HomeDiagramsDatabaseMapsForum About
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte


Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #2101  
Old Posted Dec 3, 2014, 1:06 PM
fortescue fortescue is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2012
Posts: 351
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Pelas imagens, deve ser a parte velha do estacionamento. Agora uma coisa que o povo reclama é o preço do estacionamento, brasilienses pensam que tem que ser de graça, pois pagam IPVA. Enquanto a Inframérica não fizer o portal, essa bagunça vai continuar.
Não concordo muito com o indicado acima. Fui este fim de semana no aeroporto e não me importei em pagar o valor do estacionamento, apesar de o considerar caro para os padrões brasilienses.
Mas no momento em que a concessionária cobra por um "serviço" prestado, creio que o dever dela é manter o ambiente em boas condições de uso e limpeza para as pessoas que passam pelo aeroporto. Os buracos estavam em várias partes do estacionamento e não faltava lama pelas pistas.
Apesar de entender que o valor cobrado serve como receita geral do aeroporto, creio que é dever direcionar uma parte para a manutenção e conservação do estacionamento, motivo pelo qual as pessoas estão pagando por isto.
Reply With Quote
     
     
  #2102  
Old Posted Dec 3, 2014, 1:15 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by fortescue View Post
Não concordo muito com o indicado acima. Fui este fim de semana no aeroporto e não me importei em pagar o valor do estacionamento, apesar de o considerar caro para os padrões brasilienses.
Mas no momento em que a concessionária cobra por um "serviço" prestado, creio que o dever dela é manter o ambiente em boas condições de uso e limpeza para as pessoas que passam pelo aeroporto. Os buracos estavam em várias partes do estacionamento e não faltava lama pelas pistas.
Apesar de entender que o valor cobrado serve como receita geral do aeroporto, creio que é dever direcionar uma parte para a manutenção e conservação do estacionamento, motivo pelo qual as pessoas estão pagando por isto.
Sem dúvida, mas para grande maioria dos brasilienses acha caro os estacionamentos de Brasília, mas acham barato os estacionamento de Miami, Londres, Paris?

Me desculpe, enquanto houver pensamento que o valor do estacionamento deve ser de 1,99 e ainda sim, julgando ser caro. Vai continuar do mesmo jeito. Ninguem quer pagar para estacionar num estacionamento privado. Se fosse assim, eu iria sugerir a Inframérica acabar com estacionamento pago. Construísse um imenso jardim. Pronto se resolve o problema. A sugestão aqui perto de casa já foi levada para os estacionamentos rotativos existentes no Setor Hospitalar. E alguns já sinalizaram que irão acabar com essa, digamos comodidade.

Só vai ter vaga no interior dos prédios apenas para médicos e funcionários. E os familiares e pacientes, que estacione nos estacionamentos públicos. E aí depois não reclamem da falta de estacionamento.

E todo o mundo, o estacionamento é cobrado, aqui em Brasília parece heresia falar nisso. Só no Brasil que tabelaram valores de estacionamento. Nenhum lugar do planeta se faz isso. Outro ponto que já caiu por terra é estacionamento grátis para idosos, deficientes e gestantes em zona azul ou estacionamento rotativo.
Reply With Quote
     
     
  #2103  
Old Posted Dec 3, 2014, 3:06 PM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Olha, pelo que fiquei sabendo, o Terminal Internacional de Passageiros de Brasília, vai ser um prédio NOVO portanto, não vai ser um prolongamento do Píer Norte. Outro ponto já comentado. Por hora, Brasília não terá voos para Ásia. Primeiro, para poder operar com os mega aviões, ambas as pistas serão ampliadas. E outro ponto, atualmente não tem demanda, mas, no planejamento da Inframérica espera ter voos para esse continente em 2020. Então daqui 5 anos. Mas o forte crescimento será nas Américas e Europa e talvez África.

E com relação ao futuro terminal, os projetos estão em fase embrionária, portanto nem licenciamento ambiental tem.
Importante informação sobre o terminal internacional ! Confirma o que vinha sendo discutido recentemente no fórum. Contudo, seria importante ter uma informação mais precisa sobre a situação dos projetos ... o Diretor da Inframérica havia informado que o novo terminal seria antecipada para 2015 ... significa começar a obra em algum momento no próximo ano. Assim, o projeto executivo já deve estar em desenvolvimento, para permitir a obtenção da Licença de Instalação em tempo hábil.

