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  #1  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:16 AM
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Aplicativos e Programas | Utilidade Pública DF

Thread criado para postarmos novos aplicativos de utilidade pública, sites e programas, seja do governo GDF ou de cidadãos
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Last edited by MAMUTE; Aug 3, 2015 at 5:51 PM.
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  #2  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:18 AM
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GDF cria aplicativo para auxiliar no combate a incêndios florestais



Usuário poderá dar informações em tempo real sobre as queimadas Secretaria lança plano de prevenção ao fogo; ferramenta será para Android.

Foto: Vianey Bentes/ Tv Globo

Bombeiros controlam incêndio no Núcleo Rural Boa Esperança II


Para evitar os estragos que vêm com a seca, a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal lançou uma campanha de prevenção ao fogo no cerrado e criou um aplicativo de celular em que moradores podem denunciar focos de incêndio em vários pontos da capital.

O aplicativo DF 100 Fogo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (SP) e o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia. A previsão é que ele seja lançado no fim de maio.

O DF 100 Fogo será usado por membros do plano de prevenção com o auxílio ao combate de incêndios florestais. A ferramenta está sendo testada e, a princípio, só atenderá a plataforma android. Com ele, a população poderá informar em tempo real sobre as queimadas, com o local e uma foto com a proporção do fogo.

Prevenção

Além da criação do aplicativo, a pasta criou também o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. O objetivo do projeto é que neste ano as queimadas sejam menos intensas que em 2014. Para isso, o grupo criado pretende investir em métodos de prevenção.

De acordo com a secretaria, no ano passado o Comando do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do DF registrou 3.837 ocorrências de incêndios florestais, ou 7.414,47 hectares de área queimada - o equivalente a sete campos de futebol. O número foi menor do que em 2013, que contabilizou 4.132 casos referentes a 7.924,65 hectares.

Um dos focos do plano é o Jardim Botânico de Brasília, por ser constantemente afetado por queimadas. A instituição tem uma brigada voluntária, formada por 14 funcionários e treinada para realizar o primeiro combate em caso de incêndios.

O Corpo de Bombeiros realiza um levantamento estratégico em outras áreas, como a Floresta Nacional, o Parque Nacional de Brasília e a Chapada Imperial. A ideia é que, com o auxílio de um GPS, os bombeiros listem todas as saídas, pontos para captação de água e outras características importantes dos locais. Reuniões mensais serão marcadas para avaliar o andamento das ações do plano.











http://g1.globo.com/distrito-federal...lorestais.html
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  #3  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:19 AM
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APLICATIVO PROMETE MOSTRAR GASTOS A PARTIR DE JUNHO



ENTRE INFORMAÇÕES, HAVERÁ A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO GDF

FOTO: EBC

ENTRE INFORMAÇÕES, HAVERÁ A REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO GDF


A população do DF vai ganhar uma ferramenta para acompanhar de perto os atos do GDF. A Controladoria-Geral do DF desenvolve um aplicativo que vai oferecer ao cidadão dados sobre os temas mais procurados no Portal da Transparência. O sistema deve começar a funcionar a partir de junho.

A princípio serão oferecidas informações sobre remuneração de servidores, despesas e receitas do governo – com gráficos sobre a evolução de pagamentos. Haverá ainda gastos com diárias e passagens, escalas de médicos nas unidades públicas de saúde e registros sore regiões administrativas, entre outros temas.

A ferramenta é desenvolvida desde março pela equipe da Subsecretaria de Gestão da Informação, da Controladoria-Geral, e não terá todas as funcionalidades do Portão da Transparência. De acordo com o aumento de procura na página, haverá a inclusão de informações.

