HomeDiagramsDatabaseMapsForumSkyscraper Posters
     

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Regiões Metropolitanas Mundiais

Reply

 
Thread Tools Display Modes
     
     
  #1  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:16 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Aplicativos e Programas | Utilidade Pública DF

Thread criado para postarmos novos aplicativos de utilidade pública, sites e programas, seja do governo GDF ou de cidadãos
__________________
Compartilhe o Conhecimento.

Last edited by MAMUTE; Aug 3, 2015 at 5:51 PM.
Reply With Quote
     
     
  #2  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:18 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
GDF cria aplicativo para auxiliar no combate a incêndios florestais



Usuário poderá dar informações em tempo real sobre as queimadas Secretaria lança plano de prevenção ao fogo; ferramenta será para Android.

Foto: Vianey Bentes/ Tv Globo

Bombeiros controlam incêndio no Núcleo Rural Boa Esperança II


Para evitar os estragos que vêm com a seca, a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal lançou uma campanha de prevenção ao fogo no cerrado e criou um aplicativo de celular em que moradores podem denunciar focos de incêndio em vários pontos da capital.

O aplicativo DF 100 Fogo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP) e o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia. A previsão é que ele seja lançado no fim de maio.

O DF 100 Fogo será usado por membros do plano de prevenção com o auxílio ao combate de incêndios florestais. A ferramenta está sendo testada e, a princípio, só atenderá a plataforma android. Com ele, a população poderá informar em tempo real sobre as queimadas, com o local e uma foto com a proporção do fogo.

Prevenção

Além da criação do aplicativo, a pasta criou também o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. O objetivo do projeto é que neste ano as queimadas sejam menos intensas que em 2014. Para isso, o grupo criado pretende investir em métodos de prevenção.

De acordo com a secretaria, no ano passado o Comando do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do DF registrou 3.837 ocorrências de incêndios florestais, ou 7.414,47 hectares de área queimada - o equivalente a sete campos de futebol. O número foi menor do que em 2013, que contabilizou 4.132 casos referentes a 7.924,65 hectares.

Um dos focos do plano é o Jardim Botânico de Brasília, por ser constantemente afetado por queimadas. A instituição tem uma brigada voluntária, formada por 14 funcionários e treinada para realizar o primeiro combate em caso de incêndios.

O Corpo de Bombeiros realiza um levantamento estratégico em outras áreas, como a Floresta Nacional, o Parque Nacional de Brasília e a Chapada Imperial. A ideia é que, com o auxílio de um GPS, os bombeiros listem todas as saídas, pontos para captação de água e outras características importantes dos locais. Reuniões mensais serão marcadas para avaliar o andamento das ações do plano.











http://g1.globo.com/distrito-federal...lorestais.html
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #3  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:19 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
APLICATIVO PROMETE MOSTRAR GASTOS A PARTIR DE JUNHO



ENTRE INFORMAÇÕES, HAVERÁ A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO GDF

FOTO: EBC

ENTRE INFORMAÇÕES, HAVERÁ A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO GDF


A população do DF vai ganhar uma ferramenta para acompanhar de perto os atos do GDF. A Controladoria-Geral do DF desenvolve um aplicativo que vai oferecer ao cidadão dados sobre os temas mais procurados no Portal da Transparência. O sistema deve começar a funcionar a partir de junho.

A princípio serão oferecidas informações sobre remuneração de servidores, despesas e receitas do governo – com gráficos sobre a evolução de pagamentos. Haverá ainda gastos com diárias e passagens, escalas de médicos nas unidades públicas de saúde e registros sore regiões administrativas, entre outros temas.

A ferramenta é desenvolvida desde março pela equipe da Subsecretaria de Gestão da Informação, da Controladoria-Geral, e não terá todas as funcionalidades do Portão da Transparência. De acordo com o aumento de procura na página, haverá a inclusão de informações.

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal permitirá a inclusão, por exemplo, de informações sobre o programa Morar Bem. A Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável também deve colocar informações sobre o Pró-DF no aplicativo













http://www.diariodopoder.com.br/noti...?i=30901212674
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #4  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:20 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Veremos
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #5  
Old Posted Apr 30, 2015, 11:10 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Policiais do DF lançam aplicativo para celulares e tablets com alerta de pânico



Usuários também terão acesso à localização de delegacia mais próxima

Foto: Otto Peyerl/Sinpol df
Aplicativo
Aplicativo

O Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF) lançou nesta segunda-feira (27) o aplicativo “Sinpol-DF” para dispositivos móveis. Compatível com os sistemas Android e iOS, a ferramenta manterá sindicalizados atualizados acerca dos assuntos da categoria, além de oferecer à população serviços de utilidade pública. Entre eles, a função “Pânico”, que quando acionado, informa a localização do usuário à números cadastrados no aplicativo.

O cidadão terá acesso às informações das delegacias de Polícia Civil, como a geolocalização (integrada aos apps Google e Waze, para traçar as rotas) e o número de telefone, numa tentativa de facilitar o atendimento. Estarão disponíveis, ainda, notícias do Sinpol-DF de interesse público, as listas de procurados pela justiça e de desaparecidos.

