View Single Post
  #31  
Old Posted Oct 6, 2011, 7:34 PM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402

Eu acho que faz bastante sentido essa taxa de conexões, já que os serviços do aeroporto geralmente são utilizados.

Outra coisa, a taxa SEMPRE foi paga pelo consumidor e NUNCA foi imbutida no preço da passagem, como a reportagem deu a entender. É bem discriminado o valor pago pelo trecho e as taxas. No caso apenas a taxa de embarque. Ocorreria apenas a inclusão da taxa de conexões, quando fosse o caso...

Isso nos faz dar conta que tendo o AIJK uma movimentação aproximada de 15 milhões de pax/ano, ele realiza cerca de 7,5 milhões de embarques, mas só recebe a taxa de embarque de uma parcela desses. Não sei precisar atualmente qual é o percentual de conexões em BSB, mas são milhões de passageiros que usam o aeroporto sem que nenhum centavo de suas taxas de embarque fiquem por aqui. O mesmo ocorre com GRU, VCP, CGH, GIG, CNF... A alternativa é retirar do aeroporto emissor parte da taxa que está recebendo integralmente. Só assim o consumidor não é onerado em nada, caso contrário, são duas taxas e a empresa aérea nada tem a ver com isso...
Reply With Quote