View Single Post
  #227  
Old Posted Feb 7, 2013, 2:57 AM
emblazius emblazius is offline
Flamenguista
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília
Posts: 597
Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
E eu já trabalhei dos dois lados da licitação, tanto fazendo os editais quanto concorrendo.

No caso do VLT, como é praticamente uma nova licitação, praticamente tudo que foi feito vai pro lixo. Um novo projeto tem que ser feito, novos valores, tudo de novo. Estranho seria se o TCU permiti-se que a licitação fosse feita com bases no mesmo projeto e orçamento de anos atras (caraca já da pra dizer anos atras...)

Se vc já trabalhou em empreiteiras sabe muito bem como a coisa funciona, as empresas jogam um preço baixo para ganhar a licitação depois correm atras dos aditivos, é o famoso "mergulho" a empresa vai ao fundo para ganhar lá na frente, o problema é que as vezes o governo não libera os "aditivos" ou demora a pagar e a empresa morre afogada lá no fundo mesmo.
Legal Jota Ferro, eu era analista de reajustamentos de contratos de um Ministério. E sei perfeitamente o que ocorre. Em regra a direção do órgão não gosta de servidor concursado no setor, pois são infinitamente mais criteriosos. Eu quando cheguei no setor os aditivos eram feitos assim: a empresa apresentava a planilha de variação dos custos e o comissionado carimbava passando pra frente. Simples. Pior wue as maiores fraudes não estão em obras e sim em TI. Graças a Deus hoje trabalho em áreas de melhoria de gestão e não área meio.
__________________
Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos
Reply With Quote