View Single Post
  #153  
Old Posted Mar 2, 2012, 1:07 PM
Fullgencio's Avatar
Fullgencio Fullgencio is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília (DF)
Posts: 112
Vale a pena comprar imóvel no Rio?
Leitor quer saber se imóveis continuam a ser um bom negócio ou se valorização já foi longe demais


Leblon: no bairro mais valorizado do Rio, imóveis já chegam a custar 50.000 reais o metro quadrado

Pergunta do internauta: Moro no Rio de Janeiro e a valorização imobiliária aqui foi estrondosa nos últimos anos. Tenho dinheiro para comprar um apartamento à vista, que me serviria como renda. Mas vale a pena comprar o imóvel ou deixo o dinheiro aplicado, visto que a valorização não deve continuar e aplicado, o dinheiro me renderia bem mais do que o aluguel do mesmo?

Como sua preferência é por receber uma renda mensal, sugiro deixar o dinheiro aplicado. Assim, você se protegerá da incerteza do mercado imobiliário, visto que pode existir dificuldade em encontrar um inquilino. A situação embaraçosa pelo qual passa o mercado de imóveis dos EUA e na Espanha mostram outros riscos de se investir neste setor. Assim, para lucrar com imóveis, vai ser necessário cada vez mais dedicação de tempo e estudo.

Não quero parecer pessimista, mas um dos papéis dos economistas é fazer previsões, não é mesmo? Ciclos de alta de preço são, obrigatoriamente, seguidos de baixas – e este ajuste vai atingir o nosso mercado. Mesmo não confiando nas estatísticas deste setor, a alta recente remete à pergunta sobre até quanto o preço vai subir.

Por curiosidade, visite um imóvel que acabou de ser construído, já na etapa de entrega das chaves. Não raro, haverá unidades para venda, o que mostra que a demanda não é mais a mesma dos anos anteriores.

Caso tenha recursos suficientes, é interessante manter uma parte em imóveis, outra em CDB e poupança, fundos e títulos do governo. Afinal de contas, Argentina e a Grécia estão aí para provar que mesmo os governos apresentam risco de não honrarem seus pagamentos. Os bancos Santos e Panamericano, idem.

Ou seja, não existe investimento sem risco. E oportunidade para lucrar com imóveis sempre haverá, desde que você tenha tempo para se dedicar ao setor e adote algumas estratégias mais avançadas, como reformar propriedades depreciadas ou comprar em leilão.

*Luiz Calado é economista, doutorando em finanças sustentáveis e autor dos livros “Imóveis: seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio” e “Fundos de investimento: Conheça antes de investir”.

Fonte
Reply With Quote