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal permitirá a inclusão, por exemplo, de informações sobre o programa Morar Bem. A Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável também deve colocar informações sobre o Pró-DF no aplicativo













http://www.diariodopoder.com.br/noti...?i=30901212674
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  #4  
Old Posted Apr 29, 2015, 11:20 AM
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Veremos
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  #5  
Old Posted Apr 30, 2015, 11:10 AM
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Policiais do DF lançam aplicativo para celulares e tablets com alerta de pânico



Usuários também terão acesso à localização de delegacia mais próxima

Foto: Otto Peyerl/Sinpol df
Aplicativo
Aplicativo

O Sinpol-DF (Sindicato dos Policiais Civis do DF) lançou nesta segunda-feira (27) o aplicativo “Sinpol-DF” para dispositivos móveis. Compatível com os sistemas Android e iOS, a ferramenta manterá sindicalizados atualizados acerca dos assuntos da categoria, além de oferecer à população serviços de utilidade pública. Entre eles, a função “Pânico”, que quando acionado, informa a localização do usuário à números cadastrados no aplicativo.

O cidadão terá acesso às informações das delegacias de Polícia Civil, como a geolocalização (integrada aos apps Google e Waze, para traçar as rotas) e o número de telefone, numa tentativa de facilitar o atendimento. Estarão disponíveis, ainda, notícias do Sinpol-DF de interesse público, as listas de procurados pela justiça e de desaparecidos.

Também é possível cadastrar até três telefones, que serão acionados em caso de emergência e receberão informações da localização do usuário quando ele ativar a função “Pânico”. Usuários do sistema iOS e Andoid já podem fazer o download do aplicativo que passou por testes recentemente.

Funções internas

Já o público interno, formado pelos policiais civis sindicalizados, terá acesso às notícias restritas, geolocalização das empresas conveniadas, telefone dos diretores do sindicato, a enquetes e à seção “Fórum & Classificados”. Para ter acesso ao conteúdo exclusivo, o sindicalizado deve inserir o login e a senha cadastrados no site do Sinpol-DF.

Para Saulandre Morais, diretor de Informática do sindicato, o aplicativo vai facilitar o acesso às informações oficiais, permitir mais interação dos policiais e aproximá-los da diretoria do sindicato.

— [O aplicativo] vai colocar o Sinpol na mão do sindicalizado.







http://noticias.r7.com/distrito-fede...anico-29042015
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  #6  
Old Posted Jun 23, 2015, 12:37 PM
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Rollemberg vai lançar aplicativo sobre transparência do GDF



Rollemberg tenta levar governo numa boa, mas a situação continua crítica por herança da gestão anterior





O cidadão brasiliense poderá acompanhar em tempo real onde há médicos de plantão em pronto-socorro, nos hospitais, quantos são e suas especialidades. Também poderá ter acesso a informações antes sigilosas de quanto uma empresa com contrato com o Governo do Distrito Federal já recebeu por serviços prestados.

O ponto mais ousado será a divulgação do contra-cheque de cada funcionário do GDF, servidor ou comissionado, para acesso à população.

Esses e outros tópicos estarão disponíveis em breve no Sigo Brasília, um aplicativo para smartphones, computadores e tablets que o GDF desenvolveu como ferramenta de transparência da gestão, a fim de divulgar com maior detalhamento possível como vão as contas e os serviços da gestão, e poupar o governo de boatos.

O próprio governador Rodrigo Rollemberg fez uma apresentação na tarde desta segunda (22) para o alto escalão do Governo, no Palácio Buriti, para uma plateia atenta. E pediu esforço do grupo para divulgar os dados de cada órgão.







http://www.edsonsombra.com.br/post/e...do-gdf20150623
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  #7  
Old Posted Jul 13, 2015, 8:51 PM
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Novo aplicativo da Caesb permite que cidadão avise sobre vazamentos

Por meio de celular, morador pode informar à companhia o local exato dos problemas e ajudar a evitar desperdício de água e vazão irregular de esgoto

Reprodução


Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) lança aplicativo de autoatendimento para celulares, usado em aparelhos móveis com sistema Android e agora também com iOS (iPhone). Segundo a empresa, a implantação tecnológica é pioneira no setor de saneamento no Brasil.

