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  #981  
Old Posted Jul 30, 2013, 11:26 AM
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Obras ao redor do balão do aeroporto só devem ficar prontas em maio de 2014



Conclusão deve acontecer cerca de um mês antes do primeiro jogo da Copa do Mundo em Brasília. As obras custarão R$ 44,3 milhões, entre recursos do GDF e do governo federal


Foto: DER

Vista aérea das intervenções no balão de acesso ao terminal aeroviário: promessa de melhorias na região marcada por congestionamentos


Quem circula pelos arredores do aeroporto, principalmente os moradores do Park Way, do Núcleo Bandeirante e do Lago Sul, vai enfrentar os transtornos no Balão Sarah Kubitschek, no acesso ao terminal, por pelo menos 10 meses. O prazo final para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entregar as obras da DF-047 é 20 de maio de 2014, poucos dias antes do primeiro jogo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha pela Copa do Mundo, marcado para 15 de junho. No projeto, estão previstas vias marginais em frente às concessionárias, uma passagem subterrânea ligando o aeroporto ao Plano Piloto, além de uma faixa extra nos acessos ao balão (veja ilustração).

Até lá, os condutores precisarão de paciência. Cerca de 80 mil veículos transitam, diariamente, na pista, no trecho entre o Viaduto Camargo Corrêa, na Estrada Parque Guará (EPGU), e o balão. Um desvio alterou o fluxo e tornou o trajeto confuso para quem não passa pelo local com frequência. A principal queixa é a maior extensão da antiga rotatória, que deixou o retorno mais distante, em frente à entrada do Park Way, no caminho para o terminal. A recomendação é diminuir a velocidade e estar atento às entradas para a Estrada Parque Dom Bosco ou para a DF-047, destino da maior parte dos motoristas. O caos é ainda pior, porque as obras do BRT Corredor Eixo Sul ocorrem paralelamente.







http://www.correiobraziliense.com.br...-de-2014.shtml
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  #982  
Old Posted Jul 31, 2013, 2:52 PM
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Começa preparação para retomada de obra do viaduto da W3 Sul



Representantes da Secretaria de Obras e das empresas vencedoras da recente licitação para a construção do viaduto do final da W3 Sul se reunirão hoje para estabelecer o cronograma para execução do projeto, processo cujo recomeço está previsto para agosto.

De acordo com informações da secretaria, está acertada a imediata preparação do canteiro de obras, localizado próximo à quadra 516, onde os trabalhos estavam paralisados desde setembro de 2010 devido a entraves jurídicos.

Para esse reinício acontecer, entretanto, será necessária a reestruturação do local, com a poda do mato, a substituição dos tapumes velhos ou danificados por novos, além de um processo de análise topográfica do solo.

O GDF, paralelamente, prepara uma série de ações de comunicação para detalhar à população os benefícios desse viaduto por onde passarão veículos e também dois novos meios de transportes para atender aos brasilienses: o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Expresso DF Oeste.

Esse último modal será um corredor, exclusivo para ônibus articulados, que ligará Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga ao Plano Piloto, e passará pelo Setor Policial Sul até a Estação Asa Sul.

A conclusão do viaduto –projetada para 2014– ficará a cargo da Secretaria de Obras, após acordo firmado entre a pasta e o Metrô-DF, órgão responsável pelo projeto do VLT.













http://www.jornaldebrasilia.com.br/s...-sul&id=485939
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  #983  
Old Posted Jul 31, 2013, 7:33 PM
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Finalmente, mais temo por um detalhe, o viaduto irá atender as especificações técnicas para o BRT e VLT?
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  #984  
Old Posted Aug 5, 2013, 11:19 AM
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Diferença entre quantidade de vagas e número de carros é cada vez maior



É cada vez maior a diferença entre o número de veículos e a quantidade de espaços para estacioná-los na capital federal. Além de atrapalhar o fluxo, o problema resulta em perda de tempo, revolta do motorista e desrespeito às leis de tráfego


Foto: Breno Fortes

A cena de carros amontoados e estacionados em fila dupla é frequente durante a semana no Setor Comercial Sul

Se dirigir em Brasília é um estresse por causa da quantidade de veículos, imagine estacioná-los. A relação entre o número constante de vagas de estacionamento e o aumento contínuo da frota se transforma, a cada ano, em uma equação de difícil solução. O problema é grave no centro da capital, nos setores Comercial Sul, Hoteleiro Sul e Norte e Hospitalar. Por esses lugares, é comum ouvir histórias de pessoas que circulam pelas quadras por meia hora até encontrarem um lugar para deixar o carro. Em outros casos, os motoristas desistem da busca e improvisam estacionamentos em áreas proibidas ou ocupam aquelas destinadas aos espaços especiais.



