HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Projetos - Arquitetura


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #21  
Old Posted Oct 28, 2013, 10:00 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
Vc quer dizer, se rendeu a opção burra do ar condicionado....
Se o ar condicionado for SUSTENTÁVEL sim.
Reply With Quote
     
     
  #22  
Old Posted Oct 28, 2013, 3:04 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Se o ar condicionado for SUSTENTÁVEL sim.
Ar condicionado sustentavel? Isso não existe cara, a não ser que o edificio tenha um gerador heolico ou uma cobertura com energia solar (o que eu nunca vi em Brasília) ou outra forma de produzir energia barata (alias melhor gratis).

A verdade pura e simples é que o povo gosta dessas caixas de vidro, que são arquitetonicamente falando, a escolha mais estupida possivel para países nos tropicos.

Mas é muderno! É brilhante! E parece coisa das zooropa...
Reply With Quote
     
     
  #23  
Old Posted Oct 28, 2013, 6:51 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
Ar condicionado sustentavel? Isso não existe cara, a não ser que o edificio tenha um gerador heolico ou uma cobertura com energia solar (o que eu nunca vi em Brasília) ou outra forma de produzir energia barata (alias melhor gratis).

A verdade pura e simples é que o povo gosta dessas caixas de vidro, que são arquitetonicamente falando, a escolha mais estupida possivel para países nos tropicos.

Mas é muderno! É brilhante! E parece coisa das zooropa...
Em Brasília tem sim um prédio com essa tecnologia e se chama.... Corporate Financial Center na Asa Norte. O sistema faz a renovação do ar, geralmente de noite ou madrugada dá para perceber essa mudança, no alto do prédio sobe uma nuvem branca, quando ocorre a troca do ar quente do interior do prédio, com o ar frio da atmosfera.
Reply With Quote
     
     
  #24  
Old Posted Oct 28, 2013, 8:21 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
O que tem de sustentavel nisso?

ele no maximo reduz um pouco o gasto energetico do ar condicionado.

A solução de trocar o calor durante a noite, é só um paleativo. No outro dia ta lá a estufa esquentando de novo.

E o que tem de inteligente em criar um sistema caro para resolver um problema que é gerado pelo proprio predio? Não faz nenhum sentido.

Faz-se uma opção por uma estetica que cria um desconforto termico enorme, depois cria-se uma solução a mais para reduzir o problema? Isso é a solução tecnica de correr atras do proprio rabo. Isso é sustentavel?

Enquanto isso moradores de quadras mais antigas de Brasília, como as da 108 sul, moram em predios confortaveis, sem ar condicionado nenhum, e nos quais as janelas podem ficar abertas dias e noite, sem problemas de chuva ou sol. Tudo graças a uma invenção simples, o velho brise soleil, que os modernosos despresam tanto.

Estamos nos tropicos, o obejtivo aqui é EVITAR o sol e não joga-lo dentro dos ambientes e depois gastar uma fortuna para esfriar a estufa.
Reply With Quote
     
     
  #25  
Old Posted Oct 29, 2013, 12:44 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
O que tem de sustentavel nisso?

ele no maximo reduz um pouco o gasto energetico do ar condicionado.

A solução de trocar o calor durante a noite, é só um paleativo. No outro dia ta lá a estufa esquentando de novo.

E o que tem de inteligente em criar um sistema caro para resolver um problema que é gerado pelo proprio predio? Não faz nenhum sentido.

Faz-se uma opção por uma estetica que cria um desconforto termico enorme, depois cria-se uma solução a mais para reduzir o problema? Isso é a solução tecnica de correr atras do proprio rabo. Isso é sustentavel?

Enquanto isso moradores de quadras mais antigas de Brasília, como as da 108 sul, moram em predios confortaveis, sem ar condicionado nenhum, e nos quais as janelas podem ficar abertas dias e noite, sem problemas de chuva ou sol. Tudo graças a uma invenção simples, o velho brise soleil, que os modernosos despresam tanto.