Também é possível cadastrar até três telefones, que serão acionados em caso de emergência e receberão informações da localização do usuário quando ele ativar a função “Pânico”. Usuários do sistema iOS e Andoid já podem fazer o download do aplicativo que passou por testes recentemente.

Funções internas

Já o público interno, formado pelos policiais civis sindicalizados, terá acesso às notícias restritas, geolocalização das empresas conveniadas, telefone dos diretores do sindicato, a enquetes e à seção “Fórum & Classificados”. Para ter acesso ao conteúdo exclusivo, o sindicalizado deve inserir o login e a senha cadastrados no site do Sinpol-DF.

Para Saulandre Morais, diretor de Informática do sindicato, o aplicativo vai facilitar o acesso às informações oficiais, permitir mais interação dos policiais e aproximá-los da diretoria do sindicato.

— [O aplicativo] vai colocar o Sinpol na mão do sindicalizado.







http://noticias.r7.com/distrito-fede...anico-29042015
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #6  
Old Posted Jun 23, 2015, 12:37 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Rollemberg vai lançar aplicativo sobre transparência do GDF



Rollemberg tenta levar governo numa boa, mas a situação continua crítica por herança da gestão anterior





O cidadão brasiliense poderá acompanhar em tempo real onde há médicos de plantão em pronto-socorro, nos hospitais, quantos são e suas especialidades. Também poderá ter acesso a informações antes sigilosas de quanto uma empresa com contrato com o Governo do Distrito Federal já recebeu por serviços prestados.

O ponto mais ousado será a divulgação do contra-cheque de cada funcionário do GDF, servidor ou comissionado, para acesso à população.

Esses e outros tópicos estarão disponíveis em breve no Sigo Brasília, um aplicativo para smartphones, computadores e tablets que o GDF desenvolveu como ferramenta de transparência da gestão, a fim de divulgar com maior detalhamento possível como vão as contas e os serviços da gestão, e poupar o governo de boatos.

O próprio governador Rodrigo Rollemberg fez uma apresentação na tarde desta segunda (22) para o alto escalão do Governo, no Palácio Buriti, para uma plateia atenta. E pediu esforço do grupo para divulgar os dados de cada órgão.







http://www.edsonsombra.com.br/post/e...do-gdf20150623
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #7  
Old Posted Jul 13, 2015, 8:51 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Novo aplicativo da Caesb permite que cidadão avise sobre vazamentos

Por meio de celular, morador pode informar à companhia o local exato dos problemas e ajudar a evitar desperdício de água e vazão irregular de esgoto

Reprodução


Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) lança aplicativo de autoatendimento para celulares, usado em aparelhos móveis com sistema Android e agora também com iOS (iPhone). Segundo a empresa, a implantação tecnológica é pioneira no setor de saneamento no Brasil.

A inovação está disponível na App Store e no Google Play. Quando o cidadão avistar um vazamento em qualquer lugar — ruas, praças, calçadas —, ele acessa o aplicativo e indica no mapa o local onde o problema está. Se preferir, pode tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb, que consegue, assim, providenciar reparos mais rapidamente e evitar desperdício.

Por meio do aplicativo, é possível também fazer consulta de segunda via — com acesso ao código de barras para pagamento de fatura — e entrar em contato com a Central de Atendimento.

A Caesb continuará a investir em tecnologia para ampliar as soluções de atendimento. Entre os planos estão a inclusão, na ferramenta para telefone móvel, de autoleitura de hidrômetros, consulta de protocolos e denúncias de irregularidades. No site, existem outros serviços para o cliente com destaque para o atendimento por meio de chat.

Fonte: Agência Brasília




http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...re-vazamentos/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #8  
Old Posted Aug 3, 2015, 5:49 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Codeplan libera em site dados detalhados de pesquisas domiciliares



Amostragens coletadas nos anos de 2011 e 2013 devem servir de base para elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Brasília


A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) disponibilizou, pela primeira vez em seu site, os dados detalhados das Pesquisas Distrital e Metropolitana por Amostra de Domicílios (PDAD e PMAD). Os questionários aplicados aos moradores — com a preservação da identidade —, o manual do entrevistador e o dicionário base usado na coleta já podem ser acessados. Até então, somente os resultados resumidos eram divulgados. O lançamento da iniciativa ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da empresa.

O presidente da companhia, Lucio Rennó, ressaltou que os micro dados de 2011 e 2013 poderão ser utilizados na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e fomentar estudos relativos ao tema. “A ideia é que mais pessoas utilizem dessas informações e possam dar suas opiniões para melhorarmos nosso processo de coleta e organização das informações.”

Os mais de 100 agentes envolvidos na pesquisa — que envolve coleta, checagem e crítica dos resultados — foram homenageados. “Sem eles não teríamos a amostragem, por isso, a população deve recebê-los bem em seus lares”, afirma Rennó. Para simbolizar o agradecimento, a gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Iraci Moreira Peixoto, há 41 anos na empresa, recebeu um certificado pela contribuição e empenho profissional.