Sobre o estacionamento, infelizmente a situação reflete o marasmo que tomou conta da obra após a Copa. A verdade é que o ritmo das intervenções literalmente parou ... O único avanço real foi nos balcões de check-in e nas lojas (essas não são responsabilidade da Inframérica). O forro de várias áreas continua parado, as obras na área de embarque do TPS andam em ritmo muito lento e os Piers ficaram como estavam no meio do ano. Os mezaninos continuam fechados. Praticamente só há ações emergenciais ocorrendo em ritmo razoável: no momento há dois pontos do pátio, próximos ao Pier Sul, sofrendo intervenções (ou consertos).

Em síntese, é bom a Inframérica voltar a se capitalizar rapidamente ... ou o aeroporto logo logo nos fará lembrar a Infrazero ... e no caso do estacionamento a cobrança é justa ... mas o cliente tem direito de receber um mínimo de qualidade pelo que está pagando.
Reply With Quote
     
     
  #2104  
Old Posted Dec 3, 2014, 5:00 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
Importante informação sobre o terminal internacional ! Confirma o que vinha sendo discutido recentemente no fórum. Contudo, seria importante ter uma informação mais precisa sobre a situação dos projetos ... o Diretor da Inframérica havia informado que o novo terminal seria antecipada para 2015 ... significa começar a obra em algum momento no próximo ano. Assim, o projeto executivo já deve estar em desenvolvimento, para permitir a obtenção da Licença de Instalação em tempo hábil.

Sobre o estacionamento, infelizmente a situação reflete o marasmo que tomou conta da obra após a Copa. A verdade é que o ritmo das intervenções literalmente parou ... O único avanço real foi nos balcões de check-in e nas lojas (essas não são responsabilidade da Inframérica). O forro de várias áreas continua parado, as obras na área de embarque do TPS andam em ritmo muito lento e os Piers ficaram como estavam no meio do ano. Os mezaninos continuam fechados. Praticamente só há ações emergenciais ocorrendo em ritmo razoável: no momento há dois pontos do pátio, próximos ao Pier Sul, sofrendo intervenções (ou consertos).

Em síntese, é bom a Inframérica voltar a se capitalizar rapidamente ... ou o aeroporto logo logo nos fará lembrar a Infrazero ... e no caso do estacionamento a cobrança é justa ... mas o cliente tem direito de receber um mínimo de qualidade pelo que está pagando.
Sem dúvida, mas em Brasília, o que é Surreal em Brasília o povo aceita passivamente em outros países. Eu nem vou mostrar certas partes de Miami bem parecida com cidades satélites de Brasília. Ou irão mentir, que Londres, Miami ou outras capitais do primeiro mundo não tem pistas esburacadas e tal.
Reply With Quote
     
     
  #2105  
Old Posted Dec 3, 2014, 7:01 PM
Saccko Saccko is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2013
Posts: 194
Avianca Brasil coloca Orlando e Miami nos planos imediatos
Artur Luiz Andrade
Artur Luiz Andrade
Depois de American Airlines, Tam, Azul, Gol, Copa... essas duas últimas com escalas, também a Avianca Brasil terá voos para a Flórida (Miami e Orlando), segundo entrevista do presidente do Grupo Sinergy, German Efromovich, à revista Air Transport World, com repercussão no site News Avia, de Portugal. Os voos para os Estados Unidos e posteriormente para a Europa devem sair de 2015 a 2018, com grandes chances já no próximo ano, devido à chegada de quatro A330 para a companhia, encomenda da Avianca International.

Efromovich fala ainda à Air Transport World de compras de outras aeronaves, como o B-787 da Avianca International, que está para chegar, e possivelmente de alguns A350. Mas afirma que está para anunciar uma megaencomenda de 160 aeronaves de um corredor, para uso nos percursos médios e curtos. Boeing ou Airbus. Isso ele ainda não revelou. Veja mais em: atwonline.com.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-t...os_108041.html

Será que Brasília entra nesse esquema?
Reply With Quote
     
     
  #2106  
Old Posted Dec 3, 2014, 7:47 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by Saccko View Post
Avianca Brasil coloca Orlando e Miami nos planos imediatos
Artur Luiz Andrade
Artur Luiz Andrade
Depois de American Airlines, Tam, Azul, Gol, Copa... essas duas últimas com escalas, também a Avianca Brasil terá voos para a Flórida (Miami e Orlando), segundo entrevista do presidente do Grupo Sinergy, German Efromovich, à revista Air Transport World, com repercussão no site News Avia, de Portugal. Os voos para os Estados Unidos e posteriormente para a Europa devem sair de 2015 a 2018, com grandes chances já no próximo ano, devido à chegada de quatro A330 para a companhia, encomenda da Avianca International.

