HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #41  
Old Posted Sep 30, 2011, 2:29 AM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Pode ser idiota a idéia, mas se faz necessária, pois se desde 1977 p GDF tentava colocar zona azul em Brasília e todos eram contra. Principalmente os funcionários das empresas que privatizavam o estacionamento que seria público.

E não adianta falar, o preço até era justo. Não é aquele negócio, (ironia), quem sustenta a cidade não é os funcionários públicos que ganham muito bem? Então. Pra min o GDF tem que radicalizar.

RODIZIO DE CARROS
PEDAGIO URBANO
O FIM DE ESTACIONAMENTOS PÚBLICOS NA ÁREA CENTRAL
CICLOFAIXAS OU CICLOVIAS
Cara para isso tem que ter transporte público descente, senão não funciona, assim como não funcionou em São Paulo, assim como o Vaga Facil não funcionou. O estado tem que fazer sua lição primeiro, depois impõe a população que use o transporte público. Do jeito que esta agora é ridículo.

E eu nem me importaria, pois moro a 500 metros do metrô, uso no horário em que esta vazio e tenho transporte gratuito da rodoviária para o trabalho.
Reply With Quote
     
     
  #42  
Old Posted Sep 30, 2011, 7:28 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,069
Tribunal de Contas do DF libera obras na Linha Verde


O Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) a dar continuidade às obras da Linha Verde da DF-085 (EPTG). Para isso, o TCDF liberou o andamento da concorrência para a contratação da empresa que ficará responsável pelos trabalhos. Os serviços a serem realizados são o plantio de grama, a construção de calçadas e a suavização de taludes. No entanto, o DER/DF terá que seguir algumas determinações.

São elas: terá que incluir no contrato, a ser firmado, todas as composições de custos unitários dos serviços previstos na planilha orçamentária original da concorrência. Terá ainda que disponibilizar às empresas participantes toda a documentação referente aos critérios de fiscalização e medição dos serviços que são objeto da licitação.

O DER informou por meio de sua assessoria de imprensa que agora que a continuidade da concorrência foi liberada pelo TCDF, será feita a homologação e então o Departamento dará ordem de serviço à empresa executora. Este processo deve durar no máximo 15 dias.

Histórico


A concorrência havia sido suspensa após serem constatadas algumas irregularidades. Entre elas estavam a suspeita de sobrepreço em alguns itens como volume de solo vegetal a ser transportado (R$ 380.700,00); plantio de grama (R$ 491.272,63); escavação, carga e transporte de material (diferença de R$112.350,00) e opção por tipo de grama de maior preço (diferença de R$ 512.000,00). O Tribunal determinou a revisão dos valores e a quantidades no edital ou a apresentação de esclarecimentos.

Com informações do Tribunal de Contas do Distrito Federal







http://www.correiobraziliense.com.br...ha-verde.shtml
Reply With Quote
     
     
  #43  
Old Posted Sep 30, 2011, 8:32 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
Tribunal de Contas do DF libera obras na Linha Verde


O Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) a dar continuidade às obras da Linha Verde da DF-085 (EPTG). Para isso, o TCDF liberou o andamento da concorrência para a contratação da empresa que ficará responsável pelos trabalhos. Os serviços a serem realizados são o plantio de grama, a construção de calçadas e a suavização de taludes. No entanto, o DER/DF terá que seguir algumas determinações.

São elas: terá que incluir no contrato, a ser firmado, todas as composições de custos unitários dos serviços previstos na planilha orçamentária original da concorrência. Terá ainda que disponibilizar às empresas participantes toda a documentação referente aos critérios de fiscalização e medição dos serviços que são objeto da licitação.

O DER informou por meio de sua assessoria de imprensa que agora que a continuidade da concorrência foi liberada pelo TCDF, será feita a homologação e então o Departamento dará ordem de serviço à empresa executora. Este processo deve durar no máximo 15 dias.

Histórico


A concorrência havia sido suspensa após serem constatadas algumas irregularidades. Entre elas estavam a suspeita de sobrepreço em alguns itens como volume de solo vegetal a ser transportado (R$ 380.700,00); plantio de grama (R$ 491.272,63); escavação, carga e transporte de material (diferença de R$112.350,00) e opção por tipo de grama de maior preço (diferença de R$ 512.000,00). O Tribunal determinou a revisão dos valores e a quantidades no edital ou a apresentação de esclarecimentos.