Foram disponibilizados no site os dados pormenorizados dos anos de 2011 e 2013, apesar das pesquisas terem sido feitas também em 2004. Depois disso, ficou sete anos inoperante. “A metodologia naquele ano, quando começamos, era muito diferente da atual e, por isso, decidimos não incluí-la”, relata a gerente. Segundo Iraci, até o segundo semestre do próximo ano serão divulgadas todas as pesquisas referentes às regiões administrativas de Brasília relativas a 2015. A coleta de informações é bienal.

Concurso

Nesta segunda-feira também foi lançado o Prêmio Codeplan de Monografias, no qual poderão participar candidatos de qualquer nacionalidade com curso superior completo. Os trabalhos, individuais ou coletivos, devem ter como tema o Desenvolvimento do Distrito Federal e da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas entre 10 de agosto e 9 de novembro. É preciso acessar o site da companhia, preencher a ficha disponibilizada e encaminhá-la, obrigatoriamente, via Sedex para a Codeplan, junto com uma cópia do documento de identidade e do CPF do autor (ou autores), currículos, cópias dos diplomas de graduação ou pós-graduação e a monografia — entre outras exigências de acordo com o edital Nº 1/2015.

O resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. As três melhores dissertações receberão prêmios de R$ 8 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil, de acordo com a ordem de colocação, em uma solenidade no dia 8 de dezembro. No caso de trabalho coletivo, a entrega será feita a um representante da equipe. Os recursos são fruto de patrocínio da Codeplan e da Federação das Indústrias do Distrito Federal.









http://www.alo.com.br/noticias/ultim...Noticia=327520
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #9  
Old Posted Aug 5, 2015, 12:15 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Uso de aplicativos aproxima brasilienses de serviços públicos



Informações úteis podem ser acessadas gratuitamente via celulares e tablets, como a escala de profissionais da Saúde, no Siga Brasília, e horários do metrô





Com sistemas de acesso simples e informações para o cidadão, os aplicativos para dispositivos móveis do governo de Brasília mostram-se cada vez mais úteis na relação da sociedade com o poder público. Lançado em 24 de junho, o Siga Brasília — que tem o objetivo de dar maior transparência à gestão pública — já registrava, até 3 de agosto, 11.951 downloads em telefones celulares e tablets. Dividida em quatro módulos — receitas, despesas, remuneração de servidores e escala de profissionais da rede pública de saúde —, a ferramenta traz conteúdos do Portal da Transparência em uma plataforma mais intuitiva.

"A possibilidade de verificar a escala de médicos e enfermeiros é uma das grandes novidades em abertura de dados", avalia Lano Thiago Castro, diretor de Desenvolvimento da Informação, da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Essa é a opção mais consultada, seguida daquela que informa a remuneração dos servidores. Ainda há um link para a Transparência Web TV e um formulário que permite enviar críticas ou sugestões à Ouvidoria-Geral do DF.

O Siga Brasília, desenvolvido por servidores da Controladoria-Geral, marca o pioneirismo da capital como primeira unidade da Federação a ter um instrumento de divulgação de dados relacionados à gestão pública via celular e tablet. Por enquanto, está disponível apenas para a plataforma Android, mas até o fim do ano poderá ser usado em aparelhos com sistema iOS. Também é possível acessá-lo em qualquer computador, pela internet, no endereço sigabrasilia.df.gov.br.

Assim como o Siga Brasília, a maioria dos instrumentos que aproxima a sociedade dos serviços públicos foi lançada neste ano. Alguns, porém, já existiam e foram reformulados. Reúnem desde ferramentas básicas como o acesso à segunda via da conta de água até a possibilidade de acompanhar licitações do Executivo. Todos os seis utilitários do governo são gratuitos.

Terracap

Criado em 2014, o aplicativo da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) possibilita ao cidadão consultar datas de lançamento dos editais e informações sobre como participar de licitações; pesquisar sobre imóveis, localização e destinação de terrenos; e visualizar áreas pelo Google Maps. Para baixar o programa, que já teve mais de mil acessos, é só entrar no Google Play ou na App Store.

Metrô-DF

Lançado no aniversário de 55 anos de Brasília, em 21 de abril, o utilitário da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) permite que passageiros vejam rotas, horários de funcionamento das estações, valores das tarifas — que variam nos feriados — e endereços de pontos turísticos da cidade. "Todo sistema de transporte deve atender bem seus usuários, e essa é uma forma direta de garantir isso", destaca o chefe da Assessoria de Tratamento da Informação, do Metrô, Paulo Hamilton Bastos.

O mecanismo apresenta informações institucionais, além de um simulador de viagem. "É possível planejar o trajeto antes de sair do ponto de origem para avaliar o melhor caminho até o destino", exemplifica Bastos.

Em um mapa, o recurso mostra quais são e como está a operação de cada uma das linhas. A empresa pretende fazer melhorias no sistema ainda neste ano. "Queremos promover atendimento completo ao usuário, como uma ouvidoria móvel", ressalta o chefe da Assessoria de Tratamento da Informação, área desenvolvedora do utilitário. O aplicativo soma 614 downloads e pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e na App Store.