Em um cenário no qual 73% da frota do Distrito Federal é composta por automóveis, a pergunta que se coloca é: até quando as vias comportarão tamanha demanda? De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), há pelo menos 1.441.912 veículos em circulação. Do total, 1.052.676 são carros. Em segundo lugar, aparecem as motocicletas, que correspondem a 162.391 unidades (leia ilustração). Além disso, se avaliados os últimos 12 anos, constata-se um crescimento de 60% da frota.

Para evitar o colapso do trânsito a curto prazo, é imprescindível o investimento em transporte público de qualidade, segundo o professor doutor em estudos do transporte da Universidade de Brasília (UnB), Paulo César Marques. “É preciso dar à população alternativas que reduzam a dependência do transporte particular”, defende.

A medida se mostra ainda mais urgente nas áreas centrais das cidades, segundo Marques. “O grande problema da falta de vagas, no Setor Comercial Sul, por exemplo, não é causado por quem vai lá para comprar. É por quem trabalha na região e deixa o carro no estacionamento o dia todo”, explica. Na avaliação do especialista, isso dificulta a rotatividade dos espaços. “Assim, o local fica cheio sempre”, critica o educador da UnB.













http://www.correiobraziliense.com.br...ez-maior.shtml
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  #985  
Old Posted Aug 6, 2013, 12:15 AM
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E o trevo de triagem Norte? Já não devia ter iniciado as obras?
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO DISTRITO FEDERAL
SUPERINTENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
DIRETORIA DE MATERIAIS E SERVIÇOS
EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº008/2013


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal - DER/DF comunica que às dez horas do dia dezesseis de setembro de 2013, na Sala Engenheiro Jofre Mozart Parada, no Setor de Administração Munipal, Bloco "C", 2º andar, sala 208, fará realizar licitação do tipo técnica e preço, na modalidade CONCORRÊNCIA, na forma de empreitada por preço global, devidamente autorizada pelo Diretor Geral, para execução dos serviços objeto deste Edital, de conformidade com o que consta no processo n.º113.005297/2013, mediante as condições constantes deste e seus Anexos, e sob a regência da Lei n.º 8.666/93.
Na hipótese de não haver expediente na data acima fixada, a licitação será realizada no primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local.

I - DO OBJETO DA LICITAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para supervisão das obras de implantação do Trevo de Triagem Norte (TTN), remodelação da ponte do Braghetto, reabilitação de pavimentos e adequação da capacidade de tráfego nas rodovias DF-002 (ERN) e DF-007 (EPTT). Tudo conforme os anexos deste Edital, com valor previsto de R$ 7.021.461,79 (sete milhões, vinte e um mil, quatrocentos e sessenta e um reais e setenta e nove centavos).
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  #986  
Old Posted Aug 6, 2013, 12:18 AM
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Enquanto não sair o ganhador dessa licitação para a empresa de supervisão, não será iniciada as obras, mas após sair o ganhador da Licitação, devem ser iniciada as obras ainda em Setembro
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  #987  
Old Posted Aug 6, 2013, 2:09 AM
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Originally Posted by MAMUTE View Post
Enquanto não sair o ganhador dessa licitação para a empresa de supervisão, não será iniciada as obras, mas após sair o ganhador da Licitação, devem ser iniciada as obras ainda em Setembro
Obrigado!!! E a 2 ponte do Lago Norte tem notícias? Quando o ON morreu o Agnelo disse que ía fazer mas até agora nada. Acho que ele só queria se promover e ganhar espaço na TV.
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  #988  
Old Posted Aug 6, 2013, 2:34 AM
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Obrigado!!! E a 2 ponte do Lago Norte tem notícias? Quando o ON morreu o Agnelo disse que ía fazer mas até agora nada. Acho que ele só queria se promover e ganhar espaço na TV.
Ela até pode sair, mais no outro governo, então depois de 2014.
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  #989  
Old Posted Aug 6, 2013, 2:22 PM
gabriel_soninho gabriel_soninho is offline
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Obrigado!!! E a 2 ponte do Lago Norte tem notícias? Quando o ON morreu o Agnelo disse que ía fazer mas até agora nada. Acho que ele só queria se promover e ganhar espaço na TV.
Olha aí essa notícia:

PARCERIA PÚBLICA: PARA O NORTE E AVANTE

OAS e JC Gontijo estudam a viabilidade da construção de duas pontes e de um túnel no Lago Norte. O consórcio propõe uma contrapartida do governo em terrenos na área mais valorizada pelo futuro complexo viário


Setor Taquari: a expectativa é de que a região receba bairro residencial para 100 000 pessoas

Uma intenção manifesta no plano urbanístico de Lucio Costa que passou quase trinta anos no limbo foi retomada. Vista como polêmica no passado, ela agora caminha em ritmo acelerado. Trata-se da construção de um complexo viário chamado Nova Saída Norte, que ligará, por meio de duas pontes e um túnel, a L4 Norte ao Setor de Mansões do Lago Norte. A intervenção criará ainda uma alternativa de passagem para quem vem do Setor Taquari, de Sobradinho, Planaltina, Paranoá e Itapoã rumo ao centro de Brasília, com a promessa de encurtar caminho. Embora pensada também como uma solução para desafogar o trânsito na Ponte do Bragueto, por onde passam 80 000 carros diariamente, a modificação divide opiniões. Há moradores favoráveis, mas também aqueles que temem pelos transtornos de uma obra prevista para durar quatro anos. ...

Uma negociação ainda tratada nos bastidores promete apimentar a controvérsia sobre a implementação da Nova Saída Norte. Como a obra será tocada por meio de uma parceria público-privada (PPP), o governo terá de entrar com a contraprestação no projeto. Em vez de pagar sua parte em dinheiro, avalia dar como moeda de troca lotes do Setor Taquari, uma das regiões que mais serão valorizadas se o complexo viário ficar pronto. A proposta é discutida com o consórcio que ganhou o direito de estudar a viabilidade técnica, econômica e financeira da Nova Saída Norte. Ele é formado pelas empresas OAS e JC Gontijo. O grupo vai disputar também a licitação para tocar a obra. Ou seja, se vencer terá a perspectiva de erguer no coração do Distrito Federal um negócio da China: um novo bairro residencial para até 100 000 habitantes.

O destravamento do projeto começou em 4 de dezembro do ano passado, quando o GDF publicou o Edital de Chamada Pública 3 de 2012. O comunicado oficial abria seleção para escolher a empresa interessada em sugerir uma solução viária para desafogar aquela área da cidade. Apresentaram-se a Deloitte Touche Tohmatsu Consultores Ltda, a EGL Engenharia Ltda. e a OAS/JC Gontijo. O governo considerou que, das três candidatas, apenas o consórcio formado por essas duas últimas empresas preenchia os requisitos. Entre as exigências estava ter expe-riência com PPPs, o que determinou que a OAS fosse a líder da parceria.

Após a convocação pública, tecnicamente chamada de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em 15 de março o Poder Executivo publicou a autorização para que as empresas vencedoras começassem a trabalhar. O prazo de elaboração do projeto foi de noventa dias, até que, em 15 de maio, o estudo foi entregue ao conselho gestor de PPPs do governo. Ele apresenta em detalhes onde serão feitas as modificações viárias, sugere layout e estimativa de custos.

Segundo informações do conselho gestor, o GDF pretende aproveitar o projeto da ponte apresentado pelo escritório de Oscar Niemeyer, que fez o esboço em 1986, a pedido do então governador José Aparecido de Oliveira, depois atualizado (veja abaixo). Na época, a proposta gerou grande polêmica. Moradores do Lago Norte se uniram e fizeram um abaixo-assinado contra as obras. Argumentavam que a construção de outros acessos à península tornaria o local mais vulnerável à violência. A ideia acabou engavetada. O assunto voltou a ser debatido no governo de José Roberto Arruda, cuja gestão foi encurtada em decorrência dos escândalos de corrupção. Mais uma vez a sugestão ficou escanteada.

