View Single Post
  #359  
Old Posted Jan 26, 2012, 5:16 PM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402
Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Que diabo de reportagem mal escrita, estudo de crescimento, mais crescimento do que? área, população, pib? E ainda diz que leva em consideração dados de população, do Produto Interno Bruto (PIB), de emprego e da renda per capita. Que diabos é isso? Qual afinal é o parametro de comparação?

Se para Brasília caiu o crescimento da população de 16ª para 34ª, excelente, agora se foi o PIB ou renda per capita é pessimo.....
Pois é, mais uma notícia em que a única preocupação foi difundir uma informação ininteligível!

Como o IBGE já divulgou dados populacionais de 2010 e 2011 e BSB teve crescimento acima das outras, o que também me desagrada, então o parâmetro só pode ser econômico. Especulo que tenha relação com minha resposta anterior.

É importante ressaltar ainda que é um ranking de um ano, ou seja, muito mais relacionado com uma conjuntura específica do que com fatores estruturantes. Além disso, BSB continuou bem no ranking, no meu ponto de vista.

Sobre as cidades brasileiras, é natural esperar que tenham crescimento menor do que as chinesas, ao contrário do que o tom da reportagem faz pensar. Shanghai tem a população de SP, mas o PIB do RJ. Associa-se ainda o perfil que está se delineando para a economia chinesa, de fábrica do mundo, com crescimento na casa dos 8% há décadas, então é natural supor que essas cidades estão saindo lá de trás para assumir o topo, crescendo num ritmo alucinante.

O Brasil é exportador primário, mas tem um mercado grande e ainda pouco explorado.
Reply With Quote