Procon-DF

No Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), a iniciativa de criar um aplicativo partiu do funcionário de carreira David Kalil. Desde o lançamento, em março, alcançou 1.579 pessoas. "Essa é a forma mais rápida de se comunicar", diz o diretor-geral da autarquia, Paulo Márcio Sampaio.

O aplicativo traz reportagens sobre consumo, endereços dos postos do Procon mais próximos (identificados por meio de GPS) e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O cidadão pode tirar dúvidas por meio de mensagens de texto com ou sem fotos. O prazo máximo para ter a resposta é de 48 horas. Segundo o diretor-geral, a adesão é boa e tem se refletido de maneira positiva institucionalmente. "É uma forma de melhorar a fiscalização do Procon e de atuar com mais eficiência." Só há versão para dispositivos com sistema operacional Android.

Caesb

No aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), pode-se consultar a segunda via de contas de água e o histórico de consumo, além de detalhar e pagar as faturas por meio do código de barras. Criado em outubro de 2014, o serviço foi atualizado em julho de 2015 com uma cartilha que ajuda o cidadão a identificar vazamentos em casa, a Caça-Vazamentos. "O material é o mesmo usado pelos técnicos da Caesb", afirma a assessora de Tecnologia da Informação da empresa, Márcia Sabino Duarte. A iniciativa surgiu do plano diretor da área.

Há ali também mecanismos de uso interno, específicos do setor de manutenção. "Uma das nossas diretrizes é pensar na comodidade dos clientes", define a assessora. Outra novidade para este ano é a possibilidade de informar vazamentos de água e esgoto nas ruas via GPS. "Ao passar de carro pela área, por exemplo, é só tocar por um segundo no ponto específico do mapa para marcar o vazamento e enviar à Caesb", explica. O usuário também pode mandar fotos diretamente aos técnicos da companhia.

Para os próximos anos, a companhia planeja ferramentas como a de autoleitura de hidrômetro, que facilitará o trabalho dos técnicos. A pessoa poderá tirar foto do relógio e enviá-la para avaliação. O aplicativo está disponível no Google Play ou na App Store. A companhia já registrou mais de 6 mil downloads.

Zoológico

Em 2012, o analista de desenvolvimento de sistemas Jerfeson Guerreiro, de 21 anos, começou a pensar em como desenvolver um aplicativo que facilitasse a vida dos visitantes da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A ideia partiu de uma dificuldade que ele enfrentou na infância. "Quando fui ao zoo pela primeira vez, me senti bastante perdido", lembra o morador do Novo Gama (GO).

Funcionários da fundação deram ao então estudante de graduação dados como o histórico dos animais e, assim, nasceu o Zoo Maps, sistema para dispositivos móveis oficial do zoológico de Brasília. "O principal objetivo é levar informações que melhorem a experiência dos visitantes", destaca Guerreiro.

Com mais de 3,2 mil downloads, o aplicativo traz referências básicas sobre o zoológico — endereço, tarifas e horário de funcionamento — e sobre os animais que ali vivem. É possível simular qual o melhor caminho para chegar ao parque e consultar linhas de ônibus e metrô. Há ainda galeria de fotos, uma seção que permite verificar a previsão do tempo, os contatos do parque e as recomendações de segurança.

O Zoo Maps está disponível para a plataforma Android e pode ser baixado no Google Play. Segundo o desenvolvedor, versões para iOS (Apple) e Windows estão previstas para o fim do ano.

Sinal livre

Desde abril, a população de Brasília teve o acesso à internet ampliado, com pontos de rede pública sem fio em estações do metrô (Central, Galeria, Feira e Águas Claras). O serviço gratuito e livre, sem necessidade de cadastramento, existe desde a Copa do Mundo de 2014 na Rodoviária do Plano Piloto, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, no Planetário e na área da Torre de TV. Basta localizar a rede GDF Sin@l Livre e se conectar. Foram responsáveis pela instalação da rede o Metrô-DF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização.










http://www.df.gov.br/conteudo-agenci...%BAblicos.html
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #10  
Old Posted Aug 13, 2015, 7:09 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
CEB lança aplicativo que auxilia consumidor pedido de serviços

No aplicativo para smartphones, os clientes da empresa podem solicitar a segunda via da conta de luz ou o código de barras para efetuar o pagamento da fatura

Foto: Josemar Gonçalves



A CEB lançou, nesta quarta-feira (12/8), o CEB Mobile. No aplicativo para smartphones, os clientes da empresa podem solicitar a segunda via da conta de luz ou o código de barras para efetuar o pagamento da fatura, religação da unidade consumidora e comunicar falta de energia.

Para o diretor Comercial da CEB, Maurício Velloso, o CEB Mobile é uma ferramenta que vai facilitar a vida dos clientes da empresa. “O aplicativo dá mais comodidade aos moradores do DF e reforça a capacidade de atendimento da CEB”, explica. Segundo ele, o aplicativo começa com três serviços, mas outras funcionalidades já estão em desenvolvimento. “Vamos investir cada vez mais nessa tecnologia a fim de dar respostas mais eficientes às demandas e ajudar o nosso cliente a economizar tempo”, destaca o diretor.

