. De acordo com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), no próximo mês, será realizada uma fiscalização que vai abordar todas as áreas tombadas e os bens públicos do DF. A partir dela, serão feitas ações efetivas para cada caso especifico de alteração no projeto original da cidade. “No exemplo dos bicicletários, a Agefis esclarece que cada caso deve ser analisando, pois alguns têm autorização da Administração Regional para sua permanência. As ações de rotina continuam no Plano Piloto até o inicio da operação”, explica, em nota.
Muitos síndicos não querem esperar as decisões do órgão. José Nazareno Farias Martins, que chefia um bloco na Quadra 114 Norte, garante que a obra de mudança do bicicletário está programada. Atualmente, elas são guardadas na lateral do prédio. Porém, duas vagas da garagem serão usadas para mudar a situação. “O bandido sabe que há bicicletas, mas elas ficam mais protegidas na garagem.” Para Nazareno, que é membro do Sindicondomínio, a alteração exige que os porteiros fiquem mais atentos e os ciclistas respeitem as regras.
“O porteiro deve ficar de olho sempre que um carro chega na garagem, para evitar que algum estranho entre. Mas cada condomínio deve estabelecer suas diretrizes.” Outras regras determinadas no bloco é de que nenhum visitante poderá guardar as bikes na garagem e todas elas devem ser identificadas com o número do apartamento. Nazareno afirma que as medidas foram aceitas por todos os condôminos, principalmente porque, hoje em dia, muitos deles usam as bicicletas como meio de transporte. “E investem muito nisso. Há alguns modelos aqui que custam mais de R$ 8 mil.”
Levantamento
De acordo com a Rodas da Paz, há 106 pontos em que os ciclistas podem guardar as bicicletas no DF, entre paraciclos e bicicletários. Nilza Silva de Oliveira, vendedora de 37 anos, guarda a sua todos os dias na Feira do Guará. Ciclista frequente, ela reclama que ainda são poucos os locais, diante da quantidade de usuários. “Nunca tive problema aqui na feira, mas uso bicicleta para tudo, e não é fácil encontrar um local para guardá-la.” Na Rodoviária do Plano Piloto, os suportes não têm proteção contra o Sol, mesmo que estejam em um local visível.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/08/05/interna_cidadesdf,493353/falta-de-bicicletarios-e-de-paraciclos-motiva-acao-de-bandidos.shtml
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