Com informações do Tribunal de Contas do Distrito Federal

http://www.correiobraziliense.com.br...ha-verde.shtml
Finalmente estão começando a enterrar os esqueletos deixados pelo seu Arruda. Já estava passando da hora.
Reply With Quote
     
     
  #44  
Old Posted Sep 30, 2011, 9:03 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Finalmente estão começando a enterrar os esqueletos deixados pelo seu Arruda. Já estava passando da hora.
Eu adoro quando o povo vem com o papo de esqueletos deixados por Arruda, de herança maldita do Arruda. Agora me diz uma coisa, qual OBRA de autoria PURO SANGUE DO LULA, DILMA E AGNELO. Nenhuma né.
Reply With Quote
     
     
  #45  
Old Posted Sep 30, 2011, 9:31 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu adoro quando o povo vem com o papo de esqueletos deixados por Arruda, de herança maldita do Arruda. Agora me diz uma coisa, qual OBRA de autoria PURO SANGUE DO LULA, DILMA E AGNELO. Nenhuma né.
Oxé mais besta ainda é toda vez que a gente critica um politico já aparece alguem dizendo: -Ah mas e o "séi lá quem", fez não sei o que.

O esqueleto foi deixado pelo Arruda e dai? Pouco me interessa quem teve a ideia, quem não teve. Me interessa a obra pronta seja lá por quem.

O que tem a ver o Lula, a Dilma com a paralisação da Linha Verde? E mesmo a origem deste projetos tbm não são do Arruda. O projeto Brasília Integrada, foi feito ainda no governo do Roriz, depois revisto pelo Arruda, vai ter parte feito pelo Agnelo (assim espero) e caberá ao proximo governador tocar o bonde.

Governar uma cidade não é concurso de originalidade, e de bons projetos as gavetas dos governos estão cheias. Governador para mim é só um grande sindico e não me abalo por nenhum deles.

Para mim o Arruda foi um merda que deixou a cidade com um monte de obras paradas na justiça e jogou o resto da dignidade da cidade no lixo, não tenho nenhuma pena dele, e se a Agnelo não fizer um bom governo que vá para o limbo tbm. Mania besta de brasileiro ficar babando em politicos.
Reply With Quote
     
     
  #46  
Old Posted Sep 30, 2011, 9:34 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Oxé mais besta ainda é toda vez que a gente critica um politico já aparece alguem dizendo: -Ah mas e o "séi lá quem", fez não sei o que.

O esqueleto foi deixado pelo Arruda e dai? Pouco me interessa quem teve a ideia, quem não teve. Me interessa a obra pronta seja lá por quem.

O que tem a ver o Lula, a Dilma com a paralisação da Linha Verde? E mesmo a origem deste projetos tbm não são do Arruda. O projeto Brasília Integrada, foi feito ainda no governo do Roriz, depois revisto pelo Arruda, vai ter parte feito pelo Agnelo (assim espero) e caberá ao proximo governador tocar o bonde.

Governar uma cidade não é concurso de originalidade, e de bons projetos as gavetas dos governos estão cheias. Governador para mim é só um grande sindico e não me abalo por nenhum deles.

Para mim o Arruda foi um merda que deixou a cidade com um monte de obras paradas na justiça e jogou o resto da dignidade da cidade no lixo, não tenho nenhuma pena dele, e se a Agnelo não fizer um bom governo que vá para o limbo tbm. Mania besta de brasileiro ficar babando em politicos.
Ninguem não está babando ovo de ninguem, apesar que foi o único POLITICO que passou pelo BURITI, que tinha um programa de governo que estava sendo seguido a RISCA.

Bem diferente de muito politico aí que promete muito e faz pouco.
Reply With Quote
     
     
  #47  
Old Posted Sep 30, 2011, 9:44 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Ninguem não está babando ovo de ninguem, apesar que foi o único POLITICO que passou pelo BURITI, que tinha um programa de governo que estava sendo seguido a RISCA.