O aplicativo é gratuito e está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone. Para instalar, basta acessar a loja virtual do sistema operacional do smartphone e digitar no campo de pesquisas “CEB Distribuição”.

Para acessar os serviços no CEB Mobile é necessário o código da unidade consumidora, que fica no canto superior direito da conta de luz, e o CPF do titular. O usuário recebe o número de protocolo do serviço solicitado e todo o histórico de solicitações fica armazenado no aplicativo.



Serviços:

- 2ª via da conta de luz ou código da barras das contas em aberto;

- Religação Normal (A CEB tem até 24 horas para executar o serviço) ou Religação de Urgência (A CEB tem até 4 horas para executar o serviço);

- Comunicar Falta de energia;







http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...-de-servicos-/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #11  
Old Posted Aug 14, 2015, 11:50 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
BRB lança nova versão de aplicativo para celular

Foto: Andre Borges/Agência Brasília



Apesar de o lançamento oficial só ocorrer em 28 de agosto, os clientes do Banco de Brasília (BRB) já podem baixar a nova versão do aplicativo BRB Mobile. Com uma tela inicial simplificada, será possível acessar contas, pagar documentos com códigos de barras, consultar saldos, extratos e lançamentos futuros, fazer transferências, aplicar em fundos e quitar a fatura do cartão de crédito.

No modelo anterior, o cidadão navegava em um site responsivo, ou seja, o leiaute do portal da internet era adaptado para o formato dos celulares e dos tablet. A novidade está disponível para os sistemas Android e iOS, e pode ser instalada gratuitamente pela Google Play ou pela App Store. O banco ainda não tem uma perspectiva de quantos correntistas serão beneficiados com o aplicativo, mas acredita que grande parte dos cerca de 500 mil clientes tenham acesso a ele.

Segundo o diretor de tecnologia do BRB, Gustavo Oliveira, em outubro será lançado o novo internet banking. A plataforma terá sistema diferenciado, novos serviços e acesso mais rápido e seguro. “A ideia é investir em inovação para consolidar o posicionamento da instituição no ambiente virtual”, afirma.

CEB

Desde a quarta-feira (12), a Companhia Energética de Brasília (CEB) colocou em funcionamento o CEB Mobile. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da empresa, a ferramenta possibilitará que os clientes peçam a religação da energia em caso de interrupção dos serviços, a segunda via da conta, o código de barras para pagamento da fatura e comuniquem a falta de luz. Tudo pelo smartphone.

O programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para instalar, basta acessar a loja virtual e digitar no campo de pesquisas CEB Distribuição.

Ao acessar as viabilidades do CEB Mobile é preciso ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular e o código da unidade consumidora — casa, apartamento, empreendimento comercial e afins. A informação fica no canto superior direito da conta de luz. Assim que o usuário obtém o serviço, recebe um número de protocolo referente ao pedido. Todo o histórico de solicitações fica armazenado no software.

Ao receber a solicitação de religamento ou a comunicação da falta de energia, por exemplo, a central do órgão verifica a ocorrência e envia uma viatura ao local do chamado para solucionar o problema, se for o caso. A proposta é minimizar a burocracia na prestação do serviço.

A CEB acredita que o suporte vai facilitar o dia a dia dos clientes. “Existe uma equipe trabalhando para desenvolver outras possibilidades de uso”, conta o diretor-comercial da empresa, Maurício Velloso. Em breve, informações educativas sobre segurança estarão disponíveis. “Essa medida faz parte de um planejamento para oferecer mais opções de escolha ao cliente”, enfatiza Velloso. A companhia já conta com os serviços de atendimento nas agências regionais, nos postos do Na Hora e pelo telefone 116.

Com base em dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, cerca de 47% dos consumidores têm celulares capazes de suportar essa tecnologia. Como a CEB tem cerca de um milhão de clientes em todo o Distrito Federal, o diretor aposta que quase metade deve ser beneficiada com o software.

Detran

Desde o dia 3, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android. Por meio dele, é possível consultar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação, as condições de licenciamento do veículo, o resultado de bancas examinadoras e de multas, a emissão de boletos de serviços ou multas, os telefones dos departamentos do Detran, os endereços de clínicas examinadoras e as notícias integradas ao site do órgão. Foram criadas duas funcionalidades: a emissão de licenciamento e o georeferenciamento (localização via satélite) das unidades.

“Muitas opções da versão anterior não funcionavam, mas ao longo do ano fizemos adaptações para a retomada dessas funções”, explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Raul Coelho Soares. De acordo com ele, apenas neste ano, mais de 603 mil documentos de veículos foram enviados para casa dos proprietários de veículos. “O aplicativo ajuda a acompanhar a situação dessa documentação.” Informações da Agência Brasília.













http://www.estacaodanoticia.com/main...-para-celular/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #12  
Old Posted Aug 26, 2015, 11:02 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Detran do DF lança nova versão de aplicativo, que possibilita ver multas



App de celular está disponível para sistema Android Resultados de exames teóricos e práticos de direção podem ser acessados.