Estamos nos tropicos, o obejtivo aqui é EVITAR o sol e não joga-lo dentro dos ambientes e depois gastar uma fortuna para esfriar a estufa.
Discordo, tenho um tio que mora na mesma quadra, você ganha no conforto térmico mais perde no barulho. Então não tem ganho nenhum, sem falar, aonde vai os insetos. Na boca de quem dorme com a janela aberta. Sem falar que poderá ter um feliz ladrão homem aranha fazendo o rapa dos apartamentos arejados.
Reply With Quote
     
     
  #26  
Old Posted Oct 29, 2013, 4:33 AM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Discordo, tenho um tio que mora na mesma quadra, você ganha no conforto térmico mais perde no barulho. Então não tem ganho nenhum, sem falar, aonde vai os insetos. Na boca de quem dorme com a janela aberta. Sem falar que poderá ter um feliz ladrão homem aranha fazendo o rapa dos apartamentos arejados.
Para isso é só fechar a janela, essa é a vantagem dos sistema de brises, como o sol não atinge diretamente o imóvel, vc pode deixar as janelas abertas ou fechadas. O impacto da insolação é bem menor.

Já em uma fachada de vidro o efeito estufa é certo, não existe tecnologia do mundo que o impeça, alguns vidros especiais ate podem reduzir o efeito, mas jamais elimina-lo, pois é próprio do vidro permitir a passagem de radiação visível e o isolamento do calor interno (efeito estufa).

Ai vc é obrigado a abrir o vidro ou por ar condicionado.
Reply With Quote
     
     
  #27  
Old Posted Oct 29, 2013, 7:18 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
Para isso é só fechar a janela, essa é a vantagem dos sistema de brises, como o sol não atinge diretamente o imóvel, vc pode deixar as janelas abertas ou fechadas. O impacto da insolação é bem menor.

Já em uma fachada de vidro o efeito estufa é certo, não existe tecnologia do mundo que o impeça, alguns vidros especiais ate podem reduzir o efeito, mas jamais elimina-lo, pois é próprio do vidro permitir a passagem de radiação visível e o isolamento do calor interno (efeito estufa).

Ai vc é obrigado a abrir o vidro ou por ar condicionado.
Eu vou discordar, tem tecnologias que reduzem ou até inibem esse efeito estufa e de quebra, utiliza a energia acumulada nos vidros para ser reaproveitada. Mil vezes espelhado do que o concreto. Tanto que Brasília não é nem sustentável nem nesse planeta e nem em outro.
Reply With Quote
     
     
  #28  
Old Posted Oct 29, 2013, 8:47 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu vou discordar, tem tecnologias que reduzem ou até inibem esse efeito estufa e de quebra, utiliza a energia acumulada nos vidros para ser reaproveitada. Mil vezes espelhado do que o concreto. Tanto que Brasília não é nem sustentável nem nesse planeta e nem em outro.
Essa tecnologias simplesmente são propaganda e só.

Não existe nenhuma tecnologia que acabe com o efeito estufa.

E o que vc quer dizer com concreto não é sustentavel? De onde tirou isso?

E nem precisa ser de concreto, pode perfeitamente ser metalico. Não tenho nada contra usar outros materiais.

A coisa burra é esse predios de fachada de vidro, não importa se minimiza. Nenhum vidro usado apenas como fachada pura e simples consegue eliminar o efeito estufa.

Se vc acha inteligente criar um predio que gera calor demasiado sozinho e tem de gastar uma baba para criar um mecanismo que retire esse calor, lamento, mas não me venha com papo de ar condiconado sustentavel, que isso é lorota.

Estou sentado aqui neste momento diante de um vidro "especial" e posso te garantir que em dias de sol forte, mesmo com a central de ar condicionado a toda, da para fritar um ovo nele....
Reply With Quote
     
     
  #29  
Old Posted Oct 30, 2013, 12:14 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
Essa tecnologias simplesmente são propaganda e só.

Não existe nenhuma tecnologia que acabe com o efeito estufa.

E o que vc quer dizer com concreto não é sustentavel? De onde tirou isso?

E nem precisa ser de concreto, pode perfeitamente ser metalico. Não tenho nada contra usar outros materiais.

A coisa burra é esse predios de fachada de vidro, não importa se minimiza. Nenhum vidro usado apenas como fachada pura e simples consegue eliminar o efeito estufa.