Bem diferente de muito politico aí que promete muito e faz pouco.
Ta, e dai? Por mim que ele dane.. Passemos a regua e vamos para o proximo.
Reply With Quote
     
     
  #48  
Old Posted Sep 30, 2011, 10:58 PM
emblazius emblazius is offline
Flamenguista
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília
Posts: 597
Ele até planejou muito e começou a fazer, porém com o custo muito ato, a corrupção generalizada. A questão é, qual partido/político não faz o que o Arruda fez? Sinceramente, eu desconheço. É aquele ditado, o que os olhos não veem o coração não sente, e no caso do Arruda, os 2 olhos viram muito bem e ele dançou.
__________________
Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos
Reply With Quote
     
     
  #49  
Old Posted Sep 30, 2011, 11:09 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Quote:
Originally Posted by emblazius View Post
Ele até planejou muito e começou a fazer, porém com o custo muito ato, a corrupção generalizada. A questão é, qual partido/político não faz o que o Arruda fez? Sinceramente, eu desconheço. É aquele ditado, o que os olhos não veem o coração não sente, e no caso do Arruda, os 2 olhos viram muito bem e ele dançou.
Sem duvida. Mas tem muito governante de bravata. Igual o Toninho do PSOL, que fala tanto mal do PT, adivinha qual era o partido que ele pertencia? E pior. Viram a propaganda politica do PSOL. Logo de cara, coloca uma guria BRANCA DE OLHOS AZUIS, que não representam nada o povo brasileiro, um povo mestiço por natureza. E pior, Toninho do PSOL, crente que tem bagagem politica devido os 500 mil votos recebidos.

Sabe daqueles 500 mil votos, 495 mil foram votos virtuais. Ele não tem nem cacife para se eleger como deputado distrital. E eu adorei a vaia que o mesmo levou quando da passeata contra a corrupção.

Detalhe, se ele foi tão popular, porque será que ocorreram as vaias.
Reply With Quote
     
     
  #50  
Old Posted Sep 30, 2011, 11:14 PM
Espartano_bsb Espartano_bsb is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 483
Já estava na hora da finalizarem a Linha Verde! Faltou apenas a ciclovia!
Reply With Quote
     
     
  #51  
Old Posted Sep 30, 2011, 11:19 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
Já estava na hora da finalizarem a Linha Verde! Faltou apenas a ciclovia!
Eu espero, pois também tem um porem, fazer uma ciclovia e não ser usada que nem as passarelas. É igual o GDF quer jogar dinheiro fora na construção de ciclovias na UNB.

Os bacanas que estudam lá, não vão deixar de ir a UNB e faculdades de carro. Nem com trem bala até o campus o povo não vai deixar a comodidade.
Reply With Quote
     
     
  #52  
Old Posted Oct 1, 2011, 12:03 AM
emblazius emblazius is offline
Flamenguista
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília
Posts: 597
O processo do Psol foi uma debandada do pessoal mais radical, comunista do antigo PT. Sairam no mensalão que foi o divisor de águas do PT, onde ele "abandonou" a bandeira da ética. Alguns ficaram no PT, tem várias correntes, CNB, OT, DS, novo rumo, mensagem ao partido e algumas outras. A Arlete é da DS, tendência ligada ao trabalhadores sem terra e da agricultura,ela era da OT, e saiu pq não abriu mão de t cargo no governo, era secretaria executiva do MDS, o que a deu verba em Brasilia e imagem. a OT, O Trabalho, é Trotskista e não tem cargos no Governo. Quem manda mesmo é a CNB, construindo um novo Brasil. Tem tb o PSTU que é composto pelo antigo PCB (partidão), que tb ganhou novos integrantes após o mensalão do PT. A bem da verdade, quando chegam no poder ficam maravilhados com as regalias e não querem largar o osso. Qualquer um.

Não quero me estender, mas vabe um comentário. Até hoje a FAB não finalizou a compra dos novos caças para defesa aérea, pasmem, da capital, o 1º GDA ( frupo de defesa aerea) em anápolis, porém TODA. a frtota do GTE (grupo de Transporte especial) foi renovada com as melhores aeronaves do mundo, o GTE faz o transporte de autoridades, presidente, ministros e etc. Se soma a tudo isso, imovel funcional, celular, assessores, carro oficial, arrumar emprego para toda a familia e amigos. RAPAZ, É BOM DEMAIS, ninguém larga o osso.
__________________
Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos
Reply With Quote
     
     
  #53  
Old Posted Oct 1, 2011, 12:32 AM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Sem duvida. Mas tem muito governante de bravata. Igual o Toninho do PSOL, que fala tanto mal do PT, adivinha qual era o partido que ele pertencia? E pior. Viram a propaganda politica do PSOL. Logo de cara, coloca uma guria BRANCA DE OLHOS AZUIS, que não representam nada o povo brasileiro, um povo mestiço por natureza. E pior, Toninho do PSOL, crente que tem bagagem politica devido os 500 mil votos recebidos.

