View Single Post
  #146  
Old Posted Feb 24, 2012, 5:58 PM
GMF GMF is offline
Registered User
 
Join Date: Jun 2011
Posts: 143

O pessoal do UOL tem uma birra com o Estádio Nacional de Brasília. Eu sou um dos que pensam que deveria ser feito uma arena mais simples, mas a forma sensacionalista do UOL me deixa profundamente incomodado.

As reportagens demonstram um olhar muito leigo. Eles não falam de outros estádios por não terem conhecimento técnico para isso. Há algum tempo escreviam que o dinheiro do estádio vinha dos impostos e deveria ir para a saúde. Depois de muito reclamar, eles enfim entenderam que a Lei de Responsabilidade Fiscal veda aplicar receitas de investimento em despesas de custeio.

Acho que as críticas devem ser bem-vindas. É uma oportunidade de melhorar. Entretanto, há que se ponderar também o outro lado. Por exemplo, o estádio foi reconstruído, e isso o deixa mais caro que outros que aproveitaram estruturas atuais. O custo de construção pode ser inversamente proporcional ao custo de manutenção, e isso é fundamental em obras públicas. Algumas ações podem pesar agora, mas são decisivas para aumentar o valor da concessão. Contratar empresa para fiscalizar e gerir a construção ser uma ação mais econômica, dada a incapacidade técncia do governo em agir em obras de tal complexidade.

Existem coisas muito erradas no GDF: contratos de terceirização, órgãos e comissionados em duplicidade de ações, excesso de despesas de pessoal, falta de foco em investimentos estratégicos, etc. Tanta coisa que merecia atenção da mídia. Mas, não, só falam desse estádio. Até o nome do estádio (assunto altamente irrelevante) é objeto de matérias e mais matérias criticando o governo.

A verdade é que grande parte dos nossos jornalistas refletem a cultura de uma população pouco esclarecida e só pensa em futebol.
Reply With Quote