A inovação está disponível na App Store e no Google Play. Quando o cidadão avistar um vazamento em qualquer lugar — ruas, praças, calçadas —, ele acessa o aplicativo e indica no mapa o local onde o problema está. Se preferir, pode tirar uma foto. A informação é enviada para a Caesb, que consegue, assim, providenciar reparos mais rapidamente e evitar desperdício.

Por meio do aplicativo, é possível também fazer consulta de segunda via — com acesso ao código de barras para pagamento de fatura — e entrar em contato com a Central de Atendimento.

A Caesb continuará a investir em tecnologia para ampliar as soluções de atendimento. Entre os planos estão a inclusão, na ferramenta para telefone móvel, de autoleitura de hidrômetros, consulta de protocolos e denúncias de irregularidades. No site, existem outros serviços para o cliente com destaque para o atendimento por meio de chat.

Fonte: Agência Brasília




http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...re-vazamentos/
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  #8  
Old Posted Aug 3, 2015, 5:49 PM
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Codeplan libera em site dados detalhados de pesquisas domiciliares



Amostragens coletadas nos anos de 2011 e 2013 devem servir de base para elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de Brasília


A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) disponibilizou, pela primeira vez em seu site, os dados detalhados das Pesquisas Distrital e Metropolitana por Amostra de Domicílios (PDAD e PMAD). Os questionários aplicados aos moradores — com a preservação da identidade —, o manual do entrevistador e o dicionário base usado na coleta já podem ser acessados. Até então, somente os resultados resumidos eram divulgados. O lançamento da iniciativa ocorreu na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da empresa.

O presidente da companhia, Lucio Rennó, ressaltou que os micro dados de 2011 e 2013 poderão ser utilizados na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Distrito Federal e fomentar estudos relativos ao tema. “A ideia é que mais pessoas utilizem dessas informações e possam dar suas opiniões para melhorarmos nosso processo de coleta e organização das informações.”

Os mais de 100 agentes envolvidos na pesquisa — que envolve coleta, checagem e crítica dos resultados — foram homenageados. “Sem eles não teríamos a amostragem, por isso, a população deve recebê-los bem em seus lares”, afirma Rennó. Para simbolizar o agradecimento, a gerente de Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Iraci Moreira Peixoto, há 41 anos na empresa, recebeu um certificado pela contribuição e empenho profissional.

Foram disponibilizados no site os dados pormenorizados dos anos de 2011 e 2013, apesar das pesquisas terem sido feitas também em 2004. Depois disso, ficou sete anos inoperante. “A metodologia naquele ano, quando começamos, era muito diferente da atual e, por isso, decidimos não incluí-la”, relata a gerente. Segundo Iraci, até o segundo semestre do próximo ano serão divulgadas todas as pesquisas referentes às regiões administrativas de Brasília relativas a 2015. A coleta de informações é bienal.

Concurso

Nesta segunda-feira também foi lançado o Prêmio Codeplan de Monografias, no qual poderão participar candidatos de qualquer nacionalidade com curso superior completo. Os trabalhos, individuais ou coletivos, devem ter como tema o Desenvolvimento do Distrito Federal e da RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas entre 10 de agosto e 9 de novembro. É preciso acessar o site da companhia, preencher a ficha disponibilizada e encaminhá-la, obrigatoriamente, via Sedex para a Codeplan, junto com uma cópia do documento de identidade e do CPF do autor (ou autores), currículos, cópias dos diplomas de graduação ou pós-graduação e a monografia — entre outras exigências de acordo com o edital Nº 1/2015.

O resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. As três melhores dissertações receberão prêmios de R$ 8 mil, R$ 6 mil e R$ 4 mil, de acordo com a ordem de colocação, em uma solenidade no dia 8 de dezembro. No caso de trabalho coletivo, a entrega será feita a um representante da equipe. Os recursos são fruto de patrocínio da Codeplan e da Federação das Indústrias do Distrito Federal.









http://www.alo.com.br/noticias/ultim...Noticia=327520
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  #9  
Old Posted Aug 5, 2015, 12:15 PM
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Uso de aplicativos aproxima brasilienses de serviços públicos



Informações úteis podem ser acessadas gratuitamente via celulares e tablets, como a escala de profissionais da Saúde, no Siga Brasília, e horários do metrô





Com sistemas de acesso simples e informações para o cidadão, os aplicativos para dispositivos móveis do governo de Brasília mostram-se cada vez mais úteis na relação da sociedade com o poder público. Lançado em 24 de junho, o Siga Brasília — que tem o objetivo de dar maior transparência à gestão pública — já registrava, até 3 de agosto, 11.951 downloads em telefones celulares e tablets. Dividida em quatro módulos — receitas, despesas, remuneração de servidores e escala de profissionais da rede pública de saúde —, a ferramenta traz conteúdos do Portal da Transparência em uma plataforma mais intuitiva.

"A possibilidade de verificar a escala de médicos e enfermeiros é uma das grandes novidades em abertura de dados", avalia Lano Thiago Castro, diretor de Desenvolvimento da Informação, da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Essa é a opção mais consultada, seguida daquela que informa a remuneração dos servidores. Ainda há um link para a Transparência Web TV e um formulário que permite enviar críticas ou sugestões à Ouvidoria-Geral do DF.

O Siga Brasília, desenvolvido por servidores da Controladoria-Geral, marca o pioneirismo da capital como primeira unidade da Federação a ter um instrumento de divulgação de dados relacionados à gestão pública via celular e tablet. Por enquanto, está disponível apenas para a plataforma Android, mas até o fim do ano poderá ser usado em aparelhos com sistema iOS. Também é possível acessá-lo em qualquer computador, pela internet, no endereço sigabrasilia.df.gov.br.

Assim como o Siga Brasília, a maioria dos instrumentos que aproxima a sociedade dos serviços públicos foi lançada neste ano. Alguns, porém, já existiam e foram reformulados. Reúnem desde ferramentas básicas como o acesso à segunda via da conta de água até a possibilidade de acompanhar licitações do Executivo. Todos os seis utilitários do governo são gratuitos.

Terracap

Criado em 2014, o aplicativo da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) possibilita ao cidadão consultar datas de lançamento dos editais e informações sobre como participar de licitações; pesquisar sobre imóveis, localização e destinação de terrenos; e visualizar áreas pelo Google Maps. Para baixar o programa, que já teve mais de mil acessos, é só entrar no Google Play ou na App Store.

Metrô-DF

Lançado no aniversário de 55 anos de Brasília, em 21 de abril, o utilitário da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) permite que passageiros vejam rotas, horários de funcionamento das estações, valores das tarifas — que variam nos feriados — e endereços de pontos turísticos da cidade. "Todo sistema de transporte deve atender bem seus usuários, e essa é uma forma direta de garantir isso", destaca o chefe da Assessoria de Tratamento da Informação, do Metrô, Paulo Hamilton Bastos.

O mecanismo apresenta informações institucionais, além de um simulador de viagem. "É possível planejar o trajeto antes de sair do ponto de origem para avaliar o melhor caminho até o destino", exemplifica Bastos.

Em um mapa, o recurso mostra quais são e como está a operação de cada uma das linhas. A empresa pretende fazer melhorias no sistema ainda neste ano. "Queremos promover atendimento completo ao usuário, como uma ouvidoria móvel", ressalta o chefe da Assessoria de Tratamento da Informação, área desenvolvedora do utilitário. O aplicativo soma 614 downloads e pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e na App Store.

Procon-DF

No Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), a iniciativa de criar um aplicativo partiu do funcionário de carreira David Kalil. Desde o lançamento, em março, alcançou 1.579 pessoas. "Essa é a forma mais rápida de se comunicar", diz o diretor-geral da autarquia, Paulo Márcio Sampaio.

O aplicativo traz reportagens sobre consumo, endereços dos postos do Procon mais próximos (identificados por meio de GPS) e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O cidadão pode tirar dúvidas por meio de mensagens de texto com ou sem fotos. O prazo máximo para ter a resposta é de 48 horas. Segundo o diretor-geral, a adesão é boa e tem se refletido de maneira positiva institucionalmente. "É uma forma de melhorar a fiscalização do Procon e de atuar com mais eficiência." Só há versão para dispositivos com sistema operacional Android.