Desde o ano passado o processo engrenou e agora anda a passos ligeiros. A análise preliminar das obras está pronta e atualmente o governo avalia o estudo apresentado pela OAS/JC Gontijo. A estimativa é que até o fim deste semestre o projeto esteja no ponto para ser licitado, após consulta pública. Nesse momento, será escolhida a empresa que vai de fato tocar a obra.

No Centro Administrativo do GDF, a maior PPP do Distrito Federal, a Odebrecht se associou à Via Engenharia. Juntas, as empreiteiras desenvolveram o estudo prévio e venceram a licitação para construir o novo setor, endereço da burocracia. A expectativa da OAS e da JC Gontijo é trilhar a mesma parceria bem-sucedida.

O governo afirma que ainda não aprovou a proposta do consórcio e por isso mantém os detalhes sobre as intervenções em sigilo. VEJA BRASÍLIA teve acesso a trechos do estudo elaborado pelo consórcio que informa, por exemplo, a estimativa de custo das obras, orçadas em 2,45 bilhões de reais.

O novo complexo seguirá orientações do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU) e terá ao todo 22,3 quilômetros, divididos em sete segmentos (veja nos mapas acima). O primeiro deles será a ligação entre a L2/L4 Norte e o Lago Paranoá, com extensão de 1 300 metros. A via terá início próximo ao Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). A partir daí, haverá uma ponte estaiada de 1 260 metros, que desembocará na altura da QL 8 e QL 10 do Lago Norte.

No final dela, estava prevista a construção de uma via que cortaria a península de uma margem a outra. Para diminuir o desconforto de uma obra que atravessaria todo o bairro, o que exigiria um delicado processo de desapropriações e mudança na rotina dos moradores, o projeto atual prevê um túnel de 1 700 metros de extensão. No final da passagem sob a península, serão construídos mais 600 metros de ponte. A via suspensa seguirá o modelo da sustentação de concreto, sem a estrutura estaiada, muito usada na redução de custo da obra, mas que só compensa para distâncias maiores.

Partindo do Setor de Mansões do Lago Norte, haverá uma pista com 5 600 metros que chegará à DF-001 e uma outra via do Setor Taquari ao Paranoá com mais 5 690 metros. Hoje, a BR-020 é o principal acesso a Sobradinho e Planaltina e também a municípios goianos como Formosa. A estimativa é que a nova estrutura reduza em até 15 quilômetros o percurso de quem vem dessa região para o Plano Piloto.

Quando o primeiro croqui da Saída Norte foi desenhado, na década de 80, estavam previstas duas pistas de cada lado da via. Mas a atualização do projeto, feita pelo escritório do arquiteto Carlos Magalhães em parceria com Oscar Niemeyer, aumentou a via para quatro pistas, uma delas exclusiva para o transporte coletivo. Há também a previsão da instalação de uma ciclovia. “É uma obra que já nascerá com sua capacidade máxima de fluxo, de tão sobrecarregado que está o tráfego no local”, diz o secretário executivo do Comitê Gestor de PPPs do GDF, Márcio Galvão. Ele é o porta-voz do governo sobre o novo complexo da Saída Norte. Nos bastidores, no entanto, o projeto está nas mãos do vice-governador, Tadeu Filippelli (PMDB), que na partilha do poder com o PT de Agnelo Queiroz ficou à frente dos assuntos referentes a obras.

Depois do centro administrativo, o complexo viário norte será uma das principais intervenções na cidade construídas a partir do modelo de PPPs, que tem entre suas regras a ampliação do prazo de pagamento do governo ao setor privado. No caso das intervenções em estudo pelo consórcio da OAS/JC Gontijo, com a análise da contrapartida em terrenos do Taquari, esse prazo pode não existir. O documento a que a reportagem teve acesso revela que a proposta da troca de glebas inclui ainda obras adicionais de urbanização “para atender ao futuro adensamento da área em estudo para aproximadamente 100 000 pessoas”.