Foto: G1

Ícones do aplicativo do Detran-DF disponível para sistema Android



O novo aplicativo de celular do Detran do Distrito Federal está disponível desde o início do mês para ser baixado por usuários do sistema operacional Android. A nova versão possibilita que as pessoas acessem a situação da emissão de carteira de motorista e façam consultas sobre veículos.

Os proprietários de automóveis podem acompanhar, por exemplo, a emissão do licenciamento (CRLV) e se informar sobre eventuais débitos e multas. Aqueles que estão interessados em se habilitar podem consultar clínicas credenciadas e acompanhar os resultados dos exames teóricos e práticos de direção.

O Detran sugere que os usuários que possuem a versão anterior façam a atualização. O anterior, por exemplo, não dava acesso à parte de infrações.

Fiscalização

A partir de 1º de outubro, o órgão vai exigir nas fiscalizações e blitze o licenciamento de 2015. Até o momento, segundo o departamento, 46% da frota de carros de Brasília ainda não foi licenciada. São cerca de 739 mil veículos sem o documento regular.










http://g1.globo.com/distrito-federal...er-multas.html
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #13  
Old Posted Sep 15, 2015, 10:32 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Ferramenta permite a usuários traçar rotas para ciclovias e ciclofaixas no Google Maps

Através do Map Maker, também é possível desenhar trajetos direto no mapa

Foto: Rafaela Felicciano
Em mais de 200 anos de história documentada, a bicicleta passou por mudanças no visual, no tamanho e nas funcionalidades. No entanto, nunca se falou tanto na magrela como um meio de transformar os grandes centros em cidades sustentáveis e que valorizam a mobilidade urbana. Apesar dos problemas de segurança e infraestrutura no deslocamento dos ciclistas, “Vá de bike!” é uma realidade no Brasil.

A tecnologia, porém, se torna uma aliada para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Pensando nisso, o Google acaba de lançar no país uma ferramenta que permite a usuários traçar rotas recomendadas para bikes em ciclovias, ciclofaixas ou mesmo caminhos não oficiais em que seja possível trafegar, como parques, no Google Maps, uma das maiores plataformas de mapas virtuais do mundo.



















http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...o-google-maps/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #14  
Old Posted May 9, 2016, 10:33 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Lançada a versão do MPT Pardal para Iphone

O aplicativo foi criado para facilitar o recebimento de denúncias e produção de provas sobre irregularidades trabalhistas


Divulgação


Brasília – O aplicativo MPT Pardal, que já funcionava para celulares com a plataforma Android, ganhou agora uma versão para o iOS (Iphone). A ferramenta pode ser baixada na App Store, loja de aplicativos da Apple. O MPT Pardal tem o objetivo de colher denúncias em todo o País de violações a direitos dos trabalhadores com repercussões coletivas.

Entre as principais vantagens da inovadora ferramenta, destaca-se a possibilidade de coleta imediata de provas. O MPT Pardal requer que uma imagem, áudio ou vídeo sejam enviados com a descrição da irregularidade trabalhista. Para que a denúncia seja recebida, é necessário enviar um registro da ocorrência com descrição textual detalhada dos fatos – de forma a facilitar a verificação da repercussão coletiva/social - e a identificação do responsável.

Quando a denúncia preenche os requisitos, um processo eletrônico de investigação é autuado automaticamente em uma das 125 unidades do MPT no Brasil, de acordo com o local apontado da ocorrência dos fatos. Todos os casos são georreferenciados (latitude e longitude do município de origem), inclusive com a identificação do aparelho remetente das informações, de forma a evitar o envio de informações falsas.

O uso do MPT Pardal é livre a cidadãos e a agentes públicos. A ferramenta fortalece não apenas o contato do MPT com a sociedade, mas também a integração com órgãos públicos parceiros como as polícias, o Ministério do Trabalho e Previdência Social e outros agentes públicos responsáveis pela constatação direta ou indireta de irregularidades trabalhistas.

Balanço - Desde o lançamento da primeira versão, para a plataforma Android, em 2015, o MPT já recebeu cerca de 600 denúncias registradas em dispositivos móveis (celulares), todas processadas e numeradas de forma que o denunciante possa acompanhar seu andamento.

As atuais avaliações do aplicativo são excelentes, com nota (de 0 a 5) 4,4 na Google Play. Em geral, os usuários, nas avaliações, destacam a importância de os órgãos públicos se aproximarem cada vez mais da sociedade.








http://www.gamalivre.com.br/2016/05/...ra-iphone.html
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #15  
Old Posted Sep 5, 2016, 5:09 PM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Aplicativo para celular e tablet ajuda na denúncia de invasão de área pública


Pela ferramenta também é possível consultar mapa que indica locais de combate à grilagem

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Pela ferramenta também é possível consultar mapa que indica locais de combate à grilagem.

Denúncias de invasões e consulta ao Mapa de Combate à Grilagem e Ocupações Irregulares podem ser feitas pelo Agefis – Mobile. O aplicativo para celulares e tablets foi desenvolvido pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) em parceria com a Casa Civil e já está disponível para download.

Pela ferramenta também é possível consultar mapa que indica locais de combate à grilagem.