Caesb

No aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), pode-se consultar a segunda via de contas de água e o histórico de consumo, além de detalhar e pagar as faturas por meio do código de barras. Criado em outubro de 2014, o serviço foi atualizado em julho de 2015 com uma cartilha que ajuda o cidadão a identificar vazamentos em casa, a Caça-Vazamentos. "O material é o mesmo usado pelos técnicos da Caesb", afirma a assessora de Tecnologia da Informação da empresa, Márcia Sabino Duarte. A iniciativa surgiu do plano diretor da área.

Há ali também mecanismos de uso interno, específicos do setor de manutenção. "Uma das nossas diretrizes é pensar na comodidade dos clientes", define a assessora. Outra novidade para este ano é a possibilidade de informar vazamentos de água e esgoto nas ruas via GPS. "Ao passar de carro pela área, por exemplo, é só tocar por um segundo no ponto específico do mapa para marcar o vazamento e enviar à Caesb", explica. O usuário também pode mandar fotos diretamente aos técnicos da companhia.

Para os próximos anos, a companhia planeja ferramentas como a de autoleitura de hidrômetro, que facilitará o trabalho dos técnicos. A pessoa poderá tirar foto do relógio e enviá-la para avaliação. O aplicativo está disponível no Google Play ou na App Store. A companhia já registrou mais de 6 mil downloads.

Zoológico

Em 2012, o analista de desenvolvimento de sistemas Jerfeson Guerreiro, de 21 anos, começou a pensar em como desenvolver um aplicativo que facilitasse a vida dos visitantes da Fundação Jardim Zoológico de Brasília. A ideia partiu de uma dificuldade que ele enfrentou na infância. "Quando fui ao zoo pela primeira vez, me senti bastante perdido", lembra o morador do Novo Gama (GO).

Funcionários da fundação deram ao então estudante de graduação dados como o histórico dos animais e, assim, nasceu o Zoo Maps, sistema para dispositivos móveis oficial do zoológico de Brasília. "O principal objetivo é levar informações que melhorem a experiência dos visitantes", destaca Guerreiro.

Com mais de 3,2 mil downloads, o aplicativo traz referências básicas sobre o zoológico — endereço, tarifas e horário de funcionamento — e sobre os animais que ali vivem. É possível simular qual o melhor caminho para chegar ao parque e consultar linhas de ônibus e metrô. Há ainda galeria de fotos, uma seção que permite verificar a previsão do tempo, os contatos do parque e as recomendações de segurança.

O Zoo Maps está disponível para a plataforma Android e pode ser baixado no Google Play. Segundo o desenvolvedor, versões para iOS (Apple) e Windows estão previstas para o fim do ano.

Sinal livre

Desde abril, a população de Brasília teve o acesso à internet ampliado, com pontos de rede pública sem fio em estações do metrô (Central, Galeria, Feira e Águas Claras). O serviço gratuito e livre, sem necessidade de cadastramento, existe desde a Copa do Mundo de 2014 na Rodoviária do Plano Piloto, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, no Planetário e na área da Torre de TV. Basta localizar a rede GDF Sin@l Livre e se conectar. Foram responsáveis pela instalação da rede o Metrô-DF, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização.










http://www.df.gov.br/conteudo-agenci...%BAblicos.html
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  #10  
Old Posted Aug 13, 2015, 7:09 PM
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CEB lança aplicativo que auxilia consumidor pedido de serviços

No aplicativo para smartphones, os clientes da empresa podem solicitar a segunda via da conta de luz ou o código de barras para efetuar o pagamento da fatura

Foto: Josemar Gonçalves



A CEB lançou, nesta quarta-feira (12/8), o CEB Mobile. No aplicativo para smartphones, os clientes da empresa podem solicitar a segunda via da conta de luz ou o código de barras para efetuar o pagamento da fatura, religação da unidade consumidora e comunicar falta de energia.

