View Single Post
  #225  
Old Posted Feb 3, 2013, 10:47 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu já trabalhei em empreiteira e sei como funciona. OU você acredita que o governo paga seus fornecedores em DIA? Quando eu fui contratado nessa empresa, existia dividas do governo CRISTOVAM BUARQUE para receber.

Só para você imaginar como anda. Outra coisa, igual o VLT, o TCDF está esperando que o GDF vai manter o mesmo projeto básico para a nova licitação? Claro que não, sem falar que depois de 4 anos tudo aumentou. E claro, e esqueci de falar, que o projeto básico do Mané Garrincha não previa que seria uma Arena Multiuso e nem tão pouco uma Arena Sustentável.

Nem sempre um recurso empenhado é pago no mesmo mês, ano ou década.
Pior, tem uma agravante. Nenhuma empreiteira pode colocar os governos no SPC, você sabe muito o que ocorre né. Nunca mais ganha licitação se fizer isso.
E eu já trabalhei dos dois lados da licitação, tanto fazendo os editais quanto concorrendo.

No caso do VLT, como é praticamente uma nova licitação, praticamente tudo que foi feito vai pro lixo. Um novo projeto tem que ser feito, novos valores, tudo de novo. Estranho seria se o TCU permiti-se que a licitação fosse feita com bases no mesmo projeto e orçamento de anos atras (caraca já da pra dizer anos atras...)

Se vc já trabalhou em empreiteiras sabe muito bem como a coisa funciona, as empresas jogam um preço baixo para ganhar a licitação depois correm atras dos aditivos, é o famoso "mergulho" a empresa vai ao fundo para ganhar lá na frente, o problema é que as vezes o governo não libera os "aditivos" ou demora a pagar e a empresa morre afogada lá no fundo mesmo.
Reply With Quote