View Single Post
  #191  
Old Posted Feb 29, 2012, 2:02 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 6,738
Brasília é capital com maior proporção de hotéis na rede de hospedagem

Por Diogo Martins | Valor




RIO – A cidade de Brasília tem a maior proporção de hotéis do país em relação à rede de estabelecimentos de hospedagem, entre as 27 capitais brasileiras, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2011. Do total dos 222 estabelecimentos em funcionamento na capital do Brasil, 67%, ou 149 unidades, são hotéis.

Depois de Brasília, a cidade com a maior proporção de hotéis do país, com 62,4%, é Curitiba, onde há 151 hotéis, para uma rede de hospedagem de 242 estabelecimentos. Apesar da alta proporção de hotéis, Brasília e Curitiba possuem, em números absolutos, menos estabelecimentos desse tipo que cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, os hotéis são 59,1% do total de 972 de estabelecimentos de hospedagem. Já no Rio de Janeiro, a taxa vai a 58,3%, para um total de 429 estabelecimentos.

Segundo o IBGE, nas capitais do país há 2.627 hotéis, dos quais 3,5% são considerados de luxo, "com instalações e serviços sofisticados e de alta qualidade, com acabamento de primeira linha em todas as dependências". "Esses estabelecimentos possuem, ao menos parcialmente, dependências e serviços, como auditório, sala de congresso e convenções, lojas boutiques, joalherias, entre outros", diz o IBGE.

A maior parte dos hotéis brasileiros, observou o instituto, é do segmento econômico, que respondem por 37,6% desse grupo. Na avaliação do IBGE, esse tipo de estabelecimento é composto por instalações modernas e compactas com espaços racionalizados e decoração simples e funcional.

O IBGE informou que esses são os primeiros dados da PSH 2011, cuja segunda parte será publicada em abril, com informações das regiões metropolitanas brasileiras. É a primeira vez que o IBGE divulga o estudo, realizado em parceria com o Ministério do Turismo, para conhecer a capacidade de hospedagem do país e auxiliar as ações dos setores público e privado no setor hoteleiro, visando à Copa do Mundo 2014 e aos Jogos Olímpicos 2016.

(Diogo Martins | Valor)

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/2545244
Reply With Quote