Para o diretor Comercial da CEB, Maurício Velloso, o CEB Mobile é uma ferramenta que vai facilitar a vida dos clientes da empresa. “O aplicativo dá mais comodidade aos moradores do DF e reforça a capacidade de atendimento da CEB”, explica. Segundo ele, o aplicativo começa com três serviços, mas outras funcionalidades já estão em desenvolvimento. “Vamos investir cada vez mais nessa tecnologia a fim de dar respostas mais eficientes às demandas e ajudar o nosso cliente a economizar tempo”, destaca o diretor.

O aplicativo é gratuito e está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone. Para instalar, basta acessar a loja virtual do sistema operacional do smartphone e digitar no campo de pesquisas “CEB Distribuição”.

Para acessar os serviços no CEB Mobile é necessário o código da unidade consumidora, que fica no canto superior direito da conta de luz, e o CPF do titular. O usuário recebe o número de protocolo do serviço solicitado e todo o histórico de solicitações fica armazenado no aplicativo.



Serviços:

- 2ª via da conta de luz ou código da barras das contas em aberto;

- Religação Normal (A CEB tem até 24 horas para executar o serviço) ou Religação de Urgência (A CEB tem até 4 horas para executar o serviço);

- Comunicar Falta de energia;







http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...-de-servicos-/
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  #11  
Old Posted Aug 14, 2015, 11:50 AM
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BRB lança nova versão de aplicativo para celular

Foto: Andre Borges/Agência Brasília



Apesar de o lançamento oficial só ocorrer em 28 de agosto, os clientes do Banco de Brasília (BRB) já podem baixar a nova versão do aplicativo BRB Mobile. Com uma tela inicial simplificada, será possível acessar contas, pagar documentos com códigos de barras, consultar saldos, extratos e lançamentos futuros, fazer transferências, aplicar em fundos e quitar a fatura do cartão de crédito.

No modelo anterior, o cidadão navegava em um site responsivo, ou seja, o leiaute do portal da internet era adaptado para o formato dos celulares e dos tablet. A novidade está disponível para os sistemas Android e iOS, e pode ser instalada gratuitamente pela Google Play ou pela App Store. O banco ainda não tem uma perspectiva de quantos correntistas serão beneficiados com o aplicativo, mas acredita que grande parte dos cerca de 500 mil clientes tenham acesso a ele.

Segundo o diretor de tecnologia do BRB, Gustavo Oliveira, em outubro será lançado o novo internet banking. A plataforma terá sistema diferenciado, novos serviços e acesso mais rápido e seguro. “A ideia é investir em inovação para consolidar o posicionamento da instituição no ambiente virtual”, afirma.

CEB

Desde a quarta-feira (12), a Companhia Energética de Brasília (CEB) colocou em funcionamento o CEB Mobile. Desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da empresa, a ferramenta possibilitará que os clientes peçam a religação da energia em caso de interrupção dos serviços, a segunda via da conta, o código de barras para pagamento da fatura e comuniquem a falta de luz. Tudo pelo smartphone.

O programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para instalar, basta acessar a loja virtual e digitar no campo de pesquisas CEB Distribuição.

Ao acessar as viabilidades do CEB Mobile é preciso ter o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular e o código da unidade consumidora — casa, apartamento, empreendimento comercial e afins. A informação fica no canto superior direito da conta de luz. Assim que o usuário obtém o serviço, recebe um número de protocolo referente ao pedido. Todo o histórico de solicitações fica armazenado no software.

Ao receber a solicitação de religamento ou a comunicação da falta de energia, por exemplo, a central do órgão verifica a ocorrência e envia uma viatura ao local do chamado para solucionar o problema, se for o caso. A proposta é minimizar a burocracia na prestação do serviço.