O governo justifica que a possibilidade pode ser vantajosa, porque desafoga o limite legal previsto de contraprestação para esse tipo de parceria. O máximo que o governo pode empenhar é 5% de sua receita corrente líquida, o que equivale hoje a cerca de 800 milhões de reais. O Centro Administrativo já consome 150 milhões de reais desse limite. Além do projeto, outras ações no formato de PPPs estão em análise, como a construção de um Centro de Gestão Integrada, a estação de tratamento de resíduos sólidos urbanos e a construção de mais dois presídios, bem como do anexo do Hospital de Base. “Todos esses projetos extrapolam o limite máximo que temos de endividamento. Portanto, alternativas como o pagamento em terrenos podem ser uma saída bastante interessante”, defende Márcio Galvão, do comitê de PPPs.

Tal opinião recebe eco do representante jurídico do consórcio OAS/JC Gontijo, o advogado Herman Barbosa. “Foi realizada uma simulação para que esse pagamento fosse feito em dinheiro ou em terrenos e verificou-se que a última opção ficava mais vantajosa e barata para o DF”, diz. Essa, no entanto, é uma vantagem que precisa ser pesada do ponto de vista do interesse público. O barato hoje, quando o terreno ainda não foi impactado com a certeira valorização, pode sair caro ao coletivo. Representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) consideraram a proposta curiosa, embora no atual estágio do projeto não seja possível fazer nenhuma ressalva sobre a negociação. Os promotores, no entanto, estão de olho nos desdobramentos da PPP.

Legado de Niemeyer

A planta original dos anos 80, que deve orientar a obra, recebeu alterações

A passagem suspensa tem quatro pistas, uma delas exclusiva para ônibus, e previsão de ciclovia

Intervenções necessárias

Confira como deve ficar a Nova Saída Norte, uma obra hoje orçada em 2,45 bilhões de reais

Trânsito versus segurança

Moradores do Lago Norte acreditam que a obra melhorará o acesso até lá, mas há quem tema o aumento da violência

Ponte do Bragueto: movimentação de 80 000 carros por dia

Com cerca de 5 000 residências, o Lago Norte é hoje o endereço de 34 000 moradores do Distrito Federal. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), passam diariamente pela Ponte do Bragueto, a caminho de lá, aproximadamente 80 000 carros. Para a administradora da região, Sandra Faraj, o bairro chegou ao seu limite de mobilidade. Segundo ela, é fundamental que o governo pense em soluções para desafogar o trânsito e melhorar o acesso ao local. “O projeto da Nova Saída Norte trará mais benefícios do que desvantagens”, acredita Sandra, para quem a principal crítica ao projeto deve ser equacionada a partir da proposta de fazer um túnel. “Seria um desgaste grande se a via cortasse a península por cima. Mas, se a solução for o túnel, boa parte do transtorno será evitada”, confia. O prefeito comunitário do Lago Norte, Dyonélio Francisco Morosini, conta que em 2002, época em que também atuou como representante dos moradores, chegou a fazer uma pesquisa com eles. Na ocasião, sete em cada dez entrevistados se mostraram favoráveis à construção da nova ligação. Morosini, no entanto, não tinha conhecimento de que o projeto foi retomado pelo governo. Ele defende a ideia de que haja um amplo debate sobre o assunto. “Temos de discutir com as pessoas que serão diretamente afetadas pela proposta”, sugere. Morosini afirma que a principal ressalva entre os que são contrários ao projeto é que as novas vias de acesso se estendam para depois do Paranoá, o que demonstra a recorrente preocupação com a segurança. “Temos de estar atentos a isso, mas não é possível esquecer o problema do trânsito. Em oito anos, a Ponte do Bragueto estará intrafegável”, considera o prefeito comunitário.