Sabe daqueles 500 mil votos, 495 mil foram votos virtuais. Ele não tem nem cacife para se eleger como deputado distrital. E eu adorei a vaia que o mesmo levou quando da passeata contra a corrupção.

Detalhe, se ele foi tão popular, porque será que ocorreram as vaias.
Ei Pesquisa vc foi na passeata? Dia 12 tamos lá de novo!
Reply With Quote
     
     
  #54  
Old Posted Oct 1, 2011, 1:17 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Quote:
Originally Posted by Jota Ferro View Post
Ei Pesquisa vc foi na passeata? Dia 12 tamos lá de novo!
Eu não estava em Brasília. Estava no INTERIOR de Goiás. Logo no dia das crianças? Eu estaria com meu filho.:
Reply With Quote
     
     
  #55  
Old Posted Oct 2, 2011, 12:38 AM
HLbsb's Avatar
HLbsb HLbsb is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 402
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu espero, pois também tem um porem, fazer uma ciclovia e não ser usada que nem as passarelas. É igual o GDF quer jogar dinheiro fora na construção de ciclovias na UNB.

Os bacanas que estudam lá, não vão deixar de ir a UNB e faculdades de carro. Nem com trem bala até o campus o povo não vai deixar a comodidade.

Você já tentou andar de bicicleta pela cidade? Eu tento e sei como é tenso ter que sinalizar a todo momento para um carro que acha que tem a preferência só porque "sou uma bicicleta". Pior, se ele passar por cima, ainda que toda a legislação reconheça a bicicleta como um veículo que utiliza DEVE utilizar as pistas quando não há ciclovias (NUNCA usar as calçadas!) ele provavelmente terá a compaixão de algum juíz que da mesma forma nunca se arriscou a circular de bicicleta pela cidade e se julga legislador (Raça bizarra essa!)

No mínimo essa ciclovia servirá aos 10mil ciclistas federados que treinam no transito brasilense. Mas o universo de ciclistas dessa cidade vai muito alem de competidores. Eu mesmo ando mais para me divertir... Aliás, um detalhe, segundo o PDAD que está sendo realizado existem mais domicílios com bicicletas do que motocicletas em varias RAs. Ah, ser ciclista também não é uma ondinha dos "verdes" da UnB

Porem, sabe qual é outro problema. Os pedrestes não respeitam as poucas ciclovias existentes. Usam para caminhar, até pela falta de parques na cidade, inviabilizando que ciclistam circulem tranquilamente.

Considerando, por fim, que uma ciclovia custa 10x menos que o mesmo trecho de rodovias e exige uma manutenção infinitamente menor, gostaria de entender essa sua resistância em ter uma cidade minimamente descente, com equipamentos que deveriam ser básicos!
Reply With Quote
     
     
  #56  
Old Posted Oct 2, 2011, 1:13 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,069
Brasil

Dilma recua e muda concessão de rodovia


O governo federal modificou o modelo de privatização de rodovias executado pela presidente Dilma Rousseff quando ela era ministra da Casa Civil, em 2007, informa reportagem de José Ernesto Credendio, Dimmi Amora e Renato Machado para a Folha.

A então ministra conduziu a privatização de sete lotes de estradas --a chamada 2ª fase da desestatização.

O modelo Dilma, explorado fartamente na campanha eleitoral de 2010, conseguiu obter contratos com baixos preços de pedágio e cronogramas curtos na entrega de grandes obras.

Mas a fórmula não deu certo e resultou em sucessivos atrasos nas obras obrigatórias, protestos de usuários e ações do Ministério Público Federal contra a demora na melhoria das estradas.

A mudança veio neste mês, quando a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou a concessão dos 475,9 km da BR-101 que cortam o Espírito Santo.

Ao contrário dos editais anteriores, o da BR-101/ES elimina grandes obras nos primeiros anos de concessão. A concessionária terá até 23 anos para entregar a duplicação de 418 km da estrada.