Pela ferramenta também é possível consultar mapa que indica locais de combate à grilagem. Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O cidadão pode apontar endereço, estágio da ocupação, quantidade aproximada de edificações e o tipo dos imóveis (residenciais, comerciais ou mistos). A opção Inserir Foto permite que se enviem fotografias do lugar e, por meio de um mapa com imagens de satélite, é possível indicar o local da irregularidade. O denunciante não precisa se identificar.

De acordo com a agência, no ano passado, a ouvidoria do órgão registrou 14.550 manifestações da população. Relacionadas exclusivamente à invasão de área pública, foram 2.790 — cerca de 20%. “Com essa nova ferramenta, o objetivo é aproximar a sociedade da fiscalização, fazendo com que cada cidadão seja um fiscal”, destaca a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro.

O aplicativo pode ser instalado tanto no sistema operacional IOS quanto no Android e deve ser baixado pelas lojas virtuais Apple Store e Google Play. O desenvolvimento foi das equipes de tecnologia da informação dos órgãos envolvidos, o que não trouxe custos para o governo.

Segundo Bruna, a maior vantagem é a possibilidade de melhorar o poder de reação dos fiscais. “A quantidade de invasões cresce constantemente, mas, ainda assim, nossa ideia é que a ação ocorra em até 15 dias após o recebimento da queixa.”

As denúncias são processadas e verificadas

Um setor de geoprocessamento analisa as imagens e as informações. Após avaliação prévia, com base no Mapa de Combate à Grilagem e Ocupações Irregulares, aciona-se a Superintendência de Operação para vistorias e se avalia a necessidade de retirada.

Bruna Pinheiro ressalta que quanto antes se identificam as ocupações, menor é o impacto para a população. De acordo com a diretora, esse tipo de irregularidade influencia na distribuição de água, no trânsito, na infraestrutura e na mobilidade urbana.

A tecnologia faz parte da medida para facilitar as denúncias, que se soma a outras quatro divulgadas pelo Comitê de Governança do Território, do governo de Brasília, para combater a grilagem, o parcelamento irregular e qualquer outro tipo de ocupação ilegal de áreas públicas no Distrito Federal.

O conjunto de ações foi apresentado durante o 1º Seminário de Combate à Grilagem de Terras Públicas no DF, em 29 de março, organizado para que o impacto do crime de grilagem seja discutido nos aspectos político, econômico, ambiental e social.







http://www.agenciabrasilia.df.gov.br...-area-publica/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #16  
Old Posted Nov 6, 2016, 10:21 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Brasiliense cria aplicativo para mapear forças de segurança do DF


Programa mostra endereço de delegacias, batalhões da PM, quarteis dos Bombeiros, além de informaçõe como telefones e dicas de segurança

GOOGLE PLAY/ REPRODUÇÃO


Foi em uma conversa via WhatsApp com a família que o analista de sistemas Marcos Gomes teve uma ideia. “Uma tia mandou todos os telefones dos batalhões da PM e pensei que ter aquelas informações poderia ser muito útil”, explica.

Assim, ele criou o Segurança Pública, aplicativo que reúne localização e telefones de postos da PM, delegacias e quarteis dos Bombeiros de todo o Distrito Federal.

Gomes utilizou informações disponíveis na internet e produziu um mapa próprio e interativo, que mostra as unidades de segurança mais próximas do usuário. Além disso, o app conta com dicas de segurança e orientações diversas, como horários de atendimento e formas de registrar boletim de ocorrência.

Em pouco mais de um mês já são quase 500 downloads, segundo Gomes. Até o momento, o aplicativo está disponível apenas para aparelhos com sistema Android. Mas o criador do app afirma que as próximas atualizações virão com versões para iOS, além de dados de outros estados.






http://www.metropoles.com/distrito-f...eguranca-do-df
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #17  
Old Posted Nov 6, 2016, 3:10 PM
pesquisadorbrazil's Avatar
pesquisadorbrazil pesquisadorbrazil is offline
LLAP
 
Join Date: May 2011
Location: Brasília DF
Posts: 15,462
Essa mudança da CEB foi para pior. Pois agora, para poder ter acesso a 2a via de boleto, você tem que ir numa loja e preencher uma papelada. Se for o morador não tem problema. Mas se for inquilino a burrocracia criada chega a estressar o povo.

Eu prefiro ligar e pedir via telefone 2a via. Antes no site, era só digitar o número do consumidor e uma senha e pronto.
Reply With Quote
     
     
  #18  
Old Posted Nov 7, 2016, 11:54 AM
fabiano's Avatar
fabiano fabiano is offline
Registered User
 
Join Date: May 2013
Location: Brasília
Posts: 909
Quote:
Originally Posted by pesquisadorbrazil View Post
Essa mudança da CEB foi para pior. Pois agora, para poder ter acesso a 2a via de boleto, você tem que ir numa loja e preencher uma papelada. Se for o morador não tem problema. Mas se for inquilino a burrocracia criada chega a estressar o povo.

Eu prefiro ligar e pedir via telefone 2a via. Antes no site, era só digitar o número do consumidor e uma senha e pronto.
Ixi, então a CEB está indo de mal a pior... Inclusive, estão fechando postos de atendimento.

