PDA

View Full Version : Hyperloop: conheça o transporte do futuro


MAMUTE
Jun 9, 2016, 11:24 AM
Hyperloop: conheça o transporte do futuro


É o meio de transporte dos sonhos dos Jetsons. E está sendo construído

FOTO: DIVULGAÇÃO
http://s2.glbimg.com/1s0Tt3s_yTO7TKhJN5zPr112348=/620x430/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2016/06/02/hyperloopconcept-mit.jpg
PROJETO CONCEITUAL DE UMA ESTAÇÃO HYPERLOOP CRIADO PELA HYPERLOOP TECHNOLOGIES, UMA DAS EMPRESAS PIONEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA


Que tal ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em metade do tempo e pagando um terço do preço da ponte aérea? E se, além disso, a viagem fosse neutra em emissões de carbono e a infraestrutura pudesse ser montada em alguns meses?

Avião, barco, trem ou ônibus, nenhum dos atuais modais de transporte é capaz dessa proeza, mas um novo sistema, batizado de Hyperloop, é o principal candidato para promover uma revolução desse calibre. O loop refere-se ao modo de conexão de dutos, sempre em voltas, em anéis, por onde trafegam cargas e passageiros, e o hyper, à possibilidade de andar a velocidades hipersônicas (acima de 5.220 km/h).

O conceito é simples: cápsulas de transporte são aceleradas magneticamente a até 1.200 quilômetros por hora, em um tubo despressurizado (quase vácuo). A ideia foi concebida por Elon Musk e engenheiros da SpaceX (a fábrica de foguetes de Musk) e da Tesla (sua indústria de carros elétricos). Eles publicaram em 2013 um documento com 70 páginas, explicando como o Hyperloop poderia funcionar. Ao anunciar o conceito, o projeto foi aberto para quem quisesse desenvolvê-lo.

A motivação era propor uma alternativa ao trem-bala, que seria construído entre São Francisco e Los Angeles (620 quilômetros), a um custo de US$ 60 bilhões, com quase uma década de prazo para construção (a viagem seria mais demorada do que de avião). Quando expôs a ideia, Musk disse que era possível implementar, na metade do tempo e a um décimo do custo, um meio de transporte duas vezes mais rápido, que utilizasse apenas energia renovável.

Logo após o lançamento da proposta, diversos grupos começaram a se organizar. Eles experimentaram conceitos e viabilizaram os primeiros protótipos. Duas startups concorrem para ver quem executaria o projeto em menor tempo – a Hyperloop Transportation Technologies (HTT), uma iniciativa colaborativa envolvendo centenas de pesquisadores e engenheiros, e a Hyperloop Tech (HTech), com sede e fábrica em Los Angeles. A HTT já constrói uma pista (ou um tubo) de teste em Quay Valley, na Califórnia. A HTech faz o mesmo no deserto de Nevada. As duas experiências devem estar em funcionamento este ano.

Uma competição promovida pela SpaceX para produzir cápsulas (ou pods) foi lançada em 2015. Ela atraiu mais de 700 propostas de diferentes universidades, e 20 delas foram selecionadas para testes ainda em 2016. No ritmo atual, não será surpresa se as primeiras aplicações comerciais do Hyperloop entrem em operação antes de 2020.

Mas essa é somente uma aplicação da tecnologia. Talvez a maior revolução esteja no transporte de cargas. Um contêiner poderia ser enviado da China para os Estados Unidos no mesmo dia por tubos submarinos, com custos menores do que o transporte marítimo.

Para avançarmos no objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa em meados do século é fundamental nos livrarmos da dependência de combustíveis fósseis nos transportes. Os deslocamentos aéreos e de cargas representam mais de 5% das emissões globais, e permanecem como um enorme desafio a ser vencido. O Hyperloop pode ser a chave para alavancar a mudança necessária nesse campo.











http://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2016/06/o-hyperloop-vem-ai.html

MAMUTE
Jun 9, 2016, 11:28 AM
Transporte do Futuro:yes::worship: Alem de Rápido ainda é de baixo custo:worship::multibow::multibow:

Ao invés do Transpequi, bem que podiam ver os custos desse Hiperloop por aqui... Com certeza não chegaria ao 7 BI

salengasss
Jun 9, 2016, 12:01 PM
Sabe quando isso chegará no Brasil, né? 3750, para ser otimista.

MAMUTE
Jun 9, 2016, 2:31 PM
:previous:3750?? Cê tá Doido:koko::koko::koko:




























































No máximo em 2750:yes::yes::yes:

fabiano
Jun 9, 2016, 5:06 PM
Se o metrô foi inventado em meados do séc. XIX e até hoje está engatinhando no Brasil, com a primeira linha sendo inaugurada em 1974 em SP, imagine este fantástico sistema de transporte... O mesmo eu digo para o "trem-bala", existe há mais de um século e no Brasil nem uma linhazinha sequer.

Não é querendo ser pessimista, mas, chutaria aí pelo menos em 2150 pra ter algo do tipo por aqui.

yuri radd
Jun 10, 2016, 4:34 PM
Isso ai, se sair, não aparecerá tão cedo em qualquer país do mundo.

pesquisadorbrazil
Dec 30, 2017, 1:57 AM
Sei não, esse trem não vai sair do papel. Foi igual aquele ônibus avenida, que passava por cima das ruas, deixando as pistas livres. Quando foram ver, era tudo FAKE, nem existia o projeto de verdade.