A CEB acredita que o suporte vai facilitar o dia a dia dos clientes. “Existe uma equipe trabalhando para desenvolver outras possibilidades de uso”, conta o diretor-comercial da empresa, Maurício Velloso. Em breve, informações educativas sobre segurança estarão disponíveis. “Essa medida faz parte de um planejamento para oferecer mais opções de escolha ao cliente”, enfatiza Velloso. A companhia já conta com os serviços de atendimento nas agências regionais, nos postos do Na Hora e pelo telefone 116.

Com base em dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, cerca de 47% dos consumidores têm celulares capazes de suportar essa tecnologia. Como a CEB tem cerca de um milhão de clientes em todo o Distrito Federal, o diretor aposta que quase metade deve ser beneficiada com o software.

Detran

Desde o dia 3, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou um aplicativo para smartphones com sistema operacional Android. Por meio dele, é possível consultar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação, as condições de licenciamento do veículo, o resultado de bancas examinadoras e de multas, a emissão de boletos de serviços ou multas, os telefones dos departamentos do Detran, os endereços de clínicas examinadoras e as notícias integradas ao site do órgão. Foram criadas duas funcionalidades: a emissão de licenciamento e o georeferenciamento (localização via satélite) das unidades.

“Muitas opções da versão anterior não funcionavam, mas ao longo do ano fizemos adaptações para a retomada dessas funções”, explica o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Raul Coelho Soares. De acordo com ele, apenas neste ano, mais de 603 mil documentos de veículos foram enviados para casa dos proprietários de veículos. “O aplicativo ajuda a acompanhar a situação dessa documentação.” Informações da Agência Brasília.













http://www.estacaodanoticia.com/main...-para-celular/
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Old Posted Aug 26, 2015, 11:02 PM
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Detran do DF lança nova versão de aplicativo, que possibilita ver multas



App de celular está disponível para sistema Android Resultados de exames teóricos e práticos de direção podem ser acessados.

Foto: G1

Ícones do aplicativo do Detran-DF disponível para sistema Android



O novo aplicativo de celular do Detran do Distrito Federal está disponível desde o início do mês para ser baixado por usuários do sistema operacional Android. A nova versão possibilita que as pessoas acessem a situação da emissão de carteira de motorista e façam consultas sobre veículos.

Os proprietários de automóveis podem acompanhar, por exemplo, a emissão do licenciamento (CRLV) e se informar sobre eventuais débitos e multas. Aqueles que estão interessados em se habilitar podem consultar clínicas credenciadas e acompanhar os resultados dos exames teóricos e práticos de direção.

O Detran sugere que os usuários que possuem a versão anterior façam a atualização. O anterior, por exemplo, não dava acesso à parte de infrações.

Fiscalização

A partir de 1º de outubro, o órgão vai exigir nas fiscalizações e blitze o licenciamento de 2015. Até o momento, segundo o departamento, 46% da frota de carros de Brasília ainda não foi licenciada. São cerca de 739 mil veículos sem o documento regular.










http://g1.globo.com/distrito-federal...er-multas.html
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  #13  
Old Posted Sep 15, 2015, 10:32 AM
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Ferramenta permite a usuários traçar rotas para ciclovias e ciclofaixas no Google Maps

Através do Map Maker, também é possível desenhar trajetos direto no mapa

Foto: Rafaela Felicciano
Em mais de 200 anos de história documentada, a bicicleta passou por mudanças no visual, no tamanho e nas funcionalidades. No entanto, nunca se falou tanto na magrela como um meio de transformar os grandes centros em cidades sustentáveis e que valorizam a mobilidade urbana. Apesar dos problemas de segurança e infraestrutura no deslocamento dos ciclistas, “Vá de bike!” é uma realidade no Brasil.

A tecnologia, porém, se torna uma aliada para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Pensando nisso, o Google acaba de lançar no país uma ferramenta que permite a usuários traçar rotas recomendadas para bikes em ciclovias, ciclofaixas ou mesmo caminhos não oficiais em que seja possível trafegar, como parques, no Google Maps, uma das maiores plataformas de mapas virtuais do mundo.



















http://www.jornaldebrasilia.com.br/n...o-google-maps/
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