Efromovich fala ainda à Air Transport World de compras de outras aeronaves, como o B-787 da Avianca International, que está para chegar, e possivelmente de alguns A350. Mas afirma que está para anunciar uma megaencomenda de 160 aeronaves de um corredor, para uso nos percursos médios e curtos. Boeing ou Airbus. Isso ele ainda não revelou. Veja mais em: atwonline.com.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-t...os_108041.html

Será que Brasília entra nesse esquema?
Eu acho uma temeridade, já existe Copa, Tam e possivelmente GOL, pra quê a Avianca se aventurar numa rota já com forte concorrência? Poderia voar para algum lugar aonde não tenha concorrência. E quando a querosene aumentar vai cancelar a rota como fez com Lima.... Melhor nem inventar e ficar quieta na dela.
Reply With Quote
     
     
  #2107  
Old Posted Dec 3, 2014, 9:03 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Agora surgiu uma curiosidade, no terminal 2, a Inframérica comprou ambulifts? Será que teremos cadeirantes, idosos e gestantes passando vergonha em subir nas aeronaves?
Reply With Quote
     
     
  #2108  
Old Posted Dec 3, 2014, 10:05 PM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Eu logo vi que aquela notícia de um voo Brasília-Singapura ainda neste ano não passava de um boato. Se esse voo sair do papel , talvez só aconteça mesmo lá para 2020. É muito mais interessante investir em voos para as principais cidades da Europa e da América do Norte. Os turistas brasileiros adoram viajar para a Europa e também para os EUA e Canadá. Singapura e Dubai não estão entre os destinos preferidos dos brasileiros. Na minha opinião , até um voo Brasília-Istambul geraria demanda suficiente. Depois que a Globo exibiu aquela novela Salve Jorge em que teve várias cenas filmadas na Turquia , o interesse dos brasileiros em conhecer esse país deve ter aumentado bastante.

Sobre a ampliação das duas pistas de pouso e decolagem , eu aumentaria o tamanho delas para , pelo menos , 3800 metros. Com esse tamanho , daria tranquilamente para uma aeronave do tamanho do A380 pousar.

Recentemente , eu vi umas fotos tiradas por spotters do A380 estacionado em que aparecem 3 fingers acoplados à aeronave para os passageiros poderem desembarcar com mais rapidez. Se a Inframérica pretende que futuramente o AIJK receba essa aeronave , ela tem que pensar na possibilidade de fazer fingers duplos ou até triplos.
Reply With Quote
     
     
  #2109  
Old Posted Dec 3, 2014, 10:24 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by enioaugusto7413 View Post
Eu logo vi que aquela notícia de um voo Brasília-Singapura ainda neste ano não passava de um boato. Se esse voo sair do papel , talvez só aconteça mesmo lá para 2020. É muito mais interessante investir em voos para as principais cidades da Europa e da América do Norte. Os turistas brasileiros adoram viajar para a Europa e também para os EUA e Canadá. Singapura e Dubai não estão entre os destinos preferidos dos brasileiros. Na minha opinião , até um voo Brasília-Istambul geraria demanda suficiente. Depois que a Globo exibiu aquela novela Salve Jorge em que teve várias cenas filmadas na Turquia , o interesse dos brasileiros em conhecer esse país deve ter aumentado bastante.

Sobre a ampliação das duas pistas de pouso e decolagem , eu aumentaria o tamanho delas para , pelo menos , 3800 metros. Com esse tamanho , daria tranquilamente para uma aeronave do tamanho do A380 pousar.

Recentemente , eu vi umas fotos tiradas por spotters do A380 estacionado em que aparecem 3 fingers acoplados à aeronave para os passageiros poderem desembarcar com mais rapidez. Se a Inframérica pretende que futuramente o AIJK receba essa aeronave , ela tem que pensar na possibilidade de fazer fingers duplos ou até triplos.
Sem dúvida, isso que fiquei sabendo, as pistas serão aumentadas por pelo menos 600 metros, o mesmo disse a respeito do novo terminal. Como será algo novo, com arquitetura diferenciada. Primeiro os Píers foram projeto da empresa norte-americana AECOM.