Até 2022, precisam ficar prontos somente 207 km de duplicação. Um trecho de 35 km só precisa estar concluído por volta de 2035.












http://www1.folha.uol.com.br/mercado...-rodovia.shtml
Reply With Quote
     
     
  #57  
Old Posted Oct 2, 2011, 8:19 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,249
Faltou as BRs 040, 050 e 060 que serão pedagiadas...
Reply With Quote
     
     
  #58  
Old Posted Oct 6, 2011, 5:45 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,069
População quer banheiros nas estações do Metrô

A assessoria do órgão diz que o Distrito Federal segue padrão mundial


Um problema frequente que os usuários do metrô do Distrito Federal tem enfrentado é a falta de banheiros públicos nas plataformas das estações. De acordo com a assessoria do metrô, cerca de 160 mil passageiros passam diariamente pelo local e o intervalo entre os trens é de aproximadamente quatro minutos.

Os únicos banheiros existentes estão disponíveis apenas para os funcionários. Segundo a assessoria do metrô, os servidores disponibilizam os banheiros para os passageiros que apresentarem justificativas para o uso do espaço, porém a população discorda da afirmação. “Eu já precisei ir ao banheiro e fui até a administração do metrô pedir e eles não autorizaram, afirmando que eram ordens superiores”, declarou a dona de casa Josicleia Ferreira, 24 anos.





A assessoria justifica a ausência de banheiros públicos como um método de preservar o Metrô, já que alguns indivíduos apedrejam, furtam e podem até usar drogas no local. Aluízio Queiroz, 69 anos, é pesquisador de história há 50 anos e afirma que essa justificativa é apenas desculpa. “Se o problema fosse vandalismo, a gente ia largar a cidade e iria morar no mato. A assessoria diz ainda que é um padrão mundial não ter banheiros públicos nas estações. Porém na Companhia do Metropolitano de São Paulo, das 64 estações que existem no estado, 30 tem banheiros públicos com acessibilidade às pessoas com deficiência física, com espaço maior, barras laterais de proteção, altura da pia adequada ao uso por cadeirantes, portas mais largas, dentre outras adaptações. Os outros 34 só não têm banheiros públicos porque são muito antigos.

Em Belo Horizonte, nove estações tem banheiros públicos funcionando. No MetrôRio (RJ), apenas quatro estações oferecem o serviço. “As mais antigas, projetadas pelo governo do estado, não foram construídas com banheiro público”, explicou o MetrôRio. Os usuários reclamam ainda da ausência de bebedouros nas plataformas. “Água é vida. Qual o problema de disponibilizar água para o povo”, disse Josicleia.














http://www.alo.com.br/noticias/ultim...Noticia=140415
Reply With Quote
     
     
  #59  
Old Posted Oct 6, 2011, 7:23 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by MAMUTE View Post
População quer banheiros nas estações do Metrô

A assessoria do órgão diz que o Distrito Federal segue padrão mundial

..............
Os únicos banheiros existentes estão disponíveis apenas para os funcionários. Segundo a assessoria do metrô, os servidores disponibilizam os banheiros para os passageiros que apresentarem justificativas para o uso do espaço, porém a população discorda da afirmação. “Eu já precisei ir ao banheiro e fui até a administração do metrô pedir e eles não autorizaram, afirmando que eram ordens superiores”, declarou a dona de casa Josicleia Ferreira, 24 anos.
..............
Como assim apresentarem justificativas? Não basta: Oh moço, eu quero ca*** ??

Mas falando serio, nunca vi um banheiro publico que durasse muito tempo, ate acho que poderia existir mas teria que ser pago, nem que seja um real, ficando gratuito apenas para os PNEs. Senão em uma semana ta tudo quebrado e um nojo.

A mesma coisa os bebedouros, em uma semana vai estar tudo quebrado.
Reply With Quote
     
     
  #60  
Old Posted Oct 10, 2011, 12:10 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 14,069
Passada a estiagem, chuva forte expõe ainda mais as falhas técnicas na EPTG


Bastou a primeira chuva forte depois da estiagem para que as falhas de infraestrutura da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), mostradas na semana passada pelo Correio, prejudicassem mais uma vez a vida dos motoristas. Por volta das 15h, era impossível trafegar na via mantendo mais de 30km/h. Poças de água, que chegaram a altura das portas dos carros, atrapalharam quem saía de Águas Claras, Guará, Taguatinga e Vicente Pires rumo ao Plano Piloto. Quem tentou fazer o caminho inverso, enfrentou o mesmo transtorno.