O de Santa Maria, por exemplo foi fechado por tempo indeterminado. Atendimentos apenas no Na Hora do Gama.
Reply With Quote
     
     
  #19  
Old Posted Nov 16, 2016, 11:55 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Aplicativo monitora a situação da água no DF


FOTO: SSP/DIVULGAÇÃO



Desde setembro, os níveis dos reservatórios de água do Distrito Federal podem ser monitorados por qualquer cidadão por meio do aplicativo Água e Tempo . Além de trazer informações sobre temperatura e possibilidade de chuva, o sistema é o único do país que destaca o monitoramento das reservas de água da cidade.

O programa é iniciativa do engenheiro mecatrônico Daniel Kunzler, de 36 anos, que trabalha com desenvolvimento de softwares e aplicativos. Daniel nasceu em Brasília, mas mora em São José dos Campos, interior de São Paulo, onde viveu os efeitos da crise hídrica que atingiu o estado em 2014. “O objetivo era levar informação para as pessoas, pois havia uma preocupação geral com a situação. Na época, o problema foi noticiado no país inteiro, então, essa foi a primeira motivação” disse.

Atualmente, o sistema abrange todas as cidades do Brasil. Por meio do programa, as pessoas podem acessar informações gerais sobre o abastecimento, a demanda e a oferta de água para todas as cidades. Nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, e suas respectivas áreas metropolitanas, o sistema identifica o nível percentual dos reservatórios de água do município.

“As informações são buscadas de forma sistemática, de hora em hora, direto das fontes oficiais. É uma forma fácil e prática de a pessoa monitorar os aspectos relativos à água e chuva de sua localidade", explicou.

No caso de Brasília, os níveis de abastecimento foram incluídos recentemente, devido à crise hídrica que se agravou na cidade desde o último período da seca. Mas, os dados da capital federal disponíveis no programa não são estáveis. “O maior desafio tem sido colocar as informações de Brasília de forma atualizada, porque os dados estão variando muito a fonte”, relata o engenheiro.

Daniel acredita que serão superadas a dificuldade para acessar a informação da capital e aumentar o número de usuários do sistema. Desde 2014, já ocorreram 30 mil downloads do aplicativo. “Considero a busca tímida diante da capacidade do progarma. Não tenho uma meta, mas espero que aumente a utilização”, declara.

O engenheiro trabalha com o apoio de uma rede de colaboradores no exterior, onde o aplicativo funciona apenas para acesso à previsão do tempo. Pelas redes sociais, o retorno dos usuários tem sido positivo. Alguns órgãos oficiais que gerenciam os dados sobre água também já se manifestaram em apoio à iniciativa. “Os órgãos consideraram interessante: elogiaram e propuseram parceria. Mas, o sistema não tem nenhum tipo de financiamento externo, apenas coletamos informações”, esclarece Daniel.

A principal base de dados do aplicativo é o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos , administrados pela Agência Nacional de Águas . A assessoria da Agência reconhece a importância dos aplicativos para disseminar informação e ressalta que os dados de volume de rios e chuvas também são abertos para qualquer cidadão na página do sistema.

Risco de racionamento no DF

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal divulgou no último dia (7) uma resolução em que declara o estado de restrição de uso dos recursos hídricos e estabelece o regime de racionamento do serviço de abastecimento de água nas localidades atendidas pelos reservatórios do Descoberto e Santa Maria. A resolução estabelece que o racionamento deve entrar vigor caso os reservatórios atinjam 20% de seu volume útil. Apesar das fortes chuvas ocorridas no DF nos últimos dias, o reservatório do descoberto apontou nesta segunda-feira (14) o nível de 19,73%.

A situação dos reservatórios de Brasília entraram em estado de atenção em agosto, quando atingiram 60% do volume total. Em setembro, os níveis caíram para 40%, estado de alerta, quando foi declarada situação de escassez hídrica, até que, em outubro, os reservatórios atingiram níveis bem próximos a 20% da capacidade, estado de restrição do uso. Segundo a Adasa, até o momento, nenhuma Região Administrativa do Distrito Federal está com o serviço de abastecimento de água suspenso.








http://www.alo.com.br/noticias/aplic...a-no-df-375527
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
  #20  
Old Posted Dec 1, 2016, 12:38 AM
MAMUTE's Avatar
MAMUTE MAMUTE is offline
...
 
Join Date: Nov 2010
Location: Brasília
Posts: 11,347
Essa nova ferramenta do Google mostra a evolução das localidades ao decorrer dos anos

https://earthengine.google.com/timelapse/
__________________
Compartilhe o Conhecimento.
Reply With Quote
     
     
This discussion thread continues

Use the page links to the lower-right to go to the next page for additional posts
 
 
Reply

Go Back   SkyscraperPage Forum > Regional Sections > América Latina > Brasil > Regiões Metropolitanas Mundiais
Forum Jump


Thread Tools
Display Modes

Forum Jump


All times are GMT. The time now is 12:40 PM.

     

Powered by vBulletin® Version 3.8.7
Copyright ©2000 - 2016, vBulletin Solutions, Inc.