View Single Post
  #136  
Old Posted Dec 21, 2011, 3:21 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,092
Facebook é febre entre distritais


Deputados utilizam as redes sociais para aproximar mandatos do eleitor


A tecnologia é o artifício que mais transformou a política nos últimos 10 anos. Nesse contexto, as redes sociais vieram pra ficar e mudaram a forma de interação dos políticos com o público. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou magistralmente o Twitter e o Facebook (FB) nas eleições de 2008 e criou um novo padrão de comunicação. E não é diferente com os deputados da Câmara Legislativa do DF. Apenas três parlamentares não possuem perfil no “Face”.

Os distritais descobriram no Facebook um espaço que nem sempre conseguem na mídia. Divulgam agenda, eventos, projetos de lei aprovados e todo tipo de novidade para milhares de “amigos”. Um dos problemas de tanta interação são os pedidos. Os seguidores pedem desde audiência, passando por emprego e dinheiro. Muitos querem apenas desejar um “bom dia” aos deputados.


Dr. Michel: ''Muitos duvidam que sou eu que estou tuitando''

O deputado Dr. Michel (PSL) é bastante atuante nas redes sociais. Ele publica no Facebook toda a sua agenda de trabalho, inclusive com fotos dos eventos que participa. “Com o avanço da tecnologia, temos que deixar a comunidade informada e as redes sociais são um ótimo instrumento para isto”, afirmou. O deputado disse ainda que procura responder as mensagens imediatamente, por meio de seu celular Blackberry. “Muitos duvidam que sou eu que estou ‘tuitando’. Sou eu mesmo”, disse, rindo.

O deputado Michel responde pessoalmente às mensagens e até os pedidos de dinheiro, mesmo que seja uma negativa. “Mais vale um ‘não’ verdadeiro do que um ‘sim’ mentiroso”, disse. O parlamentar conta com um suporte de sua assessoria, mas faz questão de manter o contato direto com a população, não só com eleitores.


Interatividade e muitos “amigos”

O deputado Cláudio Abrantes (PPS) é aficionado por tecnologia e internet. Ele possui um iPhone e um iPad e sempre está conectado às redes sociais. Abrantes possui dois perfis e uma pagina no FB e, ainda, uma conta no Twitter. “A rede social é um instrumento rápido, moderno, mas não pode substituir o corpo-a-corpo com a população”, comentou.
Segundo o deputado, ele administra a própria conta do Twitter e no FB recebe alguma ajuda de assessores. “As mensagens eu respondo pessoalmente, todos os dias. As postagens no mural, só as que são mais específicas. Se for pedido de agenda, por exemplo, minha assessoria responde. Mas acompanho tudo”, disse. Cláudio Abrantes, no momento da redação desta matéria, era um dos distritais com mais seguidores.
O distrital Raad Massouh (PPL), embora não pareça, também é ligado às tecnologias. Com seu iPhone e seu iPad, faz questão de ler e postar todas as mensagens no Twitter e no Facebook. “Uso todas as redes sociais para informar ao povo sobre as ações parlamentares e meu trabalho pela comunidade. É por meio do ‘Face’, twitter e do meu blog que recebo dezenas de sugestões que sempre melhoram o meu trabalho”, explica o deputado.
Raad também está “bem de amigos”. Possui 4.997 em seu perfil 1 e outros 496 no segundo perfil. E afirma: “Gosto tanto dos recursos tecnológicos que até para passar recados aos meus assessores e funcionários eu uso o celular e mando mensagens”.
O líder do bloco PT-PRB, deputado Chico Vigilante, cuida de sua conta no FB, com ajuda da assessoria. Em seu perfil são postadas fotos, matérias, “bom dia”. O parlamentar responde todas as mensagens e gosta da ‘modernidade’. “Temos uma boa interação com os amigos”, afirmou.




“Amigos” no Facebook *



Agaciel Maia (PTC): 3.999
Aylton Gomes (PR): 2.131 (perfil 1); 558 (perfil 2)
Benedito Domingos (PP): 2.006
Benício Tavares: não tem perfil
Celina Leão (PSD): 1.671 (perfil 1); 819 (perfil 2)
Chico Leite: não tem perfil
Chico Vigilante (PT): 4.437
Cláudio Abrantes (PPS): 5000 (perfil 1); 136 (perfil 2)
Dr. Charles (PTB): não tem perfil
Dr. Michel (PSL): 4.972
Eliana Pedrosa (PSD): 4.992
Evandro Garla (PRB): 3.024
Joe Valle (PSB): 4.690
Liliane Roriz (PSD): 4.889
Luzia de Paula (PPS): 2.410
Olair Francisco (PTdoB): 4.971
Patrício (PT): 5.051
Professor Israel Batista (PDT): 5.000
Raad Massouh (PPL): 4.997 (perfil 1); 496 (perfil 2)
Rejane Pitanga: perfil fechado
Rôney Nemer (PMDB): 443
Washington Mesquita (PSD): 2.491
Wasny de Roure (PT): 824
Wellington Luiz (PPL): 5.001


*Números até a noite de terça-feira, 20 de dezembro.


À vontade para ouvirem críticas

O distrital Professor Israel Batista (PDT) tem hoje 5000 amigos no Facebook (limite máximo). Além disso, possui cerca de 900 assinantes e 325 amigos no perfil institucional, criado recentemente. O parlamentar atualiza pessoalmente suas páginas, mas conta como o suporte profissional da assessoria na orientação de como trabalhar as temáticas, abordar assuntos e realizar campanhas.
De acordo com o distrital, as redes sociais possibilitam uma relação direta e transparente entre o cidadão e o parlamentar e permitem uma maior interação com os eleitores que compartilham valores e objetivos comuns de forma não hierárquica. “Na internet, as relações são horizontais e as pessoas se sentem mais à vontade para criticar, sugerir e cobrar”, afirmou.
Sobre o impacto desse tipo de ferramenta na política, Israel lembrou a eleição do presidente norte-americano. “Foi um divisor de águas na forma de se fazer campanha política pela internet. Esse exemplo demonstra que a sociedade civil, ao se mobilizar por meio das redes sociais, é capaz de alterar os rumos de um país”, disse. Segundo ele, ele aprovou um projeto de lei sugerido por um cidadão no Facebook.
Benedito Domingos (PP), tem mais de 2 mil amigos no FB, atualizado por sua assessoria. “É um meio de aproximação e interação com o cidadão. O eleitor quer saber as proposições e o dia a dia do parlamentar. Percebo isso, através do feedback que recebo diariamente”, comentou.










http://www.alo.com.br/noticias/ultim...Noticia=151741
Reply With Quote