Agora o projeto do terminal internacional será do arquiteto Rafael Viñoly, conforme essa matéria aqui...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustra...ocidente.shtml
Reply With Quote
     
     
  #2110  
Old Posted Dec 3, 2014, 10:31 PM
Saccko Saccko is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2013
Posts: 194
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Eu acho uma temeridade, já existe Copa, Tam e possivelmente GOL, pra quê a Avianca se aventurar numa rota já com forte concorrência? Poderia voar para algum lugar aonde não tenha concorrência. E quando a querosene aumentar vai cancelar a rota como fez com Lima.... Melhor nem inventar e ficar quieta na dela.
Também acho um exagero esse negócio com Miami... Tantas outras cidades nos EUA que mereciam voos também...

Só uma correção. Quem cancelou o voo para Lima foi a LAN, e não a Avianca.
Reply With Quote
     
     
  #2111  
Old Posted Dec 3, 2014, 11:07 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by Saccko View Post
Também acho um exagero esse negócio com Miami... Tantas outras cidades nos EUA que mereciam voos também...

Só uma correção. Quem cancelou o voo para Lima foi a LAN, e não a Avianca.
Teve a TACA, se não me engano faz parte da Avianca.....

Olha o trecho da matéria....

"Em agosto, a Lan Airlines inaugurou o voo direto Brasília-Lima. Com a chegada da Taca, Brasília caminha para se consolidar como um importante hub internacional."
Reply With Quote
     
     
  #2112  
Old Posted Dec 3, 2014, 11:37 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Me parece que essa matéria vai agradar o Sale.

Acho que o Canadá não exigirá mais visto para Brasileiros... Com certeza Sale vai exigir um vôo da Inframérica de Brasília a Toronto non-stop. kkkk
Reply With Quote
     
     
  #2113  
Old Posted Dec 4, 2014, 10:42 AM
salengasss salengasss is offline
Registered User
 
Join Date: May 2011
Posts: 1,581
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Me parece que essa matéria vai agradar o Sale.

Acho que o Canadá não exigirá mais visto para Brasileiros... Com certeza Sale vai exigir um vôo da Inframérica de Brasília a Toronto non-stop. kkkk

Sem sombra de dúvidas!!!!!
Reply With Quote
     
     
  #2114  
Old Posted Dec 4, 2014, 10:50 AM
Saccko Saccko is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2013
Posts: 194
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Teve a TACA, se não me engano faz parte da Avianca.....

Olha o trecho da matéria....

"Em agosto, a Lan Airlines inaugurou o voo direto Brasília-Lima. Com a chegada da Taca, Brasília caminha para se consolidar como um importante hub internacional."
A Taca voava para Bogotá.

Esse voo da LAN para Lima era uma mão na roda. Voei nele quando fui para NY em 2011. Uma pena terem cancelado.
Reply With Quote
     
     
  #2115  
Old Posted Dec 4, 2014, 10:54 AM
Paulotrr's Avatar
Paulotrr Paulotrr is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2012
Posts: 275
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
...

Agora o projeto do terminal internacional será do arquiteto Rafael Viñoly, conforme essa matéria aqui...

http://www1.folha.uol.com.br/ilustra...ocidente.shtml
Se for realmente um projeto do Rafael Viñoly, será muito diferenciado e quebrará vários paradigmas não só em BSB mas no Brasil ! Veja que a matéria é de 2013 ... de lá para cá muita coisa pode ter acontecido (inclusive o desenvolvimento do projeto) ...

Para quem não conhece o arquiteto, recomendo procurarem fotos e informações sobre o aeroporto de Carrasco em Montevidéu. Um aeroporto pequeno para os padrões de BSB (mas adequado à demanda do Uruguai) mas que há muito tempo tem sido considerado referência de projeto, funcionalidade e beleza. Em tempo: também é operado pela Corporacion America ... da Inframérica ...
Reply With Quote
     
     
  #2116  
Old Posted Dec 4, 2014, 12:32 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by Paulotrr View Post
Se for realmente um projeto do Rafael Viñoly, será muito diferenciado e quebrará vários paradigmas não só em BSB mas no Brasil ! Veja que a matéria é de 2013 ... de lá para cá muita coisa pode ter acontecido (inclusive o desenvolvimento do projeto) ...