Choveu por apenas 20 minutos. Mesmo assim, alguns motoristas foram obrigados a parar o carro no acostamento, por não conseguir trafegar. De acordo com especialistas ouvidos pelo Correio, as obras da EPTG, que custaram R$ 306 milhões até agora, não incluem sistema de escoamento adequado para suportar o volume das águas pluviais. Outra hipótese levantada por eles é que o barro das áreas sem vegetação tenha escorrido e entupido os sistemas de drenagem.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, na semana passada, que existe a intenção de fazer o sistema de drenagem complementar em alguns pontos da via, de 12,6km. Mas, segundo o professor em engenharia de tráfego da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Cézar Marques, isso deveria ter sido feito antes de as obras serem entregues à população. “Creio que muita coisa não foi concluída. A pista não está completa e a população é quem sofre”, diz. Até quesitos simples, como o plantio de grama nos canteiros, deixam a desejar. “As chuvas, mesmo as mais fracas, podem ter levado sedimentos ao sistema de drenagem e entupido o escoamento”, afirmou.

Quando uma via começa a ser construída, a primeira parte a ser feita é o que os especialistas chamam de drenagem profunda, ou todo o sistema que fica enterrado. Logo após, são concluídos os mecanismos da superfície, que vão captar a água para que ela não empoce no asfalto. Em obras desde abril de 2009, até agora, esta segunda parte da EPTG ainda não saiu do projeto inicial. Na rodovia onde 140 mil carros passam diariamente também não há sinalizações horizontais e verticais adequadas e áreas de desacelaração e contenção. O pedestre é um dos mais afetados. Nenhuma das 15 passarelas construídas tem cobertura. Na época da chuva, quem quer atravessar tem que estar disposto a se molhar.




Na hora da chuva, motoristas tiveram de manter velocidade baixa e faróis acesos para conseguir romper a EPTG




Mortes

A alternativa para quem depende de uma das vias mais importantes do DF é esperar. “Ainda bem que hoje (ontem) era domingo. Alagamentos como o que ocorreu podem provocar a interrupção do trânsito e acidentes”, disse Paulo Cézar Marques. Até junho deste ano, 10 pessoas morreram na EPTG. Em 2010, foram 14 óbitos em 12 meses.

O especialista em patologia de estruturas da UnB Dickran Berberian afirma que se o problema for bocas de lobo entupidas, o serviço de limpeza poderia ter sido feito antes das chuvas. Foram 106 dias de estiagem antes de a cidade ter as primeiras precipitações. “Brasília sofre com os sistemas de escoamento de água malfeitos. As tesourinhas do Plano Piloto alagam quando a chuva é forte, agora a EPTG também. O problema é que para melhorar isso depois da obra pronta é necessário quebrar o asfalto. Aí vem mais gasto público e transtorno para a população”, lamentou o especialista. A reportagem entrou em contato com o DER, responsável pelas obras na EPTG, mas, até o fechamento desta edição, não havia recebido nenhuma resposta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuva até sexta-feira. Embora o Sol possa abrir pela manhã, à tarde e à noite, as precipitações devem a contecer em áreas isoladas. Hoje, a previsão é que a temperatura mínima seja de 18ºC e a máxima de 30ºC, com umidade variando entre 50% e 90%.

Para saber mais
Obras se arrastam

A reforma da EPTG começou em abril de 2009 com a previsão de terminar um ano depois. Desde então, a inauguração de toda a extensão foi adiada. Na semana passada, o DER começou a reforçar as sinalizações horizontais e verticais de alguns trechos da pista, bem como a troca de algumas placas de sinalização. A previsão agora é de que, até dezembro, essas mudanças e as faixas especiais de ônibus, previstas dentro do projeto denominado Linha Verde, sejam concluídas. Parte da obra ficou suspensa devido a suspeitas de irregularidades, como sobrepreço, apontado pelo Tribunal de Contas do DF. (MA)

Raio e incêndio

Um raio causou incêndio no Parque Nacional, no fim do Lago Oeste, na tarde de ontem. Por volta de 30 hectares pegaram fogo. Bombeiros usaram cerca de 60 homens e 10 viaturas para conter as chamas. Às 17h, com o início da chuva, o trabalho tornou-se mais fácil e o incêndio acabou, depois de duas horas de duração. Segundo bombeiros que atuaram na ocorrência, é normal que queimadas tenham início por conta de descargas elétricas.










http://www.correiobraziliense.com.br...-na-eptg.shtml
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 2:18 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.