Fonte: Revista Veja Brasília - Nº 9 - 04/08/2013
http://emicles.blogspot.com.br/2013/...-e-avante.html
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  #990  
Old Posted Aug 6, 2013, 8:08 PM
yuri radd yuri radd is offline
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Eu ainda prefiro um via no nível do solo ao invés do túnel. O único ponto ruim realmente, seria a retirada de alguns moradores. O Lago Norte já tem uma densidade populacional baixíssima (comparado ao que deveria ser pelo lugar que ocupa) para mais gente sair.
Mas sendo um túnel mesmo, terá acessos dentro do Lago Norte, né?
E podem anotar isso. Vai demorar, mas um dia também farão um ponte ligando o fim do Lago Norte à Concha Acústica.
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  #991  
Old Posted Aug 6, 2013, 8:52 PM
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Olha aí o que eu falei, e no outro forum eu era ridicularizado. Então irão construir um tunel no Lago Norte, para não atrapalhar os burgueses conservadores do Lago Norte. Querem apostar, que depois da obra pronta, esses mesmos moradores se sentirem incomodados com o povo passando no subsolo. Querem apostar.
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  #992  
Old Posted Aug 6, 2013, 8:55 PM
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Eu ainda prefiro um via no nível do solo ao invés do túnel. O único ponto ruim realmente, seria a retirada de alguns moradores. O Lago Norte já tem uma densidade populacional baixíssima (comparado ao que deveria ser pelo lugar que ocupa) para mais gente sair.
Mas sendo um túnel mesmo, terá acessos dentro do Lago Norte, né?
E podem anotar isso. Vai demorar, mas um dia também farão um ponte ligando o fim do Lago Norte à Concha Acústica.
Esse projeto nunca sairá do papel, até mesmo porque, a região é área de segurança nacional. Então esqueça essa ponte. E outra, a ponta do Lago Norte, é APP. Então nada pode ser construído ali.
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  #993  
Old Posted Aug 9, 2013, 2:01 AM
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Licitação para obras nos balões do Torto e Colorado pode prosseguir desde que tenha licença ambienta

O Tribunal de Contas do DF autorizou a continuidade da Licitação do DER-DF para contratação de empresa especializada na pavimentação da Ligação Torto-Colorado (rodovias DF-001, DF-150 e DF-007).

Em decisão anterior, a Corte havia suspendido o certame estimado em R$ 79.761.689,03, devido à ausência de licença ambiental, e determinou que o DER/DF se justificasse ou adotasse correções no projeto básico e planilha orçamentária.

O plenário entendeu que não havia necessidade de manter o pregão suspenso, uma vez que as recomendações técnicas podem ser providenciadas antes da republicação do edital.

Em relação à falta de licenciamento ambiental, o Tribunal entende que não há impedimento ao prosseguimento licitatório, desde que o órgão licitante seja alertado de que o contrato somente pode ser assinado após autorização do órgão de fiscalização ambiental.

O TCDF determinou, então, a continuidade do certame, desde que seja condicionada a assinatura do contrato à obtenção do licenciamento ambiental. A Corte determinou, também, que seja revisto o projeto básico e as revisões da planilha estimativa, bem como seja republicado o edital, após a adoção das propostas indicadas.

Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

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  #994  
Old Posted Aug 9, 2013, 6:20 AM
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Obras do viaduto no fim da W3 Sul vão alterar o trânsito na região

Um novo desvio de acesso às vias W2, W3 e EPTG será criado


Com o fim das obras, sentido da W2 será invertido Divulgação


O tráfego de veículos no fim da Asa Sul sofrerá alterações, em 30 dias, quando ficará pronto um desvio de 400 m que dará acesso às vias W2, W3 Sul e EPTG, e possibilitará o início da construção de um viaduto para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) e o Expresso DF Oeste.

— O trânsito naquele local é improvisado justamente para construir esse viaduto. Agora, construiremos, de forma paralela, um novo desvio para podermos iniciar as obras, explicou o secretário de Obras, David de Matos.

A nova pista terá três faixas de rolamento, custará R$ 400 mil, e será feita pela mesma empresa vencedora da licitação para a construção do viaduto. O valor destinado ao financiamento dessa intervenção faz parte do orçamento total de R$ 14,7 milhões da criação do complexo de mobilidade.

Com a nova pista em funcionamento, a atual será desativada e o tráfego de veículos na via W2 Sul será invertido e começará a operar no sentido Sul-Norte, intervenção que será divulgada aos condutores por sinalização e campanhas informativas.

De acordo com Matos, todas as medidas necessárias serão tomadas para evitar os transtornos à população durante a construção.

— Aquela região tem um trânsito pesado e vamos fazer uma pavimentação que suporte a demanda. Queremos, ao máximo, minimizar os transtornos e não atrapalhar o trânsito.

Para fazer o desvio, será necessário efetuar a derrubada de quatro árvores não nativas, que serão compensadas pela Secretaria de Obras futuramente, após indicação dos órgãos ambientais do Distrito Federal.