Se vc acha inteligente criar um predio que gera calor demasiado sozinho e tem de gastar uma baba para criar um mecanismo que retire esse calor, lamento, mas não me venha com papo de ar condiconado sustentavel, que isso é lorota.

Estou sentado aqui neste momento diante de um vidro "especial" e posso te garantir que em dias de sol forte, mesmo com a central de ar condicionado a toda, da para fritar um ovo nele....
Vai em Dubai e verá. Os prédios residenciais envidraçados tem mais qualidade de vida do que os prédios de concreto de Brasília. Ops me esqueci, Dubai fica num deserto e nem com mar perto refresca o lugar. Acho que 50 graus está de bom tamanho em termos de dias quentes na sombra.
Reply With Quote
     
     
  #30  
Old Posted Oct 30, 2013, 12:45 AM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Vai em Dubai e verá. Os prédios residenciais envidraçados tem mais qualidade de vida do que os prédios de concreto de Brasília. Ops me esqueci, Dubai fica num deserto e nem com mar perto refresca o lugar. Acho que 50 graus está de bom tamanho em termos de dias quentes na sombra.
Simples, Dubai gasta uma fortuna para manter os ar condicionados.

Continua sendo nada sustentável, é só muito dinheiro mesmo....

Pesquisa a unica razão de se fazer prédios de vidro é por que é "bonito" e só. Vc só esta dando voltas e chegando ao mesmo lugar.
Reply With Quote
     
     
  #31  
Old Posted Oct 30, 2013, 5:47 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by Jota View Post
Simples, Dubai gasta uma fortuna para manter os ar condicionados.

Continua sendo nada sustentável, é só muito dinheiro mesmo....

Pesquisa a unica razão de se fazer prédios de vidro é por que é "bonito" e só. Vc só esta dando voltas e chegando ao mesmo lugar.
Eu não, residencial que delícia ter prédios de concreto, bons para homens aranha subirem. Principalmente os que tem cobogós. Fizeram uma cidade modernista para seres sem pensamento viverem, pois era assim os brasilienses do período da ditadura militar.

Pois em termos de segurança esses prédios sequer tem. Agora vai um homem aranha subir num edificio de vidros para ver. As pessoas ficam nesse contexto o SC/Sul é luxo da arquitetura. Mas peca em acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.

Agora no SC/Norte é bem diferente. Ahhhhhh me esqueci, todos são de vidros, um horror para os arquitetos que adoram concreto e menos arvores. Agora se eu for mostrar como os prédios de Londres estão sendo feitos. Menos concreto, mas aço e VIDROS. Austrália a mesma coisa. Nem vou falar na Europa, Oriente Médio e até na Africa. Resultado, não dou 100 anos para os prefeitos demolirem todas as construções de concreto para darem lugar a prédios com revestimento de VIDRO. Ahhh me esqueci, até em termos de evitar os pinchadores, os vidros dão de goleada nos prédios de concreto.

Igual o Museu Nacional, se fosse de VIDRO, seria mais imponente do que essa cabaça de concreto no meio da Esplanada.
Reply With Quote
     
     
  #32  
Old Posted Oct 30, 2013, 11:49 AM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu não, residencial que delícia ter prédios de concreto, bons para homens aranha subirem. Principalmente os que tem cobogós. Fizeram uma cidade modernista para seres sem pensamento viverem, pois era assim os brasilienses do período da ditadura militar.

Pois em termos de segurança esses prédios sequer tem. Agora vai um homem aranha subir num edificio de vidros para ver. As pessoas ficam nesse contexto o SC/Sul é luxo da arquitetura. Mas peca em acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade e inclusão social.
O que tem a ver uma coisa com outra?? Ditadura com homem aranha?

O que tem a ver revestimento de vidro com acessibilidade ou inclusão social?

Sicenramente Pesquisa acho que as vezes vc posta bebendo....


Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Agora no SC/Norte é bem diferente. Ahhhhhh me esqueci, todos são de vidros, um horror para os arquitetos que adoram concreto e menos arvores. Agora se eu for mostrar como os prédios de Londres estão sendo feitos. Menos concreto, mas aço e VIDROS. Austrália a mesma coisa. Nem vou falar na Europa, Oriente Médio e até na Africa. Resultado, não dou 100 anos para os prefeitos demolirem todas as construções de concreto para darem lugar a prédios com revestimento de VIDRO. Ahhh me esqueci, até em termos de evitar os pinchadores, os vidros dão de goleada nos prédios de concreto.
Tanto o SCS quanto o SCN são duas belas porcarias, ambas tem pessima acessibilidade, são feios e mal arrumados. Mas isso tem mais a ver com o urbanismo e o paisagismo destas áreas, nada tem a ver com a arquitetura dos predios. Alias o que diabos tem a ver acessibilidade com fachada de vidro?

E alias quem esta falando em concreto? Eu nem falei nada sobre ser de concreto. Se vc não sabe existem maneiras de usar o proprio vidro como brise, junto a estruturas metalicas.

Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Igual o Museu Nacional, se fosse de VIDRO, seria mais imponente do que essa cabaça de concreto no meio da Esplanada.
O museu Nacional é uma droga de projeto em concreto, se fosse em vidro seria uma droga de projeto em vidro.
Reply With Quote
     
     
  #33  
Old Posted Oct 30, 2013, 5:25 PM
don_quito don_quito is offline
Registered User
 
Join Date: Oct 2013
Posts: 145
Gostei desse projeto, porém eles terão que investir bem no estacionamento.
A região ali tem poucas vagas sendo esclusivas dos orgãos públicos, dificultando os particulares a encontrar vagas disponíveis.
Reply With Quote
     
     
  #34  
Old Posted Nov 1, 2013, 6:17 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
Gostei desse projeto, porém eles terão que investir bem no estacionamento.
A região ali tem poucas vagas sendo esclusivas dos orgãos públicos, dificultando os particulares a encontrar vagas disponíveis.
O problema é esse, vender unidades comerciais vinculadas a vagas de garagem, deveria ser tudo rotativo. Se o dono quiser, que pague, claro com algum desconto.
Reply With Quote
     
     
  #35  
Old Posted Nov 1, 2013, 7:00 PM
Jota's Avatar
Jota Jota is offline
Registered User
 
Join Date: Sep 2011
Posts: 3,488
Não vejo muitos problemas com vagas ai, o prédio terá garagem subterrânea e as externas só servirão ao mesmo. O imóvel fica razoavelmente longe dos outros, então seus estacionamento será praticamente exclusivo.

Sinceramente não vejo esse problema.
Reply With Quote
     
     
  #36  
Old Posted Nov 21, 2013, 6:06 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Video
Video Link
Reply With Quote
     
     
  #37  
Old Posted Feb 12, 2014, 3:10 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Novas imagens



















O ION - Escritórios Inteligentes é um complexo composto por uma única torre, com implantação privilegiando a vista e posição do sol. Composto por praças e ambientes abertos, interligados por passarelas que permitem a conexão visual aos vários pavimentos. Fontes, jardins e espelhos d’água completam o visual de forma agradável e harmoniosa. Internamente um grande atrium proporciona suntuosidade e exuberância, com iluminação natural, elevadores panorâmicos e grande praça central.

LocalizaçãoSGAN 601 SGAN - Setor de Grandes Áreas Norte BH/DF
Data: 16/11/2011
Área construida56211,10 m²
Área do terreno18801,00 m²
Conclusão: Não disponível
Estágio da Obra: Não iniciada
Nº de unidades: 448
Nº de blocos / torres: 1
Reply With Quote
     
     
  #38  
Old Posted Jul 28, 2015, 7:32 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Fotos do lugar...







Reply With Quote
     
     
  #39  
Old Posted Jul 30, 2015, 2:55 PM
Agarwaen Agarwaen is offline
Registered User
 
Join Date: May 2014
Posts: 498
Parece bem interessante o lugar. Já se sabe o que deve funcionar no local, talvez algum órgão público alugue parte dos escritórios?
Reply With Quote
     
     
  #40  
Old Posted Jul 31, 2015, 12:11 AM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is online now
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,430
Com certeza pode vir a ser locado para o governo. Apesar que estamos num período de vacas magras sem contar que fora vendido para pequenos investidores, então não se poderá locar o prédio todo.
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Projetos - Arquitetura
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 5:51 PM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.