View Single Post
  #757  
Old Posted Feb 23, 2012, 1:27 PM
ccv ccv is offline
Registered User
 
Join Date: Oct 2011
Posts: 251
Quote:
Originally Posted by Fullgencio View Post
Discordo totalmente. Que adianta o sujeito ter a carteira cheia de dinheiro e morar em uma cidade poluída, barulhenta, com um trânsito infernal? Isso não é qualidade de vida, desculpa.

O tombamento de BSB garante sim uma excelente qualidade de vida em BSB, sobretudo no PP, mas não só, graças às imensas áreas verdes, às SuperQuadras (uma das melhores invenções urbanísticas na minha opinião), e etc.

Eu não troco morar Brasilia por qualquer outra cidade nem se me derem o dobro do salário (o triplo eu já começaria a pensar...hehe). A vida bucólica e tranquila que se tem em BSB não tem preço.

Sabe o que é poder pegar seus filhos na escolha TODO dia? Almoçar em casa TODO dia? Poder ir na Academia 4 vezes por semana sem pegar trânsito, numa boa?

Vai tentar fazer isso em SP ou RJ? Se mora perto do trabalho, fica longe da escola do filho. Se mora perto do seu trabalho, mora longe do trabalho da mulher, aí provavelmente vc vai se sacrificar e morar perto do trabalho da mulher e quem vai ficar fritando no trânsito é você.

Aí vc tem muito dinheiro, mas perde 4 horas por dia no trânsito, cheirando poluição e fumaça de caminhão? To fora. Qualidade de vida tem muito menos a ver com dinheiro e muito mais com URBANISMO (onde Brasília é um show, graças também ao IPHAN).

Na verdade, só uma pequena minoria tem essa qualidade de vida que vc se refere (uns 200.000). A grande maioria (mais de 2 Milhões) não mora perto do trabalho, não mora perto da escola, não desfruta dessas imensas áreas verdes que ficam somente no Plano Piloto e precisam enfrentar todos os dias imensos engarrafamentos, tudo por causa do planejamento urbano de Lúcio Costa, o qual privilegiou única e exclusivamente o carro. O tombamento engessa sim a cidade, uma vez que mantém um projeto pensado há 50 anos, que não reflete a realidade atual. Lúcio Costa não imaginou que a cidade teria a população que tem hoje. A realidade é outra e se o planejamento urbano não for repensado, o trânsito irá travar. É preciso urgentemente descentralizar (tirar do Plano Piloto) a atividade econômica e distribuí-la nas RA's.

Limitar a altura dos edifício fora do Plano Piloto já é um bom começo, mas o IPHAN poderia ter sido mais ousado: Por que não voltar a limitação de 12 andares para AC em vez de 25 como fez???? Será que não chegou a hora de adensar um pouco mais o Plano Piloto, aumentar a altura dos edifícios???? No PP, tudo é muito bonito, só que faltam pessoas.
Reply With Quote