O projeto do novo viaduto no final da W3 Sul, segundo o secretário, dará mais mobilidade à população e possibilitará rotas mais curtas.

Atualmente, quem trafega pela região precisa percorrer grandes distâncias para acessar retornos e, com a construção da nova estrutura, a mudança de direção poderá ser feita pelas tesourinhas do próprio viaduto.

A parte de cima do empreendimento servirá também para passagem do Expresso DF Oeste, novo meio de transporte que está em fase de implantação pelo Governo do Distrito Federal. Já a parte debaixo servirá, futuramente, para a passagem do VLT.

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  #995  
Old Posted Aug 9, 2013, 3:40 PM
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Esse projeto nunca sairá do papel, até mesmo porque, a região é área de segurança nacional. Então esqueça essa ponte. E outra, a ponta do Lago Norte, é APP. Então nada pode ser construído ali.
Pois é, eu sempre escuto que não pode por causa da residência presidencial, mas nunca souberam me dizer qual é o raio dessa área de segurança. Mas olha, essa notícia acima deu a resposta para os 2 problemas. Só fazer um túnel. Não tira 1 graminha dessa APP, e na outra margem vai atingir área já urbanizada.
Ainda aposto que sai viu. Com o adensamento da parte nordeste do DF, a L4 vai ser essencial pra ajudar a distribuir o tráfego.
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  #996  
Old Posted Aug 9, 2013, 7:41 PM
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Pois é, eu sempre escuto que não pode por causa da residência presidencial, mas nunca souberam me dizer qual é o raio dessa área de segurança. Mas olha, essa notícia acima deu a resposta para os 2 problemas. Só fazer um túnel. Não tira 1 graminha dessa APP, e na outra margem vai atingir área já urbanizada.
Ainda aposto que sai viu. Com o adensamento da parte nordeste do DF, a L4 vai ser essencial pra ajudar a distribuir o tráfego.
Lá tem um problema maior, o CLUBE DO CONGRESSO, então ali também é área de segurança nacional, então, uma ponte ou tunel ligando a Peninsula Norte ao Plano Piloto está fora de cogitação.
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  #997  
Old Posted Aug 12, 2013, 12:41 AM
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Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Lá tem um problema maior, o CLUBE DO CONGRESSO, então ali também é área de segurança nacional, então, uma ponte ou tunel ligando a Peninsula Norte ao Plano Piloto está fora de cogitação.
A pista principal do Lago Norte já margeia metade do clube. Eu até entendo os argumentos contra uma ponte, mas um túnel não traria nenhum perigo para nenhum político.
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  #998  
Old Posted Aug 12, 2013, 12:56 AM
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Originally Posted by yuri radd View Post
A pista principal do Lago Norte já margeia metade do clube. Eu até entendo os argumentos contra uma ponte, mas um túnel não traria nenhum perigo para nenhum político.
Mas se fizerem as pontes e o túnel pelo meio da península não inviabilizaria essa outra ponte???
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  #999  
Old Posted Aug 12, 2013, 1:08 AM
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Originally Posted by MAMUTE View Post
Mas se fizerem as pontes e o túnel pelo meio da península não inviabilizaria essa outra ponte???
Esse sim seria o maior problema, mas como estou falando de longo prazo, ainda acho que será construída. O trânsito vai aumentar muito, a mancha urbana vai crescer, e esse túnel criaria um corredor bem interessante.
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  #1000  
Old Posted Aug 12, 2013, 2:20 AM
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Originally Posted by MAMUTE View Post
Mas se fizerem as pontes e o túnel pelo meio da península não inviabilizaria essa outra ponte???
O tunel é apenas no trecho do Lago Norte. Eu avisei, se existe resistência dos moradores, que eles se lasquem com o transito na ponte do Bragueto. Eu avisei, e reitero. As necessidades de muitos sobressaem as necessidades de poucos. Até mesmo porque, o Lago Norte não é um paraíso como seus moradores pintam. E para bandido, querer roubar as residências não precisam de ponte. Usam bote, barco, canoa, balsa ou até jetsky ou pior, usam salva-vidas para nadar de uma margem a outra.

E não vejo o tunel inviabilizar as pontes, pois ele irá se contar uma ponte a extremidade da outra via tunel.
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