Para quem não conhece o arquiteto, recomendo procurarem fotos e informações sobre o aeroporto de Carrasco em Montevidéu. Um aeroporto pequeno para os padrões de BSB (mas adequado à demanda do Uruguai) mas que há muito tempo tem sido considerado referência de projeto, funcionalidade e beleza. Em tempo: também é operado pela Corporacion America ... da Inframérica ...
Sem dúvida, mas como a Inframérica estava enrolada com prazos e tal para entregar o aeroporto a tempo da Copa. Ele não tinha como fazer os projetos conjuntamente. A AECOM que fez tanto o projeto atual bem como o masterplan comercial do aeroporto, aquele do inicio, que inclusive foi assunto e uma audiência pública na Câmara Federal, não é mais responsável pelo projeto.

A parte comercial cabe agora a Asiim Arquitetura, uma empresa daqui mesmo de Brasília, e colocou um projeto mais realista (pois o projeto da Aecom era muito digamos, pobre em relação ao projeto da Asiim).

Mas a Asiim ficou a cargo apenas das áreas comerciais (fora dos terminais de passageiros). Portanto, o terminal internacional será feito pelo arquiteto estrangeiro.

E eu estou monitorando o site dele, para ver se surge algo de novo a respeito do aeroporto de Brasília. E pode ter certeza, ele vai fazer o terminal internacional já com as exigências para aeroportos classe F. Portanto com espaçamento entre os fingers para receber aeronaves como A380 e 747-8.

A única informação oficial é que esse novo terminal será perto do terminal 1. kkk obvio né rs.
Reply With Quote
     
     
  #2117  
Old Posted Dec 4, 2014, 12:55 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Voo mal parado


Gerson Almada, da Engevix, é um dos presos na Lava-Jato

Os sócio argentinos do Aeroporto de Brasília estão preocupados com os sócios brasileiros da Engevix. Além de estarem encrencados com o Petrolão, estão atrasando os investimentos nas obras que devem ser feitas no aeroporto. Já estão procurando um novo sócio para comprar o pedaço brasileiro da operação.

Reply With Quote
     
     
  #2118  
Old Posted Dec 4, 2014, 12:58 PM
enioaugusto7413 enioaugusto7413 is offline
Registered User
 
Join Date: Mar 2014
Posts: 124
Como o pesquisador disse que o novo terminal internacional não será o prolongamento do píer norte , então eu acredito que o local mais provável para a construção desse terminal será de frente para a segunda pista de pouso e decolagem. Ali tem muito espaço para se construir um novo terminal. Eu acredito que só após a construção desse novo terminal e o prolongamento das duas pistas de pouso e decolagem é que permitirão o AIJK poder receber aeronaves do porte do A380. Se a construção começar , no máximo , até 2016 , em 2020 provavelmente já estará pronto. Já o prolongamento das pistas em 1 ano as obras podem ser concluídas.
Reply With Quote
     
     
  #2119  
Old Posted Dec 4, 2014, 1:16 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 27,475
Quote:
Originally Posted by enioaugusto7413 View Post
Como o pesquisador disse que o novo terminal internacional não será o prolongamento do píer norte , então eu acredito que o local mais provável para a construção desse terminal será de frente para a segunda pista de pouso e decolagem. Ali tem muito espaço para se construir um novo terminal. Eu acredito que só após a construção desse novo terminal e o prolongamento das duas pistas de pouso e decolagem é que permitirão o AIJK poder receber aeronaves do porte do A380. Se a construção começar , no máximo , até 2016 , em 2020 provavelmente já estará pronto. Já o prolongamento das pistas em 1 ano as obras podem ser concluídas.
Vamos ver, nos proximos meses teremos novidades.
Reply With Quote
     
     
  #2120  
Old Posted Dec 5, 2014, 11:14 AM
AndBrag AndBrag is offline
Registered User
 
Join Date: Nov 2014
Posts: 173
Eu disse que falaria da sala internacional. Bem, na entrada, foi feita uma reforma, bem como na Sala de Raio-X e Polícia Federal. Eu achei que tudo foi feito mais rápido, dando ênfase na segunda, onde a fila estava pequena, mesmo com todos os passageiros de American e Delta embarcando logo depois de fazer o check-in. O andar inferior do satélite serve de duty-free, que é uma quitanda se comparado ao do embarque doméstico, e realmente deve-se dar uma ressalva à acústica do satélite. Não entendi NADA. Só para se ter uma idéia, no aeroporto de Miami, onde esperei 6h para fazer conexão, mesmo as mulheres falando em inglês, entendi com mais facilidade.
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Infraestrutura & Transporte
Forum Jump



Forum Jump


All times are GMT. The time now is 8:53 AM.

     
SkyscraperPage.com - Archive - Privacy Statement - Top

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2024, vBulletin Solutions, Inc.